Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
23 de Novembro de 2024, as 08:17:18
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
Desenvolvimento de uma fonte para valvulado
Páginas: [
1
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Desenvolvimento de uma fonte para valvulado (Lida 5845 vezes)
jboufelli
Visitante
Desenvolvimento de uma fonte para valvulado
«
:
27 de Setembro de 2013, as 12:01:02 »
Olá pessoal
Estou com algumas dificuldades para desenvolver uma fonte para um valvulado.
Estava tentando fazer os cálculos corretos para obter as quedas de tensões e etc porem me deparei com valores que eu achei um pouco absurdos como um resistor de 1k6 de 10w achei meio alto para inicio do circuito, estou trabalhando encima de um transformado cujo secundário tem as seguintes informações :
200 - 0 - 200 com 70mA
3,15 - 0 3,15 com 2A
Informações adicionais para filtragem para as placas são 4 capacitores de 47uF-450v, 2 diodos 1n4007 na retificação
No filamento estou projetando 1n4007 para retificação e um capacitor de 1000uF-25v para evitar interferências parasitas
Minha questão é a seguinte:
Para chegar ao valor inicial das tensões não é somatória puro (200V+200V=400V) como posso calcular realmente o valor inicial para posteriormente fazer os cálculos de queda de tensão
Se puderem me ajudar agradeço !
Grande Abraço
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
Re: Desenvolvimento de uma fonte para valvulado
«
Responder #1 :
27 de Setembro de 2013, as 12:40:02 »
O legal seria você fazer a simulação no PSU Designer. Como você não disse qual a corrente de consumo e onde vão os 4 capacitores, eu assumi um consumo de 70mA e apenas 2 capacitores de 47uF em PI com o resistor de 1k6:
A curva vermelha é a tensão após a retificação com a filtragem do primeiro capacitor, atinge uns 232Vmax com um certo ripple (ondulação) e a curva verde é a tensão após o resistor de 1k6, atinge 115Vmax.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
jboufelli
Visitante
«
Responder #2 :
27 de Setembro de 2013, as 13:54:07 »
xformer e baixei esse programa mas não consigo montar o circuito .... como vc faz isso, queria montar o esquema que eu desenhei manualmente
Muito obrigado pela ajuda
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #3 :
27 de Setembro de 2013, as 14:07:26 »
Vai com o cursor do mouse sobre os componentes. Vai sombrear em rosa. Aperte o botão direito do mouse e conforme a situação, você terá algumas opções: edit (pra mudar os valores do componente), change (pra mudar os componentes), insert (pra inserir componentes ou filtro), delete (pra remover um componente). Depois de tudo certo, aperte Simulate e tique qual grandeza quer ver no gráfico. Obviamente pra colocar capacitores em paralelo não vai dar, então some os valores dos capacitores e use como se fosse um só equivalente). Precisa saber também como são os seus componentes (por ex. qual a resistência do enrolamento do seu transformador, eu chutei uns 200 ohms, mas você pode medir o seu secundário com um ohmimetro, pra ter o valor real; nos capacitores tem um valor de resistência associada, é a ESR - resistência série equivalente, pode deixar o valor que está mesmo).
«
Última modificação: 27 de Setembro de 2013, as 14:09:18 por xformer
»
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
jboufelli
Visitante
«
Responder #4 :
27 de Setembro de 2013, as 17:57:03 »
Só uma duvida ..... o PSU funciona desse jeito na versão free ou só na paga ?
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #5 :
27 de Setembro de 2013, as 18:02:24 »
Citação de: jboufelli em 27 de Setembro de 2013, as 17:57:03
Só uma duvida ..... o PSU funciona desse jeito na versão free ou só na paga ?
Eu só tenho a versão free. Tem versão paga ?
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #6 :
28 de Setembro de 2013, as 17:22:54 »
jboufelli, eu não entendi o que você quer...
Não tem sentido usar um resistor de 1k6 para baixar a tensão num caso desses... melhor mandar fazer outro transformador...
I want to diode!
jboufelli
Visitante
«
Responder #7 :
29 de Setembro de 2013, as 08:28:25 »
Citação de: kem em 28 de Setembro de 2013, as 17:22:54
jboufelli, eu não entendi o que você quer...
Não tem sentido usar um resistor de 1k6 para baixar a tensão num caso desses... melhor mandar fazer outro transformador...
Kem é que estou nos ensaios para fazer as quedas de tensões e fiz a somatória dos 200+200 de forma errada não são os 400v no total, esto vendo que é melhor seguir a receita do bolo corretamente ..... estou usando o projeto do hi-octane do site, só queria entender como montar as filtragens e quedas de tensões, deixar o amadorismo ....
e realmente não há sentido em usar esse resistor
Visitante
«
Responder #8 :
05 de Outubro de 2013, as 17:16:45 »
Peoples não consegui usar o PSU2 peguei o esquema do P1 EX que tem no site do Ducan's mas não sei como inserir as informações corretas para simular, minha duvida surgiu pois quero colocar uma 6v6 na saida e preciso de uma tensão maior que os 250v que tem no esquema do hi-octane aqui do site, todos os componentes e transformadores que eu adquiri foram com base no projeto aqui do site.
Se alguma alma caridosa me ajudar agradeço muito
Grande Abraço!!!!
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #9 :
05 de Outubro de 2013, as 20:10:52 »
jboufelli, o HI Octane na verdade projeto do site AX84. O que tem aqui é só copia de lá.
Se você já tem os transformadores, não tem o que fazer. De qualquer forma, não tem problema você usar uma 6V6 no lugar da EL84 nesse ampli, mesmo com as tensões padrões.
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
«
Responder #10 :
05 de Outubro de 2013, as 20:50:54 »
jboufelli
Apesar de tentar entender exatamente qual a sua dúvida, não consegui. Mas posso tentar ajudar no cálculo.
Por exemplo vc disse que tem um transformador de potência de 200-ct-200 / 70mA. Com esse transformador, se vc utilizar o circuito de retificação de onda completa, utilizando 2 diodos e tiver o capacitor de 47uF logo após, (como mostrado no post do xformer) vc vai ter uma tensão de 200 x 1,4 = 280V (valores aproximados), se não houver nada ligado após esse capacitor. A partir desse valor todos os circuitos que forem ligados nessa fonte farão essa tensão baixar um pouco.
Vc citou o P1 EX, pelo esquema que eu vi, ele trabalha com uma fonte retificada de 388V . Aí temos um problema.
Para conseguir esse valor de tensão retificada esse seu transformador teria que fornecer 272-ct-272 VAC (com o mesmo circuito citado antes).
Somar as tensões do seu transformador atual (200+200) é possível, mas a tensão de saída; 400 x 1,4 = 560V DC é muito alta para o circuito que vc quer alimentar. Usar resistores para reduzir essa tensão (172V) é muito pouco recomendável.
(Nesse caso seria melhor buscar outra montagem que trabalhasse com os 280v que seu transformador fornece).
A constante 1,4 na verdade é a raiz quadrada de 2 , que eu arredondei para facilitar o cálculo.
É claro que estes exemplos são ilustrativos. Como eu disse, ainda não sei exatamente qual é sua dúvida.
Abs
Visitante
«
Responder #11 :
05 de Outubro de 2013, as 22:04:29 »
Citação de: kem em 05 de Outubro de 2013, as 20:10:52
Se você já tem os transformadores, não tem o que fazer. De qualquer forma, não tem problema você usar uma 6V6 no lugar da EL84 nesse ampli, mesmo com as tensões padrões.
Beleza .... vou montar de acordo com o esquema ....
Obrigado
-----
Citação de: Matec em 05 de Outubro de 2013, as 20:50:54
É claro que estes exemplos são ilustrativos. Como eu disse, ainda não sei exatamente qual é sua dúvida.
Abs
Matec a minha preocupação era utilizar a 6v6 na saida ..... com relação as duvidas é que eu estava simulando no PSU com um arquivo que tinha disponivel do P1ex porem iria utilizar os valores dos transformadores do hi-octane postados no site para ver se conseguiria chegar nas tensões para alimentar corretamente a 6V6....
Quanto a sua explicação ..... muito boa, agradeço a atenção !!!
Grande Abraço
«
Última modificação: 05 de Outubro de 2013, as 22:09:23 por jboufelli
»
1
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...