Estou com um amplificador deste distorcendo na saída; e este amplificador tem fama de ser "muito clean" no canal "clean". Ouvindo, dá impressão que está com leve drive. Já esquentei a "mufa" e não cheguei a nenhuma conclusão. Os transistores da saída estão bons. As fontes estão normais (+ 41,7V e - 41,7V) principal, e (+16,7V e -16,7V) no pré. Não têm tensão DC na saída.
Achei num fórum gringo um usuário com um problema igual ao meu, sendo que lá era solda fria, que é muito comum, nestes últimos fender, que usam solda desprovida de chumbo.
http://music-electronics-forum.com/t22304/Como dá par usar direto a entrada power in; desta forma isolando os prés. Foi o que fiz, e usando osciloscópio, onde dá para ver que o problema está na saída do op-pamp U6; o sinal entra limpo no pino 5 e já sai distorcido no pino 7, logo pensei é mole, é só trocar o TL072 que resolve, então troquei e continuou a mesma coisa!
Também já ouvi dizer, que pelo fato do uso desta solda desprovida de chumbo, depois de algum tempo, causa oscilação de RF, que é amplificada (mas não ouvida), e que através da linha de realimentação (uma amostra do sinal da saída) é reaplicado no pino 6 do op-amp, e causa esta distorção.
Não consegui identificar o problema, e estou expondo, para que alguém possa analisar e me ajudar entender o que pode estar acontecendo.
Aqui está o link do esquema:
http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/FM212R_schematic_Rev-A.pdf caso alguém queira dar uma olhada.
Abraços,
Alfredo