Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 17:42:40

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Regulagem na altura dos Captadores Single da Strato (com moedas).  (Lida 19824 vezes)
zekkez
Visitante
« Responder #15 : 13 de Setembro de 2013, as 21:27:14 »

Realmente bem barato.

Mas será que presta ?  Marca diabo, inegavelmente...

Um Minipa ET-2082C que vi por aí está na base de 220 Dilmas:

http://www.mundomax.com.br/multimetro-digital-et-2082c-minipa

Acho que vou pegar os dois...  Aí confiro a qualidade de um pelo outro.  Cheesy
Visitante
« Responder #16 : 13 de Setembro de 2013, as 22:06:38 »

Minha experiência com esses chineses remarcados no Brasil é péssima, prefiro pegar o Chinês de fato.
Confio 100% nos vagabundos chineses.  Cheesy
Visitante
« Responder #17 : 14 de Setembro de 2013, as 17:05:51 »

Bem...

Peguei o Minipa ET-2082C e já efetuei medições rápidas usando o "PEAK", numa Vintage Tele Icon Relic com captação original Wilkinson. 
Bridge Pickup com cerca de 140 mv e Neck Pickup com cerca de 80 mv.

Já encomendei o chinesinho. Com a greve da EBCT  Bufando deve demorar a chegar.  Mas aí confiro as leituras.
Depois meço as outras guitarras.

Curiosidade sai caro !  Cheesy  Tudo porque a única fabricante de captadores que informa os mV dos pickups é a Di Marzio.
Visitante
« Responder #18 : 14 de Setembro de 2013, as 19:46:07 »

Multímetros digitais comuns (DMM) ou analógicos (VOM) não medem sinais AC acima de 300-400Hz de forma alguma, muito menos se forem de amplitude baixa, na faixa de dezenas de milivolts ou por aí.

Sinais na faixa de áudio, e além, só podem ser medidos com milivoltimetros AC  ou VTVM's de banda-larga. Na falta desses, um osciloscópio.

Em http://www.lcv.com.br/departamento/355651/Milivoltimetros tem dois à venda por 250 merrecas, sendo um deles da Kikusui e o outro da Trio. Estando em bom estado, e podendo ser testados antes da compra, são duas pechinchas.

Um Minipa, ou similar, não mede 140mV AC na faixa de áudio nem com reza braba. Tem coisa errada nessa medição.
Visitante
« Responder #19 : 14 de Setembro de 2013, as 19:58:27 »

Não que esses  valores sejam absolutos Guilherme, é só para questão de comparação entre um captador e outro na mesma corda.

Esses novos digitais pegam muito bem, descobri isso em um vídeo do youtube, o cara descobria a polarização dos pickups até a direção de enrolamento, sem abrir a guitarra.
Usando uma bussola, um ferrinho e um multímetro novo.

Na minha guitarra os valores foram exatamente os informados no site da DiMarzio para o Paf Pro e Fred respectivamente.

Se essa tabela estiver certa está dentro do seu intervalo guilherme
« Última modificação: 14 de Setembro de 2013, as 20:03:12 por felixmeirelles » Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #20 : 14 de Setembro de 2013, as 23:05:40 »

Guilherme.

Fico grato pelos esclarecimentos e pelas dicas de onde conseguir instrumentos de excelente qualidade. Evidente que não espero precisão do Minipa. Menos ainda do Chinoco. Mas como não pretendo montar pickups eles quebram um galho e tem mais utilidades em diversas outras medições. Instrumentos como estes que você me indicou seriam demasiado para meus limitados conhecimentos e usos. Legal!

Como esclarecimento, vou explicar como efetuei as medições. Guitarra com cabo p10 ligado. No plug p10 do outro lado fixei dois jacarés ligados no ground e tip , ligados por sua vez ao multímetro. Testei nas faixas 200mV e 2V. A primeira foi suficiente para os dois captadores. Acionava o Peak/Hold e fazia um acorde na guitarra. A maior leitura ficava gravada.

Suponho que com os captadores mais próximos às cordas, os valores podem ser diferentes. Posso tentar outra hora.  Apesar do possíveis erros e imprecisões do sistema, acho que as leituras não discrepam muito dos valores apresentados no site da DiMarzio para os captadores que mais se aproximam dos vintage. Twang King Bridge e Neck:   http://www.dimarzio.com/pickups/tele/standard-tele?view=grid

Quando tiver tempo vou testar o Fred e o Paf Pro que equipam minha JS1000. Segundo o site da DiMarzio eles tem saída (output) de 305 e 300mV.

Felix. Pelo jeito você gosta do Satriani.  Guitarrista
« Última modificação: 15 de Setembro de 2013, as 12:00:58 por zekkez » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #21 : 16 de Setembro de 2013, as 00:46:08 »

Cheesy sim! depois de velho fiquei meio surdo dos super agudos e virei fã do timbre do cara.   Evil

Então zekkez o lance é que quanto mais perto o captador fica da corda mais saída ele dá.

Eu ajeito o captador da ponte no timbre que eu acho bom, ai vou com o multimetro meço a tensão, mudo para o braço e regulo a altura do captador, casando a saída do captador do braço com o da ponte,  Guitarrista

Faço isso corda a corda.
Assim tenho saídas idênticas em ambos captadores, ficando entre 80mv na 6 corda solta e 40mv na 1 corda solta, com uma paletada média.

Para guitarras HSS eu faço o inverso, ajeito o captador do braço e depois regulo o da ponte.
Mesmo que sejam singles humbuckers ou stacked.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, as 00:51:50 por felixmeirelles » Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 631
-Recebido: 134

« Responder #22 : 16 de Setembro de 2013, as 18:18:48 »

Alguém sabe explicar porque alguns captadores como os meus Tex Mex, tem os imãs de alnico com alturas diferentes? os primeiros são bem fundos... Será que é para criar um timbre especifico? Como gosto de minhas stratos com o som mais para o agudo estalado acabo deixando eles um pouco inclinados para aproximar os polos das primeiras cordas... Qual seria a melhor forma de se regular estes captadores?
Paciência comigo, estou tentando aprender.
felixmeirelles
Visitante
« Responder #23 : 16 de Setembro de 2013, as 18:31:19 »

Você já encontrou a resposta.  Grin
(Pergunta)Qual seria a melhor forma de se regular estes captadores?
(Resposta) Deixando eles um pouco inclinados para aproximar os polos das primeiras cordas

Quanto a altura dos polos, isso é normal, é um dos elementos que dão a personalidade única de cada captador.

Normalmente a corda B é mais baixa para compensar o volume elevado desta em relação a E, mas isso é uma história longa, muito longa.

Igual a história da distância entre trilhos dos trens que um amigo contou aqui no fórum. No final era o tamanho de uma bunda de cavalo.

« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, as 18:52:48 por felixmeirelles » Registrado
Tmc
Colaborador

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30

Se Deus é por nós quem será contra nós!

« Responder #24 : 24 de Setembro de 2013, as 17:49:22 »

gostaria de aproveitar o tópico pra tirar uma dúvida:

é comum o volume ser menor nas posições de médio agudo e médio grave no seletor? consegui equilibrar os volumes dos captadores, mais nessas posições que descrevi acima o som cai significativamente. Angry

Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #25 : 24 de Setembro de 2013, as 19:00:48 »

gostaria de aproveitar o tópico pra tirar uma dúvida:

é comum o volume ser menor nas posições de médio agudo e médio grave no seletor? consegui equilibrar os volumes dos captadores, mais nessas posições que descrevi acima o som cai significativamente. Angry

Acho que sim por conta de que nessas posições os captadores se encontram defasados. Se entendi bem sua pergunta.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #26 : 24 de Setembro de 2013, as 19:09:47 »

Não estão realmente defasados (180o) em termos de som, mas sim em termos de ruído captado eletromagneticamente, o qual some quase por completo nessas posições intermediárias. Mas como estão associados em paralelo e, além de algumas frequências se anularem, outras se somarem, blablablá, a saída cai sensivelmente.

Esses captadores que imitam os vintage do começo da produção da Fender para Stratocasters apresentavam os pinos escalonados em altura, isso tinha o objetivo de equilibrar o volume das cordas. Só que existem duas diferenças grandes para as guitarras e cordas de agora. O raio, ou curvatura da escala, que era muito mais acentuada. E as cordas daquela época vinham com a terceira corda encapada como os outros 3 bordões, desencapadas só as duas primeiras.

A Fender Americana vem de fábrica com essa inclinação comentada aqui.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2013, as 19:11:24 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: