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Autor Tópico: Regulagem na altura dos Captadores Single da Strato (com moedas).  (Lida 19824 vezes)
zekkez
Visitante
« Responder #15 : 13 de Setembro de 2013, as 21:27:14 »

Realmente bem barato.

Mas será que presta ?  Marca diabo, inegavelmente...

Um Minipa ET-2082C que vi por aí está na base de 220 Dilmas:

http://www.mundomax.com.br/multimetro-digital-et-2082c-minipa

Acho que vou pegar os dois...  Aí confiro a qualidade de um pelo outro.  Cheesy
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felixmeirelles
Visitante
« Responder #16 : 13 de Setembro de 2013, as 22:06:38 »

Minha experiência com esses chineses remarcados no Brasil é péssima, prefiro pegar o Chinês de fato.
Confio 100% nos vagabundos chineses.  Cheesy
Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #17 : 14 de Setembro de 2013, as 17:05:51 »

Bem...

Peguei o Minipa ET-2082C e já efetuei medições rápidas usando o "PEAK", numa Vintage Tele Icon Relic com captação original Wilkinson. 
Bridge Pickup com cerca de 140 mv e Neck Pickup com cerca de 80 mv.

Já encomendei o chinesinho. Com a greve da EBCT  Bufando deve demorar a chegar.  Mas aí confiro as leituras.
Depois meço as outras guitarras.

Curiosidade sai caro !  Cheesy  Tudo porque a única fabricante de captadores que informa os mV dos pickups é a Di Marzio.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #18 : 14 de Setembro de 2013, as 19:46:07 »

Multímetros digitais comuns (DMM) ou analógicos (VOM) não medem sinais AC acima de 300-400Hz de forma alguma, muito menos se forem de amplitude baixa, na faixa de dezenas de milivolts ou por aí.

Sinais na faixa de áudio, e além, só podem ser medidos com milivoltimetros AC  ou VTVM's de banda-larga. Na falta desses, um osciloscópio.

Em http://www.lcv.com.br/departamento/355651/Milivoltimetros tem dois à venda por 250 merrecas, sendo um deles da Kikusui e o outro da Trio. Estando em bom estado, e podendo ser testados antes da compra, são duas pechinchas.

Um Minipa, ou similar, não mede 140mV AC na faixa de áudio nem com reza braba. Tem coisa errada nessa medição.
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felixmeirelles
Visitante
« Responder #19 : 14 de Setembro de 2013, as 19:58:27 »

Não que esses  valores sejam absolutos Guilherme, é só para questão de comparação entre um captador e outro na mesma corda.

Esses novos digitais pegam muito bem, descobri isso em um vídeo do youtube, o cara descobria a polarização dos pickups até a direção de enrolamento, sem abrir a guitarra.
Usando uma bussola, um ferrinho e um multímetro novo.

Na minha guitarra os valores foram exatamente os informados no site da DiMarzio para o Paf Pro e Fred respectivamente.

Se essa tabela estiver certa está dentro do seu intervalo guilherme
« Última modificação: 14 de Setembro de 2013, as 20:03:12 por felixmeirelles » Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #20 : 14 de Setembro de 2013, as 23:05:40 »

Guilherme.

Fico grato pelos esclarecimentos e pelas dicas de onde conseguir instrumentos de excelente qualidade. Evidente que não espero precisão do Minipa. Menos ainda do Chinoco. Mas como não pretendo montar pickups eles quebram um galho e tem mais utilidades em diversas outras medições. Instrumentos como estes que você me indicou seriam demasiado para meus limitados conhecimentos e usos. Legal!

Como esclarecimento, vou explicar como efetuei as medições. Guitarra com cabo p10 ligado. No plug p10 do outro lado fixei dois jacarés ligados no ground e tip , ligados por sua vez ao multímetro. Testei nas faixas 200mV e 2V. A primeira foi suficiente para os dois captadores. Acionava o Peak/Hold e fazia um acorde na guitarra. A maior leitura ficava gravada.

Suponho que com os captadores mais próximos às cordas, os valores podem ser diferentes. Posso tentar outra hora.  Apesar do possíveis erros e imprecisões do sistema, acho que as leituras não discrepam muito dos valores apresentados no site da DiMarzio para os captadores que mais se aproximam dos vintage. Twang King Bridge e Neck:   http://www.dimarzio.com/pickups/tele/standard-tele?view=grid

Quando tiver tempo vou testar o Fred e o Paf Pro que equipam minha JS1000. Segundo o site da DiMarzio eles tem saída (output) de 305 e 300mV.

Felix. Pelo jeito você gosta do Satriani.  Guitarrista
« Última modificação: 15 de Setembro de 2013, as 12:00:58 por zekkez » Registrado
felixmeirelles
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« Responder #21 : 16 de Setembro de 2013, as 00:46:08 »

 Cheesy sim! depois de velho fiquei meio surdo dos super agudos e virei fã do timbre do cara.   Evil

Então zekkez o lance é que quanto mais perto o captador fica da corda mais saída ele dá.

Eu ajeito o captador da ponte no timbre que eu acho bom, ai vou com o multimetro meço a tensão, mudo para o braço e regulo a altura do captador, casando a saída do captador do braço com o da ponte,  Guitarrista

Faço isso corda a corda.
Assim tenho saídas idênticas em ambos captadores, ficando entre 80mv na 6 corda solta e 40mv na 1 corda solta, com uma paletada média.


Para guitarras HSS eu faço o inverso, ajeito o captador do braço e depois regulo o da ponte.
Mesmo que sejam singles humbuckers ou stacked.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, as 00:51:50 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #22 : 16 de Setembro de 2013, as 18:18:48 »

Alguém sabe explicar porque alguns captadores como os meus Tex Mex, tem os imãs de alnico com alturas diferentes? os primeiros são bem fundos... Será que é para criar um timbre especifico? Como gosto de minhas stratos com o som mais para o agudo estalado acabo deixando eles um pouco inclinados para aproximar os polos das primeiras cordas... Qual seria a melhor forma de se regular estes captadores?
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Paciência comigo, estou tentando aprender.
felixmeirelles
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« Responder #23 : 16 de Setembro de 2013, as 18:31:19 »

Você já encontrou a resposta.  Grin
(Pergunta)Qual seria a melhor forma de se regular estes captadores?
(Resposta) Deixando eles um pouco inclinados para aproximar os polos das primeiras cordas


Quanto a altura dos polos, isso é normal, é um dos elementos que dão a personalidade única de cada captador.

Normalmente a corda B é mais baixa para compensar o volume elevado desta em relação a E, mas isso é uma história longa, muito longa.

Igual a história da distância entre trilhos dos trens que um amigo contou aqui no fórum. No final era o tamanho de uma bunda de cavalo.

 
« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, as 18:52:48 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #24 : 24 de Setembro de 2013, as 17:49:22 »

gostaria de aproveitar o tópico pra tirar uma dúvida:

é comum o volume ser menor nas posições de médio agudo e médio grave no seletor? consegui equilibrar os volumes dos captadores, mais nessas posições que descrevi acima o som cai significativamente. Angry


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« Responder #25 : 24 de Setembro de 2013, as 19:00:48 »

gostaria de aproveitar o tópico pra tirar uma dúvida:

é comum o volume ser menor nas posições de médio agudo e médio grave no seletor? consegui equilibrar os volumes dos captadores, mais nessas posições que descrevi acima o som cai significativamente. Angry

Acho que sim por conta de que nessas posições os captadores se encontram defasados. Se entendi bem sua pergunta.
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« Responder #26 : 24 de Setembro de 2013, as 19:09:47 »

Não estão realmente defasados (180o) em termos de som, mas sim em termos de ruído captado eletromagneticamente, o qual some quase por completo nessas posições intermediárias. Mas como estão associados em paralelo e, além de algumas frequências se anularem, outras se somarem, blablablá, a saída cai sensivelmente.

Esses captadores que imitam os vintage do começo da produção da Fender para Stratocasters apresentavam os pinos escalonados em altura, isso tinha o objetivo de equilibrar o volume das cordas. Só que existem duas diferenças grandes para as guitarras e cordas de agora. O raio, ou curvatura da escala, que era muito mais acentuada. E as cordas daquela época vinham com a terceira corda encapada como os outros 3 bordões, desencapadas só as duas primeiras.

A Fender Americana vem de fábrica com essa inclinação comentada aqui.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2013, as 19:11:24 por Alex Frias » Registrado

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