Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 19:34:36

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Regulagem na altura dos Captadores Single da Strato (com moedas).  (Lida 19835 vezes)
Alan Vieira
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 4

« : 12 de Setembro de 2013, as 10:56:58 »

Saudações a todos!

Esse é o meu primeiro tópico, se estiver errado pode remover.

Método interessante para regulagem de altura de captadores single da stratocaster, usando moedas.
http://fomedethc.blogspot.com.br/2013/06/regulagem-na-altura-dos-caps-single-da.html
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #1 : 12 de Setembro de 2013, as 12:23:14 »

Interessante, porém nem brinco de colocar tão próximos assim, o som fica o fim da picada, NMHO, claro! Guitarrista
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #2 : 12 de Setembro de 2013, as 12:40:12 »

Tão perto, a interação magnética fica forte demais, e atrapalha a vibração das cordas.
felixmeirelles
Visitante
« Responder #3 : 12 de Setembro de 2013, as 13:02:57 »

Tem uma questão ai, ele está apertando o ultimo traste dependendo se o braço tem curvatura ou inclinação, e o próprio nut quando soltar a corda pode ficar bem mais alto.

Eu prefiro regular com cordas soltas e no olho, regulo a ponte primeiro, e depois uso um multímetro medindo AC na saída, tentar casar as saídas dá sempre um resultado gostosinho.
Depois faço o balanço entre as cordas, e se o captador permitir corda a corda.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2013, as 13:05:29 por felixmeirelles » Registrado
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #4 : 12 de Setembro de 2013, as 13:21:06 »

No olho? Que tal no ouvido?

Eu prefiro ajustar os captadores, no caso da Stratocaster, das pontas primeiro, ponte e braço. Até achar o tal "sweet spot", ponto onde encontra-se o melhor timbre. Depos ajusto o do meio.

É bom lembrar que os captadores de bobina simples apresentam um campo magnético mais focado e, se de Alnico, os imãs são os pinos. Os humbuckers tem o magneto na base do captador, apesar de que os com barra de imã cerâmico podem criar um campo magnético bem forte.

De qualquer forma, captadores próximos demais tem um som nada natural, muito ardido e duro. Além do perigo de tirar um pouco da sustentação das cordas e até atrapalhar a afinação das mesmas.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2013, as 13:23:59 por Alex Frias » Registrado

Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #5 : 12 de Setembro de 2013, as 13:39:52 »

No olho? Que tal no ouvido?

Cheesy No olho do ouvido...  Guitarrista

« Última modificação: 12 de Setembro de 2013, as 13:43:45 por felixmeirelles » Registrado
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #6 : 12 de Setembro de 2013, as 15:28:01 »

Essa foi tarrível, meio alienígena ate...

Ao menos a técnica mostrada tem um custo bem baixinho!
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #7 : 12 de Setembro de 2013, as 15:41:16 »

Se bem que para ficar bem reguladas tem uma lenda/mojo que diz que temos que utilizar moedas de 5 cents Liberty Head.  Cheesy
Visitante
« Responder #8 : 12 de Setembro de 2013, as 15:43:31 »

Essa foi tarrível, meio alienígena ate...

Ao menos a técnica mostrada tem um custo bem baixinho!

Depende. Se tem de quebrar o porquinho para alcançar as moedas...   Cheesy

Ainda acho que o melhor aparelho é o ouvido.  Procuro deixar o mais alto possível para ter a melhor relação sinal/ruído, resguardada distância suficiente para que não haja interferência na afinação do instrumentos e um ataque exagerado.  O pickup do meio das stratos é um problema sem solução. Ponho ele mais baixo que o normal, pois ele está justamente na zona onde palheto. Quando os polos do pickup são mais altos que a capa, então ele mais atrapalha que ajuda.

Felix.

Como você faz a medida da saída dos pickups ? Em milivolts ? Em que setagem do Multímetro ? Explica melhor isso aí, pois me interessa muito !
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 63

« Responder #9 : 13 de Setembro de 2013, as 11:45:41 »

Como eu faço em guitarras Stratocaster.

Nesse caso tenho duas preocupações, a primeira é evitar a perda de sustain por causa do magnetismo e segunda é o volume mesmo.

Aperto a corda no ultimo traste, assim eu sei o mais próximo que a corda vai ficar do captador do braço.

Feito isso eu deixo o captador(polos) com uma distancia de 4mm das cordas.

Ate agora os 4mm foram os que mais me agradaram, a medida que você altera a altura do captador o timbre que sai dele também é alterado, para meu ouvido, 4mm é o mais balanceado.

Só estando com o captador do braço já regulado que vou pensar nos demais e os regulo no ouvido mesmo. Tento deixar o do meio com o mesmo "volume" e o da ponte com mais "volume".

Quando os captadores são da mesma marca e de quebra do mesmo modelo, isso é fácil d++ de se fazer. O que lasca é quando são de marcas diferentes com saídas diferentes... Ai sim o bicho pega.
Visitante
« Responder #10 : 13 de Setembro de 2013, as 12:07:42 »

Está tudo aí:

- http://www.fender.com/support/articles/stratocaster-setup-guide/
- http://www.guitar-guide-easy.com/guitars/electric/itemlist/tag/Fender%20guitar%20adjustment#.UjMpqdKORc0

Agora, se os 4mm estão bons para seus ouvidos, fique com eles.

O problema dos captadores com marcas e desempenhos diferentes realmente complica. Por isso a escolha é tão importante. Sets calibrados podem ser uma solução !
Visitante
« Responder #11 : 13 de Setembro de 2013, as 13:32:35 »

Como você faz a medida da saída dos pickups ? Em milivolts ? Em que setagem do Multímetro ? Explica melhor isso aí, pois me interessa muito !

Para a medição você vai precisar de um multímetro moderno ou um analógico bom, com medida AC na casa de 2v.
Quando tocamos a corda ela produz tensão, nos meus 2 PAF Pro, por exemplo, a 6 corda solta (encordoamento 010) gera sozinha por volta de 100mv em cada humbucker.
Só igualar a saída dos dois, mas antes é bom regular um deles para manter de exemplo, eu começo pela ponte, porque o braço quase sempre fica bom, mas a ponte é tensa.

Abraços
« Última modificação: 13 de Setembro de 2013, as 13:38:15 por felixmeirelles » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #12 : 13 de Setembro de 2013, as 15:31:08 »

A Les Paul que eu e meu pai construímos tava com um timbre ruim de doer de dois captadores GRETSCH e eu não sabia oque era até que tive de desmontar pra fazer uns ajustes no corpo dela e ao montar deixei acidentalmente os captadores mais baixos (ou as cordas mais altas, não sei...) e voilá! Anos luz de diferença pra  melhor é claro.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
zekkez
Visitante
« Responder #13 : 13 de Setembro de 2013, as 16:05:57 »

Oi Felix.

Obrigado pelas dicas !
Mas não podia ser com um multímetro mais baratinho !   Cry
2V em AC... Vai ser dífícil achar algo que meça assim, em conta ...   Cheesy
Visitante
« Responder #14 : 13 de Setembro de 2013, as 18:15:36 »

Que nada, ai achei uma baba:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-509671872-multimetro-digital-com-capacimetro-aviso-sonoro-bip-_JM
  Imprimir  

Ir para: