Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Novembro de 2024, as 16:45:05

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reformar amp de 30W - C386 ou Marshall do Scorpion?  (Lida 5547 vezes)
egvarga
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2

« : 30 de Agosto de 2013, as 17:05:17 »

Boa tarde a todos.

Recentemente, ganhei de presente um amp meio antigo, de 30W, sem marca, só aparece escrito "Guitar-35" no painel frontal.

Ele liga, mas não sai som nenhum. Resolvi desmontar ele, e tirei a placa e levei para um técnico em Eletrônica que trabalha aqui
na faculdade onde trabalho. Ele disse que ou umidade ou mesmo água afetou o pré/power, tem componentes com zinabre, além
do chassi estar com a pintura interna toda comida (não tem nenhum podre no ferro, porém).

Descobri que esse amp é um Ac-Works, seria cópia dos Meteoro, mas uma cópia ruim.

Fuçando por aqui, descobri alguns projetos, no caso o C386 do Plautz e o Marshall do Scorpion, ambos caberiam direitinho no gabinete
(e os pots encaixam perfeitamente no chassi).

Mas teria um porém, na verdade mais de um:

Conversando previamente com o Haroldo, o Adiel, o Lamer e o Scorpion, no geral eles me esclareceram que tenho que ver se o meu transformador
ainda é aproveitável, e qual a potência do falante do cubo, ainda irei verificar isso, qualquer coisa compro outro transformador que sirva.

Gostaria de montar o C386 pois o mesmo, dependendo de como é montado, pode entregar até 60W, o problema é que ele não tem (nativamente)
saída para fones de ouvido, e isso seria imprescindível pra mim (moro em apartamento), neste caso o Marshall do Scorpion se encaixaria... mas como
não tenho outro amp mais potente para tocar com minha banda, os 60W para mim seriam o mínimo necessário (o resto da banda é tudo ogro _)

Aos mais gabaritados e experientes: Melhor montar o C386 e adicionar uma saída de fones de ouvido (o jack já existe no chassi do amp, só precisaria
saber como liga-lo na placa) ou montar o Marshall do Scorpion, com alguma possibilidade de aumentar a potência que ele entrega?

Seguem fotos do (que sobrou do) amp abaixo:

Desde já muito agradecido, toda e qualquer ajuda será bem vinda.

Abraços a todos.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #1 : 30 de Agosto de 2013, as 17:25:09 »

Faltou os dados do alto falante... Tire uma foto do resto do amplificador.
Não sei se você tem conhecimento suficiente, mas de antemão seria necessário medir a tensão no secundário do transformador.
Abraço!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #2 : 30 de Agosto de 2013, as 17:36:30 »

Este amp é extremamente parecido com um que eu tive no passado, então é provável que o transformador forneça 25+25V, o que é um pouco alto para o Marshall.

Em termos de tensão, seria aproveitável para o C386, porém não creio que a capacidade de corrente dele dê conta do recado, porque o CI LM3886 é bem guloso.

Fazer uma saída para fone de ouvido no C386 não será problema. Quase com certeza serão apenas 2 resistores e o jack.

Com relação ao som, não sei como é o C386, mas o Marshallzinho eu monte e aprovei. E nele há a possibilidade de trocar o CI amplificador, tirando uns 30W.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
casacunha
Colaborador

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63

page & stratocaster

« Responder #3 : 30 de Agosto de 2013, as 19:33:59 »

Ola egvarga, olha, montei o c386 e posso garantir pra voce que o amp é excelente, pena nao ter um canal drive nele, mas isso voce resolve com um pedal, quanto a saida para fones, creio que o pessoal  que desenvolveu o amp pode te auxiliar nisso, nao deve ser dificil mesmo. Presta bem atençao na placa , eu apanhei muito por afobaçao na montagem, solda fria, curto entre trilhas, .. estas coisas..fiz 3 placas para uma dar certo, mas valeu a pena,(qualquer coisa acho que o tiagojoy faz pra voce)
O amp é potente e tem excelente fidelidade, vai de c386.
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #4 : 30 de Agosto de 2013, as 20:51:34 »

Não sei se você tem conhecimento suficiente, mas de antemão seria necessário medir a tensão no secundário do transformador.
Abraço!

Boa noite, Lamer, obrigado pela resposta.

Sim, vou tirar uma foto do falante e colocar aqui, assim como seus dados, mas crio que seja um falante de 8 polegadas.

Não, não teria conhecimento de medir a tensão citada, como posso fazer isso no multímetro?

Abraço e obrigado.

-----
Este amp é extremamente parecido com um que eu tive no passado, então é provável que o transformador forneça 25+25V, o que é um pouco alto para o Marshall.

Em termos de tensão, seria aproveitável para o C386, porém não creio que a capacidade de corrente dele dê conta do recado, porque o CI LM3886 é bem guloso.

Fazer uma saída para fone de ouvido no C386 não será problema. Quase com certeza serão apenas 2 resistores e o jack.

Com relação ao som, não sei como é o C386, mas o Marshallzinho eu monte e aprovei. E nele há a possibilidade de trocar o CI amplificador, tirando uns 30W.

Boa noite, Finck.

Infelizmente, no momento, não sei dizer qual a capacidade dele, não há nada escrito nele e ainda não medi.

Como seria este jeito, que você tem quase certeza, de inserir a saída? quais seriam os valores dos resistores e aonde seriam soldados os fios na placa?

Bom ouvir mais uma opinião de quem montou o Marshall. O projeto é bom mesmo, vários montaram e tambérm aprovaram. Se não der certo
o C386 montarei ele.

Abraço e valeu pela resposta!

-----
Ola egvarga, olha, montei o c386 e posso garantir pra voce que o amp é excelente, pena nao ter um canal drive nele, mas isso voce resolve com um pedal, quanto a saida para fones, creio que o pessoal  que desenvolveu o amp pode te auxiliar nisso, nao deve ser dificil mesmo. Presta bem atençao na placa , eu apanhei muito por afobaçao na montagem, solda fria, curto entre trilhas, .. estas coisas..fiz 3 placas para uma dar certo, mas valeu a pena,(qualquer coisa acho que o tiagojoy faz pra voce)
O amp é potente e tem excelente fidelidade, vai de c386.

Boa noite, casacunha.

Mais um usuário satisfeito com o C386, só reforça a vontade de ter um.

Quanto á montagem, até por ser iniciante, irei com bastante calma mesmo, valeu pelas dicas!

Muito bom saber da potência e qualidade do amp, por isso mesmo a "final" é entre ele e o Marshall.  Smiley

Abraços e valeu pela resposta!
« Última modificação: 30 de Agosto de 2013, as 20:59:08 por egvarga » Registrado
GuitarCris
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142

« Responder #5 : 31 de Agosto de 2013, as 00:19:11 »

Amigo o Alfredo Padrão fez um marshall para o filho dele e fez algumas alterações para que ele tivesse 25w e não 15w.
Alterou pouca coisa.
De uma pesquisada com o pessoal que pode ser que de para deixar mais forte.
O c386 eu não testei, só vi um na loja do FVOB mas não testei, embora sabendo que é projeto do Plauts pode ficar tranquilo que o danado deve ser bom.
Boa sorte
Em busca do drive perfeito!!!
egvarga
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #6 : 31 de Agosto de 2013, as 00:19:50 »

Abraço!

Bom dia, Lamer.

Segue a foto do falante:

Na etiqueta branca diz que é de 8 Ohms. Quase certeza que é de 8 polegadas.

O transformador não tem nada escrito nele. Medi somente as dimensões: 6,5 cm de comprimento e 5,5 de altura e largura
(de uma ponta do enrolamento á outra).
Três fios saem dele para o pré/power: dois laranja e um branco. E outros quatro (azul, verde, marrom e preto) vão para a chave do fusível
(1.5A) e pra chave de voltagem.

-----
Amigo o Alfredo Padrão fez um marshall para o filho dele e fez algumas alterações para que ele tivesse 25w e não 15w.
Alterou pouca coisa.
De uma pesquisada com o pessoal que pode ser que de para deixar mais forte.
O c386 eu não testei, só vi um na loja do FVOB mas não testei, embora sabendo que é projeto do Plauts pode ficar tranquilo que o danado deve ser bom.
Boa sorte

Boa noite, Cris, valeu mesmo pelo toque!

Vou ver o que o pessoal vai falar, dae vejo o que vou fazer!

Abraço e obrigado!
« Última modificação: 31 de Agosto de 2013, as 14:00:04 por Plautz » Registrado
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #7 : 01 de Setembro de 2013, as 09:11:57 »

Se o amp é um AC Works então é EXATAMENTE o que eu tinha.

O transformador do meu era mesmo 25+25V, e aguentava fornecer 1,2A antes da tensão começar a cair. Não é uma peça muito confiável, mas pode ser aproveitada se estiver em bom estado. De qualquer forma, confirme a tensão fazendo as medições.

Para o Marshall original, o transformador 25+25V até funciona, mas você vai precisar montar uma etapa de regulação para a fonte, porque o circuito opera idealmente com +15/-15V.

Para a versão do Marshall mais potente, ou para o C386 (ou qualquer outro amp circuito que use o LM3886), a corrente é insuficiente. Nem tente. Para este circuito, é bom pensar em pelo menos uns 3A.

O falante é uma porcaria quebra o galho enquanto você não arruma coisa melhor. Não espere muito dele.

Quanto a ligar a saída para fone no C386, veja o link abaixo, receita pronta:

http://sound.westhost.com/project100.htm

« Última modificação: 01 de Setembro de 2013, as 09:43:16 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Lamer
Handmaker

Obrigado

« Responder #8 : 01 de Setembro de 2013, as 17:26:18 »

Estes dois circuitos em questão eu conheço bem.
Já montei 4 vezes o C386. A primeira que eu fiz eu tive de refazer esses dias de tanto testar mods! Cheesy
E outra placa eu refiz, pois tive preguiça para depurar o defeito, que mais tarde descobrir que não passava de um potenciômetro com defeito.
Já o marshall eu já fiz umas 3 placas, embora eu tenha 2 funcionando.

Vão as impressões sonoras, depois a fatos relevantes para seu projeto:

1 - O Marshall tem um som bem brilhante, bastante agudo, não é totalmente clean, dando assim uma característica interessante ao som da sua guitarra, o drive dele eu sinceramente não gosto, mas nunca testei outras clipagens, tais como germanio ou led. Se utilizar um TDA2050 na etapa de potência, é sem duvida o bom amplificador para estudo.
2 - O C386 é realmente o melhor amplificador de guitarra para reproduzir som clean que já ouvi, tem uma ótima respostas dos graves, inclusive meu colega que havia testado o marshall antes e gostou muito, acabou ficando mais abismado ainda ao ouvir o som do c386.

Agora vamos aos fatos.

Se você quer usar a caixa que você já tem com alto falante de 8", te aconselho a montar o Marshall, mesmo que para isso você tenha que fazer mais um furo no painel para adaptar a chave do drive, que na minha opinão pode ser ignorada, pois existem pedais com drives melhores. Quanto ao transformador, você deve comprar um 15+15V/2A, não passa dos R$30.
Agora para um projeto futuro eu aconselho o C386, com um alto falantes de 10" ou 12", se for necessário, estudar a possibilidade de colocar saida para fone de ouvido entre outras mods que você queira.
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #9 : 01 de Setembro de 2013, as 23:06:57 »

Bom dia, Lamer, mais uma vez agradecido pela paciência e disponibilidade em ajudar!

Por agora, só uma pergunta:

Você não aconselharia montar o C386 com falante de 8 por que?
O falante não daria a mesma resposta que um de 10 ou 12, é isso?
Pois pretendo trocar o falante no futuro, esse é só quebra galho mesmo.

Abraço e boa semana!
Handmaker

Obrigado

« Responder #10 : 02 de Setembro de 2013, as 00:34:11 »

Exatamente.
Nunca testei no C386, mas sempre tive a impressão que o alto falante de 8" não tem uma boa resposta nos graves.
Eu uso um Eminence Legend 1058 (10") no meu C386... e posso te dizer que mesmo estando com o gabinete todo aberto e a placa aparecendo, causa uma admiração no pessoal que toca com ele.
Eu te recomendei o Marshall, pois você pode montar e usar para estudo, ou seja, reaproveitar definitivamente seu amplificador, necessitando apenas comprar um transformador novo, e montar uma nova placa.
Para montagens futuras você já monta um gabinete que caiba um falante de 10" ou 12", e monte o C386, ou até mesmo um TSW+LM3886. Acredito que será mais proveitoso.
Handmaker

Obrigado

« Responder #11 : 02 de Setembro de 2013, as 10:15:07 »

Sobre o Marshall, o drive dele é similar ao do pedal Jackhammer, bem irritante mesmo. Mas melhora bastante quando se alteram os diodos de clipagem (eu usei uma combinação de LED e diodo, não lembro mais qual é, e também não tenho mais o amp, dei de presente para um amigo). Também tem uma resposta a uma pergunta minha lá no post original do circuito, onde explica que componente pode ser alterado para diminuir um pouco a distorção.

A sugestão do Lamer é boa: faz o Marshall para resolver a questão de forma mais barata e imediata. Depois, com calma, você pode ir montando o C386 com um bom gabinete, um bom falante, e componentes de primeira linha (e terminará com um amp que supera boa parte dos comerciais em termos de qualidade e sonoridade).
Lamer
Handmaker

Obrigado

« Responder #12 : 02 de Setembro de 2013, as 11:11:30 »

Não precisa me muito mojo não, o C386 soa bem com componentes comuns, unico item que você tem que escolher minuciosamente é o falante!
Colaborador

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63

page & stratocaster

« Responder #13 : 03 de Setembro de 2013, as 21:04:28 »

Concordo com o lamer, egvarga, o C386 que eu montei tem componentes normais, nada de peça de primeira.
O mais caro pra mim foi o transformador (ficou em 90 reais, mas fornece 24+24 Volts x 5 Amperes, ficou pesadão..
Coloquei tudo em um mini cabeçote de 30 x 15 x 20 cm com saída para caixa. esta tem um um falante selenium de 12" (dizem, até  aqui no forum, que      mesmo não é dos melhores... imagina com um Eminence...)
Montei este amp pra um amigo , ele tem um bugera  V22 (100W valvulado). e nao larga o C386 por nada, é o amp oficial de ensaio dele.
Acho que realmente pra voce, ate por falta de experiencia, seria mais indicado a montagem do marshall de 15 ou 30 w que seja.
Estude bastante, pratique solda em placas velhas,ouça os mais experientes aqui do site (este site é um paraiso, muitos aqui tem prazer em ajudar e ensinar),adquira experiencia com esta montagem,faça alguns pedais pra ampliar seus conhecimentos e sua prática e guarde grana para montar o C386 futuramente.Se puder até montar uns pedais simples antes do C386...seria bom pra voce
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #14 : 06 de Setembro de 2013, as 02:01:56 »

Pessoal, li todas as respostas ás MPs e ao tópico em si, extremamente agradecido a todos por se empenharem, mesmo que por um minuto ou dois,
a me ajudar.

Resolvi montar por agora o Marshall do Scorpion mesmo. O C386, monto quando tiver um troco a mais pra poder montar o mesmo em falante de 10 ou 12 polegadas, mandar montar um gabinete legal, etc.

Li as 36 páginas do tópico e só não entendi uma coisa no esquema (pretendo montar a versão do Kem):

Em que lugar na placa eu soldo os fios do botão liga/desliga do amp? Só vejo a opção de ligar ou desligar o drive.

Abraço e mais um obrigado á família Handmades!  Legal! Bravo
  Imprimir  

Ir para: