Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
23 de Novembro de 2024, as 01:21:36
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
Sobre a válvula 12AX7
Páginas:
1
2
3
1
[
2
]
3
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Sobre a válvula 12AX7 (Lida 14583 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
Re: Sobre a válvula 12AX7
«
Responder #15 :
26 de Agosto de 2013, as 00:50:43 »
Também já vi vários projetos usando 1/2 triodo de uma válvula 12XX7 qualquer.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #16 :
26 de Agosto de 2013, as 02:07:09 »
Você quer dizer UM triodo apenas de uma válvula que tem dois triodos como a 12AX7!
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #17 :
26 de Agosto de 2013, as 02:38:43 »
Citação de: Alex Frias em 26 de Agosto de 2013, as 02:07:09
Você quer dizer UM triodo apenas de uma válvula que tem dois triodos como a 12AX7!
Vai entender...
http://img853.imageshack.us/img853/3406/2rmc.jpg
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509
«
Responder #18 :
26 de Agosto de 2013, as 10:46:08 »
Citação de: Eduardo em 26 de Agosto de 2013, as 00:38:35
Claro que pode! Só não faz sentido usar uma 12AX7 para pegar um tríodo só. Tem outras válvulas menores com um tríodo só!
Já vi muito por ai... usarem apenas um dos triodos da 12AX7. Tenho um super pré de guitarra da Rocktron que usa 3 triodos e um fica lá "envelhecendo". As vezes penso em um MOD para usá-lo, mas é muito raro eu modificar um equipamento original... Sem falar que este pré, para mim, é sagrado!
A verdade é que as 12AX7 são muito fáceis de achar e ainda são fabricadas... Não dá para usar industrialmente válvulas mais difíceis!
Eduardo, que tal você apresentar uma pequena lista das válvulas que ainda são fabricadas? Será que tem triodos sozinhos nesta lista? Tenho projetos onde um triodo era só o que eu queria...
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535
Paricipe da World Community Grid!
«
Responder #19 :
26 de Agosto de 2013, as 17:50:50 »
Oi Haroldo
A lista das válvulas que ainda são fabricadas é bem grande, mas tríodos isolados só os de potência. Mas tem muita válvula NOS disponível que até dá para pensar em um uso semi industrial.
O que exatamente você pretende fazer?
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #20 :
26 de Agosto de 2013, as 19:20:19 »
Citação de: Alex Frias em 26 de Agosto de 2013, as 02:07:09
Isso, isso, isso!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
plautz
Visitante
«
Responder #21 :
26 de Agosto de 2013, as 19:20:40 »
Citação de: a.sim em 25 de Agosto de 2013, as 17:08:25
Na grande tabela com várias linhas de modos de operação do triodo em classe A, existem algumas linhas onde a resistência da grade é de 10Mohms. Embora esse valor esteja acima dos valores máximos de resistor de grade informados (1Mohm para polarização fixa e 2Mohms para polarização automática), cabe mais uma observação dizendo que nessas linhas se está usando polarização por
corrente de fuga da grade
, que embora não muito usual em áudio, é possível.
2 Post moderado pelos administradores, que deliberaram e consideraram o conteúdo conflitante com as diretrizes deste fórum. Para mais informações verifique as normas de conduta do fórum.
Citar que a corrente de fuga da grade danifica os cursores dos potenciômetros é infringir as normas de conduta do fórum ?
Não, mas voltar a tocar num ponto que gerou discussão tempos atrás me parece de pouca polidez. Pra que isso?
Em minhas experiências nunca tive esse tipo de problema. E só aceito esse argumento quando o INMETRO me disser que 3µA estragam potenciômetros (ninguém pára pra pensar que os potenciômetros, mesmo os ditos "bons", como os alpha, na verdade são umas bombas).
E chega dessa provável discussão. O tópico não é para este fim.
Se desejar, abra um tópico propondo testes laboratoriais objetivando a comprovação do argumento.
P.S.: Também não é de bom tom alterar edição feita por moderador.
Visitante
«
Responder #22 :
26 de Agosto de 2013, as 20:19:56 »
Eduardo, que tal você apresentar uma pequena lista das válvulas que ainda são fabricadas? Será que tem triodos sozinhos nesta lista? Tenho projetos onde um triodo era só o que eu queria...
Claro, tem 2A3 e 300B de fabricação atual aos montes por aí...
Eu acho que existe por aí tantas 6AV6, EBC91, 6AT6 e 12AV6 NOS/NIB a preço de banana (lotes de 100 pçs por USD 50), que é como se houvesse fabricação atual. Todo mundo aqui vai estar mortinho e ainda vai ter essas valvuletas disponíveis a preços módicos.
Pelo menos para as 6AV6, EBC91 e 12AV6 (parece que a 6AT6 é mais semelhante à 12AT7) a compilação do Eduardo para a 12AX7 também é valida.
Eu acho esses triodinhos porretas, junte os pinos 5-6, ligue-os ao chassis próximo ao soquete e temos uma seção 12AX7 blindada.
Sim. É E83CC mesmo. No código europeu a inversão da posição dos números é usada para indicar tipos especiais ou versões de alta confiabilidade. Na maioria das vezes os tipos especiais correspondem ao mesmo tipo comum apenas com uma construção melhorada ou características que aumentem a vida útil. Assim, a E83CC é uma ECC83 melhorada, a E88CC é uma ECC88 melhorada, as a E81L é um pêntodo de alta confiabilidade para computadores que nada tem haver com a EL81, que é uma válvula de saída horizontal para computadores.
Por incrível que pareça ou por pareça que incrível, a IBRAPE-Philips fabricou em Mauá-SP, até 1977, toda serie de válvulas especiais do tipo E83CC, E81L, E88CC e mais uma penca delas. Good Times
abraços
Guilherme
Visitante
«
Responder #23 :
26 de Agosto de 2013, as 20:36:56 »
Citação de: Plautz em 26 de Agosto de 2013, as 19:20:40
Não, mas voltar a tocar num ponto que gerou discussão tempos atrás me parece de pouca polidez. Pra que isso?
Em minhas experiências nunca tive esse tipo de problema. E só aceito esse argumento quando o INMETRO me disser que 3µA estragam potenciômetros (ninguém pára pra pensar que os potenciômetros, mesmo os ditos "bons", como os alpha, na verdade são umas bombas).
E chega dessa provável discussão. O tópico não é para este fim.
Se desejar, abra um tópico propondo testes laboratoriais objetivando a comprovação do argumento.
P.S.: Também não é de bom tom alterar edição feita por moderador.
Cansei, gente...
Foi um prazer conviver e conhecer com a turma daqui.
Permaneçam firmes na arte, que a Eletrônica recompensa sobejamente aqueles que a servem .
Até mais.
Visitante
«
Responder #24 :
26 de Agosto de 2013, as 21:06:39 »
a.sim.
Espero que isso não seja um adeus; pois tens dado muitas dicas importantes por aqui.
Continue fazendo parte deste forum.
Aprendemos muito entre nós.
Bom dia à todos.
Visitante
«
Responder #25 :
26 de Agosto de 2013, as 21:26:44 »
Um detalhe interessante sobre a 6AV6/EBC91 e família, é a sua construção, virtualmente idêntica às 6SL7 com placa cilíndrica, aquelas que custam 1 zilhão de dólares para os old Ampeg's.
Sugiro ao Eduardo que faça uma nota de pé de pagina para essas valvuletas na compilação da 12AX7/ECC83.
abraços
Guilherme
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #26 :
27 de Agosto de 2013, as 07:36:58 »
Citação de: Guilherme em 26 de Agosto de 2013, as 21:26:44
Um detalhe interessante sobre a 6AV6/EBC91 e família, é a sua construção, virtualmente idêntica às 6SL7 com placa cilíndrica, aquelas que custam 1 zilhão de dólares para os old Ampeg's.
Sugiro ao Eduardo que faça uma nota de pé de pagina para essas valvuletas na compilação da 12AX7/ECC83.
abraços
Guilherme
Oi Guilherme
Inclui a 6SL7 na minha pesquisa histórica para a 12AX7, mas para mim ficou claro que a única relação entre elas é a substituição comercial. As características da peça são muito distintas. Contrario do que o corre, por exemplo, com a 6SN7GTB e a 6CG7,que são idênticas exceto pela base. Aqui sim há quem pague os tubos por uma 6SN7GTB da GE e jogue fora a 6CG7 do mesmo fabricante.
Abraços
Eduardo
Guilherme
Visitante
«
Responder #27 :
27 de Agosto de 2013, as 18:45:39 »
Não Eduardo, eu sugerí uma nota de pe de pagina para a 6AV6/EBC91/12AV6, e não para a 6SL7, essa realmente muito diferente da 12AX7 e família.
abração
Guilherme
Visitante
«
Responder #28 :
27 de Agosto de 2013, as 18:54:31 »
Eduardo, uma duvida ..... tenho visto em alguns esquemas e principalmente nos projetos da AX84 eles iniciarem o circuito pelo pino 7 e não pelo 2 da 12AX7, tem alguma diferença substancial na montagem ou é escolha do autor do circuito.
Grande Abraço
«
Última modificação: 27 de Agosto de 2013, as 19:26:23 por jboufelli
»
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #29 :
28 de Agosto de 2013, as 07:48:55 »
Oi Jboufelli
Eu passei por esta informação enquanto pesquisava o histórico da válvula, mas resolvi omitir por ter encontrado apenas uma referência que não se repetiu em nenhum outro fabricante. Já que você mencionou, alterei o texto
ficha técnica da válvula 12AX7
para incluir o segunte:
"Segundo a ficha técnica da válvula ECC83, publicada pela Philips em 5 de maio de 1960, o triodo conectado aos pinos 6, 7 e 8 é o mais favorável com respeito a hum quando a válvula tem os filamentos alimentados através dos pinos 9 e 4+5 e o circuito de filamentos é aterrado por meio de uma tomada central no transformador de força. Para condições de operação similares, em dezembro de 1961 a General Electric estabelece que a válvula 12AX7A, de sua fabricação, apresenta um total de ruído e hum médio de 1,8uV sem distinção entre os triodos."
Por sinal, o tríodo ligado em 6 7 8 é considerado a unidade 1 e o ligado em 1 2 3, a unidade 2.
Perceba que como esta diferenciação é feita apenas nas fichas da Philips, pode ser uma particularidade das válvulas deste fabricante, já que a GE não faz distinção.
A Philips e a GE são sempre as fichas mais completas e ricas em informação. Os demais fabricantes limitam-se a estabelecer os máximos absolutos da peça e fornecer os dados básicos para uso.
Abraços
Eduardo
Páginas:
1
2
3
1
[
2
]
3
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...