Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 01:18:34

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Finalmente meu P1 está saindo  (Lida 10520 vezes)
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19

« : 20 de Agosto de 2013, as 19:53:25 »

Pessoal,

Olhando meus e-mails aqui vi que em janeiro de 2006 comecei a saga pra montar meu primeiro valvulado.
Na época eu não tinha muita experiência em montagens de pedais e em valvulados nem se fala. Fora que nem estagiário eu era e dependia basicamente da grana que meu pai me dava.
Dai fui comprando os componentes aos poucos e lembro bem que os transformadores foram os últimos por serem os itens mais caros.

Quando tive todos os componentes, chassis (feito numa chapa de aço 14, um tanque de guerra) e transformadores em mãos passei um final de semana montando ele.

Usei o projeto do HO aqui do handmades como base e modifiquei a placa no Corel Draw pra que o tone stack ficasse na borda da placa.
O primeiro transformador de potência que comprei foi enrolado por um conhecido da minha cidade natal que trabalha com isso e infelizmente só dava a tensão correta sem carga.
Dai decidi comprar o transformador de força na Valvestate, onde eu tinha comprado o de saída. Com este as tensões ficavam corretas quando colocava carga.

Resumindo a história pra num ficar um post muito grande ... mesmo tendo conferido várias vezes o esquema e placa fiz umas cacas que fizeram meu projeto ir de água a baixo.

Só em maio de 2012 tomei coragem novamente de encarar a montagem de um valvulado e após algumas mensagens trocadas com o pessoal aqui decidi deixar o P1 de lado e montei um IALL 3.5 que funcionou de primeira.
Agora estou retomando a ideia de montar o P1 (acho que é mais pela história do que pelo timbre) e vou compartilhar com vocês algumas fotos com etapas da montagem.

Decidi também montar o pré e o power cada um em um chassis, pois este power servirá pra mim como base para ir montando outros prés e testando nele.
Farei também uma alteração proposta em um dos documentos da própria AX84 onde se pode usar ou um EL84 ou uma 6V6.

Desculpem o longo texto, mas achei legal contextualizar melhor.

Abraços,

Ricardo
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #1 : 27 de Agosto de 2013, as 20:03:02 »

Passei aqui pra postar mais algumas imagens.

Infelizmente só quando fui testar como ficariam os componentes que vão no chassis foi que notei que furei o painel traseiro invertido e isso poderá me causar alguma dor de cabeça se eu não conseguir uma outra chave que os terminais não fiquem tão próximos dos terminais da 6V6. Vou ter que tomar cuidado nessa parte ai.

Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #2 : 28 de Agosto de 2013, as 09:38:09 »

Oi Ricardo ! Realmente essa chave alavanca interruptora está de tamanho exagerado, você vai achar outra menor. Tente também girá-la em 180 graus pra que os terminais fiquem pro outro lado.  Se não tiver outra alternativa, arrume espaguete termo contrátil e coloque nos fios tanto que vão para o interruptor quanto os que vão para o soquete da válvula (puxando o espaguete pra cima dos terminais do soquete e interruptor após a soldagem do fio, assim ficam isolados e cobertos).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #3 : 28 de Agosto de 2013, as 12:49:04 »

Os terminais dessa chave são nas duas extremidades e sendo assim não adiante girar. Ela já está na posição onde o espaço ficou maior. Vou tentar achar uma com terminais em uma extremidade e no centro.

Eu tenho o espaguete e vou usar com certeza, mas de toda forma se achar uma chave que eu possa ter uma distância maior será melhor.
Tenho em casa várias daquelas chaves de alavanca menores que usamos em pedais, mas não confio colocar uma pra trabalhar com 220V mesmo ele dizendo que aguenta 250V.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309

« Responder #4 : 02 de Setembro de 2013, as 16:06:32 »

Tem chaves dessa ai bem menores.

Tenho uma laranja da Margirius que acho que fica de boa ai
Colaborador

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63

page & stratocaster

« Responder #5 : 13 de Setembro de 2013, as 11:42:18 »

esta ficando 10 o P1, ricardo.. acho que montarei um destes tambem.
Onde voce conseguiu o chassis e a placa? Os transformadores são específicos para ele?
Vai usar qual valvula na saída?
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #6 : 13 de Setembro de 2013, as 12:45:35 »

Tem chaves dessa ai bem menores.

Tenho uma laranja da Margirius que acho que fica de boa ai

Qual valor da chave? _

Onde voce conseguiu o chassis e a placa? Os transformadores são específicos para ele?
Vai usar qual valvula na saída?

A placa, os turrets, os capacitores e o chassis eu comprei na Tubes and More.
Estes transformadores ai são totalmente compatíveis com o projeto (e com outros também) e foram comprados em 2006 na Valvestate. Se fosse pegar hoje eu compraria na Schatz.
Conforme citei no primeiro post, vou fazer a modificação pra poder usar ou EL84 ou 6V6 na saída.
Colaborador

Obrigado

page & stratocaster

« Responder #7 : 13 de Setembro de 2013, as 13:48:07 »

legal ricardo, valeu pelas dicas, talvez construa ele todo alltube ou com pre com FETs vamos ver,.. amo o som dos fender, mas esta dificil iniciar um projeto mais ousado assim....vamos ver no que da
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #8 : 13 de Setembro de 2013, as 13:51:14 »

Ele fica mais Fender com 6V6 na saída.
Colaborador

Obrigado

page & stratocaster

« Responder #9 : 13 de Setembro de 2013, as 14:25:00 »

mais uma excelente dica ricardo; a 6V6 entra no P1 extreme, nao é? é este que voce esta montando?

-----
acabei de ver , ricardo, que no proprio site AX84 ( de onde é o projeto P1 ) tem uma serie de prés, do jeito que voce quiser, sao eles:
-blues
-clean
-crunch
-lead
-simple
« Última modificação: 13 de Setembro de 2013, as 14:50:12 por casacunha » Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #10 : 25 de Abril de 2014, as 11:11:10 »

Ressuscitando o tópico...

Infelizmente tive que parar o P1 mais uma vez e só este feriado foi que peguei nele novamente.

Fiz todas as soldas (notei que perdi um pouco da prática), revisei tudo e fui testar. Resultado, só deu "hum" e independente da posição do potenciômetro o hum continua lá.

Peguei o esquema e fui revisando passo a passo e não encontrei algo ligado errado. Dai peguei o multímetro e sai conferindo a continuidade e também não achei nenhum local interrompido.

Retirei a válvula e liguei ele para conferir as voltagens e tanto B+, B+1 e B+2 deram a mesma voltagem. Será que estaria na fonte o problema ou foi o fato de retirar a carga que me deu estas leituras?

Tentei com uma EL84 e com uma 6BQ5 e obtive o mesmo hum.

Mais tarde quando estiver em casa tenho como postar fotos para facilitar a ajuda de vocês.

Abraços
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #11 : 25 de Abril de 2014, as 11:17:20 »

Retirei a válvula e liguei ele para conferir as voltagens e tanto B+, B+1 e B+2 deram a mesma voltagem. Será que estaria na fonte o problema ou foi o fato de retirar a carga que me deu estas leituras?
Sem as valvulas não tem consumo, e sem consumo as tensões serão praticamente as mesmas.
I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #12 : 25 de Abril de 2014, as 11:30:28 »

Outra coisa que esqueci de citar foi que o transformador de potência tem CT tanto no HT como nos filamentos.
Os dois transformadores já foram utilizados no meu IALL 3.5 quando montei pela primeira vez e funcionavam perfeitamente. Eles estavam guardados desde então e nunca caíram ou sofreram algum outro tipo de dano.
No IALL ambos os CTs eram ligados juntos no terra, mas no esquema do P1 eles usam um transformador sem CT nos filamentos e o que fiz foi unir os dois no terra assim como era no IALL 3.5.
Fiz certo?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #13 : 25 de Abril de 2014, as 11:38:53 »

Verifique se as conexões do soquete da válvula de saída estão corretas, e se a resistência da grade G1 também está aterrada.

Aliás quais as tensões que você mediu?
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, as 15:53:06 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #14 : 25 de Abril de 2014, as 12:29:55 »

No IALL ambos os CTs eram ligados juntos no terra, mas no esquema do P1 eles usam um transformador sem CT nos filamentos e o que fiz foi unir os dois no terra assim como era no IALL 3.5.
Fiz certo?
Ou usa o CT ligado ao terra ou os 2 resistores de 100R ligados da alimentação dos filamentos ao terra. Os 2 ao mesmo tempo não.
I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: