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Autor Tópico: Potenciômetros 250K para Stratocaster  (Lida 27742 vezes)
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« Responder #45 : 01 de Setembro de 2013, as 09:54:38 »

Só ua pergunta: certificou-se que o volume da guitarra estava no máximo quando fez as medidas?
Matou a xarada Alex!!! Fiz a medição novamente agora, e fechando um pouquinho o pot cheguei naquelas medidas anteriores! "You win" Wink
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« Responder #46 : 01 de Setembro de 2013, as 11:29:53 »

Matou a xarada Alex!!! Fiz a medição novamente agora, e fechando um pouquinho o pot cheguei naquelas medidas anteriores! "You win" Wink

Por isso tinha perguntado se tinha feito as medições com os captadores fora do circuito.

-----
Acabo de medir a resistencia dc de meus captadores da Squier aqui (fiz como o espanhol fez) e as medidas são as seguintes:

Braço - 6k1
Meio - 6k2
Ponte - 6k2

Achei bem diferentes das dele! Mas ainda assim nada que "justificasse" o uso de pots. de 500k.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2013, as 12:51:52 por bossman » Registrado

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« Responder #47 : 01 de Setembro de 2013, as 13:49:31 »

Bossman, experimentou colocar um resistor de 560k ou 470k em paralelo com o pot de 500k só para sentir a diferença?

Esses valores, se medis com o volume completamente aberto, no máximo, ainda devem apresentar mais uns 100 ou 150 Ohms a mais. Parecem a mim bons candidatos a um upgrade com pinos de Alnico 5 ou 2... Ou tentar essa idéia interessante do Kem!
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« Responder #48 : 01 de Setembro de 2013, as 14:13:36 »

Bossman, experimentou colocar um resistor de 560k ou 470k em paralelo com o pot de 500k só para sentir a diferença?
Não fiz esse teste ainda Alex.

Esses valores, se medis com o volume completamente aberto, no máximo, ainda devem apresentar mais uns 100 ou 150 Ohms a mais. Parecem a mim bons candidatos a um upgrade com pinos de Alnico 5 ou 2... Ou tentar essa idéia interessante do Kem!

Vou tentar essa ideia do kem só pra ver como fica.
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« Responder #49 : 01 de Setembro de 2013, as 21:04:44 »

Alex, que tipo de mudança terá substituindo os pot de 500k por 250k?

Outra pergunta: Tenho um mini humbucker que comprei de um colega daqui do fórum. Quando instalei na minha guitarra, o som ficou horrível. meio flatulento rs... Será que é por causa dos pots de 500k ou fiz caca na instalação? Pra instalar, me lembro que segui o manual de instalação da Seymour Duncan...

O pickup é esse do link http://www.wdmusic.com/HR1R.html
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« Responder #50 : 01 de Setembro de 2013, as 21:22:56 »

O mini humbucker em tese teria de ser instalado com pot. de 500k mesmo. Dê uma nova olhada na instalação ou se possível tire até uma foto pra gente aqui ver como tá.
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« Responder #51 : 01 de Setembro de 2013, as 23:16:42 »

O normal é isso que o Bossman falou. Mas sempre há questões de gosto pessoal...

De qualquer forma, regra geral - Quanto menor a resistência do potenciômetro de volume, mais atenuados os agudos parecem.

Eu deixei um tópico aqui com a receita que uso em guitarras HSS itpo Strat:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5684.0
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« Responder #52 : 13 de Novembro de 2013, as 17:25:15 »

Um detalhe... A Fender usa LOG pra tudo. Volume e tom...

Kem fui procurar acerca desta informação mas não encontrei referencia nenhuma, por favor você (ou quem mais tiver uma Fender com single coils) poderia atestar esta informação?

De onde então foi que saiu esse negócio de que "tem que ser" pot LOG pra volume e LIN pro tom?


PS.: estou com a giannini aqui na bancada modificando os pots dela (500k) pelos CTS (250k)
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« Responder #53 : 13 de Novembro de 2013, as 17:59:55 »

Um detalhe... A Fender usa LOG pra tudo. Volume e tom...

Kem fui procurar acerca desta informação mas não encontrei referencia nenhuma, por favor você (ou quem mais tiver uma Fender com single coils) poderia atestar esta informação?

http://www.fender.com/en-BR/support/articles/?section=downloads&category=stringed-instruments-service-diagrams
De uma olhada nos diagramas... Só nos mais novos que começou a ter diferença, mesmo assim com o uso dos no-load pro tom...

De onde então foi que saiu esse negócio de que "tem que ser" pot LOG pra volume e LIN pro tom?
Não tem... o Alex por exemplo (pelo que lembro) gosta dos LIN pra volume...
O LOG tem uma resposta similar a do nosso ouvido... por isso é mais utilizado para volume...
Para tom, só muda a atuação... não vejo problema utilizar um ou outro...
Mas nada melhor do que testar e escolher o que mais lhe convier... Wink
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« Responder #54 : 13 de Novembro de 2013, as 18:03:18 »

Para complicar um pouco mais, tudo era log, mas nem todo log é igual, a curva do log original era diferente dos log que temos hoje.

Por exemplo a maioria dos pots vintage tinha proporção de 10/90 bem distribuida, atualmente a maioria dos pots log tem 20/80 por ai mas com uma proporção de curso menos equilibrada, os Alpha tem 15/85 como média nos pots A padrão.
Isto é 15% do início até o centro e 85% do centro ao final.

Nesse gráfico do mylespaul fórum tem o clássico Centralab comparado com os pots mais mojentos da atualidade.


Aqui tem as curvas dos pots Alpha padrão:


A Curves

05A =  G
10A = D
15A = A
25A = K

O mais próximo seria o Alpha tipo D, mas a curva dele no início é muito baixa.

Quando começou a onda das superstratos e captadores com ganho mais alto, passou-se a utilizar mais pots lineares no controle de tonalidade, uma vez que pots A pareciam ser mais bruscos no tone nessas configurações.


Por curiosidade:
http://www.ebay.com/itm/Vintage-NOS-1966-Fender-CTS-Pots-and-Centralab-Switch-/231091270565

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« Última modificação: 13 de Novembro de 2013, as 18:08:27 por felix » Registrado
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« Responder #55 : 13 de Novembro de 2013, as 18:10:45 »

Certo! De qualquer maneira já estou quase fechando a guitarra aqui pra ver que bicho vai dar!  Evil
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« Responder #56 : 13 de Novembro de 2013, as 18:19:28 »

Nada tem que ser, principalmente em se tratando de set de guitarra. É convite de baile: pessoal e intransferível!

Eu prefiro o linear no volume (principalmente com treble bleed) por usar demais esse controle, tanto para swells como para ajustar timbres diferentes com drives e fuzzes.

Isso no meu caso vale para Stratogastas ou Lespas e ccoisas que as valham.

O Tone acho bom com log!

Mas isso é o que resolve o meu caso...
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« Responder #57 : 13 de Novembro de 2013, as 18:33:42 »

...Eu prefiro o linear no volume (principalmente com treble bleed)...
Acho que ja te perguntei mais não lembro...
Você usa treble bleed com resistor + capacitor ou só capacitor?
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« Responder #58 : 13 de Novembro de 2013, as 18:53:16 »

Só capacitor, entre 150 e 330pF.
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« Responder #59 : 13 de Novembro de 2013, as 19:36:40 »

Bom instalei os novos CTS aqui senhores e o fato é que o som que já era bom ficou muito melhor! Agora não se foi graças a diferença de valores dos pots ou se foi graças a qualidade absurda dos CTS! Sairam bem carinhos esses pots CTS no fim das contas mas acho que pela melhorada que se deu no som final valeram à pena com certeza!

Recomendo essa modificação a quem tem uma guitarrinha desse estilo ! (Squiers, Gianninis, etc)
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