Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Junho de 2024, as 04:58:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Potenciômetros 250K para Stratocaster  (Lida 25681 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #30 : 26 de Agosto de 2013, as 01:27:05 »

Eu nessa estou com o Kem, Félix. Não existe esse papo de bobina morta. Faça o teste, desligue um e teste a captação, depois desligue a outra! Dummy coil já é outra parada...

Quanto a separar... Não sei, acho os assuntos muito ligados... Mas estarei de acordo com a maioria.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #31 : 26 de Agosto de 2013, as 23:21:02 »

Não é bobina morta, dei uma exagerada, mas é uma bobina fora de fase.

Entre 60-75% da captação real do humbucker design padrão é realizado pela bobina número 1.
Ao batermos com uma chave de metal sobre os polos dos humbuckers fica claro qual é o captador primário.

Se fosse 50% para cada bobina teríamos os ? ? ? com só 50% do ganho e isso não acontece na prática.
Aqui por exemplo com um humbucker 10K eu meço 200mv AC máximo em série e 140mv ? ? ?.

Para ser mais justo com as minha medições aqui, comparando-se singles e humbuckers do mesmo tipo de magneto, levando-se em consideração o ganho x resistência do captador.
Seria de uma maneira grosseira 0.75, onde um humbucker estilo PAF de 8K na ponte teria o ganho real igual a de um single padrão de 6K no braço ou no meio.

Não estou negando a influência da segunda bobina no timbre, mas se tirarmos os polos da segunda bobina, por exemplo, o efeito será menos devastador no tom que se tirarmos os polos da primeira bobina.










« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, as 23:31:02 por felixmeirelles » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #32 : 26 de Agosto de 2013, as 23:56:59 »

Para isso ser verdade, a diferença de resistência e indutância entre as duas bobnas teria de ser muito grande. Não é o caso, principalmente de captadores feitos em grande escala industrial. Normalmente elas tem o mesmo valor, ou muito próximos.

Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #33 : 27 de Agosto de 2013, as 01:20:35 »

Então uma das respostas para o ganho do humbucker não ser exatamente o dobro do single é justamente a indutância.
No humbucker se tem em média 4H, enquanto singles tem 2H em média.

Já a questão de uma bobina do humbucker ser meio xoxa, é devido a o caminho reverso feito pela energia na bobina 2.


Se pensarmos em um single do meio de uma strato, por exemplo, o bobinamento é reverso para a polaridade reversa, já no humbucker padrão o bobinamento é igual nas duas bobinas, com uma bobina com a saída por fora e outra com a saída por dentro.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #34 : 27 de Agosto de 2013, as 01:37:03 »

As diferenças básicas entre os dois exemplos dados por você é que, no caso dos singles nas Stratocasters mais novas, além de terem esse recurso dos captadores centrais serem polaridade elétrica e magnética invertidas 180o em relação aos da ponte e do braço, eles são combinados em paralelo e tem um epsaço bem maior entre as bobinas.

No caso dos humbuckers a combinação é em série, mas as duas bobinas também estão magnética e eletricamente invertidas 180o uma em relação à outra. Sem isso não se consegue o cancelamento de ruído sem ter um som magrelinho e fraco nessa combinação em série de captadores.

O efeito de barrar o "hum" é conseguido da mesma maneira, apenas o espaço entre as bobinas e o tipo de combinação (se em paralelo ou em série) é que muda.

O diagrama que você colocou aí em cima mostra isso claramente!
« Última modificação: 27 de Agosto de 2013, as 01:38:39 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #35 : 27 de Agosto de 2013, as 03:10:45 »

Mas para que o ganho das duas bobinas fosse simétrico teríamos que ter um bobinamento reverso na segunda bobina.
Assim:


Mas nos Humbuckers estilo PAF (a maioria) o bobinamento tem a mesma direção em ambos os lados:



A bobina 1 no caso dos humbuckers estilo paf é energizada de dentro para fora, já a bobina 2 de fora para dentro.

« Última modificação: 27 de Agosto de 2013, as 03:16:27 por felixmeirelles » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #36 : 27 de Agosto de 2013, as 09:42:16 »

Acho que você está tendo uma abordagem abstrata e nada "eletrônica", pois está claro nos diagramas o contrário do que está apontando!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 455



« Responder #37 : 31 de Agosto de 2013, as 08:45:03 »

Mas nessas squiers o que ocorre é que o som acaba ficando ardido...

Esse deve ser um dos motivos por eu achar a minha Squier com uma "ponta" de agudos exagerada! Chega a irritar certas vezes. Mas bem... os pots de 250K estão vindo ai pra eu fazer esse teste.

-----
Tem como você medir o diametro dos pinos dos captadores da sua guitarra?
Eu não esqueci! Eles tem 5mm de diâmetro.


-----
Medindo no meu multímetro, na escala de 20k, deu 9k9 de resistência. É assim mesmo que se mede a resistência dos pickups?

Espanhol como você fez essas medidas? Retirou os captadores do circuito pra medir ou não?
« Última modificação: 31 de Agosto de 2013, as 09:16:09 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #38 : 31 de Agosto de 2013, as 12:17:59 »

Espanhol como você fez essas medidas? Retirou os captadores do circuito pra medir ou não?
Medi com um cabo plugado na guitarra, usando a escala de 20k no outro plug.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #39 : 31 de Agosto de 2013, as 13:55:15 »

O potenciômetro vai baixar muito pouco o valor final. Possivelmente o que foi lido como 9k9 seja na verdade 10k...

Eu fiquei muito impressionado com um valor tão alto num single cerâmico comum.  Huh?

Espanhol, já teve a oportunidade de colocar sua guitarra com outra Stratocaster ou com uma Fender USA? Eu apostaria que a sua fala bem mais alto e com muito mais médios, é isso?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #40 : 31 de Agosto de 2013, as 14:29:16 »

Tem como você medir o diametro dos pinos dos captadores da sua guitarra?
Eu não esqueci! Eles tem 5mm de diâmetro.
[/quote]
Então pode tentar esses abaixo.
Não sei se 1mm de espessura é o suficiente, mas como é barato, vale a pena tentar... Se não quiser arriscar, tenta direto com 2mm...
http://www.ebay.com/itm/290850380320
http://www.ebay.com/itm/170971043644
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #41 : 31 de Agosto de 2013, as 19:09:15 »

Eu fiquei muito impressionado com um valor tão alto num single cerâmico comum.  Huh?
Alex, não sei oque aconteceu... Medi novamente e agora, as medidas baixaram... realmente não tenho resposta pra isso.
Essas medidas de 4k8 foram nos pickups do meio e braço respectivamente. Na ponte, quando substituí aquele pot "grande" da foto, troquei o pickup por um que era no meio de uma strato Golden HSH que está desmontada aqui. Nesse pickup que coloquei, a resistência é maior, praticamente 6k2. (Tinha marcado 11k8 Huh?)

Espanhol, já teve a oportunidade de colocar sua guitarra com outra Stratocaster ou com uma Fender USA? Eu apostaria que a sua fala bem mais alto e com muito mais médios, é isso?
Não tive essa oportunidade Alex. Um amigo meu tem uma MIM e uma USA, assim que tiver oportunidade! A propósito, essa minha guitarra era dele, vou questioná-lo à respeito da comparação (que será enorme, penso eu).

Coloquei a foto da medida de um resistor de precisão pra tirar a dúvida quanto ao multímetro ( que não é dos melhores) estar marcando errado.

Também tirei fotos do pickup que era original da ponte. magrelinho rs...

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 31 de Agosto de 2013, as 19:27:26 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #42 : 31 de Agosto de 2013, as 21:40:58 »

Esses valores parecem mais próximos dos que encontramos em guitarras com singles cerâmicos comuns!

Só ua pergunta: certificou-se que o volume da guitarra estava no máximo quando fez as medidas?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 455



« Responder #43 : 31 de Agosto de 2013, as 23:59:24 »

Então pode tentar esses abaixo.

Agora é tarde... já comprei aqueles do link que você passou lá atrás! Mas foram bem baratinhos qualquer coisa se não der certo na medida compro novamente.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #44 : 01 de Setembro de 2013, as 00:31:16 »

Então pode tentar esses abaixo.

Agora é tarde... já comprei aqueles do link que você passou lá atrás! Mas foram bem baratinhos qualquer coisa se não der certo na medida compro novamente.
Não tem erro. Vai funcionar na boa... se fosse maior que 5mm é que seria o problema...
Quando chegar avisa... ai te explico a ideia toda... Smiley
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal