Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 02 de Julho de 2024, as 04:15:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Potenciômetros 250K para Stratocaster  (Lida 25754 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #15 : 25 de Agosto de 2013, as 19:56:32 »

Perdones, agora entendi, interessante a idéia!  Batendo Cabeça
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #16 : 25 de Agosto de 2013, as 21:43:44 »


Veja a medida de resistência DC desses captadores. Se for maior que 5k6 já dá pra invemtar de colocar pinos de Alnico 5, 3 ou mesmo 2. Dependendo apenas do timbre que goste mais.


Medindo no meu multímetro, na escala de 20k, deu 9k9 de resistência. É assim mesmo que se mede a resistência dos pickups?
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #17 : 25 de Agosto de 2013, as 21:58:56 »

Espanhol, é assim mesmo...

A ideia com essas pastilhas de neodimio é "simular" um pino de alnico...
Acho que essa serve bem... são 20 pastilhas, da pros 3 captadores...
http://www.ebay.com/itm/170971030245
Não se assustem com o tamanho das pastilhas na foto... essa pilha de pastilhas ai da foto tem 2cm de altura... é minusculo...
« Última modificação: 25 de Agosto de 2013, as 22:05:41 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #18 : 25 de Agosto de 2013, as 22:01:52 »

Oi Kem, eu estava me referindo às medidas de resistência dos captadores, se é assim mesmo que se mede no multímetro rs...
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #19 : 25 de Agosto de 2013, as 22:05:00 »

Oi Kem, eu estava me referindo às medidas de resistência dos captadores, se é assim mesmo que se mede no multímetro rs...
Não sei se você leu o meu post antes de eu editar.... sei lá o que aconteceu mas metade do texto sumiu quando eu cliquei en enviar (devo ter apagado o texto, sei la)...
Ja editei...
Reforçando, é assim mesmo que se mede... Wink
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #20 : 25 de Agosto de 2013, as 22:16:46 »

Obrigado Kem! São bem "altinhas" as resistências não?
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #21 : 25 de Agosto de 2013, as 23:24:45 »

Obrigado Kem! São bem "altinhas" as resistências não?
É isso ai... captadores com imãs ceramicos barra unica + resistencia alta do enrolamento + potenciometros 500K = timbre ardido e sem graça das squiers...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #22 : 25 de Agosto de 2013, as 23:29:47 »

Acima de 7k de resistência em single coils normalmente se usa pots de 500k mesmo, porque quanto maior a resistência normalmente maior o ganho.

Mesma coisa para Humbuckers, se pensarmos que uma bobina é quase morta é só dividir por dois a resistência.
Um humbucker de 12k tem uma saída próxima a um single de 6k.

Se usar um pot de 250K com um single de 8K corre-se o risco de uma atuação brusca ou até falta de silêncio com o pot no Zero.

Lógico que essa matemática é levando-se em conta a construção "convencionada" de captadores, esses valores podem variar em captadores de design diferente dos tradicionais, incluindo ai os ativos e as séries especiais da DiMarzio e Seymour Duncan.

Outra questão a se considerar é o efeito do magneto sobre a indutância da bobina, essa indutância pode variar de 500mH a 4H dependendo do tipo de captador e do campo magnético, isso influência e muito nas frequências que serão destacadas.
Além é claro da questão da própria indução.

Achar o equilíbrio perfeito entre a força da indução, indutância da bobina e distância do captador, pode fazer toda diferença entre ter uma Fender 60 ou um Berimbau metalizado.  Cheesy

Por isso é melhor bater uma foto da traseira dos captadores, que ai eu posso te passar uma lista completa das criaturas, mas pelo valor da resistência creio que seja um single estilo chinês, uma simulação de Alnico feito com uma barra cerâmica.
O Alex sabe do que estou falando.

Esses captadores estão mudando o mundo. Cheesy
São baratos, silenciosos e com ganho similar aos clássicos de alnico.

O único porém é que parecem ser mais duros aos super agudos que os alnico tradicionais.
Mas ligados a amplificadores não tão bons, principalmente os de Si, podem passar fácil como seus irmãos mais valorizados.

« Última modificação: 25 de Agosto de 2013, as 23:34:59 por felixmeirelles » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #23 : 26 de Agosto de 2013, as 00:09:08 »

Felix, na verdade é utilizado potenciometros de 500K em captadores com saida mais alta pra evitar abafar o som...
Mas nessas squiers o que ocorre é que o som acaba ficando ardido...

Não entendi sobre num humbucker uma das bobinas ser quase morta... Num humbucker de verdade, as 2 bobinas atuam...
« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, as 00:10:45 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #24 : 26 de Agosto de 2013, as 00:20:48 »

Eu imagino que sua guitarra com pups beirando 10k e imãs cerâmicos tenha um volume absurdo e devem ter um som cheio de médios.

Se pega essa guitarra e baixa os pots para 250k não vai ter o timbre das MIM, imagino. As MIM que vem com pups cerâmicos tem valor bem mais baixo que isso, justamente pra ter um pouco mais a ver com o timbre das vintage, ou novas americanas , etc. Pode a título de experiência apenas colocar um resistor de 560k ou 470k nas extremidades do pot de volume e ficar brincando com a guitarra pra sentir que som a redução de resistência do potenciômtero fará.

Se você curte o som de sua guitarra com essa captação, pode ser até que ache ruim ao trocar para captação vintage, com pinos de Alnico e valores de resistência DC entre 5.6k e 6.4k...

Para você ter uma idéia, os poucos captadores cerâmicos que tinham construção comum (não estamos aqui falando de Lace Sensosr ou congêneres) e um timbre mais aproximado de captadores vintage de Alnico tinham resistência DC próxima a 3.8K, não dava nem pra tentar tirar a barra cerâmica e trocar os pinos de aço por Alnico. Ficava muito baixo e pálido demais. Não chegava a 1 H de indutância com os pinos de Alnico. Já com a barra cerâmica ficava próximo de 1.8 H.

« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, as 00:22:33 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #25 : 26 de Agosto de 2013, as 00:23:34 »

Para você ter uma idéia, os poucos captadores cerâmicos que tinham construção comum (não estamos aqui falando de Lace Sensosr ou congêneres) e um timbre mais aproximado de captadores vintage de Alnico tinham resistência DC próxima a 3.8K, não dava nem pra tentar tirar a barra cerâmica e trocar os pinos de aço por Alnico. Ficava muito baixo e pálido demais. Não chegava a 1 H de indutância com os pinos de Alnico. Já com a barra cerâmica ficava próximo de 1.8 H.
Eu fiz isso... nos captadores de uma squier MIM (daquelas que vinha escrito fender em preto no headstock)... A media das resistencias era essa mesmo.
O som não ficou mais xoxo porque não dava...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #26 : 26 de Agosto de 2013, as 00:33:58 »

Sem falar em mojolices, pois algumas eu prezo...rs, na prática o que tenho observado é o seguinte:

Um som mais quente de Strato, com algum médio, sem estridência e um grave bom e focado: Alnico 5 e resistências próximas entre 5.8K e 6k
Se quiser um som mais transparente, pode trocar o Alnico 5 por 3 ou 2 e vai entrar no território mais John Mayer dos "médios esculpidos".

Félix, acabei de colocar um SD Alnico II Pro, que estava numa Squier, na minha Fender AmStd, transformando-a em HSS. Esse humbucker tem 8.2k de resistência DC e é muito mais alto em termos de saída que os outros 2 singles (Benson Custom Handwound) que estão na guitarra e tem 5.9k e 6.0k. Os singles são de Alnico 5 e o HB, claro, Alnico 2. Além da saída realmente ser mais alta, a presença muito maior de médio do HB dá a idéia de maior disparidade.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #27 : 26 de Agosto de 2013, as 00:41:49 »

Kem o abafamento é o efeito secundário justamente da falta de corte deixando o capacitor de tom atuando mesmo com o tone no máximo, uma vez que os valores são cruzados, mais ganho no captador necessita te mais resistência nos pots.

Com captadores de ganho extra alto mesmo pots de 500K não são suficientes.

Em relação aos Humbuckers, uma bobina é invertida, não trabalha na capitação direta e sim na "negação" do hum estando fora de fase.
Por isso temos diversos humbuckers somente com uma bobina com os poles ou parafusos expostos, como os antigos PAF.

Poucas pessoas se atentam para o fato disto, eu mesmo cansei de pegar humbuckers invertidos, principalmente em marcas menos reconhecidas de guitarras.
O Certo é a bobina da fase ficar nos opostos e a bobina "morta" ficar para dentro.





« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, as 20:12:04 por felixmeirelles » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 455



« Responder #28 : 26 de Agosto de 2013, as 00:47:26 »

Senhores não li tudo ainda mas, o papo aqui está "descambando" para o assunto captação. Sei que é quase impossível se falar de guitarra e não se falar dos captadores dela mas, acho que deveríamos transportar oque se escreveu sobre captadores aqui para outro tópico pra ficar uma coisa mais organizada estou certo?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #29 : 26 de Agosto de 2013, as 00:49:50 »

Felix, eu posso estar errado... Mas acho que não é bem assim.
Os polos dos humbuckers ficam escondidos apenas por uma razão estetica, já que a capa não atrapalha em quase nada o campo magnetico...
Tente medir a saida de um captador desses com as 2 bobinas e depois com uma desligada... a diferença é grande...
Quanto ao fato dos polos expostos ficarem para a extremidade, ta certo.
Esse em geral é o polo sul dos magnetos, e o "padrão" é eles ficarem pras extremidades...
Mas não é o padrão de todos os fabricantes...

-----
Senhores não li tudo ainda mas, o papo aqui está "descambando" para o assunto captação. Sei que é quase impossível se falar de guitarra e não se falar dos captadores dela mas, acho que deveríamos transportar oque se escreveu sobre captadores aqui para outro tópico pra ficar uma coisa mais organizada estou certo?
Certissimo... Moderadores, please...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal