Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Junho de 2024, as 05:46:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Potenciômetros 250K para Stratocaster  (Lida 25684 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 455



« : 18 de Agosto de 2013, as 15:28:49 »

Pessoal estou aos poucos melhorando uma Squier Affinity e me deparei com uma dúvida, quais são os potenciômetros que vem atualmente nas Fender's equipadas com single coil? Vi diversas marcas bem como falsificações dessas marcas no evilbay  Evil e fiquei com uma indecisão na cabeça e resolvi perguntar aos nobres colegas primeiro pra eu não fazer burrada. Vi uns Clarostat, CTS, Alpha e uns que vem embalados com o logo da fender em cima mas bem sei que a fender não fabrica potenciômetros então deva ser algumas dessas marcas que já citei que fabrica e eles apenas poem o nome deles em cima. Pra complicar mais ainda tem os chamados no load mas isso e outra história...


Ahhh gostaria de saber a média de preço desses potenciômetros também pra não levar gato por lebre.

Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
cobalto777
Visitante
« Responder #1 : 18 de Agosto de 2013, as 17:25:50 »

na minha strato american deluxe usa,3 singles veio todos 250 k,a fender usa os pots cts,já a do meu amigo,uma outra strato usa,mas que veio com os noiseless vieram todos os pots de um mega...(cts) t b (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #2 : 18 de Agosto de 2013, as 17:32:53 »

bossman, Fender com single (single mesmo, nada de noiseless, etc) usa 250K.
A Fender realmente não fabrica potenciometro. Mas ela usa na maioria dos casos os famosos CTS.
Tem CTS com embalagem Fender e sem... são os mesmos potenciometros.
Um detalhe... A Fender usa LOG pra tudo. Volume e tom...
Vai comprar no ebay ou por aqui?
Por curiosidade... a sua squier veio com potenciometros de que valor?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 455



« Responder #3 : 18 de Agosto de 2013, as 17:33:18 »

na minha strato american deluxe usa,3 singles veio todos 250 k,a fender usa os pots cts,já a do meu amigo,uma outra strato usa,mas que veio com os noiseless vieram todos os pots de um mega...(cts) t b (moderador, peço que me suspenda do fórum).

Certo então se eu comprar os pot's da Fender separados será que são da CTS??

-----
Tem CTS com embalagem Fender e sem... são os mesmos potenciometros.

Estou querendo comprar esses com embalagem da fender porque ai é mais certo de eu não estar sendo enganado.
Um detalhe... A Fender usa LOG pra tudo. Volume e tom...

Disso não sabia!

Vai comprar no ebay ou por aqui?

Evilbay  Evil
Por curiosidade... a sua squier veio com potenciometros de que valor?

Rapaz sabe que eu não sei... comprei essa Squier do battery acid  há alguns anos e nunca a abri!
« Última modificação: 18 de Agosto de 2013, as 17:38:17 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 18 de Agosto de 2013, as 18:18:16 »

Ter os pots na embalagem da Fender nada vai garantir, se clonam o potenciômetro, que dirá uma embalagem impressa em apelão...rs. Se estiverem muito baratos, desconfie!

Eu prefiro os CTS pela ação e durabilidade, mas em termos de som nada muda, apenas o valor. O tipo de pot, se linear ou log, só altera a ação. Por exemplo, costumo usar o pot de volume linear quando tem um capacitor de treble bleed acoplado no volume e log nos controles de tonalidade. Sem o capacitor, aí deixo log no volume.

Importante também é o valor do capacitor do controle de tonalidade. No começo, nos anos 50, as Stratocasters vinham com 100nF, depois mudaram para 47nF ( o que eu prefiro na maioria das vezes ) e de uns tempos pra cá são usados capacitores de 22nF. Nada impede que você use mais de um valor na mesma guitarra. Eu particularmente uso o controle de tonalidade também no captador da ponte, o que não é nada vintage, mas eu gosto dessa possibilidade.

As Afinity devem vir com captação cerâmica e pots de 500k, seria legal confirmar. Trocando o valor dos pots, deve diminuir os agudos e valorizar os médios. As madeiras, segundo o site da Fender, são as tradicionais Alder e Maple.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2013, as 00:10:48 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #5 : 18 de Agosto de 2013, as 19:27:40 »

Por curiosidade... a sua squier veio com potenciometros de que valor?
Tenho uma Squier igual a do Boss, e a minha veio com os 3 de 500kB. São uns Pot's bem grandes, o dobro do tamanho desses convencionais que usamos nos pedais.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 18 de Agosto de 2013, as 19:33:17 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 455



« Responder #6 : 19 de Agosto de 2013, as 00:04:46 »

Puxa vida só fui ler essa mensagem agora... Se fosse mais cedo com certeza iria abrir a guitarra pra fazer o tira teima. Mas semana que vem ela não me escapa!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 455



« Responder #7 : 25 de Agosto de 2013, as 18:17:44 »

Então pessoal! Não disse que ela não escapava esse fim de semana?

Pois bem abri ela pra olhar os potenciômetros e as suspeitas se confirmaram, potenciômetros de 500K e capacitor verdinho de 47 nF! Queria entender o que levou ao pessoal da Squier a colocar pots de 500k junto a singles já que eles seriam uma empresa "by Fender" !





Comprando pots. de 250K em 3,2,1...

Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #8 : 25 de Agosto de 2013, as 18:22:47 »

Pois bem abri ela pra olhar os potenciômetros e as suspeitas se confirmaram, potenciômetros de 500K e capacitor verdinho de 47 nF! Queria entender o que levou ao pessoal da Squier a colocar pots de 500k junto a singles já que eles seriam uma empresa "by Fender" !
Senão o timbre fica muito parecido com as mais caras... Principalmente as MIM...

Ps. Não quer tentar nesses caps aquela mod que falei sobre os imãs neodimio?!?  Roll Eyes
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 455



« Responder #9 : 25 de Agosto de 2013, as 18:29:38 »

Senão o timbre fica muito parecido com as mais caras... Principalmente as MIM...

Sinceramente eu havia pensado nessa possibilidade mas, não dei créditos a minha própria linha de raciocínio

Ps. Não quer tentar nesses caps aquela mod que falei sobre os imãs neodimio?!?  Roll Eyes

Que mod seria essa kem?Teria como linkar aqui?
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 25 de Agosto de 2013, as 18:35:13 »

Que mod seria essa kem?Teria como linkar aqui?
Disponha... Wink
Quanto ao mod, vai dar mais trabalho eu procurar meu post do que explicar.
Na squier, é usado pinos de metal com uma barra unica de imã ceramico. O campo magnetico fica muito disperso.
Nas MIM, é usado pinos de matel um pouco mais compridos, e uma barra de imá ceramico de cada lado dos pinos, na parte de baixo. O campo magnetico ainda é disperso, mas um pouco melhor.
Nas Fenders melhores, os pinos são os proprios imãs, em geral alnico. Os campos magneticos são bem "delimitados" (não encontrei palavra melhor pra colocar - se eu lembrar eu edito).
Bom, minha ideia... remover a barra de imã ceramico dos captadores squier (como os seus) e colocar no lugar pastilhas de neodimio com o diametro do pino, e uma espessura de uns 3mm. O campo magnetico vai ficar bem mais definido (melhor definido? Smiley ).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 455



« Responder #11 : 25 de Agosto de 2013, as 18:46:24 »

Bom, minha ideia... remover a barra de imã ceramico dos captadores squier (como os seus) e colocar no lugar pastilhas de neodimio com o diametro do pino, e uma espessura de uns 3mm. O campo magnetico vai ficar bem mais definido (melhor definido? Smiley ).

Certo e essas pastilhas de neodímio sa fáceis de se encontrar?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #12 : 25 de Agosto de 2013, as 19:00:22 »

Bom, minha ideia... remover a barra de imã ceramico dos captadores squier (como os seus) e colocar no lugar pastilhas de neodimio com o diametro do pino, e uma espessura de uns 3mm. O campo magnetico vai ficar bem mais definido (melhor definido? Smiley ).

Certo e essas pastilhas de neodímio sa fáceis de se encontrar?
Sim... tem no Ebay aos montes ou em SP na Koimas...
Tem como você medir o diametro dos pinos dos captadores da sua guitarra?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #13 : 25 de Agosto de 2013, as 19:13:13 »

Tome cuidado com isso, pois neodímio bem carregado será capaz talvez de parar a vibração das cordas...rs. Os tais captadores que usam neodímio da GFS e da Entwistle são feitos assim?

Na verdade, como o Kem já indicou, singles cerâmicos comuns com pots de 250k = Fender Standard (MIM).

Veja a medida de resistência DC desses captadores. Se for maior que 5k6 já dá pra invemtar de colocar pinos de Alnico 5, 3 ou mesmo 2. Dependendo apenas do timbre que goste mais.

Neodímio nunca tentei, os imãs que tenho desse material são os que o Félix me conseguiu e os uso para magnetizar, inverter a polaridade ou desmagnetizar magnetos de captadores aqui em casa. São de meter medo!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #14 : 25 de Agosto de 2013, as 19:31:06 »

Tome cuidado com isso, pois neodímio bem carregado será capaz talvez de parar a vibração das cordas...rs. Os tais captadores que usam neodímio da GFS e da
Alex, você não entendeu...
São pastilhas MUITO pequenas. Provavelmente 4mm de diametro por 3 a 2mm de espessura... elas vão por baixo dos pinos de metal... encostadas (coladas) a esses...
Não vão ter força pra isso tudo, nem perto disso.
Mas vão direcionar o campo magnetico.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal