Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Novembro de 2024, as 15:27:17

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pré simples para IALL 3.5  (Lida 11050 vezes)
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19

« : 04 de Agosto de 2013, as 15:25:20 »

Senhores,

Montei um IALL 3.5 há um tempo e agora decidi colocar um pré valvulado nele.
Em um tópico que perguntei qual amp valvulado montar depois do IALL algumas pessoas me deram a ideia de adicionar um pré a ele, então decidi fazer isto.

Vi várias sugestões lá e acabei optando por montar um pré baseado neste aqui da AX84.
Como eu quero algo ainda mais simples, eliminei o tone stack e após o primeiro triodo já vai pra o potenciômetro de ganho.
Quando mostrei o esquema a algumas pessoas elas me disseram que uma 12AX7 seria muito ganho pro IALL e me aconselharam usar uma 12AU7 e um trimpot na saída pro power. Vejam a imagem a baixo (desculpem, mas teve que ser no paint mesmo).

(modifiquei a imagem adicionando o capacitor que faltava)

Os transformadores que utilizei no meu amp foram comprados na schatz e como eu não tinha certeza que o transformador de força aguentaria mais uma válvula, então entrei em contato com eles e a resposta foi positiva, o transformador vai segurar a onda.

Dai veio a próxima dúvida: Que tensão utilizar para alimentar o HT das válvulas se no esquema da AX84 não diz o valor?
No esquema do HO os primeiros triodos são alimentados com 234V e medindo meu IALL obtive as tensões da imagem abaixo.

Dai passei a querer puxar um fio logo depois do Resistor 10 (470 5W) para ser o meu “B+5” e assim alimentar a válvula com 231V. O que acham?
Seria necessário mais um capacitor de filtragem antes desses 231V entrarem no pré?

Outra coisa que eu queria me certificar é se coloquei o trimpot de forma correta no circuito.

A placa do pré já está soldada e instalada no chassis, só falta a parte de alimentação HT e o trimpot na saída do pré que devo comprar amanhã.
Um membro aqui do fórum vai me dar uma 12au7 esta semana pra que eu possa testar depois que sanar minhas dúvidas e finalizar a montagem.

Agradeço desde já aos que puderem me ajudar.

Ricardo
« Última modificação: 04 de Agosto de 2013, as 20:33:34 por RicardoVasconcelos » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 04 de Agosto de 2013, as 15:37:51 »

Veja se não falta um capacitor antes do pino 1 do potenciômetro de ganho.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #2 : 04 de Agosto de 2013, as 15:44:09 »

Veja se não falta um capacitor antes do pino 1 do potenciômetro de ganho.

Bem observado. Acho que um de 0.022uF vai bem ali (mais uma vez me baseando no circuito do HO).
Vou colocar na lista de compras para amanhã.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #3 : 04 de Agosto de 2013, as 16:03:56 »

Não esquece que esses capacitores precisam ser de 400V.

E como você vai trocar de válvula da 12AX7 para a 12AU7, precisaria mudar os resistores de catodo de 1,5k para um valor maior, senão os triodos vão ficar polarizados muito perto da saturação. Talvez aumentando pra 3k3 ou 4k7.  E pode pegar a tensão de 220V mesmo que não faz muita diferença pra 234V.  Faça mais uma etapa RC pra alimentar o pré a partir dos 220V.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #4 : 04 de Agosto de 2013, as 16:17:44 »

Quanto a tensão dos capacitores eu tenho prestado muita atenção, pois na minha primeira tentativa de montar um valvulado não chequei todos e tive problemas com isso (aprendi errando).

Como a placa já está montada e no lugar eu acho que pelo menos o primeiro teste farei com estes resistores de 1K5 mesmo. Teria problema só pra testar?
Dai já vou incluir aqui na minha lista de compras um par de 3K3 e outro de 4K7 pra usar em definitivo com a 12au7.
O Haroldo tinha até me dito pra ir experimentando as duas válvulas pra ver qual eu gostaria mais e chegou a citar que talvez tivesse que mexer nos valores dos resistores para melhor uso da 12au7, mas não chegou a falar quais valores.

Como eu não entendo de eletrônica o bastante para fazer alterações por conta própria, queria que tu descrevesse melhor como deve ficar esta nova etapa RC.
Seria mais um resistor depois do R5 e logo após ele mais um capacitor de 100uF x 450V (igual os demais do fitro RC)? Qual seria o valor desse resistor? O fink já me passou um link de uma calculadora RC, mas saber usar que é bom não sei e por isso conto com a ajuda de vocês.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #5 : 04 de Agosto de 2013, as 16:43:51 »

Como a placa já está montada e no lugar eu acho que pelo menos o primeiro teste farei com estes resistores de 1K5 mesmo. Teria problema só pra testar?
Dai já vou incluir aqui na minha lista de compras um par de 3K3 e outro de 4K7 pra usar em definitivo com a 12au7.
......
Como eu não entendo de eletrônica o bastante para fazer alterações por conta própria, queria que tu descrevesse melhor como deve ficar esta nova etapa RC.
Seria mais um resistor depois do R5 e logo após ele mais um capacitor de 100uF x 450V (igual os demais do fitro RC)? Qual seria o valor desse resistor?

Pra testar não tem problema, porque vai depender muito do nível do sinal de entrada. Como a 12AU7 tem ganho menor que a 12AX7, pode ser que o sinal não chegue na saturação como se fosse com a 12AX7.  Se você plotar a reta de carga e o ponto de polarização vai ver que com 1k5 e a 12AU7, o ponto de polarização fica mais pra esquerda da reta, enquanto que com a 12AX7 fica mais ou menos no meio da reta. Por isso precisaria mudar o resistor de catodo pra puxar o ponto de polarização mais pro meio da reta com a 12AU7.   De qualquer forma como você quer um pré amplificador e não um pedal distorcedor, então é melhor deixar o ponto de polarização mais pro meio do que pra saturação ou pro corte.

Sobre a etapa RC, o resistor pode ser de 1k 1W pra não derrubar muito a tensão, depois do R5 e C3, e o capacitor pode ser de 22uF 400V depois desse resistor, porque 100uF é muito e é grande.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #6 : 04 de Agosto de 2013, as 17:09:43 »

Entendido.

Vou ter um pouco mais de calma pra ver ele funcionando e trocarei os resistores pelos de 3K3 (um pouco de saturação é bem vinda).

Sobre os capacitores da etapa RC, na verdade quando eu fui montar o IALL já tinha todos os componentes de um HO menos os capacitores que queimaram em função de não ter observado as tensões. Dai perguntei ao Haroldo se teria problema usar os capacitores de 47uF do HO no IALL mesmo sabendo da diferença de valores e ele disse que dava sim pra montar. Então não sei se a sua estimativa de usar um capacitores de 22uF mudaria para o caso específico.
Inclusive se puder ser outro de 47uF eu já tenho aqui.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #7 : 04 de Agosto de 2013, as 17:20:32 »

Pode ser o de 47uF que vai funcionar, não precisava de tanto, mas se é o que você tem, usa esse mesmo.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #8 : 04 de Agosto de 2013, as 20:39:01 »

Aproveitei o tempo livre aqui e atualizei a imagem com o esquema do pré. Adicionei o capacitor que faltava entre a placa do primeiro triodo e o pino 1 do pot de ganho.

Também já fiz a solda aqui, pois fuçando meus componentes achei um capacitor de 0.022uF x 630V novo em folha.
Ai a sorte estava do meu lado e um trimpot de 250K apareceu e também foi soldado.

Agora fica faltando fazer o RC com o resistor de 1K e o capacitor de 47uF x 400V.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39

Um ao outro ajudou.

« Responder #9 : 04 de Agosto de 2013, as 22:09:39 »

Aproveitei o tempo livre aqui e atualizei a imagem com o esquema do pré.

Já que vai trocar a válvula 12AX7 por uma 12AU7, altera essa modificação no esquema. Vai que um desavisado, alguém que não é muito de ler...
Assim que estiver atualizado certamente aparecerá alguém que fará o esquema direitinho em um programa para esse fim.
Estou acompanhando!
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #10 : 05 de Agosto de 2013, as 00:04:25 »

Ricardo, meu xara, o xformer já falou praticamente tudo, e acertadamente.
Só 2 sugestões.
Ao invés do trimpot, troque o valor de R9 no Iall. Pode até colocar o trimpot no lugar dele, e após achar o valor ideal, troque por um resistor com valor aproximado.
Quanto aos resistores de 1k5 nos catodos, do jeito que esta realmente não é a melhor configuração para as 12AU7.
Mas você pode mante-los sim, e acho que seria até uma opção melhor, mas precisaria trocar os resistores de placa (os de 100K) por 47K.
Mas resistores de placa em 100K e de catodo em 1k5 realmente não são as melhores opções.

« Última modificação: 05 de Agosto de 2013, as 01:14:10 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #11 : 05 de Agosto de 2013, as 06:57:48 »

Já que vai trocar a válvula 12AX7 por uma 12AU7, altera essa modificação no esquema. Vai que um desavisado, alguém que não é muito de ler...
Assim que estiver atualizado certamente aparecerá alguém que fará o esquema direitinho em um programa para esse fim.
Estou acompanhando!

Vou ver se instalo um programa pra deixar o esquemático todo certinho.

Ricardo, meu xara, o xformer já falou praticamente tudo, e acertadamente.
Só 2 sugestões.
Ao invés do trimpot, troque o valor de R9 no Iall. Pode até colocar o trimpot no lugar dele, e após achar o valor ideal, troque por um resistor com valor aproximado.
Quanto aos resistores de 1k5 nos catodos, do jeito que esta realmente não é a melhor configuração para as 12AU7.
Mas você pode mante-los sim, e acho que seria até uma opção melhor, mas precisaria trocar os resistores de placa (os de 100K) por 47K.
Mas resistores de placa em 100K e de catodo em 1k5 realmente não são as melhores opções.
Xará, o xformer já falou até que andou se confundindo com e-mails que troquei com ele achando que era tu.

Na verdade eu retirei o R9 da PCB do IALL e coloquei o trimpot na entrada do circuito (pino 1 saída do pré, pino 2 entrada do IALL e pino 3 ligado no terra). Coloquei o R9 direto no jack de entrada do amplificador (conforme esquema do pré).

Então seria melhor trocar os resistores da placa por 47K e manter os de cátodo em 1K5?
Visitante
« Responder #12 : 05 de Agosto de 2013, as 10:44:49 »

Como sugestão:

Fazer o pré Fender usando um transformador de 12V @ 500mA,
retificado e filtrado para alimentar os filamentos e esta
fonte SMPS ou "nixie" que fornece perto de 200Vdc para
alimentar a 12ax7.

http://www.ledsales.com.au/kits/nixie_supply.pdf

As placas da fonte e da nixie são pequenas, e a parte do
pré propriamente dita seria montada no soquete da 12ax7
pois sem o tone stack sobram poucos componentes.

Dá para colocar tudo numa 1590B e ficar com o pré
separado do IALL, podendo assim usar outras combinações
de pré com o IALL.

Abraço.

Os componentes da fonte podem ser encontrados na Tiggercomp.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2013, as 07:41:47 por Ferro_Velho » Registrado
tcgomes
Visitante
« Responder #13 : 05 de Agosto de 2013, as 11:24:53 »

Ferro_Velho nunca tinha visto esse projecto, estive vendo os componentes e o UF4004 pode ser substituido por um UF4007?

Abraços.
Visitante
« Responder #14 : 05 de Agosto de 2013, as 11:30:56 »

Sim, pode.

Abraço.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2013, as 07:41:16 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: