Olá,
Estou com um baquinho destes para consertar um barulho no reverb. Não sou técnico em eletrônica, tenho só os conhecimentos das montagens que fiz de curioso até hoje!
Abri e parecia que o amplificador tinha passado por uma açougueiro, não por um técnico.parafusos de montagem faltando, vários fios soltos, os fusíveis em bypass, uma bagunça só.
Limpei, coloquei os fusíveis corretos e liguei com a lâmpada em série. Não ascendeu a lâmpada, mas também não funcionou.
Verifiquei que os transistores de saída estavam queimados, troquei e funcionou perfeitamente, exceto pelo barulho no reverb que cessava ao diminuir o seu volume.
Vendo os esquemáticos disponibilizados neste tópico, consegui mapear o reverb e comecei a "fuçar". Os fios soltos eram o acionamento do reverb e do tremolo que quando em contato com o terra zeravam o volume do circuito, anulando o efeito. Soldei os fios nos jacks e o funcionamento ficou perfeito. Fiz até um foot switch para testar o circuito:
Aí passei para o barulho no reverb. Fiz vários testes de funcionamento de resistores, transistores e tudo funcionava perfeitamente, até que desprendi a calha do reverb do chassis e do nada o barulho sumiu!
Após várias tentativas e erros, notei que o barulho era na mesma frequência que o transformador emitia. Aí afastei os fios e coloquei a calha do reverb fora do chassi e finalmente sumiu o barulho!
Percebi que o transformador estava frouxo no chassi, apertei os parafusos e o barulho diminuiu um pouco.
Eis a situação:
Então tive as seguintes ideias para sanar o barulho:
1 - Tirar a calha do reverb de dentro do chassis e colocar um cabo blindado - desvantagem, tira a originalidade do amplificador;
2 - Colocar uma chapa metálica envolvendo o transformador para criar uma gaiola de faraday - não tenho certeza de que vai resolver;
3 - Trocar o transformador - somente depois de descartar todas as demais possibilidades.
Gostaria da opinião dos colegas se estou no caminho certo, se tem outra alternativa a tentar primeiro.
Algumas considerações adicionais:
Ainda vou trocar todos os cabos das 3 entradas e depois de tudo funcionando, vou trocar o revestimento, a madeira que fixa o alto falante e dar uma geral na aparência do amplificador.
Abraço à todos!