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Autor Tópico: Esmalte de unha pra pedal?  (Lida 12603 vezes)
Rafael O Leite
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« : 21 de Julho de 2013, as 00:56:44 »

 Anjo Não eu não fiz isso. Mas me passou pela cabeça. Olhando o catálogo de esmaltes de minha esposa vi uma gama de opções em cores, inclusive perolizadas;daí pensei em pedais. Por acaso alguém já tentou essa maluquisse? Quais os resultados? Antes de testar gostaria de consultá-los...
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« Responder #1 : 21 de Julho de 2013, as 00:59:41 »

Anjo Não eu não fiz isso. Mas me passou pela cabeça. Olhando o catálogo de esmaltes de minha esposa vi uma gama de opções em cores, inclusive perolizadas;daí pensei em pedais. Por acaso alguém já tentou essa maluquisse? Quais os resultados? Antes de testar gostaria de consultá-los...
Se ta falando da pintura... vai descascar MUITO facil... só de olhar...
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Rafael O Leite
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« Responder #2 : 21 de Julho de 2013, as 01:12:42 »

Faz sentido...

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Saberiam dizer se há no mercado sprays com tinta perolizada? Faz uns vinte anos que não compro spray...
« Última modificação: 21 de Julho de 2013, as 01:16:14 por Rafael O Leite » Registrado
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« Responder #3 : 21 de Julho de 2013, as 10:37:09 »

Eu sempre uso esmalte de unha, para fixar as porcas dos pedais, pois não oxida e é fácil de remover, se precisar.
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« Responder #4 : 21 de Julho de 2013, as 11:43:16 »

Esmalte de unha seca muito rápido, é impossível aplicar de forma decente sem um aerógrafo. E, como já foi dito, descasca fácil. E sai caro, já que vem muito pouco no vidro, não dá para pintar um pedal com um vidro só.

Só a título de curiosidade, esmalte de unha não é um "esmalte" na definição técnica da palavra, e sim uma laca.

Tintas peroladas em spray existem, mas não das marcas "tradicionais" (pelo menos eu nunca vi). Em lojas de plastimodelismo podem ser encontradas as marcas Tamiya e Testors, em latas de spray pequenas (só dá para um pedal) e CARAS. São lacas acrílicas, até que bem resistentes, dão um bom brilho sozinhas (depois de polimento leve, com pasta de dente e algodão), mas aceitam verniz.

O que fica mais parecido com um "perolizado", sem ter que partir para a tinta de modelismo, é o verniz vitral em spray da Colorgin, aplicado sobre fundo dourado ou prateado, também em spray (acaba saindo mais caro ainda).

Sinceramente, acho mais negócio investir num aerógrafo barato e num inalador (convencional, aquele que faz barulho, o ultrassônico não serve), e trabalhar com tintas automotivas. Aí você pode se esbaldar nas cores lisas, metálicas e peroladas, inclusive fazendo misturas. Com R$ 100,00 resolve-se o problema (isso só paga 3 latas de tinta Tamiya).
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« Responder #5 : 26 de Julho de 2013, as 02:16:57 »

Qual sai mais em conta?
Comprar aerógrafo  (ja tenho o compressor de ar) + latinhas de tinta (aquelas de 225ml) OU em spray (Assim eu teria que comprar spray primer + spray colorido + spray verniz);

Caso a melhor escolha seja a primeira, qual tipo de tinta mais indicado? Esmalte sintético?
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whitebilly
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« Responder #6 : 26 de Julho de 2013, as 08:43:10 »

Duvido que o esmalte de unha seria aplicado de forma uniforme mesmo com aerógrafo!
Ela é muito grossa vai entupir a cada 2 segundos!
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« Responder #7 : 26 de Julho de 2013, as 09:03:07 »

Aerógrafo é a melhor opção, mas veja se ele "casa" com o compressor. A maioria dos aerógrafos trabalha bem entre 20-30 PSI, se o seu compressor for muito forte e não tiver regulagem de pressão você poderá ter problemas (durabilidade do aerógrafo, má qualidade da pintura...).

Qualquer tinta vai bem com o aerógrafo, desde que adequadamente diluída (como ponto de partida, "consistência de leite"). Particularmente, tintas com solventes mais "rápidos" (thinner, álcool isopropílico) funcionam melhor. Pessoalmente, não gosto de trabalhar no aerógrafo com esmalte sintético, por causa da secagem demorada, nem com tintas acrílicas Vallejo para modelismo, que secam muito rápido e entopem o bico. Até tintas e vernizes bicomponente vão muito bem (PU), mas lembre-se de limpar o aerógrafo IMEDIATAMENTE após o uso (aliás, isso é importante SEMPRE).

Whitebilly, esmalte até que aplica bem, mas tem que ser bem diluído com thinner. O problema é que eles tem carga de pigmento muito baixa, então não dão cobertura (tem que dar um monte de demãos), além de não serem resistentes.
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« Responder #8 : 26 de Julho de 2013, as 09:38:45 »

Aerógrafo é a melhor opção, mas veja se ele "casa" com o compressor. A maioria dos aerógrafos trabalha bem entre 20-30 PSI, se o seu compressor for muito forte e não tiver regulagem de pressão você poderá ter problemas (durabilidade do aerógrafo, má qualidade da pintura...).
Ou mesmo um acidente,se o compressor tiver 100 PSI vai mandar 100 PSI para o aerógrafo e ele pode explodir,cuidado use com o regulador de pressão,já li um caso de acidente aqui mesmo no handmades.
 
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« Responder #9 : 26 de Julho de 2013, as 11:34:07 »

Dá pra usar esmalte de unha sim. Tem que diluir pra aplicar com pistola como qualquer outra tinta. O efeito "perolizado" vai depender da cor do fundo aplicado, fundos escuros mudam completamente o resultado final da cor nesse caso.

A pintura fica uniforme sabendo pintar. Quanto a durabilidade, é só envernizar que dura como as outras também.

Essa latinha foi pintada com esmalte de unhas, tenho ela até hoje e a pintura ainda está perfeita. Não me lembro quantas demãos dei, mas não passou de duas, pois estava justamente fazendo esse teste se dava certo com esmalte de unhas.



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« Responder #10 : 26 de Julho de 2013, as 12:49:56 »

O compressor em questão tem os seguintes dados:
Motor: 1/30 Hp
Consumo de Energia: 70 / 80 W
Voltagem: 110 e 220 Volts (60 Hz)
Compressão: 40 Libras (máximo)
Vazão de ar livre: 15 litros / min
Vazão de ar com nebulizador: 7,5 litros / min
http://loja.nevoni.com.br/p/6600S/Inalatec+Plus+(embalagem+papelao)

Só que nao fala nada da pressão :/

Quanto ao esmalte sintético demorar muito para secar, só colocar um pouco de catalizador.
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« Responder #11 : 26 de Julho de 2013, as 14:01:38 »

Diz no máximo 40 libras,pra pintura é bom um compressor com reservatório de ar usar com ar direto não sei se ficaria bom.
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« Responder #12 : 27 de Julho de 2013, as 00:51:35 »

boa noite,
A uns dias pedi uma dica ao gugarn (t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) estou querendo comprar um compressor) eu estava pensando em comprar esse tipo de pistola http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-495336112-pulverizador-paint-easy-sua-pintura-facil-650w-_JM , mas a "cara" dela na me passou muita confiança, então o gugarn me indicou esse tipo de compressor http://www.wkshop.com.br/loja/produtos_descricao.asp?m_descricao=2&codigo_departamento=6&codigo_produto=1254 e esse aerografo http://www.wkshop.com.br/loja/produtos_descricao.asp?m_descricao=2&codigo_departamento=6&codigo_produto=837 (lembrando que os links são apenas para visualizar o tipo do produto) é um investimento que compensa ao meu ver, depois continuei a procurar e achei esse no ML, é o mesmo compressor mas sem tanque. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-496455305-kit-compressor-comp-1-aerografo-aco-simples-frete-gratis-_JM achei bem interessante pois vem completo (já com o aerógrafo, compressor com desligamento automático, e filtro de ar com regulagem de pressão ).

Fica a dica eduguitarhacker, talvez gastando um pouquinho mais pra ter mais qualidade e durabilidade seria melhor, essas maquininhas de inalação provavelmente não terão a mesma durabilidade que tem um compressor... abraço!
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« Responder #13 : 28 de Julho de 2013, as 11:06:44 »

Minhas considerações:

1) Os aerógrafos da Lince (foi o link que você postou) são excelentes, e como são fabricados no Brasil, a garantia e a reposição de peças é tranquila. Eu tive um por 3 anos, vendi porque comprei outro mais "invocado", mas nunca apresentou problema.

2) Aerógrafos de sucção (de novo, o que você postou) tem a vantagem de acomodar maior quantidade de tinta, mas exigem um pouco mais de pressão. Aerógrafos "de gravidade", como este aqui (só exemplo) http://www.wkshop.com.br/loja/produtos_descricao.asp?m_descricao=4&codigo_departamento=6&codigo_produto=2572 permitem troca de cores mais rápida, exigem menor pressão, mas acomodam menos tinta.

3) Compressor com tanque sempre é a melhor opção, com fluxo de ar constante e melhor funcionamento junto com filtro de umidade e regulador. Os produtos da Sagyma são excelentes (já tive oportunidade de testar o compressor, e tenho um aerógrafo desta marca há uns 5 anos). Note que o compressor "vermelho" é de 1/8 de HP,e só serve para aerógrafo (devido a baixa potência). Por quase o mesmo preço, compra-se este aqui http://www.wkshop.com.br/loja/produtos_descricao.asp?m_descricao=4&codigo_departamento=6&codigo_produto=2617 que tem 2HP (é grandinho...) e pode ser usado com pistolas maiores (sem exagero) para pintar uma guitarra (ou uma parede, e até um paralama amassado...).

4) Para aerógrafo de gravidade, um inalador (não ultrassônico) funciona. Mas, como comentado antes, não dura e não faz milagre. A tinta precisará estar mais diluída para compensar a baixa pressão.

5) Fuja de compressores de "ar direto" (como os Tufão). Não oferecem fluxo de ar constante (eles pulsam), costumam ser barulhentos e precisam ser desligados quando não se está aplicando tinta. Quebram o galho (eu uso um há anos, com algumas gambiarras instaladas para "normalizar a pressão" e permitir regulagem de pressão), mas estão longe do ideal, e hoje, pelo mesmo dinheiro, compra-se coisa muito melhor.

6) Para quem está na pindaíba, uma excelente opção para economizar dinheiro do compressor é usar uma câmara de ar de pneu como reservatório de ar. Claro que não dura muito, mas dá conta para pequenos trabalhos. E pode-se encher com uma bomba de bicicleta (com esforço...).

7) Qualquer compressor com reservatório, por maior que seja (inclusive aqueles gigantes que tem em oficinas profissionais), pode receber um regulador de pressão em sua saída (se já não vier instalado), o que resolve o problema do excesso de pressão. Os fabricantes informam PRESSÃO MÁXIMA de saída, mas não há problema em limitá-la (o regulador de pressão de saída não é mais que uma "torneira", com um manômetro). Compressores de ar direto não permitem esse artifício, porque não podem ter sua saída estrangulada, sob risco de queimar o motor (a menos que se faça gambiarras, como eu fiz).

8 ) O regulador "interno" de um compressor com reservatório funciona ligando e desligando o motor, de modo a manter a pressão DO RESERVATÓRIO sempre dentro dos limites aceitáveis, máximo (senão explode) e mínimo (senão não consegue alimentar a pistola), e não para regular o fluxo de ar liberado para o aerógrafo/pistola. O regulador interno vai tomar conta da pressão do reservatório, evitando que ultrapasse o limite suportado por ele quando só um pouquinho de ar estiver sendo liberado para acionar o aerógrafo/pistola, ou mesmo quando a saída estiver completamente fechada.
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« Responder #14 : 28 de Julho de 2013, as 12:12:00 »

Outra solução seria o uso de um bomba de flit(eu não tive boas experiencias com uma)porém tem muitas pessoas aqui no forum que usam.
Eu ja usei uma garrafa de refrigerante 3.3L,um manômetro,um aerógrafo e uma bomba de pneu tudo adaptado funcionou mas cansa.
 
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