Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Novembro de 2024, as 02:37:33

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dica pra quem vende no ML pelo MP  (Lida 14324 vezes)
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« : 20 de Julho de 2013, as 01:32:53 »

Aviso: Este tópico é de 2013. O texto abaixo está desatualizado!!!

Vou deixar uma dica aqui pois já aconteceu comigo, e não desejo isso a ninguém.
Todo mundo sabe que o ML não é "flor que se cheire". Não tem telefone de contato, não tem endereço se precisar entrar na justiça, o o link de contato fica muito escondido...
E o MP não fica atrás.
Mas tem um item no "contrato" do MP que tem-se que tomar cuidado. Produtos acima de R$50,00 quando vendidos pelo MP requerem cuidados extras.
São 2 situações que pode fazer com que o vendedor perca todo o dinheiro da venda.

Uma aconteceu comigo faz um tempo. O comprador vai lá, compra seu produto, paga pelo MP com cartão, compra aprovada. Você envia com AR, ele recebe, te qualifica e tudo certo. Certo? Não....
Numa dessas vendas, 4 meses depois recebo um email do MP dizendo que eu tinha 3 dias pra enviar copia do AR dessa venda, pois o comprador tinha dividido em 12x, e cancelou o pagamento junto a operadora de credito. Bom, alguém ja conseguiu fazer um cancelamento desses? Eu não...
Bom, claro que eu tinha jogado fora o AR havia poucos dias... Ainda assim entrei em contato com o comprador que me "jurou de pé junto" que não tinha cancelado o pagamento, e que o mesmo ainda constava nas faturas. Pedi pra ele me enviar uma declaração de que havia recebido o produto. Enviei para o MP, mas eles não aceitaram.
Resultado, sacaram o valor integral da venda da minha conta do MP. Tive que enviar umas 3 mensagens pra eles para que ao menos a comissão me fosse ressarcida.
Então fica a primeira dica... vendas acima de R$50,00, só com AR. E guardem o AR por um ano.

A segunda situação é a seguinte. Tem comprador que paga pelo MP, mas retira pessoalmente. Mesmo risco. Se ele cancelar o pagamento na operadora de crédito, você tem que provar que vendeu e que o comprador retirou. E não adianta qualquer recibo. o MP tem um proprio, enorme e chatissimo de ser preenchido.
O link para o recibo: http://www.mercadolivre.com.br/org-img/Faqs/Recibo%20de%20Entrega%20Pessoal.doc
E o link para as regras (ver Item 3.3.8 ) https://www.mercadopago.com/mlb/ml.faqs.framework.main.FaqsController?pageId=FAQ&faqId=7332&categId=POMP3&as_all=Y

Ontem mesmo tentaram me dar esse golpe... o comprador ia pagar uma guitarra pelo MP, mas queria testa-la. Tem todo o direito. Mesmo se ele já pagou pelo MP, eu devolvo o pagamento se ele não ficar contente. mas o cara não queria assim. Ele queria testar a guitarra, e se gostasse, faria a compra e o pagamento do MP pelo celular.
Bom, foi só eu mandar um email dizendo que ele teria que aguardar a confirmação do pagamento e levar esse recibo preenchido caso fosse ficar com a guitarra que ele em seguida respondeu dizendo que tinha gasto o dinheiro em outra coisa e não ia mais poder comprar a guitarra.

Bom, estão ai as dicas... cuidado...

-----

Complementando uma parte do assunto que esqueci.
Ainda sobre o MP, caso a venda tenha algum problema e você seja questionado para apresentar o AR, tem mais uma "pegadinha". O AR só vale se o endereço que consta nele for EXATAMENTE o mesmo que o preenchido na hora da compra pelo comprador. Mas... (sempre tem um mas...). O MP só te envia ou te disponibiliza o endereço do comprador se ele pagar o frete pelo MP também, e tem que ser junto com o pagamento do produto. Não adianta pagar o frete depois.
Então para compras acima de R$50,00 e com pagamento pelo MP, tem que exigir que o frete seja pago junto com o produto, senão corre o risco de você ficar sem ver a cor do dinheiro.

Coisa parecida ocorre com o recibo que citei acima. O nome que deve constar, e os documentos, tem que ser do titular da conta... se outra pessoa preencher não vale nada...
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 19:54:30 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #1 : 20 de Julho de 2013, as 02:37:08 »

Excelente dica, obrigado! Legal!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Gilmar
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19

« Responder #2 : 20 de Julho de 2013, as 04:57:25 »

Já tinha ouvido falar, mas, agora ficou claro.
Visitante
« Responder #3 : 20 de Julho de 2013, as 06:10:03 »

Tá ai mais uma prova que o Mercado Livre é uma máfia, que usa de métodos obscuros para proteger bandidos.
Vocês já viram os requerimentos ABSURDOS para ter conta pró?  Só quero saber como várias empresas criminosas conseguem ter conta pró sem cumprir os requisitos.
Muitas delas somem do nada, e deixam os compradores a ver navios.

É até uma vergonha para o Ebay ser sócia de uma coisa dessas. Mercado Livre é o primo, feio, burro, marginal e mal educado do Ebay, uma caricatura nojenta, com regras nojentas e taxas nojentas.
Enquanto no Ebay tudo é feio para ser o mais harmonioso possível, justamente para ser mais fácil identificar fraudes, no Mercado Livre tudo é confuso para justamente complicar a criação de reclamações, quase uma Ditadura da Ignorância.

Não é de se admirar que o Mercado Livre é de um argentino.  Tongue

Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19

« Responder #4 : 20 de Julho de 2013, as 08:53:46 »

Pra quem não sabe Veronica Allende Serra filha do ex governador José Serra é sócia da parada, é briga com cachorro grande!

http://www.forbes.com/profile/veronica-serra/
http://investor.mercadolibre.com/governance.cfm
http://investor.mercadolibre.com/common/download/download.cfm?companyid=MELI&fileid=223074&filekey=1642B46B-FB6A-49CD-B7FD-7873FBA861E8&filename=MELI_BOD_composition_-_10AUG08.pdf
Visitante
« Responder #5 : 20 de Julho de 2013, as 12:13:33 »

Olá.

Por essa razão, a Schatz informa nos orçamentos e anúncios :

IMPORTANTE :

* Não aceitamos pagamento via MercadoPago.

E ponto final. Quem insiste em pagar pelo MP, tem o valor devolvido na mesma hora.

Nós preferimos perder o negócio a nos incomodarmos com os vigaristas e com o MercadoLivre.

( embora tenha havido uma única vez em que o MP ajudou a concretizar uma compra, confesso... )
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048

e^(i x pi)+1=0

« Responder #6 : 20 de Julho de 2013, as 12:26:46 »

Olá.
Por essa razão, a Schatz informa nos orçamentos e anúncios :
MPORTANTE :
* Não aceitamos pagamento via MercadoPago.
E ponto final. Quem insiste em pagar pelo MP, tem o valor devolvido na mesma hora.
Nós preferimos perder o negócio a nos incomodarmos com os vigaristas e com o MercadoLivre.
( embora tenha havido uma única vez em que o MP ajudou a concretizar uma compra, confesso... )

Mas como o ML não censurou seus anúncios ? Pois isso viola as regras deles, se o cliente fizer a pergunta se aceita o mercado pago, e o vendedor responder que não, o ML dá uma advertência ao vendedor.  Apesar da grande sacanagem do mercado pago, o vendedor é quase que obrigado a aceitá-lo e pagar taxas adicionais.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
a.sim
Visitante
« Responder #7 : 20 de Julho de 2013, as 13:09:31 »

Olá.

Sim, mas observe o que consta no topo de TODOS os anúncios :

" O MercadoLivre não vende este produto e não participa de qualquer parte da negociação, limitando-se apenas a anunciar produtos dos seus usuários. "

Ele não participa de qualquer parte da negociação...portanto, também não da transferência de dinheiro entre o comprador e o vendedor - o pagamento.

Veja o que consta dos Termos e Condições Gerais de Uso :

Em virtude de o MercadoLivre não figurar como parte nas transações de compra e venda de serviços e produtos que se realizam entre os Usuários, a responsabilidade por todas as obrigações delas decorrentes, sejam fiscais, trabalhistas, consumeristas ou de qualquer outra natureza, será exclusivamente do Usuário vendedor. Em caso de interpelação judicial que tenha como Réu o MercadoLivre, cujos fatos fundem-se em ações do Usuário vendedor, este será chamado ao processo devendo arcar com todos os ônus que daí decorram, nos termos do artigo 70, III do Código de Processo Civil. Por não figurar como parte nas transações de compra e venda que se realizam entre os Usuários, o MercadoLivre também não pode obrigar o Usuário vendedor a honrar sua obrigação ou efetivar a negociação.

Visitante
« Responder #8 : 20 de Julho de 2013, as 13:10:20 »

Quando vendo algo pelo ML, já deixo bem claro que não aceito mercado pago..., já tive enormes problemas com Mercado Pago...,
Já fui Mercado Sócio e uma vez tinha mais de 2.000 para receber, reclamei e resultado, minha conta foi inativada, e nunca vi a cor do dinheiro...,
Hoje em dia, já fico muito mais esperto..., serviu de lição.
Visitante
« Responder #9 : 20 de Julho de 2013, as 13:39:48 »

Olá.

Em sequência, informo que nos Termos e Condições Gerais de Uso consta ainda :

Todos os vendedores deverão, obrigatoriamente, disponibilizar a seus compradores a opção de utilizar MercadoPago, que permite o gerenciamento e a efetivação de pagamentos por diversos meios, tais como cartão de crédito, boleto bancário, transferência bancária online ou envio de dinheiro disponível em conta gráfica.

Até onde sei, isso configura venda casada, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 34

« Responder #10 : 20 de Julho de 2013, as 14:16:15 »

A impunidade é o grande incentivador de empresas e compradores estelionatários, impressiona nesse país a velocidade para a criação de fraudes e aproveitadores da boa-fé, até quando, já desisti do mercado livre pois toda vez que vou fazer uma venda/compra fico com pé atrás e desisto. A melhor coisa que achei nos últimos 2 anos foi o ebay, sempre foi correto e prestativo, mesmo que neste caminho tenha uma porcaria de serviço p(B)ostal chamada Correios.
Só aqui que a banana come o macaco!!! Batendo Cabeça

Obrigado pela dica Kem.
Visitante
« Responder #11 : 20 de Julho de 2013, as 14:20:52 »

Existe uma outra maneira do vendedor se precaver contra esses filhos de digníssimas senhoras: ao enviar o produto solicitar, além do AR, entrega com mão própria.

Desta maneira, ao ser efetuada três tentativas de entrega sem sucesso para o destinatário, a mercadoria fica esperando a retirada na agência dos correios mais próxima da residência do destinatário.

O PDF, ao chegar lá para retirar a mercadoria, tem que assinar os papéis, que serão devolvidos ao remetente.

O AR é válido, mas qualquer um (por exemplo o porteiro), pode assinar e pegar a mercadoria, que foi, assim, entregue, mas não à quem de direito. O que a entrega com mão própria faz é assegurar que quem receberá é, efetivamente, o destinatário.

Abraços.

P.S.: Assim como comprovantes de contas quitadas, o ideal é guardar esses papeis durante cinco anos.
Visitante
« Responder #12 : 20 de Julho de 2013, as 14:37:28 »

Eu concordo plenamente com a.sim. Só que tem o seguinte, mesmo vc colocando que não aceita MP se o cara der o lance e vc fizer a devolução do dinheiro a comissão do produto é descontada de vc do mesmo jeito! Mercado livre é golpe pra todo lado! eu detesto esse site. Uma vez vendi uma placa de vídeo via MP o cara retirou uma peça da placa colocou na placa dele que era a mesma e me devolveu o produto, ou seja perdi a placa o dinheiro e o mercado livre ainda me cobrou a comissão. Tem muitos golpes ali dentro eu não recomendo esse site pra ninguém! é só malandragem!
Visitante
« Responder #13 : 20 de Julho de 2013, as 14:52:26 »

Olá.

A não-efetivação do negócio com pagamento por depósito bancário é encerrada com uma qualificação negativa. Isso evita o pagamento da comissão.

Sem exceção !
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #14 : 20 de Julho de 2013, as 14:57:41 »

Concordo com o A.sim, comigo sempre funcionou, ao menos esse mecanismo! Legal!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: