Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 00:27:06

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mais uma fonte para pedais  (Lida 9699 vezes)
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« : 18 de Julho de 2013, as 20:48:40 »

Meu setup ficou menor, mas ficou um pouco mais complexo.

Tenho um afinador da TC, um Meteoro Revolution, um Line6 M9, um booster feito por mim, um noise Gate Boss e um RC-3.

O problema é que eu fui obrigado a usar 3 fontes separadas. Elas não são o problema, o problema são as 4 tomadas necessárias para ligar tudo (tem o amp também)! Pior, os fios fazem uma bagunça extraordinária. Se um dia alguns vocês tiverem a felicidade de ver o Roberto Alves tocar (ele toca muito bem), não esqueçam de notar como o cara é organizado, todos os fios penteados, bem dispostos e presos. Sem dúvida, ele é muito melhor que eu - eu, além de ser desorganizado, toco bem pior que ele.

Tive que tomar uma atitude. Fiz uma fonte com várias saídas AC e DC (sem trocadilhos): Uma saída 12VAC @ 2A para o Revolution, outra 9VAC @ 2A para o M9 e duas fontes de reguláveis de 6 a 18V. Ficou assim (perdoem a má qualidade das fotos):

O transformador multi tap está nesta caixa preta plástica. Um plugue Mike de 8 vias leva a força a caixa de distribuição na pedaleira.

A Caixa possui 4 leds vermelhos, indicando a alimentação não regulada. Neste caso tenho dois leds verdes indicando a alimentação regulada.

Dentro da caixa de distribuição há duas fontes reguladas com LM317T. Todas as fontes são isoladas uma da outra. É possível usar as fontes DC como uma fonte simétrica (se as tensões forem ajustadas corretamente).

Os LM317 são afixados na caixa para melhor dissipação. Curtando as saídas, os leds verdes apagam, mas a fonte continua viva após a má experiência. Não há proteção para as fontes AC.

Com transformador bem dimensionado, fiz um teste de carga. As fontes em vazio, forneces 9.01V (não consegui zerar com o trimpot que eu usei). Com uma carga de 8 ohms, Obtive uma saída de 8.90V com uma corrente de 1,19A (a carga variou, com certeza, a lei de ohm não se engana).

Em breve, após testes, publicarei os circuito aqui. Não é nada de mais, segue todas as recomendações do datasheet. Uso pontes de diodo para poder usar transformadores sem CT. O plautz já está preparando o projeto de uma fonte destas com 4 saídas DC reguladas, prontas para serem montadas em uma 1590BB (mais uma bonita, não o clone feio que está na foto acima). Talvez produzamos uma placa com a qualidade pró que muitos aqui já se acostumaram!

Será uma fonte PRÓ. Saídas independentes, fortes e pouco ruidosas. O trimpot poderá resolver muitos problemas de quem tem pedais de 6V a 18V. (podendo ser usados terras positivos e tudo). Com o transformador correto pode-se obter até 1.5A de uma fonte com LM317 (um exagero)

O transformador de força multi-tap foi feito pela Transforline em Cascadura.
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, as 20:51:50 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #1 : 18 de Julho de 2013, as 20:52:01 »

...Tenho um afinador da TC, um Meteoro Revolution, um Line6 M9, um booster feito por mim, um noise Gate Boss e um RC-3....
Cade o HG-1?!? Smiley
E muito legal... um projeto de fonte pra pedais robusta assim é sempre bem vindo...
I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #2 : 18 de Julho de 2013, as 20:56:16 »

Cade o HG-1?!? Smiley

Todos que eu faço não duram na pedaleira... Vem logo um chorão querendo comprar! Ou faço uns 10 para deixar em casa... ou toda hora fico sem o meu! Já forma uns três assim!

Você acredita que eu não tenho um TSW montado para mim?!?!
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #3 : 18 de Julho de 2013, as 20:58:01 »

Cade o HG-1?!? Smiley

Todos que eu faço não duram na pedaleira... Vem logo um chorão querendo comprar! Ou faço uns 10 para deixar em casa... ou toda hora fico sem o meu! Já forma uns três assim!

Você acredita que eu não tenho um TSW montado para mim?!?!
Por isso meu 100Buck original ta guardado a 7 chaves... o que já veio de gabiru pedindo pra comprar ou "emprestar"...
I don't want to die young...
I want to diode!
Alfredo Padrao
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311

"Fui eu que fiz"

« Responder #4 : 19 de Julho de 2013, as 01:22:27 »

O transformador de força multi-tap foi feito pela Transforline em Cascadura.

Teria condições de passar o endereço.  Tenho um transformador toroidal, queimado, que era de um amplificador Cygnus SA1 Plus, e gostaria de mandar enrrolar para fazer o próximo amplificador de guitarra.

Abraços,
Alfredo
rafammbass
Visitante
« Responder #5 : 19 de Julho de 2013, as 10:49:13 »

Poxa vida, Haroldo, que fonte legal!

Mais um projetinho pra lista!
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #6 : 19 de Julho de 2013, as 12:04:58 »

Teria condições de passar o endereço.  Tenho um transformador toroidal, queimado, que era de um amplificador Cygnus SA1 Plus, e gostaria de mandar enrrolar para fazer o próximo amplificador de

liga para eles: (21) 2269-2294
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #7 : 19 de Julho de 2013, as 13:41:41 »

Haroldo, parabéns, ainda não a vi de perto, mas a simpatia já rolou por ter terras isolados, isso está correto?

Outra coisa, estou com uma VisualSound 1Spot aqui e andei testando a bichinha de várias formas (incluindo ganhos de distorção insanos) e não tive problemas com ruídos relativoa a ela ser chaveada. Você teve uma boa experiência com ela?

De qualquer forma esse projeto me seduz pela capacidade de sozinho poder alimentar a toda a minha pedaleira principal...
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Alfredo Padrao
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311

"Fui eu que fiz"

« Responder #8 : 19 de Julho de 2013, as 13:50:22 »

liga para eles: (21) 2269-2294

Obrigado pela atenção.

Alfredo
Jsanches
Visitante
« Responder #9 : 19 de Julho de 2013, as 13:58:49 »

Boa tarde,
Que ótima fonte Hgamal parabéns pelo projeto, eu andei vendo algumas power bridge da fire e gianinni axcess a sua ficou com sistema parecido (na separação fonte/bridge), no caso das power bridge fire e gianinni (existem muitas no mercado so estou usando as duas como ex.). Elas tem uma fonte DC chaveada que alimenta a bridge e faz a regulagem, proteção e distribuição das saídas diminuindo assim seu tamanho no board.
Eu estava pensando em comprar uma fonte chaveada 24v- 2 a 4A pra tentar algo parecido montando 3 LM317 numa caixa separada para fazer regulagem e divisão das saidas assim como a sua, mas ai não teria as saídas AC e essa ideia nem chegou a ir pro papel, mas agora você trouxe solução pra muitos boards por ex o meu  Legal!

Abraço!  Bravo
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #10 : 19 de Julho de 2013, as 14:04:18 »

Aqui está uma solução barata e simples para desacoplamento, baseado em rede RC (um resistor em série de baixo valor, cerca de 15R, e um capacitor de 100uF para o GND, para cada saída), embora esteja longe de ser a ideal.  Ainda vou fazer testes para ver a viabilidade e a interação entre pedais.

http://www.ebay.com/itm/400480354690?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #11 : 19 de Julho de 2013, as 14:17:21 »

Haroldo, parabéns, ainda não a vi de perto, mas a simpatia já rolou por ter terras isolados, isso está correto?
Isso mesmo, quatro fontes isoladas. As duas DC podem ser cascateadas, gerando 18V ou 9+9V

Outra coisa, estou com uma VisualSound 1Spot aqui e andei testando a bichinha de várias formas (incluindo ganhos de distorção insanos) e não tive problemas com ruídos relativoa a ela ser chaveada. Você teve uma boa experiência com ela?
Uso a 1SPOT muito feliz! Funciona extraordinariamente bem. Só tenho uma queixa. Pasme, quando ligo o RC3, as vezes - veja bem, as vezes - escuto um ruidinho de fundo! dá para entender? Com a nova fonte, o ruído é zero!

De qualquer forma esse projeto me seduz pela capacidade de sozinho poder alimentar a toda a minha pedaleira principal...
A solução desta fonte é muito boa. O único problema a meu ver é fazer o multicabo... tem que fazer com paciência para ficar bom. Tem que usar esparguete termo retrátil nos conectores e nos jacks mike, para evitar curtos e usar um pouco nos fios para eviar que os cabos fiquem soltos nos conectores macho.

Estou bem satisfeito.
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, as 14:19:22 por hgamal » Registrado

Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #12 : 19 de Julho de 2013, as 14:32:55 »

Haroldo,

Isso para mantê-la pequenina, certo?

Adiel,

Alguns pedais digitais parecem apresentar essa idéia e normalmente funcionam bem quando em conjunto com analógicos na mesma fonte... Seria uma solução bem legal mesmo!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #13 : 19 de Julho de 2013, as 15:08:04 »

Isso para mantê-la pequenina, certo?

Eu achei que o transformador na pedaleira seria um consumo de espaço desnecessário. Por isto optei pelo conector de 8 pinos. Não achei pequeno o conjunto, mas o multicabo tem uns 1.80 metros, se bem recordo. Dá pra posicionar o transformador longe. O que eu acho uma boa idéia.

Para o transformador caber na patola que eu comprei, só faltou eu dobrar ele! (claro que não dá) Mas acabou ficando compacto.

Interessante é a patola vender a caixa sem os parafusos! Isso lá fora é incogitável! Aqui é "normal"!

Outra coisa bem legal, que acabei usando quase que imediatamente, é a realimentação visual. Quando um curto acontece, o led verde apaga. deixei um dos pluges de força encostar em um pedal e logo a proteção acionou. No passado, eu ia achar que era algum pedal mal conectado.
GuitarCris
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142

« Responder #14 : 19 de Julho de 2013, as 23:06:48 »

Adiel eu vi um destes com o FVOB na loja dele.
Talvez ele possa dar um ponto de vista sobre esta "regua"
Em busca do drive perfeito!!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: