Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Setembro de 2024, as 17:35:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Potenciômetros Duplos  (Lida 3308 vezes)
WickedGuitar
Visitante
« : 17 de Julho de 2013, as 03:15:56 »

Boa noite. Pensando nas possibilidades que eu tenho em relação à alterar o valor dos potenciômetros da guitarra me veio a seguinte ideia seguida de duvida.
Eu estou modificando minha guitarra para testar novas possibilidades de som e até engenhocas funcionais, como em um outro tópico sobre captadores móveis, mas a dúvida da vez é se eu consigo ter os dois valores de potenciômetros na mesma guitarra pra mudar sem ter que troca-los, com alguma espécie de chave que selecione os valores sem eu ter os dois potenciometros na guitarra.
E uma ideia mirabolante me veio em mente. Um potenciômetro duplo onde cada disco de carbono tenha uma resistencia diferente, neste caso, um com 250K e outro com 500K ambos logarítmicos, e por meio de uma chave ou até mesmo um push-pull alterar o valor da resistencia pela qual o sinal passa.
Existe muita perca de volume mudando essas resistencias? Existe algum potenciômetro desse tipo? (imagino que não) e seria possível construir um?
Eu pensei no seguinte, se for necessario improvisar: usar dois potenciometros e adaptar os dois discos no mesmo eixo, e fazer com que esse eixo, através de um sistema de push-pull, alterne entre os discos. vou tentar fazer um esboço pra ver se captaram a ideia:



Como podem ver, os lados com carbono dos discos ficam de encontro um com o outro e conforme puxamos o eixo pra cima ou pra baixo, a agulha alterna entre os discos...
Claro que é só um esboço interno do potenciômetro que exige muitos esforços mecânicos pra montar, mas acho que pode dar certo.
Oque acham?

Valeu!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 17 de Julho de 2013, as 07:51:53 »

Não seria mais fácil usar um pot normal, simples de 500k e empregar um resistor de 470k em paralelo com o potenciômetro para alterá-lo para aproxiadamente 250k? Se não quiser furar o escudo, pode usar um potenciômetro com chave push-pull ou push-push para colocar e retirar o resistor do circuito.

Se há perda de volume? Pouca... Na verdade o que se notará, se usar amplificadores com impedância de entrada bem alta, é a perda de agudos quando baixar a resistência do potenciômetro.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #2 : 17 de Julho de 2013, as 13:13:09 »

WickedGuitar

Eu uso essa combinação de resistor e pot nas minhas guitarras que tem single e humbucker, soldo um resistor de 470k entre cada terminal terra e vivo de cada single, isso mantem os agudos dos single comportados.

Pode ser feito direto no corpo do captador mas eu prefiro fazer isto na chave de timbre.
Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #3 : 17 de Julho de 2013, as 15:41:08 »

O Alex deu uma ótima dica. Um pot push-pull.
A Ibanez JS1000 possui um push-pull no pot de volume, mas no caso , para alternar entre, com ou sem treble bleed.
Um mini switch para acrescentar um resistor e mudar o valor do pot também pode funcionar.
Mas porque não um pot de volume para cada pickup ?
« Última modificação: 03 de Agosto de 2013, as 18:40:46 por zekkez » Registrado
WickedGuitar
Visitante
« Responder #4 : 17 de Julho de 2013, as 18:29:01 »

ótimas ideias! bem mais fácil que fazer essa gambiarrera toda ai... vou aproveitar e experimentar diferentes valores de capacitores do pot do tom.
Outra coisa, e se eu usar valores diferentes de 250k ou 500k? Sou meio leigo a que diz respeito a potenciometros, no que esses valores implicam?
Valeu mesmo as dicas!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #5 : 03 de Agosto de 2013, as 14:18:31 »

Com 500K você vai ter uma atenuação menor dos agudos...
Se os captadores forem singles, pode ficar meio "ardido".
Só pra exemplo, em geral a Fender utiliza 250K nas stratos Fender com singles e 500K nas strato Squiers com singles.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal