Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Novembro de 2024, as 08:04:45

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema com VOX AC4tV  (Lida 13415 vezes)
xandeguarah
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17

« Responder #30 : 18 de Julho de 2013, as 11:37:03 »

xformer,
Desculpe a minha ignorância mas no link especifica um secundário com taps 0 - 3 - 8 Ohms.
O falante que temos é 16 Ohms. Isso não influencia no dimensionamento do primário?

Sim, isso mudaria o primário. Acontece que o transformador de saída é um de 5k primário:8ohms secundário e eles ligam o alto-falante de 16 ohms no tap de 8 ohms (o que faz com que o primário tenha uma impedância refletida de 10k). Assim a potência de saída cai pros 4W especificados. Dá uma lida nesse link que ele explica:
http://gretschpages.com/forum/other-amps/cool-information-about-the-vox-ac4tv-series/33561/page1/

Opa!  Huh?
Isso quer dizer que se eu colocar um falante de 8 Ohms praticamente dá pra dobrar a potência desse amp?  Tongue
temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #31 : 18 de Julho de 2013, as 11:46:50 »

Sim na teoria. porque a EL84 consegue fornecer mais potência (uns 8W, mas tirando o sangue dela...). Isso é o que muitos perguntaram no link, mas na prática tem que ver se o restante do circuito está dimensionado e vai aguentar maior potência. Por exemplo eles falaram que os componentes do atenuador não aguentariam maior potência, teria que aumentar a potência dos resistores.  Precisa ver se a fonte (transformador de força) está dimensionada pra fornecer a potência extra. Talvez tivesse que mudar o bias da válvula.
Na verdade, o que eu acho que a Vox fez foi fazer uma gambiarra pra poder usar um transformador de saída menor e mais barato e lançar um ampli de pouca potência usando a EL84, na verdade sub utilizando-a.
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, as 11:50:04 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
zekkez
Visitante
« Responder #32 : 18 de Julho de 2013, as 12:14:43 »

Opa!  Huh?
Isso quer dizer que se eu colocar um falante de 8 Ohms praticamente dá pra dobrar a potência desse amp?  Tongue

E qual a vantagem disso ?  O grande lance do AC4TV é possibilitar a saturação de válvula em baixo volume !
Quer mais volume ?  Compre um amp mais potente e não use o drive dele, poios fica alto demais !  Cheesy
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17

« Responder #33 : 18 de Julho de 2013, as 13:16:46 »

Sim na teoria. porque a EL84 consegue fornecer mais potência (uns 8W, mas tirando o sangue dela...). Isso é o que muitos perguntaram no link, mas na prática tem que ver se o restante do circuito está dimensionado e vai aguentar maior potência. Por exemplo eles falaram que os componentes do atenuador não aguentariam maior potência, teria que aumentar a potência dos resistores.  Precisa ver se a fonte (transformador de força) está dimensionada pra fornecer a potência extra. Talvez tivesse que mudar o bias da válvula.
Na verdade, o que eu acho que a Vox fez foi fazer uma gambiarra pra poder usar um transformador de saída menor e mais barato e lançar um ampli de pouca potência usando a EL84, na verdade sub utilizando-a.

Entendi, xformer.
Teríamos que fazer um belo estudo sobre o transformador de força e redimensionar os resistores do atenuador para viabilizar o aumento de potência.
Certamente foi pensando no custo que a vox usou este transformador de saída.

Nessas minhas andanças cibernéticas descobri um kit da Mercury magnetics que promete um timbre "headroom" bem bacana. Só achei que é muito trabalho pra fazer isso.
http://www.youtube.com/watch?v=v3zuhtO21Ys

-----
E qual a vantagem disso ?  O grande lance do AC4TV é possibilitar a saturação de válvula em baixo volume !
Quer mais volume ?  Compre um amp mais potente e não use o drive dele, poios fica alto demais !  Cheesy

Perfeito zekkez,
A vantagem aí é uma questão de gosto e colocação de uso.
Por exemplo, se você já tem um amp de uso continuo em shows com potência de 50 watts, certamente ter um de 8W é um diferencial.
Pro meu uso um 8 watts fala otimamente bem.

Um forte abraço
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, as 13:24:35 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: