Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
16 de Novembro de 2024, as 09:26:53
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
Problema com VOX AC4tV
Páginas:
1
2
3
1
[
2
]
3
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Problema com VOX AC4tV (Lida 13420 vezes)
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
Re: Problema com VOX AC4tV
«
Responder #15 :
17 de Julho de 2013, as 23:17:53 »
xformer
Talvez eu esteja dando uma mancada de novo, mas para mim o xande só pode ter soltado o ct do transformador de força.
xandeguah me esclareça por favor. de que transformador você soltou o fio?
Ok, já estou esclarecido. Diodos bons.
«
Última modificação: 04 de Junho de 2017, as 13:19:56 por Matec
»
Freqüente
Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17
«
Responder #16 :
17 de Julho de 2013, as 23:29:11 »
Citação de: xformer em 17 de Julho de 2013, as 23:08:01
Você achou o problema. Agora precisa da solução.
Veja se algum dos fios encapados terminais do transformador não rachou o isolamento e encostou no outro. Se o transformador tiver as canecas (tampas laterais), desparafuse e tire as tampas (as vezes os fios encapados perdem a capa e encostam na lata da tampa). As vezes é uma bobagem dessa e não foi dentro dos enrolamentos. Faça uma inspeção em todos os fios do transformador. Já que vai ter que tirar ele de qualquer jeito.
O chato é que você mediu duas resistências entre os enrolamentos, o que é mau sinal, pois aí o curto é dentro da bobina (entre as camadas do primário e secundário). Nesse caso, troque o transformador de saída.
-----
Então meus amigos...
Primeiramente desculpe pela confusão dos transformadores (saida e power). Soltei o fio do transformador de
saída
Enfim, descoberto que o problema é com o de saída, vamos à resolução.
O transformador não tem as canecas que protegem os enrolamentos, somente a fita isolante. Devo retirá-la para inspecionar?
Imagino que não, já que o xformer disse que não deveria ter dado a leitura de resistência em ambos enrolamentos. Isso mata a charada e quer dizer que o transformador
"is killed"
Vou tratar de buscar alguém pra rebobiná-lo.
Agradeço aos amigos Matec e xformer pela ajuda
Um forte abraço
temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #17 :
17 de Julho de 2013, as 23:31:41 »
Eu falei pra ele soltar o fio do transformador de saída que vai nesse ponto onde é a junção dos diodos, do capacitor e do resistor.
Assim, o transformador de saída tá com problema de curto entre o primário e secundário, o que ocasionou a baixa resistência naquele ponto ao terra com o transformador de saída ligado nele.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #18 :
17 de Julho de 2013, as 23:31:56 »
xande... só pra deixar bem claro essas leituras de resistencia (pode ser que você tenha feito certo... só quero confirmar).
Entre os 2 fios do primario pode e deve ter uma resistencia. Mesma coisa entre os fios do secundario.
O que não pode é você colocar uma ponta do multimetro num dos fios do primario e a outra num dos fios do secundario e dar qualquer valor de resistencia... tem que ser completamente isolado...
I want to diode!
xandeguarah
Freqüente
Obrigado
«
Responder #19 :
17 de Julho de 2013, as 23:37:01 »
Citação de: kem em 17 de Julho de 2013, as 23:31:56
xande... só pra deixar bem claro essas leituras de resistencia (pode ser que você tenha feito certo... só quero confirmar).
Entre os 2 fios do primario pode e deve ter uma resistencia. Mesma coisa entre os fios do secundario.
O que não pode é você colocar uma ponta do multimetro num dos fios do primario e a outra num dos fios do secundario e dar qualquer valor de resistencia... tem que ser completamente isolado...
Primeiramente saudações ao amigo Kem que sempre me auxilia por aqui
Então meu amigo.. as leitura a que me refiro não são entre os fios dois fios do primário ou do secundário, mas sim entre ambos (ponta vermelha em um dos fios do primário e ponta preta em um dos fios do secundário, e vice e versa) atingiram os valores que mencionei acima.
É lamentável mas lá se foi o transformador.
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #20 :
17 de Julho de 2013, as 23:38:57 »
Então meu amigo... transformador novo nesse ampli...
Entre primario e secundario não pode dar leitura nenhuma, tem que ser 100% isolado (eu diria 200%
)...
E veja se o falante não foi avariado...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #21 :
17 de Julho de 2013, as 23:41:11 »
xformer
Eu meio que peguei o bonde andando, e não tinha visto sua recomendação sobre qual transformador desconectar.
Abs
xandeguarah
Boa vontade não me falta, talvez mais atenção.
Boa sorte!
Freqüente
Obrigado
«
Responder #22 :
18 de Julho de 2013, as 08:03:48 »
Matec
Estamos todos aqui para aprender e contribuir. Com certeza sua ajuda com os diodos me auxiliaram a compreender seu funcionamento.
Agora, o que me deixa intrigado é saber a causa da queima do transformador de saída
Alguém arrisca um palpite?
Sobre rebobiná-los, alguma sugestão de prestador deste serviço?
Um forte abraço
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #23 :
18 de Julho de 2013, as 09:10:46 »
A causa pode ter sido que o dono ligou o amplificador sem o alto-falante (isso causa centelhamento no transformador) ou curto-circuitou a saída, ou o transformador foi mal construído mesmo. Como tem um atenuador pra 3 posições, provavelmente o dono ficava trocando a potência sem desligar o amplificador ( o que na prática, tirava a carga do transformador de saída).
Sobre reenrolar o transformador eu sempre tenho dito que dá mais trabalho (e portanto mais caro) do que comprar ou mandar fazer um novo. Só o custo de enviar esse transformador pra alguém reenrolar e depois devolver já não vale a pena. Aí considere o trabalho de desmontar o transformador (se estiver resinado/envernizado é pior), desenrolar e contar as espiras até chegar no problema (que nem pode estar aparente) e depois reenrolar de novo com o mesmo número de espiras (sem aproveitar o fio que estava, pois ele deve estar bem torrado), vai custar bem mais caro.
«
Última modificação: 18 de Julho de 2013, as 09:34:28 por xformer
»
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #24 :
18 de Julho de 2013, as 09:21:27 »
xandeguarah
O motivo para que um equipamento desses dar defeito normalmente é a falta de cuidados na confecção. É um equipamento que funciona em tensões não tão altas e com uma carga bem baixa. Não teria motivos para a quebra de isolamento.
O prestador de serviço depende do lugar onde você está.
Aqui em SP temos muitos que enrolam transformadores. Eu e alguns outros daqui do fórum recorremos aos serviços da Líder. Eu pessoalmente utilizo os serviços deles à muito tempo e tenho sido muito bem atendido.
«
Última modificação: 04 de Junho de 2017, as 13:19:13 por Matec
»
Freqüente
Obrigado
«
Responder #25 :
18 de Julho de 2013, as 10:36:36 »
Citação de: xformer em 18 de Julho de 2013, as 09:10:46
A causa pode ter sido que o dono ligou o amplificador sem o alto-falante (isso causa centelhamento no transformador) ou curto-circuitou a saída, ou o transformador foi mal construído mesmo. Como tem um atenuador pra 3 posições, provavelmente o dono ficava trocando a potência sem desligar o amplificador ( o que na prática, tirava a carga do transformador de saída).
Fora de questão ter ligado sem o falante porque é um combo.
Agora realmente a maior chance de ter acontecido é ter comutado as potencias pelo pot do atenuador sem desligar previamente o amp. Confesso que eu também não sabia dessa possibilidade
Um forte abraço
-----
Citação de: Matec em 18 de Julho de 2013, as 09:21:27
xandeguarah
O motivo para que um equipamento desses dar defeito normalmente é a falta de cuidados na confecção. É um equipamento que funciona em tensões não tão altas e com uma carga bem baixa. Não teria motivos para a quebra de isolamento.
O prestador de serviço depende do lugar onde vc está.
Aqui em SP temos muitos que enrolam transformadores. Eu e alguns outros daqui do fórum recorremos aos serviços da Líder. Eu pessoalmente utilizo os serviços deles à muito tempo e tenho sido muito bem atendido.
Abs.
Oi Matec
De fato a qualidade oriental é questionável, infelizmente.
Gostei da dica sobre a Lider.
Sobre as especificações andei pesquisando e alguns dizem que deve ser primário 10KOhms com secundário 16Ohms, outros que 5K dá conta do recado.
Alguém teria uma ideia mais precisa?
Um forte abraço
«
Última modificação: 18 de Julho de 2013, as 10:41:15 por xandeguarah
»
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #26 :
18 de Julho de 2013, as 10:56:35 »
Normalmente pra EL84, o primário é de 5k. E nesse link diz que é de 5k mesmo, com 4W de potência.
http://livinginthepast-audioweb.co.uk/index.php?p=xfrmrvt1552
O A.sim tem um monte de transformadores de saída que podem servir: TS5.100A, TS5.60A, TS7.60A, TS8.60A. Só precisa ver de quanto é o alto-falante (a impedância dele) que tem no combo. Pena que os preços da Schatz estão sob consulta (pelo jeito vai ter aumento...).
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #27 :
18 de Julho de 2013, as 10:58:28 »
As especificações do transformador eu não sei no momento, talvez uma pesquisa na net ajude, ou talvez alguns dos amigos aqui mesmo do fórum saibam.
Na rebobinagem do transformador as espiras são contadas na desmontagem e o serviço é feito depois recolocando novos fios com os mesmos números de espiras e com a mesma distribuição de camadas. É muito importante a utilização da laminação original do núcleo.
Freqüente
Obrigado
«
Responder #28 :
18 de Julho de 2013, as 11:12:34 »
xformer,
Desculpe a minha ignorância mas no link especifica um secundário com taps 0 - 3 - 8 Ohms.
O falante que temos é 16 Ohms. Isso não influencia no dimensionamento do primário?
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #29 :
18 de Julho de 2013, as 11:25:03 »
Citação de: xandeguarah em 18 de Julho de 2013, as 11:12:34
xformer,
Desculpe a minha ignorância mas no link especifica um secundário com taps 0 - 3 - 8 Ohms.
O falante que temos é 16 Ohms. Isso não influencia no dimensionamento do primário?
Sim, isso mudaria o primário. Acontece que o transformador de saída é um de 5k primário:8ohms secundário e eles ligam o alto-falante de 16 ohms no tap de 8 ohms (o que faz com que o primário tenha uma impedância refletida de 10k). Assim a potência de saída cai pros 4W especificados. Dá uma lida nesse link que ele explica:
http://gretschpages.com/forum/other-amps/cool-information-about-the-vox-ac4tv-series/33561/page1/
Páginas:
1
2
3
1
[
2
]
3
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...