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Autor Tópico: Compressores  (Lida 28800 vezes)
Adiel
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« : 13 de Julho de 2013, as 22:11:03 »

Eu sempre achei os famosos compressores Orange Squeezer e Dyna Comp um pouco puxados para o grave, "matando" um pouco o timbre da guitarra.  O Ibanez CP10 já conta com um som mais rico em harmônicos altos.

Nesse sentido, todos os meus Dyna Comp contam com uma pequena modificação, para sanar esse problema, apenas a troca do valor de um capacitor:




Com relação ao Orange Squeezer, sugiro essas pequenas modificações:




Ressalto que essa é uma questão completamente subjetiva, e reflete a minha opinião pessoal.  Ficam as sugestões, principalmente para aqueles que quiserem experimentar outras possibilidades e aprender um pouco mais sobre tais questões, no caso dos iniciantes.
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GrAmorin
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« Responder #1 : 13 de Julho de 2013, as 22:33:13 »

Talvez isso tenha a ver um pouco com a forma de atuação e funcionamento de cada um dos compressores.
O lado teórico do funcionamento sabemos...  igualar os níveis... tal tal tal...

O lado do funcionamento eletrônico é ate mais simples.
O que pude perceber fazendo ajustes dos trimpots de alguns modelos, é que nenhum dos modelos "mexia nos agudos".

Para ficar mais simples para entender o que digo aconteceu da seguinte forma:
Com frequências padrões usadas em áudio, tanto para testes e ajustes (100Hz, 200Hz, 400Hz, 440Hz, 1KHz).
Quando a frequência injetada era grave (100~400 Hz) conforme ajustava o trimpot, clipava ou não a senoide.
Já quando a frequência era de 1Khz, o ajuste no trimpot quase, ou nem fazia diferença na senoide na saída.

Por minha opinião, conclui que os compressores/sustain não atuam muito nos agudos, e trabalham mais com os graves, causando uma espécie de "ilusão auditiva".

A questão de um modelo puxar mais para os graves, não poderia estar na configuração RC que tem na entrada dos CIs VCAs?
No Dyna temos 15K com 1uF +10nF.
No Squeezer temos 10K com 4K7.
No CP-10 temos 10K com 10nF.
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Alex Frias
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« Responder #2 : 13 de Julho de 2013, as 22:48:35 »

No Dynacomp eu curti algumas mudanças sugeridas nesses links:

http://www.lynx.net/~jc/pedalsDynacomp.html

http://www.pisotones.com/Articulos/DynaMod/DynaMod.htm

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Adiel,

Na verdade eu não acho o Dynacomp muito grave, mas sim muito médio-grave e um pouco abafado, principalmente com humbuckers. Com o baixo, por exemplo, ele faz perder aquele chamado "bottom end" que é o gravão que sentimos mecanicamente, mais do que o ouvimos. Parte importantíssima do instrumento!

A mod do controle de tempo de ataque é bem legal para ajustar o comportamento do compressor ao tipo de sinal ou simplesmente ao gosto pessoal.

Já a mod que altera as altas eu preferi colocar uma chave de três posições. Assim no meio não altera a resposta original e nas pontas dois capacitores de valores diferentes alteram a resposta para mais ou menos agudos.
« Última modificação: 13 de Julho de 2013, as 23:01:09 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #3 : 13 de Julho de 2013, as 23:49:57 »

Meus caros Alex e GrAmorin, é exatamente isso que tinha/tenho em mente, abrir a questão para debate, para que possamos analisar as possibilidades e, por quê não, encontrar novas soluções?

Alex, já testei a modificação para o ataque, mas não me foi tão útil quanto achei que seria.  Uma de minhas montagens do Dyna Comp sofria de distorção, talvez por conta do "vazamento" do sinal retificado de volta para a cadeia de sinal, mas não testei a modificação que usa meia onda para excitar o 3080.

GrAmorin, certamente o timbre está nas "mãos" das redes RC, mais outros fatores menores.  À ilusão auditiva a que você se refere, preferi chamar de "subjetividade", para que não infiram que eu estava comentando sobre pareceres de outras pessoas.  Acho, porém, provável que mais amigos compartilhem de tais percepções.
« Última modificação: 13 de Julho de 2013, as 23:53:18 por Adiel » Registrado

Alex Frias
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« Responder #4 : 14 de Julho de 2013, as 00:38:29 »

Eu achei bem interessante essa colocação do GRAmorin. Afinal ela de certa forma comprova a impressão que nós e mais algumas pessoas tem sobre esses compressores particularmente.

Adiel, dê mais uma chancezinha para o controle de tempo de ataque! Ele faz com que o compressor trabalhe de forma diferente o transiente da palhetada.
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« Responder #5 : 14 de Julho de 2013, as 00:46:40 »

Estou para montar um Dyna Comp na 1590A, e vou seguir seu conselho e instalar a modificação de ataque, Alex.  Os outros que fiz com essa mod já se foram... 
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Alex Frias
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« Responder #6 : 14 de Julho de 2013, as 00:48:19 »

1590A   Huh?
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« Responder #7 : 14 de Julho de 2013, as 00:52:53 »

Alex, depois daquele Flanger, tudo é possível...  Cheesy

Vou montar um RX+ numa dessas, também, duas distorções em uma.  Projeto simples:



Depois vai ser um reverber com um módulo da Belton, estilo UFO, comprei hoje da Mammoth.
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« Responder #8 : 14 de Julho de 2013, as 23:23:33 »

Boa noite meu caro irmão Adiel, vc me recomenda montar o compressor (Dyna Comp)? ele sustenta bem as notas? eu nunca montei um que realmente sustenta bem as notas por isso preciso de uma ajudinha. Legal!
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Adiel
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« Responder #9 : 14 de Julho de 2013, as 23:33:43 »

Meu caro, pode montar o Dyna Comp sem medo, ele é excelente.  A sustentação das notas não é mágica, e vai depender de outros parâmetros, também, mas ele funciona muito bem.
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guitar_luthier
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« Responder #10 : 14 de Julho de 2013, as 23:50:22 »

Obrigado irmão, vou montar. A troca do capacitor é o que está em vermelho? de 1uf eu coloco 0,05? está certo? Obrigado irmão!
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Adiel
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« Responder #11 : 14 de Julho de 2013, as 23:56:52 »

Vale a pena experimentar dos dois jeitos.
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guitar_luthier
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« Responder #12 : 14 de Julho de 2013, as 23:59:59 »

valeu  Legal!
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druidamaluco
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« Responder #13 : 31 de Julho de 2013, as 18:36:15 »

Alguém já montou o compressor da Ibanez que usa o LM13600? gostaram? vale a pena? estou para montar um e tenho um único lm13600 disponível..., poderia aproveitar ele...,
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« Responder #14 : 31 de Julho de 2013, as 18:54:33 »

Não montei outros mas achei que esse fosse o melhor, é muito bom.
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