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Autor Tópico: Os watts e eu  (Lida 25330 vezes)
bossman
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« Responder #15 : 18 de Julho de 2013, as 13:12:35 »

Ao contrário, se usar um amplificador com mais potência, é mais difícil o sinal ficar distorcido pra conseguir a mesma potência e sem a transição rápida, e o controle de volume pode ficar numa posição mais baixa. 

Certo... Mas ainda corre-se um grande risco de queimar o falante caso seja despejada mais potência que o falante possa dissipar, correto?
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« Responder #16 : 18 de Julho de 2013, as 13:32:01 »

Certo... Mas ainda corre-se um grande risco de queimar o falante caso seja despejada mais potência que o falante possa dissipar, correto?

Sempre que você fizer isso, o falante vai queimar. Agora o fato de você ter um amplificador com o dobro da potência do seu alto-falante não significa que você vai despejar toda a potência do amplificador no alto-falante, a menos que você reproduza ondas quadradas ou mesmo senoidais. O que é importante é que com música (incluído o sinal da guitarra) o amplificador não entrega 10% do seu máximo ao alto-falante.

Leia de novo com atenção o que está escrito pelo prof. Homero:

Citar
Em primeiro lugar devemos ter em mente que a musica é um sinal muito peculiar, possuindo um fator de crista, ou seja, o cociente entre a potência de pico (musical) e a potência média (erradamente chamada de RMS) tipicamente igual a 10, conforme a tabela abaixo.
Isto significa que os picos são muito elevados, mas o valor médio é pequeno, como podemos depreender da figura ao lado.
Assim, um amplificador de 1000 Watts por canal, reproduzindo um programa musical típico, vai entregar apenas 100 Watts de potência média. Isto, para um falante de 500 Watts vai representar um risco de queima muito pequeno.
Mas, ao tentar obter mais  Watts RMS do seu amplificador ele irá distorcer severamente se os limitadores do próprio amplificador (ou de algum periférico) não reduzirem a amplitude do sinal evitando, assim, a distorção.
Se elevada distorção acontecer a vida dos alto-falantes estará sendo colocada em grande risco, pois estes irão aquecer excessivamente (devido à sobrecarga produzida pelo conteúdo harmônico, gerado pela distorção) e ficarão submetidos a enormes acelerações (pois o ceifamento do sinal aproxima-o de uma onda quadrada) o que resultará em grandes esforços mecânicos aplicados no conjunto móvel, podendo provocar a quebra do cone, dentre outros graves problemas.
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« Responder #17 : 18 de Julho de 2013, as 14:58:10 »

Mas fica parecendo então que a lenda de que o Moog Taurus Bass Pedals andava queimando alguns woofers tem um pé na realidade! Anjo
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« Responder #18 : 18 de Julho de 2013, as 16:35:49 »

 Só colocando mais um ponto...

 O que queima um alto falante é a tensão ou a corrente percorrida por ele?

 Em uma condição em que a saída do amplificador saturou e a forma de onda da saída é praticamente uma onda quadrada, em uma carga puramente resistiva, a potência será maior que para uma onda senoidal.
 Agora, e para um alto falante? O modelo equivalente de um alto falante não pode ser simplificado tanto a este ponto (apenas uma carga resistiva). Temos a indutância e os fatores mecânicos também, este artigo modela um alto falante de um modo interessante: http://www.tymphany.com/files/resources/papers/AES122nd-Impedance.pdf

 Neste caso, a forma de onda da corrente será diferente da tensão e a potência deve ser calculada pela integral e não pela simplificação da carga puramente resistiva... Ou seja, a potência não será "real", existirá uma potência reativa não utilizada para "gerar som"...

 Realmente, o assunto é complexo...


 Eduardo
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« Responder #19 : 18 de Julho de 2013, as 17:06:23 »

Agora o fato de você ter um amplificador com o dobro da potência do seu alto-falante não significa que você vai despejar toda a potência do amplificador no alto-falante

Eu não mas, um leigo irá!
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« Responder #20 : 18 de Julho de 2013, as 17:57:08 »

Eu não mas, um leigo irá!

Um leigo muito menos, porque ele não vai ter como ligar um sinal que seja pernicioso para o amplificador jogar a potência acima da do alto-falante. O leigo só vai ficar na música e no instrumento, e isso como foi explicado, só aproveita 10% da potência do amplificador. Mesmo que o leigo coloque o volume da música no volume máximo de um amplificador de 1kW, pro alto-falante (de 500W) só vão 100W.  Agora se entrar com um sinal senoidal ou quadrado, o aproveitamento da potência do amplificador será maior, e sim, a bobina do alto-falante vai pro espaço. E isso geralmente só acontece em laboratório.
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« Responder #21 : 18 de Julho de 2013, as 19:27:35 »

Um leigo muito menos, porque ele não vai ter como ligar um sinal que seja pernicioso para o amplificador jogar a potência acima da do alto-falante. O leigo só vai ficar na música e no instrumento, e isso como foi explicado, só aproveita 10% da potência do amplificador. Mesmo que o leigo coloque o volume da música no volume máximo de um amplificador de 1kW, pro alto-falante (de 500W) só vão 100W.  Agora se entrar com um sinal senoidal ou quadrado, o aproveitamento da potência do amplificador será maior, e sim, a bobina do alto-falante vai pro espaço. E isso geralmente só acontece em laboratório.

Xformer deixa ver se entendi alguma coisa então... O correto é usar amplificadores com potência maiores que a suportada pelo falante mas, ficar sempre de olho pra não exagerar na quantidade de volume usado no amplificador pra não gerar ondas quadradas que é o fator "queimador" de falantes, seria mais ou menos isso?
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, as 19:31:22 por bossman » Registrado

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« Responder #22 : 18 de Julho de 2013, as 19:42:11 »

[Xformer deixa ver se entendi alguma coisa então... O correto é usar amplificadores com potência maiores que a suportada pelo falante mas, ficar sempre de olho pra não exagerar na quantidade de volume usado no amplificador pra não gerar ondas quadradas que é o fator "queimador" de falantes, seria mais ou menos isso?

Nada disso, você não entendeu. Você não vai gerar onda senoidal tampouco quadrada. E sinal de música e instrumentos musicais não conseguem estragar o alto-falante com um amplificador mais potente porque esses sinais não conseguem fazer com que  o amplificador entregue toda a potência ao alto-falante. Agora se você ligar um gerador de áudio (com sinal senoidal ou quadrado)  na entrada do amplificador, vai conseguir entregar toda a potência que o amplificador permite.

Bossman, você é um dos que eu tenho a maior consideração e que tenho o maior prazer em responder todas suas dúvidas.  Acho que seria legal se eu pudesse mandar o pdf desse artigo, com as figuras e tabelas, assim você vai entender melhor (uma figura vale por 1000 palavras) pois senti que tá muito difícil pra você captar a ideia, seja porque tem fortemente gravado na sua mente o conceito contrário e está meio resistente à ideia.
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« Responder #23 : 18 de Julho de 2013, as 20:43:06 »

...pois senti que tá muito difícil pra você captar a ideia, seja porque tem fortemente gravado na sua mente o conceito contrário e está meio resistente à ideia.
Não é só ele não que tem isso fixo na cabeça...  Cheesy
E o medo de ligar um falante de 50W num amplificador de 100W?
E o pior... da pra confiar na etiqueta do falante? Ele suporta mesmo 50W?
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« Responder #24 : 18 de Julho de 2013, as 21:45:02 »

xformer

Armazene este arquivo em algum lugar que todos possamos acessar. Já que você comentou sobre ele, muita gente pode querer ler (eu...).
« Última modificação: 04 de Junho de 2017, as 13:33:45 por Matec » Registrado
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« Responder #25 : 18 de Julho de 2013, as 22:14:19 »

Nada disso, você não entendeu. Você não vai gerar onda senoidal tampouco quadrada. E sinal de música e instrumentos musicais não conseguem estragar o alto-falante com um amplificador mais potente porque esses sinais não conseguem fazer com que  o amplificador entregue toda a potência ao alto-falante. Agora se você ligar um gerador de áudio (com sinal senoidal ou quadrado)  na entrada do amplificador, vai conseguir entregar toda a potência que o amplificador permite.

Bossman, você é um dos que eu tenho a maior consideração e que tenho o maior prazer em responder todas suas dúvidas.  Acho que seria legal se eu pudesse mandar o pdf desse artigo, com as figuras e tabelas, assim você vai entender melhor (uma figura vale por 1000 palavras) pois senti que tá muito difícil pra você captar a ideia, seja porque tem fortemente gravado na sua mente o conceito contrário e está meio resistente à ideia.

Tá difícil mesmo de entender isso!  Batendo Cabeça  É complicado enfiar na cabeça que um amplificador com quase a mesma potencia do falante pode queima-lo e que um amplificador com mais potência do que o falante não vai queima-lo...


Obrigado pela consideração, de verdade!
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« Responder #26 : 18 de Julho de 2013, as 22:42:28 »

Tá difícil mesmo de entender isso!  Batendo Cabeça  É complicado enfiar na cabeça que um amplificador com quase a mesma potencia do falante pode queima-lo e que um amplificador com mais potência do que o falante não vai queima-lo...
Obrigado pela consideração, de verdade!

Me manda por MP seu email pra eu te mandar o PDF com as figuras (no seu perfil não tem).

Vou dar um exemplo.

Você e sua banda vão tocar e usam um amplificador de 200W com um alto-falante de 100W. Digamos que o sinal da música que vocês tocam consiga fazer com que o amplificador entregue uns 50W sem distorção (1/4 da capacidade de potência do amplificador)  ao alto-falante e com esse nível vocês acham que está em bom volume.

Agora vocês mudam de amplificador e usam um de 50W, com o mesmo falante de 100W. Agora no mesmo nível de sinal de antes, o novo amplificador vai conseguir entregar só 12,5W (1/4 da capacidade) ao alto-falante. Logo o volume percebido por vocês vai ficar mais baixo. O que um dos músicos vai fazer ? Ele vai no pré-amplificador e vai aumentar o nível do sinal que entra no amplificador. Então como o amplificador é de menor potência, o autor diz que isso causaria  que o sinal seja amplificado e clipado, de forma a chegar nos 50W para que os ouvintes tenham a mesma sensação de volume. Ocorre que alcançar os 50W com o o amplificador de menor potência, o sinal fica clipado (distorcido, como onda quadrada) e esse é o problema que o autor escreve, pra tirar mais potência de amplificadores pequenos, precisa clipar e distorcer o sinal. A qualidade dos 50W de um amplificador de pouca potência é pior do que os 50W de um de maior potência, justamente porque de maior potência não vai clipar pra entregar tantos watts.  Agora se não houver clipamento, mesmo o amplificador de baixa potência não vai estragar o alto-falante. 
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« Responder #27 : 18 de Julho de 2013, as 22:47:06 »

Então é o seguinte  Cheesy

Meu sinal já sai saturado da distorção, ai satura mais no pré, satura mais no Power, satura no transformador de saída....
Resultado explodo o falante fraco.

Essa teoria é ótima para quem toca em cultos, agora para quem toca sério  Evil, ela não vale....   Guitarrista

Para amps de guitarra a matemática é clara:
-> Para drive moderado, falantes entre 1.5x - 2x da potência máxima do amp.
-> Para alto drive,falantes entre 2x - 2.5x da potência máxima do amp
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, as 22:57:17 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #28 : 18 de Julho de 2013, as 22:54:54 »

Então é o seguinte  Cheesy

Meu sinal já sai saturado da distorção, ai satura mais no pré, satura mais no Power, satura no transformador de saída....
Resultado explodo o falante fraco.

Essa teoria é ótima para quem toca em cultos, agora para quem toca sério  Evil, ela não vale....   Guitarrista

Mas quem disse pra você que a saturação em power valvulados vira onda quadrada ou clipada ?
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« Responder #29 : 18 de Julho de 2013, as 23:06:09 »

Estou começando a entender xformer!
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

E esse sinal clipado e distorcido do amplificador de menor potência é audível ? Ou é aquele tipo de coisa que só se "ouve" no osciloscópio?
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