Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 14:27:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Posição dos captadores  (Lida 10449 vezes)
WickedGuitar
Visitante
« : 08 de Julho de 2013, as 03:35:21 »

Bom dia, eu tenho algumas duvidas sobre a posição dos captadores, especialmente o middle. Então lá vamos nós.
Em primeiro lugar porque inclinar os captadores como os singles na stratocaster, e isso é valido para hambuckers? (acredito que sim).
Em segundo lugar a chance de trocar o captador do meio da minha guitarra me deixou cheio de duvidas em relação a posição dele.
Qual a diferença, e eu digo especificamente, em termos de frequência, médios, graves e agudos, colocar o captador do meio também inclinado, mais perto do da ponte, ou mais perto do captador do braço?
O que me levantou essa duvida, em primeiro lugar, foi observar a guitarra do Seve Morse, aquela Music Man maravilhosa, onde ele possui 4 captadores, sendo dois hambuckers ocupando as posições da ponte e braço, e mais dois singles ocupando a posição do meio, sendo um deles inclinado (o mais proximo ao captador do braço, se não me engano).
Então esta gama de possibilidades me trouxe até aqui para saber a opinião, mitos e verdades sobre esse assunto.

Cheers!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #1 : 08 de Julho de 2013, as 14:14:31 »

WickedGuitar

Essa questão da posição dos captadores é complicada e muito pessoal.

Basicamente, considerando um mesmo captador na posição "ponte" irá soar mais agudo, mais médio e menos grave que no "braço" e o inverso proporcional, na posição do meio teremos um meio-termo entre os 2 timbres.

A amplitude da vibração da corda é maior na posição do braço, por isso a compensação de saída dos captadores, comumente captadores do braço tem por volta de 8k e os da ponte em torno de 12k, +- 30% maior.

A maioria dos guitarristas (me inclua aqui) usa captadores fortes nas posições ponte e braço, e um captador bem mais suave na posição do meio, essa configuração deixa a guitarra muito versátil, mas pra ser honesto, descaracteriza timbres mais clássicos.

E o que isso tem haver? Inclinar o captador é uma tentativa de deixar o captador um pouco mais dinâmico, desta forma as cordas graves teriam um poco mais de agudos e as agudas um pouco mais de graves, é difícil comparar o captador reto com ele inclinado, mas não acredito numa diferença tão pronunciada. Sorry, I'm not a mojo man, ma'am.

Quanto ao timbre do Morse, bro, aqui em Curitiba tinha (ou tem..) uma na zero.db, a pegada da MM não tem igual, o timbre é legal, mas algumas coisas me decepcionaram nessa guitarra, o captador da ponte é bem abafado, esse inclinado soa mais agudo e magro que o da ponte, o do braço foi o que eu mais gostei.

É muito pessoal a configuração que ele usa, a forma com que o Morse toca faz toda a diferença, preste atenção na forma com que ele ataca as cordas, quase sempre bem próximo da ponte e beliscando as cordas gerando pequenos slaps.

O que o Morse procura é um instrumento ultra versátil, unido timbres de tele, strato e les paul num mesmo instrumento.
Registrado
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 466
-Recebido: 51



« Responder #2 : 08 de Julho de 2013, as 14:30:53 »

Enquanto tava escrevendo o Eddie postou, vejo que explicamos de forma parecida, mas pra não perder o que escrevi, ou ainda, por uma abordagem diferente do mesmo assunto, vou postar assim mesmo. Caso esteja contra às regras, peço a moderação que exclua o post.


Vamos lá! Inclina-se os captadores pra fazer a compensação pelas frequências que são, por assim dizer, mais transmitidas dependendo da localização dos captadores. Exemplificando, perto da ponte o som tende a sair mais agudo, por causa da amplitude da vibração das cordas ( que perto da ponte é menor e perto do braço é maior). Logo, pra "compensar" e "equilibrar" melhor o som, o captador fica inclinado pra diminuir um pouco o volume das cordas agudas em relação às graves. Pois a distância pras cordas agudas fica maior em relação às cordas graves. De forma análoga, perto do braço o som tende a ser bem mais grave, assim inclina-se de forma contrária ao caso anterior. E com humbucker, o raciocínio é o mesmo, pois a explicação se mantém.
Agora, se você se referiu a inclinação no sentido de angulação em relação ao eixo das cordas, em geral serve pra alinhar os polos dos captadores com as cordas, pois ao ficar desalinhado, uma ou mais cordas podem se sobressair em relação às outras não dando pra "equilibrar" utilizando o macete da explicação anterior.
Com relação às guitarras do Steve Morse. Sei que a que tem 3 captadores e o do meio é colado no da ponte se deve ao fato de que ele não gostava de bater no captador do meio ao palhetar, assim ele foi movido pra mais próximo do da ponte. (não sei se é verdade, mas lembro de ter visto alguém dizer isso. Salvo engano foi o Roberto Torao que é fã do Morse)
A de 4 captadores parece  ser ligada de forma normal com uma chave de 5 posições e o 4º captador é ligado por uma chave extra do tipo alavanca.
Creio que deva ser por questão de timbres desejados.
Acho que é isso. Se falei alguma besteira, peço que me corrijam.
Abraço!
Registrado
WickedGuitar
Visitante
« Responder #3 : 08 de Julho de 2013, as 20:28:34 »

Obrigado pelas duas explicações, elas foram excepcionais e uma completou a outra... Realmente matou a minha duvida sobre a inclinação dos captadores, (me referia a angulação em relação a ponte mesmo).
Mas em relação ao(s) captador(es) do meio eu ainda estou em duvida em relação ao som, mas eu acredito que o único jeito de descobrir é experimentar. Imagino que grandes sons podem vir de configurações variadas e isso me anima bastante! Since i'm a mojo man!
Escrevendo o post me veio a ideia de bolar uma engenhoca (temporaria) pra mover o captador do meio sem precisar mecher na parte elétrica nem desencordoar a guitarra, tirar escudo, mecher nos furos, etc.
O que vocês acham da ideia? alguma coisa parecida ja existe? alguma sugestão?
Valeu!!
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #4 : 08 de Julho de 2013, as 21:08:40 »

Há até algumas ideias interessantes de instrumentos com captadores móveis, para que o usuário possa alterá-los à vontade, dentro de certos limites, é claro.




Registrado

blackcorvo
Handmaker
****
Online Online

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #5 : 09 de Julho de 2013, as 02:06:08 »

Adiel, essa vermelhona aí é bem interessante. Seria legal algo assim com uma guitarra SS estilo uma Telecaster ou uma Jaguar/Jazzmaster/Mustang (ao qual ela claramente tentou copiar no formato do corpo), mas em ambos captadores.
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #6 : 09 de Julho de 2013, as 02:49:29 »

Interessante a ideia dessa vermelha...
Mas será que tão pouca alteração na posição dos polos é suficiente pra alterar o timbre (alterar o suficiente pra valer a pena essa adaptação)?!?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
WickedGuitar
Visitante
« Responder #7 : 09 de Julho de 2013, as 03:35:40 »

Adiel essa foi sensacional! O que veio em mente é justamente mesclar essas duas "táticas" das fotos no captador do meio, para que eu possa tanto alterar a angulação quanto a distancia nessa espécie de trilho. E claro usar uma capa que se mova junto com o captador para não expor demais a parte eletrica, por motivos estéticos e de interferencia também. Mas era precisamente o que eu estava pensando.
Aproveitando a pergunta do Kem, gostaria de fazer uma pergunta relacionada a posição de captadores antes que possamos voltar a discutir essas engenhocas maravilhosas! heuheuheuehueeu
Eu tinha uma Groovin' GLP 300, se não me engano, com ponte tremolo flutuante, tipo floyd rose, e dois hambuckers sensacionais! Pena que ela tinha uns problemas com afinação que não consegui resolver e troquei ela por um meteoro que troquei pela tagima que estou hoje, mas isso não vem ao caso.
A minha dúvida é em relação a proximidade dos captadores do braço e da ponte. Como ela tinha 24 trastes, consequentemente a ponte estava mais perto do braço, fazendo que os captadores ficassem próximos um ao outro. Com ela ligada no amp percebi que alternando entre os captadores eu não sentia uma mudança "dramática" no timbre, assim como single coils. Ela parecia não reter as qualidades em termos de agudos e graves em relação à posição dos captadores. Isso tem a ver com a proximidade entre os dois ou não tem nada a ver?
Valeu!

-----
Muito bem, após pensar um pouco eu fiz um esboço (por favor não julguem minhas excelentes skills como desenhista)
Eu sei que ele tem muitas limitações e deixou algumas coisas vagas, mas eu vou tentar explicar o que passou pela minha mente.
Eis a obra prima:



Muito bem, olhando na minha strato aqui, com 3 singles, percebi que a inclinação do captador da ponte é bem menor que a inclinação do captador do braço dessa guita que o Adiel postou, o que responde a pergunta do Kem, eu acho, porque se nas guitarras strato eles inclinam menos o captador para obter alguma diferença no timbre, eu acredito que nessa guita vermelha a diferença é ainda mais marcante.
Outra coisa é que se projetarmos o captador da ponte no cateto adjacente do triângulo retângulo formado pela inclinação do captador, ou seja, deixa-lo alinhado paralelamente com os outros captadores, em relação ao eixo que eu marquei, eles vão ficar com a mesma distancia um dos outros, então eu decidi angular o captador da ponte apenas em uma direção, conforme mostra o desenho.

Eu acabei de ver que não demarquei a área de que a inclinação do captador da ponte vai cobrir, mais um problema pro esquema, mas como estamos em várias cabeças e a criatividade de vocês deve ser maior que a minha, que soluções poderiamos encontrar pra esse esboço?
Valeu!!!

Edit: Esqueci de dizer que esses tracejados entre os captadores seria uma forma de cobrir o espaço quando mover o sistema do captador do meio, onde cada "lâmina" vai entrando debaixo da outra conforme a coisa toda se move.
Eu sei que as limitações nessa ideia são gritantes, em relação a grossura do material da esteira, a quantidade de material, a sobra de material de cada lado quando o captador estiver na posição "original", (exatamente no centro entre os captadores da ponte e do braço), para ele se distanciar dos captadores, mas ainda sim é só uma ideia para matutarmos!
Valeu mais uma vez!
« Última modificação: 09 de Julho de 2013, as 04:27:18 por WickedGuitar » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 09 de Julho de 2013, as 11:01:09 »

Estou aqui só apreciando... Gosto muito dessa idéia de captadores móveis!

Adiel, essa guitarra vermelha me lembra da coluna Teisco Del Rey da Guitar Player original. Aquelas guitarras bizarras até, feitas no Japão e na Itália. Mas havia muita coisa interessante e algumas idéias mais geniais qe extravaantes! Eu curto esse visual meio cafona-futurista do passado...rs.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal