Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 06:40:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pontes Sustain  (Lida 5719 vezes)
WickedGuitar
Visitante
« : 04 de Julho de 2013, as 03:04:48 »

Buenas. Em um outro tópico discuti sobre devolver o velho timbre do meu instrumento, que perdi depois de algumas modificações que eu fiz.
Recebi ótimas dicas inclusive a de que para sustain pontes do tipo tune-o-matic com as cordas passando pelo corpo são ótimas!
Após alguma pesquisa na internet resolvi pensar sobre investir em uma tune-o-matic com rolamentos em conjunto com uma Bigsby B50, que achei linda, e o tamanho reduzido vai me ajudar bastante.
Seguem os links para as duas peças:

http://www.stewmac.com/shop/Bridges,_tailpieces/Electric_guitar,_Tune-o-matic_bridges/Golden_Age_Roller_Bridge.html?tab=Pictures
ouvi falar muito bem do bronze, entao escolhi essa com os rolamentos em bronze.

http://www.ebay.com/itm/New-Genuine-BIGSBY-B50-Vibrato-Tailpiece-/370834094972?pt=Guitar_Accessories&hash=item56576f3b7c

uma foto da guitarra que irá receber as modificações:

Lembrando que esa ponte está só parafusada diretamente na madeira, sem o bloco de sustain.

A pergunta é se esta configuração me responde com um sustain e "corpo" bons, comparado a antiga ponte, que era uma tremolo tipo fender 6 parafusos.
Escolhi a Bigsby por ela ser menos invasiva para instalar do que uma tremolo tipo fender 6 parafusos, e por causa do conjunto rolamentos + um vibrato mais suave, pra me ajudar na estabilidade na afinação e durabilidade das cordas, sem falar na dica dos rapazes sobre a tune-o-matic.
Aproveitando também a oportunidade em expandir meus conhecimentos no assunto, existiria uma relação ponte/sustain onde eu posso classificar cada ponte por um timbre e sustain caracteristicos para ajudar em futuras "reformas"?
Obrigado desde já!
Cheers!
Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #1 : 04 de Julho de 2013, as 12:05:43 »

Bem...
Quanto à possibilidade de devolver o velho timbre de sua guitarra, esqueça.  Afinal, você trocou o braço dela, condição que "por si só, altera as características do instrumento.
Não bastasse isso, abriu novas cavidades e fechou outras no corpo (com material diferente). Tudo isso altera o timbre, se para o bem ou para o mal, é pura questão de gosto.

Com relação a mudança da ponte , eu faria um alerta:
Certifique-se da curvatura da escala do braço Ibanez que você tem montado, o chamado "radius", "radiano".
As pontes tipo Strato tem regulagem individual de altura das cordas, ou seja, você pode ajustá-las a qualquer curvatura de escala. A Fender usa desde 7' e 1/4, 9' e 1/2 e 12' com total flexibiidade.
No caso das Tune-O-Matics, a regra geral é uma curvatura de 12' (12 polegadas). Não há muito espaço para variações.

Normalmente, os braços Ibanez de modelos voltados ao "Shredding" tem escalas bem planas, radiano de 16'.  Uma ponte com curvatura 12' num braço 16' implicará, necessariamente, em uma ação com as cordas 'D' e 'G' altas, ou com os 'E's demasiadamente baixos. 

Então, certifique-se da curvatura da escala entes de investir numa ponte nova.
Registrado
WickedGuitar
Visitante
« Responder #2 : 04 de Julho de 2013, as 12:32:46 »

Sim, devolver o antigo timbre seria impossível, mas melhorar este acredito que seja mais possível...
Essa dica do raio foi bem interessante! não tinha pensado nisso... dentro da possibilidade de ajustar a altura individual das cordas, que outras opções eu tenho, descartando a tremolo tipo fender e as do tipo floyd rose?
Tem alguma saida no caso de usar uma tune-o-matic com diferença nos raios?
Valeu!
Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #3 : 04 de Julho de 2013, as 13:05:34 »

Essa dica do raio foi bem interessante! não tinha pensado nisso... dentro da possibilidade de ajustar a altura individual das cordas, que outras opções eu tenho, descartando a tremolo tipo fender e as do tipo floyd rose?

Quase a mesma solução que você está usando. Uma "Hardtail" + String Ferrules:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-494816818-ponte-fender-stratocaster-hardtailfixa-fretegratis-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-485552758-ponte-fixa-p-guitarra-hardtail-cromada-_JM

Se não gostar da sonoridade, pode trocar os saddles por outros de material diferente como os de inox, de grafite e por aí vai.
Por certo, é a solução mais econômica. Apenas certifique-se que o "string pitch" (separação das cordas) seja o mesmo da sua guitarra.

Tem alguma saida no caso de usar uma tune-o-matic com diferença nos raios?

Como afirmei antes... Possivelmente umas cordas ficarão altas demais e outras baixas demais.  Você pode tentar reduzir a altura dos saddles centrais com uma lima. Refazer a angulação e o acabamento para não restar nenhuma aresta evidente que possa provocar quebras nas cordas.  Tudo isso torcendo para que as corda não tocam no corpo da ponte.

Ademais a instalação de uma Tune-O-Matic, por sua maior atura, implicará em modificação na angulação do braço, seja por routeamento no "neck pocket" ou por adição de calço ("shim"), ou por instalação da ponte em uma cavidade rebaixada ("recessed"):

http://www.google.com.br/imgres?q=recessed+tune+o+matic&um=1&sa=N&hl=pt-BR&biw=1600&bih=813&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=Q_lf7ONRpJVa0M:&imgrefurl=http://www.stewmac.com/tsarchive/ts0067.html&docid=cTawildudjTh5M&imgurl=http://www.stewmac.com/tradesecrets/newsletter/ts0067/ts0067inserta.jpg&w=224&h=213&ei=_ZvVUcyAPIrEiwKgtoH4Cg&zoom=1&ved=1t:3588,r:7,s:0,i:100&iact=rc&page=1&tbnh=170&tbnw=171&start=0&ndsp=26&tx=62&ty=79

http://www.google.com.br/imgres?q=recessed+tune+o+matic&um=1&sa=N&hl=pt-BR&biw=1600&bih=813&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=S-PJWwp335xWUM:&imgrefurl=http://www.acousticon.com/baggs%2520pickups.htm&docid=-hfewiA_RmtDgM&imgurl=http://www.acousticon.com/tbridge_header.jpg&w=298&h=270&ei=_ZvVUcyAPIrEiwKgtoH4Cg&zoom=1&ved=1t:3588,r:4,s:0,i:91&iact=rc&page=1&tbnh=172&tbnw=191&start=0&ndsp=26&tx=90&ty=86

http://www.google.com.br/imgres?q=recessed+tune+o+matic&um=1&sa=N&hl=pt-BR&biw=1600&bih=813&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=nZo6g6Td78XtAM:&imgrefurl=http://www.ultimate-guitar.com/forum/showthread.php%3Ft%3D889895&docid=aALb2TEg0RZS7M&imgurl=http://img53.imageshack.us/img53/2567/28360433rg0.jpg&w=793&h=600&ei=_ZvVUcyAPIrEiwKgtoH4Cg&zoom=1&ved=1t:3588,r:3,s:0,i:88&iact=rc&page=1&tbnh=172&tbnw=230&start=0&ndsp=26&tx=69&ty=69

O problema desta "solução" é que, dependendo da profundidade, fica difícil o ajuste das oitavas.

Eu optaria pela "Hardtail". Bom, simples, flexível, barato e menos invasivo !

Eu sempre sigo o velho princípio K.I.S.S. (Keep It Simple, Stupid)  Cheesy
Sem intenção de ofender, é claro !
Registrado
WickedGuitar
Visitante
« Responder #4 : 04 de Julho de 2013, as 13:39:32 »

eheuheuehuehuhuehueh Sim! provavelmente estas modificações só vão me causar mais dor de cabeça! eu estou usando essa tremolo como uma hardtail em termos... queria um vibrato nela, entao vou reconsiderar em recolocar o bloco de sustain... e dar uma pesquisada nas alternativas...
Obrigado pelas dicas!
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #5 : 04 de Julho de 2013, as 13:53:54 »

 WickedGuitar, se você gosta desta guitarra por ser a sua primeira,
de modo sentimental mesmo, por que você não compra um braço
tipo fender, coloca a ponte tipo fender, captadores single coil, e
fica com uma boa guitarra para blues e tal.

Pega o braço ibanez e manda fazer um corpo com um shape bem
agressivo, coloca uma ponte tune-o-matic e cordas passando
pelo corpo, coloca um único captador bem potente, emg ativo,
ou outro de sua preferencia, e fica com uma shredder .

Pode demorar um pouco, mas você no final terá duas guitarras
com propostas bem distintas, que seria melhor que ter uma que
esta limitando a suas escolhas por ter componentes que não
foram feitos um para o outro.

Só um pitaco.

Abraço.
Registrado
WickedGuitar
Visitante
« Responder #6 : 04 de Julho de 2013, as 14:05:37 »

já considerei o assunto a um tempo atras, mas no momento eu estou querendo fazer dela uma guitarra versátil.
Escolhi o braço da Ibanez porque eu achei extremamente confortavel e rapido, pensei na Bigsby pois queria pra ela um tremolo com um vibrato bem de leve e uma ponte diferente para que eu pudesse tentar coisas novas... para os captadores eu estou usando os Malagoli, exelente captadores por sinal! e vou colocar um middle ali testando diferentes posicionamentos. Ou seja, quero uma guitarra versátil e original, carregando em cada aspecto um pouco do que eu procuro sonoricamente (se é que essa palavra existe ehuehueheu)
Alias eu estou com uma Tagima antiga que consegui em um rolo com um meteoro. Não sei te dizer o ano, mas sei que é das antigas! quando peguei ela estava sem duas cordas, tinha tomado chuva, sol, algumas capas das tarrachas estavam faltando, mas foi ligar ela no amp e trazer ela pra casa! Nessa sim eu vou reformar e transformar numa Blues Machine! ehueheuheuheuhe Me apaixonei na captação dela.
Enfim, achei uma alternativa para a ponte que me pareceu interessante:

http://www.allparts.com/SB-0281-010-Chrome-Non-Tremolo-Bridge_p_3251.html

http://www.allparts.com/SB-0104-010-ABM-Chrome-Non-Tremolo-Bridge_p_3216.html

Me parece que essas pontes são encordoadas por tras mesmo! e possuem ajuste individual de saddles, uma delas é Schaller a outra feita em bronze pelo que me parece, também alemã...
Elas sendo encordoadas por tras eu posso adaptar a B50 no corpo da guitarra e usar essas pontes.
inclusive elas tem rolamentos, o que vai ajudar bastante com o tremolo.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #7 : 04 de Julho de 2013, as 14:10:10 »

Ok então.

Essas pontes parecem ótimas.

Mas eu não acho que se possa usar a bigsby com elas não.

Abraço
Registrado
WickedGuitar
Visitante
« Responder #8 : 04 de Julho de 2013, as 14:22:12 »

Supondo que as cordas saiam por tras da ponte, não daria para alongar e encordoar na bigsby? desde que nao haja fricção entre a corda e o buraco por onde ela vai entrar
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #9 : 04 de Julho de 2013, as 14:34:11 »

Exatamente isso, fricção.

A ponte é muito baixa, as cordas sairiam quase
na altura do corpo da guitarra.

Como eu disse antes, cuidado com o ajuntamento
de componentes que não foram feitos uns pros
outros.

É só dor de cabeça e nenhum proveito significativo.


Abraço.
Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #10 : 04 de Julho de 2013, as 18:03:11 »

já considerei o assunto a um tempo atras, mas no momento eu estou querendo fazer dela uma guitarra versátil.

Outro provérbio: Jack of all trades, master of none !

Muita flexibilidade acaba te fazendo perder o foco.  Em suma, não dá para querer tudo !

E estas duas pontes hardtails são caras demais. Não casam com o projeto E não casam com um Bigsby.
Tremolos Bigsby para instrumentos de tampo plano e braço não-angulado são bem específicos e exigem, no mais das vezes, a colocação de calço no neck pocket.
Se o ângulo é pequeno as cordas costumam sair dos saddles nas alavancadas. Com as Fenders Jazzmasters acontece muito isso !

Esqueça isso.  Você vai gastar o dinheiro de 3/4 guitarras numa e não vai ficar satisfeito. IMHO
« Última modificação: 04 de Julho de 2013, as 18:07:51 por zekkez » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 19 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal