Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Novembro de 2024, as 02:37:39

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com Transformador de saída desconhecido  (Lida 5202 vezes)
druidamaluco
Visitante
« : 30 de Junho de 2013, as 17:22:29 »

Galera preciso de uma ajudinha básica.

Meu pai encontrou nas coisas dele, um Transformador de saída de som para Valvulado.
Nunca foi usado, está parafinado e na Caixa, diz que é de 6 WATS.

É o da Foto abaixo, e tem uma pequena etiqueta com os seguintes códigos.

TS-5000
06000 4-9

Gostaria de saber para que Válvula ele atende, se é de 6W, provável que atenda uma el84 ou uma 6v6 não?

« Última modificação: 30 de Junho de 2013, as 22:34:14 por druidamaluco » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 30 de Junho de 2013, as 22:17:48 »

Você não sabe qual é o fabricante ?  Precisa ver se é SE (single ended) ou PP (push-pull).

Tem idéia quais fios são do primário e quais do secundário ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
druidamaluco
Visitante
« Responder #2 : 30 de Junho de 2013, as 22:28:22 »

Você não sabe qual é o fabricante ?  Precisa ver se é SE (single ended) ou PP (push-pull).

Tem idéia quais fios são do primário e quais do secundário ?

Olá Xformer, então, o Azul e vermelho, correspondem ao primário, e ele é single ended, pois não possui a ponta central no secundário, o secundário é apenas dois fios pretos finos.
Não tem nome do fabricante ou Marca, infelizmente, apenas os códigos descritos acima e que é de 6 Wats.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #3 : 30 de Junho de 2013, as 22:36:40 »

O fato dele só ter dois fios no secundário não diferencia se ele é SE ou PP. Mas o fato de ter apenas dois fios no primário, aí sim indica que ele não é PP (que precisa de pelo menos 3 fios no primário). Aí no caso dele ser realmente de 6W e talvez com 5k de impedância no primário, mas não saber de quanto é a impedância do secundário, teria que fazer uns testes (descobrir a relação de espiras pra depois descobrir a relação de impedâncias) e então achar uma aplicação pra ele.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
druidamaluco
Visitante
« Responder #4 : 30 de Junho de 2013, as 22:50:57 »

O fato dele só ter dois fios no secundário não diferencia se ele é SE ou PP. Mas o fato de ter apenas dois fios no primário, aí sim indica que ele não é PP (que precisa de pelo menos 3 fios no primário). Aí no caso dele ser realmente de 6W e talvez com 5k de impedância no primário, mas não saber de quanto é a impedância do secundário, teria que fazer uns testes (descobrir a relação de espiras pra depois descobrir a relação de impedâncias) e então achar uma aplicação pra ele.

Obrigado novamente xformer, inverti a ordem _, mas, acabei de descobrir a marca dele, estava escondido abaixo da etiqueta, é da marca DOUGLAS, ou rádio Douglas. e na caixa descobri outro número bem apagadin, mas deu para ler, tem o número 6004, acredito que este transformador era para saída de um rádio e vitrola valvulado que tinha aqui em casa, muito antigo, que utilizava el84.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #5 : 30 de Junho de 2013, as 22:53:59 »

Como saber se um transformador é de força ou de saída de áudio?

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #6 : 30 de Junho de 2013, as 23:04:50 »

Como saber se um transformador é de força ou de saída de áudio?

No caso dele, ele já sabia que era um de saída. Pela etiqueta com o código TS é outra dica (se fosse TF ...).

Provavelmente as chapas do núcleo estão agrupadas em Is de um lado e Es de outro, pois se trata de um single ended. No caso de um PP, aí a coisa complica pois não haverá esse agrupamento de Is e Es e elas estarão empilhadas alternadamente. Como a maioria dos transformadores de saída usam núcleos com chapas de GO que são bem mais finas, seria outra dica.  Uma outra pista nos PP é verificar se a resistência em cada metade do enrolamento está igual ou com valores bem próximos, o que geralmente não ocorre com transformadores de força que tenham center tap pois não há um cuidado com balanceamento dos enrolamentos.
druidamaluco
Visitante
« Responder #7 : 30 de Junho de 2013, as 23:16:45 »

Olá Xformer e Espanhol, obrigado pela força, então, ele é single ended ao meu ver, pois existem apenas dois fios no primário e dois no secundário, ele é de saída de som, isso já está confirmado, devido a caixa estar marcado que é de som, 6 wats, e nunca usado, e por meu pai, se lembrar apenas que é de som. Meu pai, não se lembra mais dos detalhes, como impedância do primário, e se o secundário é de 4 ou 8 ohms. Já descobri que ele é da Marca Douglas, Rádio Vitrola Valvulada antiga, e tinha Válvulas el84, e el86 nela, dentre outras.

Não sei se conseguiram ver a Foto do Transformador que postei, não sei se está carregando para vocês poderem ver, aqui carrega normalmente.
Visitante
« Responder #8 : 01 de Julho de 2013, as 03:59:42 »

http://www.py2adn.com/artigos/Determinando-impedancia-transformadores-saida.pdf

Nunca coloque tensão no secundario pois a tensão no primario sera altissima, ai tem toda aquela parada que você pode morrer etc...

Abraços.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #9 : 01 de Julho de 2013, as 09:47:02 »

Não sei se conseguiram ver a Foto do Transformador que postei, não sei se está carregando para vocês poderem ver, aqui carrega normalmente.
Tá aparecendo sim, com boa resolução Legal!
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
druidamaluco
Visitante
« Responder #10 : 01 de Julho de 2013, as 10:01:58 »

Fallout e Espanhol, muito obrigado pelas dicas e Fallout, obrigado pela apostila, tentarei fazer o teste indicado na apostila, juntamente com as fórmulas.

O transformador para teste, fiquei na dúvida, de acordo com o desenho na apostila, ele tem secundário de 10 + 10v? ou posso testar com um transformador de 15+15v /1A?

Ao que entendi, preciso colocar um Potenciômetro, para variar a voltagem, além de uma resistência de carga no secundário do transformador de saída no valor de 10 ohms, correto?

-----
PROBLEMA RESOLVIDO!

O transformador tem 5K de impedância no primário, e 6 ohms no secundário.
Dica dada por uma pessoa que trabalhava com estes transformadores e equipamentos antigos.

Obrigado a todos pela ajuda.
« Última modificação: 01 de Julho de 2013, as 11:04:04 por druidamaluco » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #11 : 01 de Julho de 2013, as 11:23:26 »

Existe mais um teste que você pode fazer que se baseia em aplicar uma tensão alternada conhecida no secundário e medir no primário ou vice - versa. Com isso você vai realmente saber se ele tem a impedância de 5k
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
druidamaluco
Visitante
« Responder #12 : 01 de Julho de 2013, as 11:31:19 »

Existe mais um teste que você pode fazer que se baseia em aplicar uma tensão alternada conhecida no secundário e medir no primário ou vice - versa. Com isso você vai realmente saber se ele tem a impedância de 5k

Interessante Bossman, obrigado também pela dica, porém esta tensão alternada aplicada no secundário do transformador de saída, não poderia ultrapassar 10 Volts correto? pois, já ouvi algumas pessoas dizerem que no secundário do Transformador de saída, costuma ter cerca de 12 a 18 volts, não sei se estou falando besteira, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. além de ter de tomar um extremo cuidado com relação ao primário na hora da medição.
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #13 : 02 de Julho de 2013, as 20:24:51 »

Interessante Bossman, obrigado também pela dica, porém esta tensão alternada aplicada no secundário do transformador de saída, não poderia ultrapassar 10 Volts correto? pois, já ouvi algumas pessoas dizerem que no secundário do Transformador de saída, costuma ter cerca de 12 a 18 volts, não sei se estou falando besteira, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. além de ter de tomar um extremo cuidado com relação ao primário na hora da medição.

Vou te ser sincero e te dizer que não conheço essa limitação de voltagem. E sim esqueci de mencionar esse importantíssimo cuidado na hora de fazer isso por conta da relação de espiras você pode tomar um tremendo choque.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: