Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Outubro de 2024, as 22:20:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Blocos de sustain para pontes com vibrato estilo Fender Stratocaster  (Lida 56064 vezes)
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #30 : 30 de Junho de 2013, as 12:24:07 »

Citar
Se não me engano o bronze é cobre com estanho, não?

Sim!

O mais comum nas pontes baratas é o chamado die cast, que nada mais é que um metal de baixo ponto de fusão injetado numa forma, depois de frio abre-se as roscas e tá pronto, latão, niquel e aço geralmente são cortadas de barras e usinadas, isso acarreta maior custo e qualidade do material. Metais injetados tendem a ter muitos defeitos estruturais, invisíveis as vezes.
Citar
Também existe hoje em dia um fetiche danado por peças de hardware feitas com titânio e mais recentemente com liga de alumínio
As ligas de alumínio, cobre e titânio são modernas e excelentes, porém são mais caras, porque esse tipo de liga geralmente passa pelo sistema de forjamento, depois de fundido o bloco ele é prensado com alguns milhares de toneladas, compactando a estrutura, diminuindo o volume e aumentando a densidade, algumas dessas ligas o pessoal chama de alumínio aeronáutico.
« Última modificação: 30 de Junho de 2013, as 12:40:18 por Gilmar » Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #31 : 30 de Junho de 2013, as 13:27:07 »

Li as duas matérias indicadas, mas algo não ficou claro para mim.

Quais os modelos de bloco disponíveis ? SX , Fender Mex ? Ou o que mais ?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #32 : 30 de Junho de 2013, as 18:58:34 »

Eu troquei um primeiro email com o rapaz que faz os blocos.

Foi muito gentil e atencioso na resposta e pelo que entendi há certa flexibilidade na customização, pois pedi até para ele ver a possibilidade de um bloco mais curto para uma chinoca de corpo menos espesso.

Não estão prontas, acredito que a customização seja um ponto muito positivo desse fabricante!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #33 : 30 de Junho de 2013, as 19:49:06 »

Alex, veja se ele faz um pacote... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Registrado

zekkez
Visitante
« Responder #34 : 30 de Junho de 2013, as 23:13:04 »

Se o Alex gostar do produto, o fabricante vai ter investir na linha de montagem e contratação de pessoal para atender a demanda... Cheesy
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #35 : 01 de Julho de 2013, as 00:09:33 »

Pessoal,
estou, ultimamente, sem tempo mesmo para qualquer coisa que acabei passando mal nesse fim de semana.
Tive aula ontem, sábado, e hoje, domingo, teria mas tive que dormir até as 13:30h, coisa que fiz menos de dez vezes na minha vida, até hoje.
Queria dizer que fiquei bem surpreso por ver esse tópico aqui e feliz pelas respostas.
Já converso com o Frias há algum tempo sobre esse assunto que já deveria ter batido por aqui há mais tempo.
Quando passei o link pra ele, recebi direto um email dele falando pra eu escrever sobre mas respondi dizendo que era pra ele fazer logo pois eu não conseguiria.

Fico feliz de ver que temos agora uma boa chance de termos um fabricando brasileiro fazendo blocos para nossas guitarras!
Espero que consigamos bons resultados!

Achei muito bom isso aqui e se eu conseguir, vou colocar alguns links que tenho separado em algum lugar que falava muito sobre o assunto.
Quem também tiver, que post aqui.
Vai ser muito instrutivo.

abraços e boa semana a todos!
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
WickedGuitar
Visitante
« Responder #36 : 01 de Julho de 2013, as 02:18:17 »

galera eu tenho uma duvida a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum).... eu tenho uma strinberg que é onde eu faço minhas experiencias.. na ultima coloquei um braço ibanez nela e troquei a ponte... como eu tive que mover a ponte pra frente pelo braço ser maior eu optei por parafusar a ponte direto na madeira e deixar o bloco de lado (maior cagada do universo) mas agora que vou colocar o bloco denovo tava pensando em fazer a furação do tamanho exato do bloco pra que ele fique 100% em contato com a madeira pra transferir tudo pra madeira oque voces axam? pode ser que isso impeça o bloco de vibrar e transferir a vibração pras molas... mas oque voces acham?
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #37 : 01 de Julho de 2013, as 06:48:07 »

Eu não entendi.
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #38 : 01 de Julho de 2013, as 07:15:16 »

Citar
vou colocar o bloco denovo tava pensando em fazer a furação do tamanho exato do bloco pra que ele fique 100% em contato com a madeira pra transferir tudo pra madeira oque voces axam?

Ponha uma ponte fixa!
Registrado
WickedGuitar
Visitante
« Responder #39 : 01 de Julho de 2013, as 07:42:56 »

Eu não entendi.


a cavidade do bloco tem um espaço extra pro bloco poder se movimentar la dentro pra voce poder usar a alavanca... eu nao uso a alavanca nessa guitarra entao pensei em fazer a cavidade do tamanho exato do bloco... pra ele encaichar na madeira e ficar em contato com ela.. mas ainda sim com as molas

Ponha uma ponte fixa!


ponte fixa sem o bloco? queria por o bloco denovo... tirou TOTALMENTE o "full body sound" praticamente matou a guitarra ta com um som horrivel
« Última modificação: 01 de Julho de 2013, as 07:45:09 por WickedGuitar » Registrado
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #40 : 01 de Julho de 2013, as 08:12:40 »

Citar
ponte fixa sem o bloco? queria por o bloco denovo... tirou TOTALMENTE o "full body sound" praticamente matou a guitarra ta com um som horrivel

Preencha a cavidade da guitarra e coloque string ferrules para que a corda atravesse o corpo da guitarra, isso permite inserir as cordas por trás do corpo.
Estou dando esses pitacos porque a guitarra é para experiências, pois, é um procedimento radical!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #41 : 01 de Julho de 2013, as 09:01:22 »

WickedGuitar

O ideal seria fechar toda a cavidade com enxertos de madeira e instalar uma ponte fixa ou então reabrir a cavidade no lugar correto, mas tudo isso da um trabalho danado e ainda terá que refazer o acabamento.

O seu texto está muito difícil de entender porque você não usa vírgula em momento algum, também recomendaria evitar o internetês como as palavras "a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum)" e "Axam", #ficadica.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #42 : 01 de Julho de 2013, as 09:13:34 »

WickedGuitar, lendo o que você quer fazer eu penso que o
melhor seria colocar a ponte normalmente, e fixar o bloco
colocando todas as cinco molas, para puxar o bloco com
força e colocar um pedaço de madeira entre o bloco e a
parede da guitarra onde o bloco encosta.

Assim você terá o contato total do bloco com o corpo da
guitarra.

A ponte passa a ser fixa.

Tipo assim:




Na foto são colocados dois blocos, mas se você põe todas
as molas, a força das molas faz com que o bloco fique imóvel
e encostado no pedaço de madeira na parte "de dentro"
(no lado das molas).

Abraço.
« Última modificação: 01 de Julho de 2013, as 09:15:50 por Ferro_Velho » Registrado
WickedGuitar
Visitante
« Responder #43 : 01 de Julho de 2013, as 12:19:50 »

Muito bem, vamos ver se eu consigo me explicar melhor. A minha guitarra ja esta com a ponte fixa e com as cordas passando pelo corpo. o Ferro_velho foi oque chegou mais perto do que eu estou tentando explicar.
Eu vou reabrir a cavidade para o bloco, porém quero abrir ele no tamanho exato do bloco para que ele encaixe e fique totalmente em contato com a madeira, assim não precisaria colocar os blocos de madeira entre a ponte e o corpo, pois o bloco ja vai estar em contato totalmente com a madeira.
Seria mais vantajoso em termos de resonância e sustain deixar do jeito que expliquei ou livre como vem standart?
desculpa a minha forma de me expressar antes... na pressa agente acaba não prestando atenção  Tongue
abraços
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #44 : 01 de Julho de 2013, as 12:34:42 »

Citar
A minha guitarra ja esta com a ponte fixa e com as cordas passando pelo corpo

Citar
Eu vou reabrir a cavidade para o bloco

Citar
ou livre como vem standart?

Estas 3 frases confundem.

Reabrir?  Você fechou o buraco da ponte e agora terá que reabrir?

As cordas passando pelo corpo como?  O corpo tem aqueles furinhos
por onde passam as cordas, ou você se refere a passar as cordas pela
ponte e pelo bloco de sustain?

Como vem standard? Ou seja, como veio a sua guitarra?

Faz um ligeiro report de:

Como foi a sua guitarra originalmente.

Que modificações você já fez.

Abraço.
« Última modificação: 01 de Julho de 2013, as 12:43:19 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal