Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Outubro de 2024, as 22:24:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Blocos de sustain para pontes com vibrato estilo Fender Stratocaster  (Lida 56084 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #15 : 29 de Junho de 2013, as 17:20:31 »

Se os blocos influenciam? Eu diria que sim, sem dúvidas. Já as diferenças entre tipos de blocos é onde a coisa complica...

Desses mostrados aqui (uma pena que as Squier CV ainda venham com eles, mas é aquilo, economizar onde a vista não alcança...rs.) parecem ser todos do tal material genérico chamado nos fóruns de guitarra como pot metal. Pelo que pude perceber, a troca desses genéricos por um decente de aço ou latão é a que normalmente apresenta maior benefício notável! E, Filipe, não sei se é o peso, creio eu que não, que faz tanta diferença, mas sim o material de que é composto.

A dica do E. J. relatada pelo cobalto777 é boa também, preciosista, mas boa. Os blocos de aço da Fender apresentam essa pintura, não sei se para proteção ou simples estética... Os blocos que comprei separados de pontes não tem esse tipo de coisa.

Não acredito que achem alguma coisa de material decente mais barato que os blocos da GFS. Não é a toa que essas guitarras chineszinhas baratas sempre vem com esses blocos de brinquedo!

Outro problema é o que encaixa aonde! Está aí uma coisa complicada... o primeiro bloco que comprei foi o da GFS, de brass, para experimentar na minha Fender American Standard de 2010. A GFS oferece tres tipos (em aço ou brass) um para a Fender USA, outro para as MIM e mais um para as "import". Resultado: dancei! Não serviu... Depois de me entender melhor com tamanhos e formatos consegui perceber onde estavam as diferenças. Assim, muito cuidado com essa viagem de comprar um modelo que serve pra tudo, quase não dá pra inventar nessa área, a não ser com algum improviso serralheirístico...rs.


Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
cobalto777
Visitante
« Responder #16 : 29 de Junho de 2013, as 17:22:44 »

Cobalto777, o bloco da sua tem tinta, ou é para raspar o cromado da base dos carrinhos (da ponte)?

o bloco das fender usa,vem com uma tinta cinza,é pra desmontar a ponte e raspar essa tinta,na parte que o bloco encosta na chapa que segura os carrinhos.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #17 : 29 de Junho de 2013, as 17:46:10 »

Vamos lá entender o que cabe aonde?

Eu só posso relatar sobre as guitarras que conheço, peço a colaboração dos colegas e suas outras experiências...

Primeiro: nada como dar uma olhada nos sites que trazem alguma informação. O site do Callahan já mostra como as séries da Fender são diferentes. O da GFS especifica os 3 modelos que mencionei. Porém há sempre exceções...

Quando pensei em comprar um bloco para uma ponte Wilkinson, que eu gosto muito, vi de cara que nenhum padrão Fender daria certo. isso fica evidente quando percebemos que os buracos das cordas 1a e 4a (Mi aguda e Ré) são inteligentemente fora do alinhamento dos outros buracos. Ainda há a opção de alavanca encaixada ou de rosca.

Há muitas questões em jogo: tamanho, distância e disposição dos buracos das cordas e da alavanca, parafusos de fixação do bloco, espessura do bloco (pois algumas guitarras não tem espaço suficiente para um big block dançar lá dentro) e até a altura do bloco, afinal a maioria das chinocas e parentes não tem 4,5 cm de espessura no corpo. Rolará fatalmente um beliscão na barriga e nada mais de cobrir a piscina das molas com capinha...rs.

Por isso, apesar da distância entre os buracos da big bloc MIM bater com as chinoquinhas, o buraco da alavanca não bate com o mesmo lugar de encaixe da base de metal da ponte! Ao menos foi o que verifiquei ao tentar fazer essa mistureba.

« Última modificação: 29 de Junho de 2013, as 17:48:50 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #18 : 29 de Junho de 2013, as 17:52:53 »

Estou "ebayando" aqui também, mas os blocos estão bem puxados, com o dólar tão alto...


É esse dólar nesse preço tá quase me fazendo desistir.
« Última modificação: 29 de Junho de 2013, as 17:55:17 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #19 : 29 de Junho de 2013, as 17:53:19 »

Por isso, apesar da distância entre os buracos da big bloc MIM bater com as chinoquinhas, o buraco da alavanca não bate com o mesmo lugar de encaixe da base de metal da ponte! Ao menos foi o que verifiquei ao tentar fazer essa mistureba.
Se o único buraco que não bater for o da alavanca, dá pra levar em um torneiro e fazer um novo buraco alinhado com a ponte, não dá?
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #20 : 29 de Junho de 2013, as 17:58:04 »

Eu fiz isso numa guitarra, ficou feio, mas funcionou!  Legal!

Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #21 : 29 de Junho de 2013, as 18:17:25 »

Mas fica escondido, ninguém vai ver as entranhas dela  Anjo
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
cobalto777
Visitante
« Responder #22 : 29 de Junho de 2013, as 18:31:08 »

fora raspar essa tinta do bloco,eu não uso mais os baixa cordas,tudo melhorou sustain e afinação,e depois de regular a guitarra com o microtilt zerado,eu apertei ele até encostar na parte correspondente no braço,deu mais vida ainda no timbre...
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #23 : 29 de Junho de 2013, as 19:12:07 »

E se a gente fundir um bloco de chumbo?  A densidade e a massa são bem maiores.  Mole demais?
Registrado

Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #24 : 29 de Junho de 2013, as 19:14:41 »

Creio que o chumbo não aguentaria a tensão Adiel, principalmente onde se encaixam as molas.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #25 : 29 de Junho de 2013, as 19:22:06 »

Adiel, o chumbo não ia aguentar mesmo... Nem as molas, nem os parafusos...
Mas nada impede de pedir paera um torneiro mecanico fazer um bloco... só não sei se o custo compensa...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #26 : 29 de Junho de 2013, as 19:22:19 »

É má ideia, mesmo, lembrei que há os parafusos de fixação, também, que iriam espanar.   Toma na Cabeça
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #27 : 29 de Junho de 2013, as 19:56:41 »

Como não sei exatamente a física envolvida detalhadamente, ficaram apenas as impressões por observação empíricas de minhas experiências.

O que me leva a pensar que o melhor não é peso, massa, mas composição da liga. Como as ligas usadas em sinos e pratos de bateria. Algo que ressone bastante e de um jeito musical.

Um exemplo interessante é o das ligas usadas nos blocos da Wilkinson da série WVC, que são os que vem nas guitarras da Vintage. mesmo a que vem com o bloco "pobrezinho" tem uma sonoridade muito superior a esses genéricos dispostos aqui no tópico. Já os de aço, mesmo tendo um som superior nos graves e na definição, não é o aço que tenho visto nos blocos de melhor sonoridade.

Pra complicar bastante... Há algum tempo atrás eu caí feito um patinho no marketing da SuperV e comprei uma ponte, que achei bem cara, chamada BladeRunner. Quando ela chegou fiquei muito desconfiado, achando q seria um passo atrás... O bloco é de algum material cerâmico, não sei realmente dizer o que é. Só depois de instalar a bicha é que pude perceber como é muito boa e que som, sustain e definição ela tem. pra mim é coisa de Kripton...rs.

Mas de qualquer forma notei que os materiais tem essa característica ressonante e musical. Um bloco de chumbo não teria esse tipo de coisa, imagino eu...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #28 : 29 de Junho de 2013, as 21:48:10 »

Só dando um pitaco!
Os melhores blocos são de latão ou aço, o que influencia não é só a densidade senão faria de aço baixo carbono, denso e barato. Aço temperado é barato e tem boa sonoridade, latão é barato e tem boa sonoridade, daí a preferência. Algumas ligas de zinco tem boa sonoridade, porém baixa densidade, o latão é uma liga de zinco com cobre, o cobre não é muito sonoro aí o zinco confere uma certa dureza e sonoridade. A liga metálica que mais responde ás vibrações é o bronze, mas nunca vi bloco de ponte de bronze.


Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #29 : 29 de Junho de 2013, as 22:19:47 »

Se não me engano o bronze é cobre com estanho, não?

Também existe hoje em dia um fetiche danado por peças de hardware feitas com titânio e mais recentemente com liga de alumínio... Ou seja, fica difícil entender o que e como funciona.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal