Há muito que venho com essa mania de experimentar com partes e peças diferentes de guitarra procurando qualidades de timbre que tenho na cabeça e que desejaria tornar realidade. Na maioria das vezes o fracasso é o resultado, poucas vezes acho algo que vai de encontro aos meus desejos.
Tratando-se de Stratocasters, um dos pontos vitais é a ponte. O tipo, material e os ajustes de performance fazem a coisa ir do inferno ao céu, literalmente! Minha tendência inicial é pelas Fender tradicionais de seis parafusos de fixação, com carrinhos vintage de aço torcido, placa de aço dobrado e bloco também de aço. Com o tempo passei a curtir também as pontes da Standard com dois pivots e carrinhos em blocos de aço ou com os caarinhos vintage aço torcido, como estão fazendo atualmente. Também gosto muuuuito das Wilkinson de vários modelos, tradicionais, de dois pivots, etc. Há algum tempo tenho experimentado tanto carrinhos quanto blocos de latão (brass) com ótimos resultados (e diferentes dos de aço). Assim acabei até testando e aprovando uma dica do Eric Johnson, considerado excêntrico e preciosista por muitos, de usar apenas o primeiro carrinho (corda Mi aguda na afinação tradicional) de bloco de latão para equilibrá-la com o resto do set. Algumas guitarras se beneficiaram disso mais que outras...
Mas o que importa neste tópico é o bloco de sustain. E, graças ao meu bom amigo Roberto Alves, fiquei sabendo que já existe alguém fabricando blocos de aço com a qualidade, segundo aqueles que já os experimentaram, dos feitos pelo Callahan. O Roberto havia me direcionado para este artigo do link abaixo, que é de um bom site brasileiro sobre guitarras:
http://guitarra99.blogspot.com.br/Eu experimentei vários blocos ao longo do tempo. Um Callahan de aço (creio que ele só fabrique em aço, achei caro!), um Killer Guitar Components de brass (muuuuuito caro!), da GFS de brass e de um inglês que conheci no fórum Strat-Talk, é ele quem tem feito para mim os recentes blocos dos dois materiais por um preço bem legal.
Devo entrar em contato e ver preços, tempo de fabricação, modelos, etc.
De qualquer maneira seria legal poder trocar idéias sobre o assunto e saber de histórias e opiniões de outros sobre o assunto.