Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Outubro de 2024, as 20:26:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Blocos de sustain para pontes com vibrato estilo Fender Stratocaster  (Lida 56040 vezes)
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #90 : 16 de Setembro de 2013, as 20:24:15 »

Comprei duas veses la sem taxas.
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #91 : 17 de Setembro de 2013, as 14:47:55 »


O Alex tem razão, foi mancada minha, ele me respondeu o e-mail sobre o bloco pra canhoto, eu é que não vi, segue e-mail:

Posso fazer sobre encomenda. Se me enviar a placa da ponte.

Qual a ponte da sua Guitarra?

Fica R$129,00 + Projeto R$30,00 +PAC R$17,40  Total R$176,40.

Abç.

Carlos.


Eu fui taxado as três vezes que comprei lá, loteria mesmo...rs.

O Carlos Manara me respondeu o email sobre o bloco para guitarra de canhoto:

"Até agora não fiz nenhum, mas posso fazer, desde que me envie a placa ou o bloco original ok."
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #92 : 19 de Setembro de 2013, as 15:39:09 »

Também tenho a impressão que o bronze mata o pico das altas onde estão os harmônicos das notas.
Isso pode deixar o som um pouco estéreo em algum casos
Não deixa de ser interessante mas dificilmente se tem um som de strato mesmo.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #93 : 19 de Setembro de 2013, as 15:51:52 »

Tenho duas guitarras modelo Stratocaster com bloco de latão (brass) e noto diferenças em relação às outras, mas nada que as descaracterize como tais. O timbre final é um somatório de vários elementos. Além do material e tamanho do bloco, uma diferença bem interessante tem a ver com onde as cordas ficam presas, no caso desses blocos que tem semelhança com os vintage, as cordas ficam presas na base do bloco, onde são presas as molas, com as roldanas bem visíveis até. essa é uma boa diferença.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #94 : 19 de Setembro de 2013, as 16:29:08 »

Na verdade fui muito simplório por consideram apenas os picos das altas como caracterisca principal das stratos.
Talvez por ser o que mais gosto nelas, os hamônicos que saem junto com as notas (embora isto não ocorra em todas e nem apenas em stratos).

-----
Também percebi resultados semelhantes em um guitarra do tipo SG que usei ponte de latão.

Fiz o teste de lixar o bloco e a parte de baixo da base da ponte (que em alguns casos percebi não ser tão plana) e houve mudança sensível no timbre e um sutil acressimo de sustentação também, me pareceu.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2013, as 16:34:49 por Tiarlei Crist » Registrado
mganzer
Visitante
« Responder #95 : 19 de Setembro de 2013, as 17:22:54 »

eu montei uma strato de basswood a pouco tempo e o bloco da gfs de aço RESOLVEU a guitarra. Simples assim: Shit tone before nice tone now. Cool
Registrado
martinezsonic
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 29

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 4



« Responder #96 : 21 de Dezembro de 2013, as 07:42:47 »

Estou pesquisando sobre a troca do bloco da strato, ouvi várias gravações lí vários artigos estrangeiros e nacionais, tem um muito intrigante encontrei num  blog bem conhecido pelos guitarristas e onde vende o bloco (está no youtube,por ética não vou citar o nome, mais quem procurar vai acha é nacional ), a gravação feita antes da troca do bloco está com a equalização do amplificador diferente da gravação feita depois da troca, notei isto ao perceber a diferença do ruído(hummm) do amplificador,tendo uma falsa sensação de melhora no timbre, sustain não da para perceber é a forma que o guitarrista toca.Tem um outro vídeo este é mais técnico e profissional , não notei grandes diferenças que vale a pena o investimento, talvez eu tenha que trocar e pagar para ver.Trocar o imã do captador de cerâmico por alnico isto sim é uma modificação bem perceptível, o efeito placebo e o gosto pessoal devem ser levados em consideração ao decidir trocar um componente de sua guitarra 
Vai uma dica, para quem tiver sem grana e está ou em duvida se vale ou não investir num novo bloco, li que alguns músicos como Eric Clapton entre outros,  colocava pedaços de madeira cortados sobe media para preencher os espaços e colocar em contato a maior parte possível do bloco com o corpo, fiz isto em minha guitarra, tive a "impressão" de aumentar o sustain ,(isto vai desativar o uso do tremolo e deixar a ponte colada ao corpo), se alguém já vez alguma coisa parecida ou tenha outra solução de baixo custo, comente.   
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #97 : 21 de Dezembro de 2013, as 08:15:46 »

Só pra lembrar: o bloco de sustain da guitarra original do Clapton é o de aço e com a forma antiga com as cordas presas na base de baixo, onde se encaixam as molas, fazendo-as percorrer o bloco inteiro. Basicamente o mesmo tipo desse feito pelo Callahan, Manara, etc. Então ele já começa daí. A idéia era desabilitar a alavanca e assim evitar desafinações e facilitar os bends sem ter que instalar uma ponte hardtail e possivelmente alterar o timbre geral do instrumento.

Eu não tive a impressão de melhora, houve uma diferença notável! A questão é: que tipo de equipamento cerca a guitarra em questão, pois sem um set de qualidade fica difícil perceber alguma coisa... Essa troca, no meu entender, é a tal "cereja do bolo", uma espécie de arremate quando já está tudo no seu devido lugar.

-----
Mais uma coisa: aqui não tem essa de não apontar essa ou aquela coisa. Se por acaso o blog referido for o "Louco Por Guitarra", gostaria que me indicasse COMO eles vendem os blocos do Carlos Manara! Pois só falta isso: mais um mal entendido idiota entre nosso site e outro causado sabe-se lá por que!

Aqui quem afirma algo, deve se responsabilizar pelo que escreveu!
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2013, as 08:21:31 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
martinezsonic
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 29

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 4



« Responder #98 : 21 de Dezembro de 2013, as 09:22:15 »

Caro Alex, o vídeo em questão é este(o qual me refiro ao hummm do amplificador)  http://www.youtube.com/watch?v=RSVHAkrQEz4, quanto a cereja do bolo concordo com você é o último ingrediente para dar um toque final,temos que levar em consideração a massa e o recheio e a qualidade do chantili.
Tenho uma fender MIM de 93 (captação de alnico) e um Blues JR modificado, e meu interesse em pesquisar tudo que possa contribuir para melhorar o seu timbre, achei interessante o papel do bloco no conjunto, se fiz algum questionamento foi para verificar se realmente vale a pena investir neste componente, de forma alguma pretendo arrumar intrigas o denegrir ninguém, sitei apenas o que "ouvi".
Quanto a criar intriga e desavença com o outro blog não tenho interesse nenhum, acho o Handmades e locos por guitarra, uma grande fonte de pesquisa e informação e troca de experiências.
Todas as informações relatadas são validas para mim e levo em consideração.
 Só vou ter realmente certeza se o bloco é funcional e concluir se foi ou não um bom investimento, trocando-o, ou seja preciso ouvir o som dele em minha guitarra.
Registrado
Bizzorro
Visitante
« Responder #99 : 21 de Dezembro de 2013, as 10:39:22 »

Realmente, o bloco só fara diferença se tiver um conjunto de : bloco + nut de qualidade.....

O que percebi esses tempos atras foi: Comprei um bloco Manara para trocar o de uma SX que tenho aqui e ela tinha um nut de plastico, não mudou lá essas coisas, ai como  tenho uma MIA e ela tem um sustain bem maior, olhando ela, vi que o nut dela é de osso e pesquisando sobre isso, fui conversar com um luthier conhecido meu e ele me falou exatamente para trocar o nut, ja que tinha trocado o bloco, que iria ficar com um sustain bem maior, combinei com ele e ele me fez um de aluminiun e trocou (só paguei o nut a troca ele fez na faixa Smiley ).....realmente o sustain mudou da agua para o vinho....então, cereja do bolo, tem que vir de pacote, se não tiver um bom nut, nâo ira surtir muito efeito trocar o bloco....
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #100 : 21 de Dezembro de 2013, as 10:57:36 »

Em relação a possíveis mal entendidos, ok, esclarecido, sem preoblemas então! Você há de convir que temos que ser bem diretos em relação a essa matéria, pois recentemente tivemos problemas desnecessários com um determinado guitarrista e apresentador de um canal do youtube por conta de posts bobos... Não é o caso do seu, ok? Desculpe-me, mas é a coisa do galto escaldado...

Com relação ao vídeo: acho que o rapaz teve a maior boa vontade, porém a gravação é bem pobrezinha e não ajudou muito. A idéia de "bypassar" a equalização do amp é até interessante, mas o melhor é partir de uma EQ que lhe dê o que você imagina (no caso ele) o som ótimo da guitarra e deixar esta mesma EQ para o "depois", já com as mudanças feitas na guitarra. Dá pra perceber alguma diferença, mas é tão grosseia a captação e o hum realmente irritante que não dá pra chegar a um veredito! Ao menos foi bem louvável ele fazer o teste com um som mais ou menos limpo da guitarra, pois a maioria liga o "Porkotron" UberHiGain e tudo vira um mingau de harmônicos indecifrável!

O chato desse tipo de coisa (bloco de sustain, saddles, placa da ponte, etc.) é que não dá pra fazer um teste drive na loja, como acontece com  pedais ou amp diferentes. Assim, se depois de instalar, você não curte o resultado, é obrigado a tentar revender a peça, e já como usada! eu compreendo bem a dificuldade de investir uma grana assim no escuro,. mas é aquilo, quem não arrisca...

Uma coisa a mais: essas Fender MIM Standard são uma verdadeira loteria, eu particularmente nunca tive sorte com elas, mas sei de gente que adora a sua. Ao contrário das mexicanas Road Worn (50 & 60, pois ainda não testei as 70) e Classic Series (eu só tenho uma de 99, imagino as novas da série Classic Lacquer pintadas com Nitro, no corpo apenas), que me impressionaram a ponto de comprá-las e até hoje gosto muito delas!



-----
Bizorro, até onde sei o nut das MIAS (ao menos das minhas 3) é feito do tal osso sintético (Synthetic Bone, segundo a Fender):

http://www.fender.com/en-BR/guitars/stratocaster/american-standard-stratocaster-rosewood-fingerboard-3-color-sunburst/

De osso verdadeiro só os nuts que eu pedi a algum luthier para colocar, mas hoje em dia até prefiro esse material da Graphtech chamado Tusq, até palhetas desse material são interessantes! Ele é bem auto-lubrificante como o grafite, mas dura mais.

Outra coisa é que normalmente o material do nut só irá influenciar o timbre e o sustain das cordas soltas, se não o feltro usado nos Chapman Stick fariam o instrumento soar morto e sem vida, porém ele só é usado para silenciar as cordas soltas, já que é um instrumento de Tapping e não palhetado nem dedilhado:

http://www.youtube.com/watch?v=xFiysMYGD_k
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2013, as 11:10:33 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Bizzorro
Visitante
« Responder #101 : 21 de Dezembro de 2013, as 15:04:34 »

Então Alex, essa eu peguei usada e ja veio com esse nut, que segundo o ex-dono dela, é por causa que o original havia sido quebrado e ele levou para trocar e o luthier achou melhor de osso...

E sim....cordas soltas mesmo, que com o nut de plastico lixo que veio na SX, abafava muito o som e tirava o brilho e o sustain....

Realmente esse da Graphtech é froid...mas, salgado para o bolso...
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #102 : 21 de Dezembro de 2013, as 16:16:04 »

Pegando carona aqui no tópico.

No final de setembro comprei uma strato Fender MIA, e o cara da loja (GIG Recife) me perguntou se queria que ele regulasse a guitarra, como estava mal regulada, cordas muuuuito baixas e ponte enterrada (alguém já havia mexido nela), eu aceitei, mas a regulagem ficou uma porcaria, e levou um tempão
e muitas tentativas para eu conseguir regular ela ao meu agrado.

Ô guitarrinha sensível essa tal da strato!

No começo eu até me arrependi de dar tanto dinheiro nela, achei que ficaria melhor se comprasse uma outra Vintage V6.

Mas com calma e alguns vídeos no iutoba, eu aprendi a regular a danada.

(Braço retíssimo (nem arco positivo nem negativo), alavanca empinada até as "saddles" ficarem na horizontal (paralelas ao corpo) e cordas ligeiramente acima do trastejado.)

Embora eu não tenha gostado do captador da ponte (todos são os fat fiftys), o resto do hardware da guitarra é muito bom.

Mas um bloco melhor seria legal.

Estas novas AmStd vem com um bloco com um rebaixo (chanfro) para poder "flutuar" tanto para cima como para para baixo, e um bloco grande como os das pontes vintage (de seis parafusos) bate na madeira do corpo e impede de fazer o movimento até o final.

Para trocar o bloco por um desses é necessário "routear" (cavar) um pouco o corpo da guitarra.

Não quero fazer isso.

Então alguém (Alex  Tongue) conhece uma marca de bloco e um material (aço, latão, cobre...) que faça alguma diferença para tocar clean e que tenha aquele chanfro (o  bloco não é da mesma grossura na parte de baixo) para que eu possa experimentar?

Abraço.  
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2013, as 17:02:24 por Ferro_Velho » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #103 : 21 de Dezembro de 2013, as 16:58:44 »

Eu acho que você comprou a Frnder Strat Am Std num período bom, pois já vem com os CS FAT 50's que, NMHO, são bem superiores aos que vinham antes.

Você e o Laerte pelo visto não gostam do pickup da ponte. Normal! Eu curti, mas eu sou bem esquisito mesmo...rs.

Quanto ao bloco, realmente, sem "cavucar" a madeira, os dive bombs ficarão prejudicados, principalmente para quem deixa a ponte flutuante, mas dá pra se chegar a um meio termo bem legal. Como você mesmo já está descobrindo, a Stratocaster é uma guitarra difícil de ajustar no começo. Depois a mistura da sua técnica pessoal de tocà-la e a maior intimidade com os ajustes dela vão permitir tirar um som e ter uma performance super-particulares com ela.

Eu uso um bloco Manara numa AmStd (SSS) e um de um inglês (de latão, numa HSS) na outra, já que o da GFS que comprei (tamanho Fender Vintage) não cabia nela (ele acabou indo pra uma MIM RW). A diferença dos blocos de aço AC para o original da AmStd não é da água para o vinho, mas valeu a pena, pra mim ao menos. Já a diferença para o bloco de aço original para o novo de latão foi grande. Ficou mais aquele timbre de piano, mas, apesar de encorpado, achei que perdeu um pouquinho de graves. Nesse caso da AmStd HSS foi bom o resultado final.

O problema é que essas combinações são o capeta! Não tem uma receita de bolo para a excelência e ainda tem a coisa do gosto particular do freguês, o que é bom para mim pode ser terrível para outros. Normalmente é...rs.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #104 : 21 de Dezembro de 2013, as 17:08:54 »

Ok, este de latão você comprou aonde?  Já achei.  Legal!
 
Eu acho que vou trocar o captador da ponte por um Seymour SSL-5...

O Guilmour usa um SSL-1, mas eu toco para uma audiência mais exigente que a dele. Cheesy

Abraço.
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2013, as 17:30:37 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal