Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Outubro de 2024, as 22:29:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Blocos de sustain para pontes com vibrato estilo Fender Stratocaster  (Lida 56104 vezes)
WickedGuitar
Visitante
« Responder #45 : 01 de Julho de 2013, as 13:12:53 »

Eu disse anteriormente neste mesmo post que uma das modificações que eu fiz na minha guitarra foi trocar o braço, e para isso precisei mover a ponte para frente porque o braço era maior que o original.
Entao eu movi a ponte para frente, tampei o buraco original dela e a ponte eu fixei em cima da madeira.
Fiz os furos para passar as cordas pelo corpo e agora estou querendo refazer o buraco do bloco no lugar onde a ponte esta agora.
"standart" eu digo para as pontes tremolo tipo fender.
Para facilitar ai estão algumas fotos:

Ponte sobre o bloco de madeira: Notem que ela esta SEM o bloco, parafusada direto na madeira


Os furos para as cordas, que passam pelo corpo da guitarra:


A guitarra em si (ou em dó, ré heuehuehuehuehueheuhe  piadas a parte):


Não notem a grosseria do trabalho, como eu disse ainda não terminei.
Nota: eu só consegui afinar finalmente esta guitarra após realocar a ponte, pois originalmente essa Strinberg veio com a ponte fora do lugar! Nem para uma guitarra extremamente barata uma coisa destas é de se entender...
« Última modificação: 01 de Julho de 2013, as 13:15:30 por WickedGuitar » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #46 : 01 de Julho de 2013, as 13:35:00 »

OK, agora ficou claro.

Veja bem, se a ponte original estivesse ainda lá, uma
boa opção seria fazer como eu sugeri antes, colocar os
blocos de madeira.

Mas como é para refazer tudo quase do zero, então temos
que considerar algumas coisas.

Mesmo este processo de colocar blocos de madeira sendo
muito conhecido, o mais famoso sistema de ponte para maior
ressonância e maior sustain é o de ponte tune-o-matic com
as cordas passando por dentro do corpo da guitarra.

Tipo assim:







Em última analise, se você reinstalar a ponte com bloco de
sustain, mas deixar ela justa no novo buraco, bem justa, e
sem as molas, é possível que haja uma maior transferencia
da vibração das cordas para o corpo da guitarra, mas como
não é uma prática comum entre os fabricantes de guitarra
fazer assim, não se pode dizer com certeza se será algo
realmente bom.

É um teste que infelizmente você terá que correr o risco para
saber se presta.

Eu se fosse você, faria com uma ponte tune-o-matic e as
cordas passando pelo corpo da guitarra, é mais garantido.

Abraço.
« Última modificação: 01 de Julho de 2013, as 13:37:00 por Ferro_Velho » Registrado
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #47 : 01 de Julho de 2013, as 13:52:14 »

Citar
É um teste que infelizmente você terá que correr o risco para
saber se presta.
Eu se fosse você, faria com uma ponte tune-o-matic e as
cordas passando pelo corpo da guitarra, é mais garantido.

Essa seria a melhor e mais viável idéia!

Só ressalvando que tuneomatic é mais alta que ponte convencional, teria que angular o braço levemente para que as cordas não fiquem muito altas, algo entre 3° e 4°, além de ajustar a altura dos pickups.

Registrado
WickedGuitar
Visitante
« Responder #48 : 01 de Julho de 2013, as 14:20:48 »

Essa informação realmente foi muito boa! Eu não sabia que as tune-o-matic são as que desencadeiam o maior sustain... sempre gostei delas pelo visual limpo, e também me parece realmente facil de regular oitavas e tudo mais... Outra coisa que me agrada é fazer os buracos para as cordas atravessando todo o corpo, porque como podem ver as cordas vão parar na antiga cavidade da mola, não entrando em contato com a madeira original da guitarra.
Sobre a angulação eu vou dar uma estudada, reparei que as guitarras com este tipo de ponte vem com o braço angulado, mas não sabia o porque...
Aproveitando o tópico gostaria de matar mais uma duvida. Como podem reparar pelas fotos, esta guitarra estava com o captador no meio instalado, tirei ele por causa dos ajustes para o novo braço. Depois de tocar nela ligada em um amp a primeira vez logo após as modificações, notei que o som estava bem mais agudo que o de costume... Claro que as alterações com a ponte/braço tiveram grande peso no resultado, mas eu fiquei imaginando se o captador do meio, mesmo quando nao selecionado na chave, pode cancelar algumas frequencias dos hambucker, deichando o som mais ameno, ao contrario do som extremamente agudo que eu obtive sem ele... O que vocês acham?

Outra coisa, para os furos no corpo onde eu vou passar as cordas, queria colocar estes "aneis" para proteçãoe tudo mais... como se chamam? onde eu posso encontrar aqui no brasil??

Abraços!
« Última modificação: 01 de Julho de 2013, as 14:30:55 por WickedGuitar » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #49 : 01 de Julho de 2013, as 14:33:20 »

Não, o som mais agudo é consequência da ponte mais
próxima do captador.

Como você subiu a ponte, o captador ficou muito perto
da ponte, e o som ficou mais agudo, não há influencia
do captador do meio, com ou sem ele.

Abraço.

PS.: Chamam-se "string ferrules", e não sei onde encontrar.

Provavelmente só na gringa.



Outro detalhe, meça a distancia entre os carrinhos da ponte
e a pestana para ver se o tamanho da corda ficou certo depois
das modificações que você fez, ela deve ser de algo muito
perto a 64 cm.

Se não, pode ser que isto tambem tenha influenciado na
mudança de timbre.
« Última modificação: 01 de Julho de 2013, as 14:50:30 por Ferro_Velho » Registrado
WickedGuitar
Visitante
« Responder #50 : 01 de Julho de 2013, as 15:00:34 »

Então, mas o captador da ponte esta ligeiramente mais lonje dela que antes da modificação, e esse timbre mais agudo se estende pro captador do braço também... Pode ser as cordas que eu estou usando. Costumava usar Dunlop, mas quando fui comprar um novo encordoamento elas estavam em falta e em busca de um encordoamento mais em conta o vendedor me indicou a NIG. Comprei um par e coloquei nas duas guitarras aqui e senti uma diferença gritante, com um som realmente mais agudo e fraco. não gostei, particularmente.

A distância das cordas eu medi antes de instalar a ponte. As oitavas estao afinando muito bem. Errei por alguns milímetros, da pra ver que o carrinho da corda Mizona esta quase no limite. Nas proximas modificações vou corrigir isso também!
Como a distância pode influenciar na mudança de timbre? Isso me deixou bem curioso!

E vou dar uma procurada nos string ferrules, se não encontrar vou ver se consigo improvisar algo...

Valeu!
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #51 : 01 de Julho de 2013, as 15:06:56 »

Se você foi cuidadoso assim quando fez as modificações,
então não é o que eu disse, deve ser a corda NIG, tambem
não gostei delas quando usei.

Se você não tivesse tomado cuidado com o tamanho da corda
e nem com afinação de oitavas, enfim não soubesse o que
estava fazendo, e as cordas ficassem menores, a afinação
padrão faria as cordas ficarem mais, ou menos frouxas e
isso afetaria o timbre, embora para ser honesto, eu não
sei se ficaria mais grave ou mais agudo com as cordas menores.

Abraço.
« Última modificação: 01 de Julho de 2013, as 15:09:58 por Ferro_Velho » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #52 : 01 de Julho de 2013, as 15:48:02 »

Olha... não sei como alguém consegue usar NIG, comprei umas 2 vezes, me arrependi as 2, na última vez recoloquei o encordoamento antigo que soou muito melhor.
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #53 : 01 de Julho de 2013, as 15:54:40 »

Se eu, que nem sei tocar direito, acho a NIG a pior corda que já usei, imagina quem toca de verdade rs...
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
WickedGuitar
Visitante
« Responder #54 : 01 de Julho de 2013, as 15:58:02 »

Se você foi cuidadoso assim quando fez as modificações,
então não é o que eu disse, deve ser a corda NIG, tambem
não gostei delas quando usei.

Se você não tivesse tomado cuidado com o tamanho da corda
e nem com afinação de oitavas, enfim não soubesse o que
estava fazendo, e as cordas ficassem menores, a afinação
padrão faria as cordas ficarem mais, ou menos frouxas e
isso afetaria o timbre, embora para ser honesto, eu não
sei se ficaria mais grave ou mais agudo com as cordas menores.

Abraço.

Sim eu fui bem cuidadoso nesse aspecto porque como eu havia dito, ela nunca afinou as oitavas com a ponte original fora do lugar. Isso me frustrou tanto que foi a minha primeira preocupação! hehehehe nas próximas modificações vou tomar cuidado com a distancia dos captadores... tenho algumas duvidas sobre a posição do captador do meio mas isso é pra uma outra hora! Muito obrigado pela atenção!

Olha... não sei como alguém consegue usar NIG, comprei umas 2 vezes, me arrependi as 2, na última vez recoloquei o encordoamento antigo que soou muito melhor.

realmente cara eu me decepcionei muito! Em termos de timbre e corpo, claro na minha opinião, eu sou fã da Dunlop. As Ernieball nunca me deixaram na mão também!

Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #55 : 01 de Julho de 2013, as 15:59:33 »

Testei a NIG uma vez. Foi a primeira e última.
Registrado
WickedGuitar
Visitante
« Responder #56 : 01 de Julho de 2013, as 16:58:40 »

Vou me formar, montar uma fabrica de guitarras, pedais de efeito e equipamento de qualidade! e botar o Brasil pra brigar la fora com os grandes! esperem pra ver!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #57 : 01 de Julho de 2013, as 17:33:09 »

Seria até fácil fazer isso aqui no Brasil se não fosse o abuso nos impostos por parte do governo que impedem uma empresa de prosperar por aqui, muitas empresas preferem produzir na china e vender por aqui com sua marca, atribuindo assim alguma qualidade...

Bom, boa sorte mas vai ser uma dura caminhada.
Registrado
WickedGuitar
Visitante
« Responder #58 : 01 de Julho de 2013, as 17:41:56 »

Seria até fácil fazer isso aqui no Brasil se não fosse o abuso nos impostos por parte do governo que impedem uma empresa de prosperar por aqui, muitas empresas preferem produzir na china e vender por aqui com sua marca, atribuindo assim alguma qualidade...

Bom, boa sorte mas vai ser uma dura caminhada.

Sim aqui é complicadissimo começar qualquer coisa relacionado a música! Não preciso nem dizer o quão dificil é conseguir componentes eletronicos por aqui não amigos?! Imagina uma maquina C&C ou madeiras importadas! Mas não quero saber de mais nada! Pra mim o mercado de instrumentos aqui tem muito a prometer e tem muito potencial pra ganhar o mundo. Eu acho que nossas guitarras aqui seguem muito padrão Gibson/Fender enquanto agente tem coisas maravilhosas para serem inventadas por ai. Sem falar no mercado de pedais próprios puramente nacionais que são raros e caros! Nem que eu tenha que trabalhar que nem um condenado pra comprar essa parafernalha agente ainda vai ver muita coisa divertida!!  Palmas
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #59 : 01 de Julho de 2013, as 20:28:30 »

Imagina uma maquina C&C ou madeiras importadas!
Maquina C&C é uma maquina comprada nessa loja?  Roll Eyes

Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal