Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Outubro de 2024, as 20:31:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Blocos de sustain para pontes com vibrato estilo Fender Stratocaster  (Lida 56047 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« : 29 de Junho de 2013, as 11:10:09 »

Há muito que venho com essa mania de experimentar com partes e peças diferentes de guitarra procurando qualidades de timbre que tenho na cabeça e que desejaria tornar realidade. Na maioria das vezes o fracasso é o resultado, poucas vezes acho algo que vai de encontro aos meus desejos. Grin

Tratando-se de Stratocasters, um dos pontos vitais é a ponte. O tipo, material e os ajustes de performance fazem a coisa ir do inferno ao céu, literalmente! Minha tendência inicial é pelas Fender tradicionais de seis parafusos de fixação, com carrinhos vintage de aço torcido, placa de aço dobrado e bloco também de aço. Com o tempo passei a curtir também as pontes da Standard com dois pivots e carrinhos em blocos de aço ou com os caarinhos vintage aço torcido, como estão fazendo atualmente. Também gosto muuuuito das Wilkinson de vários modelos, tradicionais, de dois pivots, etc. Há algum tempo tenho experimentado tanto carrinhos quanto blocos de latão (brass) com ótimos resultados (e diferentes dos de aço). Assim acabei até testando e aprovando uma dica do Eric Johnson, considerado excêntrico e preciosista por muitos, de usar apenas o primeiro carrinho (corda Mi aguda na afinação tradicional) de bloco de latão para equilibrá-la com o resto do set. Algumas guitarras se beneficiaram disso mais que outras...

Mas o que importa neste tópico é o bloco de sustain. E, graças ao meu bom amigo Roberto Alves, fiquei sabendo que já existe alguém fabricando blocos de aço com a qualidade, segundo aqueles que já os experimentaram, dos feitos pelo Callahan. O Roberto havia me direcionado para este artigo do link abaixo, que é de um bom site brasileiro sobre guitarras:

http://guitarra99.blogspot.com.br/

Eu experimentei vários blocos ao longo do tempo. Um Callahan de aço (creio que ele só fabrique em aço, achei caro!), um Killer Guitar Components de brass (muuuuuito caro!), da GFS de brass e de um inglês que conheci no fórum Strat-Talk, é ele quem tem feito para mim os recentes blocos dos dois materiais por um preço bem legal.

Devo entrar em contato e ver preços, tempo de fabricação, modelos, etc.

De qualquer maneira seria legal poder trocar idéias sobre o assunto e saber de histórias e opiniões de outros sobre o assunto.

Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #1 : 29 de Junho de 2013, as 14:19:53 »

Alex sei que sua ideia era trocar experiências mas permita-me usurpar de um pouco de seu conhecimento sobre stratocasters. Comprei uma guitarra Squier do Battery aqui do fórum há bastante tempo atrás e achei ela muito boa de pegada e tal mas, sabe como é o bicho guitarrista... sempre querendo modificar/mudar as coisas no intuito de melhorar (ou não! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ). Então lhe pergunto quanto mais pesado um bloco desses for melhor pra timbre da guitarra em si? Claro que tem a variável "gosto" mas, gostaria de uma opnião sua porque os blocos originais que vem nessas Affinity são bem mais leves que esses que vossa senhoria postou ai!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #2 : 29 de Junho de 2013, as 14:32:00 »

Eu nem fazia idéia que o material do bloco influenciava no timbre.

Boss o seu é igual a esse das fotos? Minha Squier também é affinity.







Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #3 : 29 de Junho de 2013, as 14:34:33 »

Sim Espanhol! Igual a esses das fotos.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Fisioterapeuta
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.056

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16



« Responder #4 : 29 de Junho de 2013, as 15:37:32 »

esse da foto e de zinco dse nao me engano , igual a todos os blocos de guitarras importadas, nao sao bons pois nao tem massa para ajudar na sustentacao do som
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #5 : 29 de Junho de 2013, as 15:46:46 »

É de zinco sim. Estou querendo esperimentar um outro que está aqui comigo (acho que é de zinco também mas, tem mais massa) Mas esbarro no problema das medidas da furação não serem idênticas. E isso é um problema na hora até de comprar um novo bloco.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #6 : 29 de Junho de 2013, as 15:51:27 »

A Fender Big Block serve nessa affinity...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #7 : 29 de Junho de 2013, as 16:06:26 »

A Fender Big Block serve nessa affinity...

Wow! Obrigado Ricardo já estou "ebayando" atrás de uma ahahaha. Ou você teria uma a preço módico e convidativo?  Roll Eyes
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #8 : 29 de Junho de 2013, as 16:21:10 »

Chefão, se fizer a substituição, nos diga como ficou! E quanto pagou também rs...
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #9 : 29 de Junho de 2013, as 16:33:13 »

Chefão, se fizer a substituição, nos diga como ficou! E quanto pagou também rs...

Pode deixar! Vou até olhar aqui numa esquecida Giannini que tenho e se for o caso compro logo dois!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #10 : 29 de Junho de 2013, as 16:38:05 »

Esse bloco é de uma Squier Stratocaster Classic Vibe.  O som sustenta bem, mas seria legal se sustentasse ainda mais.  Estou "ebayando" aqui também, mas os blocos estão bem puxados, com o dólar tão alto...





Registrado

cobalto777
Visitante
« Responder #11 : 29 de Junho de 2013, as 16:43:09 »

pra quem tem fender usa,uma modificação boa é raspar a tinta do bloco,na parte em que ele é parafusado a chapa que sustenta os carrinhos,o eric jhonson usa assim e deu uma melhorada boa,fiz na minha.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #12 : 29 de Junho de 2013, as 16:51:11 »

Cobalto777, o bloco da sua tem tinta, ou é para raspar o cromado da base dos carrinhos (da ponte)?
Registrado

Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #13 : 29 de Junho de 2013, as 17:02:47 »

Adiel, esse posicionamento das molas influencia na tensão? Agora que vi as fotos da sua, reparei que as molas da minha estão em posições diferentes.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #14 : 29 de Junho de 2013, as 17:12:43 »

Sim, Espanhol.  O posicionamento em "V" aumenta a tensão da mola.  Essa minha Squier veio com as molas posicionadas de forma igual às suas, mas eu troquei, coloquei a ponte para flutuar, ajustei os 6 parafusos e regulei a trava das molas.  Agora a guitarra não desafina mais (eu uso a alavanca com suavidade) e está extremamente macia e estável.
Registrado

Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal