Então, quando eu peguei o Pedal do Sérgio, vi que ele estava realmente muito estranho, soava como um phase desequilibrado.
No osciloscópio as ondas eram desritmadas e não tinham padrão definido mesmo tentando regular os trimpots. Testei outros fets...
A conclusão foi que o service manual deveria ter alguma falha proposital, ou existiria falha nas ligações do amigo Sérgio, ou os componentes eram selecionados de uma maneira que só teríamos como saber analisando junto um pedal original para a clonagem 100%.
Então parti para a violência comecei substituindo os 2SK30 que eu tinha casado, por 4x 5952 com 1.75vgs, melhorou.
Também testei alguns op-amps que tinha aqui,
, e assim como no CH-1 o TL062 se mostrou um bom amigo das modulações, então coloquei 4 deles, foi ficando bom.
Esses pedais de phase antigos japoneses são conhecidos por não serem bons com distorção e verdadeiros tone suckers, então resolvi fazer um true bypass e regular o nível de sinal limpo dobrado no efeito. Então adicionei um novo POT, o pot de MIX, um pot simples 50KC em série com um resistor 6.8k (para melhor sweep sem matar o efeito) no lugar de R135.
Assim podemos regular o quanto de som limpo está dobrando na saída.
Entretanto após regular o efeito reparei que não era bem distribuído o curso do pot de speed, então alterei para 200KC para toda gama de velocidade ficar mais selecionável, também aumentei a velocidade máxima permitida substituindo R127 por 1.2K.
No decorrer do truebypass reparei que ao remover o FET do chaveamento do efeito o som ficava com muitas pontas, arestas mesmo, grave ou agudo demais, o que me levou a crer que o fet atuava como uma espécie de filtro compondo o aspecto do efeito, então seguindo o service manual e as medições, procurei uma forma de manter-lo sempre ligado mesmo com o mod de true bypass, para isso retirei R139 e usei 2 resistores de 3.3M em série para a alimentação 9v(pode ser só um de 7M ou 6M que já resolve) para chegar ao valor de 5.5v em CP-6.
Desta maneira fiz um true bypass integro sem remover o fet do sistema mantendo as características tonais por ele fornecida.
Na chave 3pdt fiz um antipop simples com 2.2M para o terra continuo e 60K para o terra somente com o efeito desligado (ligação gaussmarkov modificada).
O led foi na chave mesmo, e como ele brilhava pouco originalmente(led quadrado da carcaça de um Oliver) usei um resistor de 1.5k como limitador de corrente.
No geral ficou assim:
1) 4x 2SK30AY -> 4x 2n5952 1.75vgs (invertido com perninha dobrada
, pela pinagem diferente)
2) 4x MC1458 -> 4x TL062
3) R127 -> 1.2k
4) R135 -> pot 50KC em série com resistor 6.8K para limitar valor minímo(pot mix)
5) Pot Speed -> 200KC
6) R139 removido.
Do ponto CP6 do esquemático foi colocado 6.6M de resistência para a alimentação 9v para igualar os valores do ON natural no fet de chaveamento em 5.5v (Q105).
7) Zener D104 0.5W para 1W (uma hora o louco abriu do nada
desconfio de má qualidade do componente afinal não era meu super zener
)
8 ) True bypass por 3pdt com resistência 2.2M antipop da entrada para o terra e 68k da entrada para o terra do led com o efeito off (ligação gaussmarkov modificada).
Anti Pop gaussmarkov modificado para evitar efeito antena na chave 3PDT.
Projeto original: