Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Novembro de 2024, as 08:28:57

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto Amplificador com Entrada Dura  (Lida 5834 vezes)
gubterra
Visitante
« : 18 de Junho de 2013, as 19:10:48 »

Ola amigos, gostaria de alguma indicação de projeto de power transistorizado com entrada dura.... algo a que não introduzisse distorção com tensões de entrada de 0v até 8 a 10v.....

Agradeço a atenção dos amigos!
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 18 de Junho de 2013, as 19:15:30 »

O que é uma entrada dura ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
gubterra
Visitante
« Responder #2 : 18 de Junho de 2013, as 19:22:06 »

Trata-se de um power com entradas menos sensiveis.... o lm3886 satura com mais de 2 ou 2.5vca de entrada....  amplificadores com entradas mais duras, ou menos sensíveis não introduzem distorção com entradas até 8, 10 ou 12vca....  acaba perdendo um pouco de senssibilidade de entrada... mas pelo menos não distorce facil...

Abraço!
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #3 : 18 de Junho de 2013, as 19:26:19 »

Então não seria o caso de apenas reduzir a amplitude do sinal de entrada com um divisor de tensão ? No caso, reduzir de 10V para 2,5V e continuar usando o LM3886 ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
gubterra
Visitante
« Responder #4 : 18 de Junho de 2013, as 19:28:58 »

Cara... não sei?  Seria?  se sim como seria?  Grin     
Rascunha pra mim que eu ja testo rsrsrsrsrsrsrsrsrs.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #5 : 18 de Junho de 2013, as 19:46:39 »

Considerando uma impedância de entrada do amplificador de 100kohms, e pra reduzir de 10V para 2,5V seria uma redução de 4:1, temos duas opções: colocar uma resistência na entrada de 300kohms (330k) ou fazer um divisor por fora considerando os 100k do integrado em paralelo assim:

Isso em tese funciona com qualquer amplificador, basta reduzir o sinal adequadamente considerando a impedância de entrada do amplificador.
« Última modificação: 18 de Junho de 2013, as 20:09:04 por xformer » Registrado

gubterra
Visitante
« Responder #6 : 18 de Junho de 2013, as 20:03:13 »

Ok... eu faço esse divisor na entrada do power? Da pra fazer isso sem modificar  a placa do 3886?
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #7 : 18 de Junho de 2013, as 20:08:24 »

Ok... eu faço esse divisor na entrada do power? Da pra fazer isso sem modificar  a placa do 3886?

Não sei como é a sua placa, nem como é seu circuito ...
Albuquerque
Visitante
« Responder #8 : 18 de Junho de 2013, as 20:17:21 »

Cara, quando eu li o tema do tópico, confesso que dei risadas! Imagina o amplificador com a entrada mole... Piadas a parte, imagino que um divisor de tensão na entrada pode ajudar até certo ponto. Mas no caso de o power não distorcer o sinal com uma tensão mais elevada na entrada, tá me parecendo um trabalho para o compressor de áudio. O compressor que em si já "pode" faze o papel de um pré amplificador, talvez possa ser acoplado à entrada do teu power, sem grandes problemas. O compressor vai na verdade manter a saída em um nível constante, independente do sinal aplicado. E essa saída pode ser ajustada muito bem por meio de trimpot.
Visitante
« Responder #9 : 18 de Junho de 2013, as 20:42:42 »

Mas a ideia é amplificar o sinal sem distorcer... comprimir aqui acho que não é o caso....  Existem varios tipo de amplificadores de entrada dura...
A maioria dos peavey antigos usa transistores de power com entrada menos senssiveis... estes power normalmente ou são muito potentes ou o fator de amplificação no power é menor pois ja recebe um sinal alto do pré....
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #10 : 18 de Junho de 2013, as 21:01:46 »

gubterra

Também seria simples se você usar a entrada inversora do amplificador. Alterando a relação de resistores você altera o ganho do amplificador o quanto quiser. Ganhos até mesmo menores que a unidade. Com isso você poderia dar entrada com digamos 50v ac e ainda teria a saída totalmente clean.
Obs: Alguns tipos de amplificadores se tornam instáveis com ganhos baixos, verifique no datasheet.
« Última modificação: 01 de Junho de 2017, as 14:03:08 por Matec » Registrado
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #11 : 18 de Junho de 2013, as 22:44:13 »

Fui simular valores de componentes na planilha Overture Design Guide para ver se você poderia simplesmente reduzir o ganho do LM3886 trocando o  resistor de feedback, e percebi que com a máxima tensão de alimentação (+/-35Vcc), a menor sensibilidade de entrada possível para ter distorção harmônica menor que 1% sem que o circuito fique instável (o LM3886 não pode trabalhar com ganho de tensão abaixo de 11V/V, sob pena de instabilidade) é de 3,1 Vrms. Para isso, o resistor Rf deve estar com 9K (tem que fazer associação, se usar 8,2K o amp pode oscilar, se usar 10K a sensibilidade vai aumentar para 2,8Vrms).

Baixando a tensão de alimentação a sensibilidade aumenta, porque o ganho em tensão fica mantido.

Resumo: não vejo outro jeito de diminuir a sensibilidade senão usar um divisor de tensão na entrada, ou quem sabe um circuito como o Fetzer, mas calculado para que o ganho fique menor que 1, com vantagem adicional: podem ser introduzidos harmônicos ímpares, de "sabor" bem agradável, semelhante ao das válvulas (falando em outros termos, a distorção efetivamente aumenta, mas os ouvidos percebem como uma coisa boa).
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #12 : 18 de Junho de 2013, as 23:09:11 »

"Baixando a tensão de alimentação a sensibilidade aumenta, porque o ganho em tensão fica mantido."

Por favor explique isso melhor.

"ou quem sabe um circuito como o Fetzer"

Eu cheguei á pouco não sei o que é Fetzer

Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #13 : 19 de Junho de 2013, as 09:39:22 »

Matec, Link do projeto do Fetzer: http://www.runoffgroove.com/fetzervalve.html

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
EddieTavares
Visitante
« Responder #14 : 19 de Junho de 2013, as 10:01:39 »

gubterra

Sua intenção é usar um pré valvulado?
  Imprimir  

Ir para: