Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 00:57:56

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amigos,bom dia.De volta com mais uma das minhas aventuras com osciloscópios  (Lida 7343 vezes)
saul britto
Visitante
« : 16 de Junho de 2013, as 10:27:23 »

Desta vez consegui uma máquina que sempre tive vontade de possuir,por se tratar de uma lenda dos anos 70 o famoso tektronix 475A de 250 mhz e "2mv/dv".O bichinho está só mostrando dois pontos na tela,consigo mover os pontos na vertical e o outro na "diagonal" srsrsrs,como ja andei lendo em muitos fóruns sobre ele,me recomendaram verificar as tensões das fontes,todas estavam corretas menos a de 110v que esta dando 86v e também um nivel de ripple muito alto,até aí nada demais no mínimo o capacitor de 5000mf esgotado,mas o que me deixou intrigado mesmo: Foi o fato de observar com outro scope que no pino positivo de quase todos os capacitores da fonte aparece uma onda TRIANGULAR perfeita,o que me levou a desconfiar das pontes retificadoras,algum de vocês já se deparou com um defeito semelhante numa fonte?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #1 : 16 de Junho de 2013, as 10:52:05 »

Será que isso ajuda?

http://www.ko4bb.com/Manuals/Tektronix/Tektronix_-_475_Oscilloscope/Tektronix_475_Option_4_Maintenance_Manual.pdf

ou isso:

https://dallasmakerspace.org/w/images/e/e5/TEK_475A_Service.pdf
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #2 : 16 de Junho de 2013, as 12:10:03 »

saul britto

Issa onda “Triangular” que você viu não está mais para “dente de serra”.?
Esse é o Ripple ou A “sobra” da ondulação 120hz da onda retificada e filtrada.
Existe em todas as fontes que estão sob carga.
Esse defeito  que você encontrou no osciloscópio pode ser o TRC que já está terminando sua vida útil ou a fonte de alta tensão que pode estar com defeito, ou ambos.
« Última modificação: 01 de Junho de 2017, as 14:03:49 por Matec » Registrado
saul britto
Visitante
« Responder #3 : 16 de Junho de 2013, as 12:25:55 »

hgamal ajuda bastante amigo,muito obrigado.

-----
Matec,o que acho estranho mesmo é a amplitude do ripple,até p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) como eu disse antes a fonte de 110 volts esta com 86v.
Não acredito em fim de vida do cinescopio,pois ele tem uma intensidade muito boa e foco t b (moderador, peço que me suspenda do fórum),quando eu coloco o dedo na ponta de prova percebo uma deformaçao no ponto tem hora que aparece umas ondas irregulares,consigo mover o ponto na vertical em um canal,no outro so consigo na diagonal.

-----
Só consigo alguma deflexão quando coloco o dedo na ponta de prova. Sem isso é só dois ponto estaticos.
Como é o nome do circuito que mantem o traço indo da esquerda para a direita? Acho que é ele que não funciona,seria o equivalente ao oscilador H no tv.
« Última modificação: 16 de Junho de 2013, as 12:44:07 por saul britto » Registrado
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #4 : 16 de Junho de 2013, as 12:46:56 »

Se o ripple está muito grande é porque está havendo um consumo grande de corrente nesse secundário, o que indica um possível defeito num dos circuitos alimentados por ele. Vou ver o esquema que foi postado acima e dar alguma sugestão mais tarde.

Os TRCs quando estão no fim da vida só tem um defeito, páram de mostrar a imagem nítida, aí que adianta?
Mas talvez seja mesmo outro defeito. (minha bola de cristal está desse jeito...  rsrsr...)
Visitante
« Responder #5 : 16 de Junho de 2013, as 13:35:40 »

Matec ele mostra um nitidez no ponto e foco melhores que outro que tenho aqui,da mesma marca e mais novo.
Andei lendo que quando a fonte desses scopes fica maluca ele apresenta tudo quanto é coisa na tela,inclusive some o traço
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #6 : 16 de Junho de 2013, as 14:02:07 »

saul britto

Realmente problemas na fonte desses scopes são uma lástima. Eu tinha só um Kikusui 555 super antigo, meio valvulado meio transistorizado, que começou a dar pau na fonte. Acabei comprando um outro digital para conseguir consertar o primeiro. O digital é legal mas custa a gente se acostumar com ele depois de anos lidando com o analógico.
Minha internet sim é que está uma carroça, faz mais de uma hora que estou tentando baixar o esquema,e só agora que está terminando... 3G @@#*¨¨&!
Visitante
« Responder #7 : 16 de Junho de 2013, as 14:41:29 »

Éo danado do sweep generator,que gera uma onda dente de serra,acho que ele que ta travado.E preciso só localizar isso no esquema.

-----
Matec>> Interneco,_. aqui tambem tem dias que ela maltrata viu.
« Última modificação: 16 de Junho de 2013, as 14:43:07 por saul britto » Registrado
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #8 : 17 de Junho de 2013, as 00:28:44 »

saul britto

Quatro HORAS depois... É que eu consegui baixar o arquivo...

Infelizmente o arquivo que tem o esquema está bem apagado. Nas páginas importantes não dá prá ter certeza sobre o circuito. Mas na página 199 dá prá ver que a fonte de 110v alimenta a saída Horizontal, eu começaria checando esses transístores aí, ver se há discrepâncias nas tensões. Vai ser um trabalho e tanto.
Boa sorte.
Visitante
« Responder #9 : 17 de Junho de 2013, as 08:49:24 »

Matec>> Obrigado pela força,farei o exame nos tr de saida H,muito embora estive olhando aqui e cheguei até um 7474n que pelo que vejo não esta funcionando nem gerando a onda sawtooth responsavel pela deflexão vertical trata-se de um duplo flip flop.

-----
Agora me deparei com dois transistores em curto um 2n2369 e um fet 2n4416,inclusive com eles fora do circuito ja aparece um traço aleatório.Acho que ja melhorou.

-----
Amigo Matec>> Depois de horas de pesquisa,achei mais um capacitor de tântalo em curto intermitente (estranho)!
Em seguida observando sempre que a quando mudava a posição da chave time/div para qualquer nivel acima do primeiro o traço sumia,mas como ele tem um multimetro acoplado um DMM 44,observei que a leitura de tempo dele era maluca,vi que as tomadas dele vão direto a placa ttime/div,nessa placa percebi um resistor de 10k ohms chamuscado,mas não aberto,na vizinhança há um capacitor a óleo que estava em curto total,como não disponho desse CAP agora,botei pra funcionar sem ele,já tenho um scope funcionando só que metade da tela, rsrsrsr,vou verificar mais coisas,em seguida posto o resultado.

-----
Fonte de 110V normalizada! Era o capacitor em curto.

-----
Pronto amigos,um tektronix 475A de 250 mhz,funcionando muito bem,só me resta agora verificar calibração,nunca fiz isso,mas já fiz muitas coisas que antes não tinha feito! Bem; fica a dica: Paciencia e persistencia.

-----
hgamal e Matec: Meus agradecimentos pela força e boa vontade!
Sempre ás órdens amigos,grande abraço.
« Última modificação: 18 de Junho de 2013, as 20:09:08 por saul britto » Registrado
saul britto
Visitante
« Responder #10 : 19 de Junho de 2013, as 17:02:40 »

Algumas fotos da operação

« Última modificação: 19 de Junho de 2013, as 18:02:48 por saul britto » Registrado
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #11 : 19 de Junho de 2013, as 18:06:04 »

saul britto

Primeiro não tem o que agradecer, já que o trabalho foi todo seu.
Quem agradece sou eu pela descrição do seu trabalho.
Nunca se sabe quando precisaremos de uma dica para resolver um problema semelhante.
Obrigado!
Visitante
« Responder #12 : 22 de Junho de 2013, as 01:21:27 »

Por nada amigão. Precisando estou às órdens. Abraço.
  Imprimir  

Ir para: