Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Junho de 2024, as 23:34:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender Champ 5F1 - Diário de Construção.  (Lida 43874 vezes)
druidamaluco
Visitante
« Responder #45 : 05 de Julho de 2013, as 12:04:23 »

Bom, não sei se é normal, mas estou sentindo cheiro de queimado das Válvulas, isso é normal?

Nas primeiras horas de uso, a 6v6 pode soltar um cheiro por conta da base de baquelite. Os resistores também soltam um cheiro quando aquecem pela primeira vez. Mais que isso, pode ter coisa errada.

Obrigado pela dica Eduardo, ainda não deixei ele bastante tempo ligado, devido as ligações não serem definitivas, estou desenhando outra Placa bem mais organizada, e quase tudo Onboard, se mesmo assim persistir o cheiro, terei de rever todo circuito com mais atenção.

Aproveitando, gostaria de perguntar a respeito dos filamentos, posso, retificar a alimentação dos filamentos? porém se fizer isso, a tensão aumentará, é possível utilizar algum regulador? tipo 78xx em formato tip? será que é viável para este projeto? abração.
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #46 : 05 de Julho de 2013, as 13:18:19 »

Ola Druida.

Usar retificação e regulador para os filamentos implica em usar um bom circuito regulador.
Tem um macete que a gente usa, ligando um par de resistores de 100 ohms se não me engano ligado os fios do filamento e ao terra do chassis.
Mas isso elimina o hummmm se não for esse ruido que você tem, não precisa deles.

olhe esse exemplo , perto do transformador de força : http://www.planetgaa.com/amp/GAA_5f2-a_schem.gif

Att Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
druidamaluco
Visitante
« Responder #47 : 05 de Julho de 2013, as 13:25:54 »

Ola Druida.

Usar retificação e regulador para os filamentos implica em usar um bom circuito regulador.
Tem um macete que a gente usa, ligando um par de resistores de 100 ohms se não me engano ligado os fios do filamento e ao terra do chassis.
Mas isso elimina o hummmm se não for esse ruido que você tem, não precisa deles.

olhe esse exemplo , perto do transformador de força : http://www.planetgaa.com/amp/GAA_5f2-a_schem.gif

Att Daniel

Obrigado Daniel, interessante, nunca tinha visto este macete do resistor, mas tem sentido sim, inclusive meu pai chegou a comentar algo assim, mas não demos continuidade no assunto. Estou aprendendo bastante com este projeto do 5f1, e os resistores, serão testados também, o Humm grande parte vem do projeto provisório, ou seja, ainda em testes, mas percebi que tem ruídos dos filamentos também, as vezes arrumando fios, etc,,, resolva, porém, estou fazendo outra placa, e testarei todas as possibilidades, _, me interessei no negócio, pegando cada vez mais gosto. Valeu pela dica, abração.
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #48 : 05 de Julho de 2013, as 13:40:06 »

Atente para outro detalhe, não sei se é relevante. Mas faça assim, como você vai fazer placa , tente fazer o aterramento todo em um unico ponto do chassis pra evitar loops de terra. O metodo chama-se star ground, ou aterramento estrela..

De um google nisso que você vai entender.

Att daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
druidamaluco
Visitante
« Responder #49 : 05 de Julho de 2013, as 13:44:17 »

Atente para outro detalhe, não sei se é relevante. Mas faça assim, como você vai fazer placa , tente fazer o aterramento todo em um unico ponto do chassis pra evitar loops de terra. O metodo chama-se star ground, ou aterramento estrela..

De um google nisso que você vai entender.

Att daniel

Sim, já conhecia o Star Ground mas nunca havia testado na prática, é exatamente isso que estou fazendo na Placa nova, alguns Valve Jr, utilizam o Star Ground na própria Placa, e o ponto de junção, jogado para o Chassi. valeu.

-----
Terminei de fazer o Layout da nova Placa, incluindo o Tone Stack, semelhante o Vibro Champ, gostaria da opinião dos senhores a respeito deste layout, pois mesmo tendo sido feito com carinho e atenção, não quer dizer que esteja de fato, bom.

« Última modificação: 05 de Julho de 2013, as 23:59:53 por druidamaluco » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 454



« Responder #50 : 06 de Julho de 2013, as 00:26:40 »

Válvula de power na placa não e uma boa pedida mas... se tem grandes empresas fazendo assim.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
druidamaluco
Visitante
« Responder #51 : 06 de Julho de 2013, as 00:32:16 »

Válvula de power na placa não e uma boa pedida mas... se tem grandes empresas fazendo assim.

Também já escutei reclamações a respeito de Válvulas de Power na Placa, porém, existe um monte de ampli assim, como o Marshall class 5, Epiphone Valve Jr, Vários Fenders, e até Mesa Boogie.

Porém, pensei no meu Layout da seguinte forma, o mesmo desenho que está do lado da Solda, Placa de Fibra dupla face, também será feita no Topo, aumentaria a resistência e ou durabilidade acredito eu, ou posso estar redondamente enganado e aumentaria ainda mais o calor.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 454



« Responder #52 : 06 de Julho de 2013, as 00:33:51 »

Eu não gosto por que penso que com a variação térmica fatalmente irá surgir uma solda fria bem mais cedo.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #53 : 06 de Julho de 2013, as 00:36:21 »

PCB pra valvulado não tem receita... tem que montar e testar.
Ja vi layouts que pareciam perfeitos que se mostraram uma caixa de abelhas...
Uma dica é tentar separar ao maximo os terras de sinal dos da fonte... uni-los por, de preferencia, por uma trilha só... Mas nem sempre isso é possivel.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
druidamaluco
Visitante
« Responder #54 : 06 de Julho de 2013, as 00:38:09 »

Eu não gosto por que penso que com a variação térmica fatalmente irá surgir uma solda fria bem mais cedo.

Mesmo com solda dupla? ou seja, em cima e em baixo? já fiz transistorizado assim, porém, as tensões nunca passavam de 60V. Aqui estamos falando de 350V, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. o dúvida cruel.


-----
PCB pra valvulado não tem receita... tem que montar e testar.
Ja vi layouts que pareciam perfeitos que se mostraram uma caixa de abelhas...
Uma dica é tentar separar ao maximo os terras de sinal dos da fonte... uni-los por, de preferencia, por uma trilha só... Mas nem sempre isso é possivel.

Então Kem, tentei fazer isso, mas acho que aproximei demais as Trilhas de Terra, mesmo estando apenas uma única trilha.
« Última modificação: 06 de Julho de 2013, as 00:40:06 por druidamaluco » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #55 : 06 de Julho de 2013, as 00:47:35 »

O que o bossman esta falando é do calor que a valvula gera, e não das tensões envolvidas...
Valvula de power esquenta BEM...
Quando ao layout... agora só montando pra ver... Não tem como adivinhar.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
druidamaluco
Visitante
« Responder #56 : 06 de Julho de 2013, as 00:48:57 »

O que o bossman esta falando é do calor que a valvula gera, e não das tensões envolvidas...
Valvula de power esquenta BEM...
Quando ao layout... agora só montando pra ver... Não tem como adivinhar.

Ops, entendi, falha minha, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, valeu Kem.

-----
Bom, fazendo mais alguns testes referentes ao Feedback negativo, regulado através de um trimpot de 100k, descobri o problema de cheiro de queimado das Válvulas, quando girei o trimpot para esquerda, ou seja, menos aberto, o cheiro de queimado sumiu, se gira para direita, o cheiro de queimado aparece, a diferença com este trimpot, é deixar o som um pouco mais duro, com maior giro no volume para o limpo, porém, estou com outra dificuldade, quando aumento o volume e chego no drive, se fizer um solo, o som das notas sai meio reverberado, com chocho, algo assim, acredito que antes de partir para outra placa, terei de resolver o que já fiz primeiro, e estou descobrindo bastante coisa neste simples porém monstruoso amp...,

-----
Após mais testes, descobri os problemas quais eram, do aterramento foi resolvido, está bem silencioso, e quanto ao som distorcido estar oscilante e meio rachante, é o transformador de saída o problema, estou utilizando 5k no primário, quando deveria ser de 8k, assim que der, compro um de 8k primário. Quem quiser o layout que usei para fazer meu 5f1, é só pedir, abração.
« Última modificação: 06 de Julho de 2013, as 12:25:40 por druidamaluco » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 454



« Responder #57 : 06 de Julho de 2013, as 13:14:26 »

Rapaz esse cheiro de queimado nás válvulas novas é normal! E depois de um tempo some como já explicou o Eduardo.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
druidamaluco
Visitante
« Responder #58 : 06 de Julho de 2013, as 13:22:46 »

Rapaz esse cheiro de queimado nás válvulas novas é normal! E depois de um tempo some como já explicou o Eduardo.

Ae que está Bossman, se eu giro o trimpot de feedback por exemplo do meio para frente, o cheiro aparece quando aumento o volume depois do meio, e quando giro o pot de feedback ao contrário, e coloco volume no máximo, já não sai mais o cheiro...., se bem que isso deve ser normal como o eduardo falou, pois nunca tive valvulado, então tudo é novidade, mas caramba, cada dia que passa estou mais apaixonado pela gama de possibilidades de um Valvulado hein? estou estudando mais a respeito deles, desde resistores de placa, catodo, etc..., estou aprendendo mais e mais interessado do que antes, com transistor, vai entender...,
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 454



« Responder #59 : 06 de Julho de 2013, as 13:45:43 »

Acredito que com o maior volume tenha mais cheiro por conta da válvula estar sendo mais exigida.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 9   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal