Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Fevereiro de 2025, as 07:22:28

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: 2204 ou Plexi 50, qual construir ?  (Lida 16754 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 469

« Responder #15 : 07 de Junho de 2013, as 23:48:37 »

Minha resposta, hoje quase padronizada, é a seguinte: gostando ou não, procure ouvir Ramones, comece por Blitzkrieg Bop, e  depois Intro Song, de Eric Johnson, na turnê G3 de 1996 (Satriani, Vai, Johnson). De preferencia em um hifizinho honesto e em volume alto, mas não ensurdecedor.

Guilherme mas, o Johnny usava um Plexi e não um JCM nessa época que foi lançado o primeiro cd dos Ramones (Acho que nem existia JCM nessa época).
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Guilherme
Visitante
« Responder #16 : 07 de Junho de 2013, as 23:51:51 »

Voltemos...

Mas me esclareçam. O que efetivamente é um Plexi ?  Vejo um montão de comentários que acabam enquadrando todo e qualquer Marshall como Plexi. JTM, JCM, Super Lead...
Acho que o melhor parâmetro é essa linha de amps de 1 watt de edição limitada. O que mais gostei foi o JTM.

Plexi é um amp que tem um sobrepainel frontal de......Plexiglass, o avô do acrlilico !

Sendo um belo acessório que exigia até mesmo um jack P10 especifico, aquele que tem um anel sextavado cromado, foi substituído pelos mais em conta painéis simples "dourados" escovados.

Isso sobre o aspecto maquiagem. Sobre o aspecto eletrônico, é um JTM50 com retificação em estado solido e  mais algumas de modszinhas que apareceram ao longo das décadas, o que faz desse amp uma obra-prima.
Seu preamplificador, o primeiro circuito conhecido como 1987 ou Split channel, está na ativa até hoje em vários modelos Marshall.

O Super Lead Plexi, ou 1959, imortalizado por J. Page, é o mesmo circuito preamp do 1987 com um power de 100W.

Hendrix usava um SLP 1959 com 4xKT66, ao invés de 4xEL34, com alta tensão em placa, mais de 500V, e BIAS muito, muitissimo negativo, talvez -65V. É o atual JH-100, não custom shop.

Bom final de semana para todos !

Guilherme

As diferenças entre um Plexi, seja no canal normal ou bright, e o JCM800-2204 são evidentes
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #17 : 07 de Junho de 2013, as 23:56:59 »

Voltemos...

Mas me esclareçam. O que efetivamente é um Plexi ?

Tipo de acrílico

http://wiki.answers.com/Q/What_is_plexiglass_made_of
Marcel.
Visitante
« Responder #18 : 08 de Junho de 2013, as 00:05:11 »

Plexiglass é o "avô" do acrílico?
Pra mim plexiglass era acrílico, só que em inglês. Não?  Cheesy

Digo isso porque até no artigozinho que eu fiz aqui pro site, de painel de amplificador em acrílico, eu chamo o acrílico de plexiglass (essa era a palavra usada pelo próprio gringo na publicação da tutorial original).
Visitante
« Responder #19 : 08 de Junho de 2013, as 00:14:11 »

Guilherme mas, o Johnny usava um Plexi e não um JCM nessa época que foi lançado o primeiro cd dos Ramones (Acho que nem existia JCM nessa época).

Pelo que eu ví eram 2204, preamp igual àquele que você já construiu.
Os primeiros 2204/03, máster volume, eram montagem PTP, por volta de 1974 ou perto disso, igual seus antecessores 1987.

abração

Guilherme
Visitante
« Responder #20 : 08 de Junho de 2013, as 00:26:30 »

Bom pessoal...

Que plexiglass é um parente antigo do acrílico, eu já sabia.  Cheesy Mas agradeço os esclarecimentos.
Minha dúvida era sobre o que é considerado um Marshall Plexi.
Pelo jeito, podem ser considerados aqueles que tenham o sobrepainel . Ou aqueles que usavam e usam o mesmo pré amp. Acho que a definição pelo pré é mais ... técnica !  Cheesy
Fico com ela.
Bem. Dos cinco modelos de 1 watt da Marshall. o que mais me agrada é o JTM.
Certamente o mais próximo do Bluesbreaker.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #21 : 08 de Junho de 2013, as 00:33:31 »

Pelo que eu ví eram 2204, preamp igual àquele que você já construiu.
Os primeiros 2204/03, máster volume, eram montagem PTP, por volta de 1974 ou perto disso, igual seus antecessores 1987.

Olhe:

http://www.rockometer.com/ramones/equipment/snd_amps.html

Ouça a diferença de sons:

http://www.youtube.com/watch?v=H3eL4J-o3Ws (Plexi)

http://www.youtube.com/watch?v=i5P8lrgBtcU    (JCM)
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #22 : 08 de Junho de 2013, as 14:03:02 »

A minha decisão pelo JTM e o JMP é estratégica.

Não posso tocar com o volume no talo sempre, moro em apartamento.

Então necessito de um master volume, mas quero um amp mais para
hard rock, logo um JMP 2204 specs de 1977-78, fica próximo aos plexis
e tem o master volume.

E adoro o JTM 45, então não faria sentido ter um JTM e um plexi, tive
que subir um degrau a mais na escada de ganho da marshall e ir para
um 2204.

Lembrando que embora muito semelhantes, o JMP e o JCM (principalmente
os JCM pós 1984) são diferentes.

Os JCMs foram tunados com maior tensão para dar a impressão de mais
ganho, são mais estridentes.

Aqui a combinação perfeita, JTM 45 + clone do rangemaster (Dyna Master) +
Gibson LP.

http://www.youtube.com/watch?v=G0PrIxXWZHY&list=PL8AD193A373F0ECE2

Abraços.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #23 : 08 de Junho de 2013, as 18:06:22 »

Aqui a combinação perfeita, JTM 45 + clone do rangemaster (Dyna Master) +
Gibson LP.

http://www.youtube.com/watch?v=G0PrIxXWZHY&list=PL8AD193A373F0ECE2

Faltou falar das mágicas KT66! Elas soam muitíssimo bem!
Guilherme
Visitante
« Responder #24 : 13 de Junho de 2013, as 21:24:30 »

Bossman, desculpe-me a asneira, J. Ramone deve estar mais associado ao Plexi do o próprio Eric Johnson...

Mas sabia que tinha uma foto em um encarte de CD com  J.Ramone e uma pilha de JCM's...

O debaixo está desligado e desplugado, é um 1959, o central também é 1959 e o superior, com sua guitarra, pode ser um 2203, a foto está chanfrada, não dá para ver se existe outro par de jacks.

Pelo jeito é uma trinca de JCM800-1959.

abraços

Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #25 : 14 de Junho de 2013, as 11:28:31 »

Guilherme mas, esses seriam JMP's certo? (que são quase a mesma coisa que os JCM's)
Marcel.
Visitante
« Responder #26 : 14 de Junho de 2013, as 15:56:07 »

Ferro Velho... já tocasse num 2204?
Cara, mesmo tendo um master volume, eu te digo, o bicho é MUUUUITO alto pra um apartamento!! _
Ele, com o master no 1 já é bem alto, suficiente pra incomodar vizinhos de apartamento... \o/
E mesmo assim, a distorção dele no 1 é bem fraca... não enche os ouvidos...

Pra apartamento, eu acho que um Hi Octane é o ideal! Tongue
Visitante
« Responder #27 : 14 de Junho de 2013, as 17:36:45 »

Ferro Velho.

O alerta do Marcel é muito pertinente.
Devo dizer que mesmo amps de 15 watts são subutilizados apartamento, quanto mais os valvulados.
Os amps de transistores são mais flexíveis.
Tenho um Marshall JTM 60, é impossível de usar em casa.
Aí comprei um Fender Pro Junior, 15 watts. Não dá para usar em bom volume. Ele precisa de volume para soar bem !
Peguei um Vox AC4 TV, com 4 watts, reduzíveis para 1 watt e 1/4 de watt. É uma boa solução, mas soa magrinho, mesmo com o Celestion de 10'.
Aí não teve jeito. Quem quer um Marshall acaba voltando à casa.  Peguei um Class 5 Red Limited Edition. Som gordo, plenamente satisfatório. Mas no talo, vai incomodar a vizinhança.
 Cheesy
Visitante
« Responder #28 : 14 de Junho de 2013, as 17:46:19 »

Pois é.
Atualmente eu moro em casa e não tenho vizinho parede-parede, mas eu tenho plena consciência de que já incomodo muita gente as vezes.
Tenho um JCM800 2204. Há pouco tempo tava com um plexi recém-construído. Agora tou com o Marshall 18W. E olha, posso te dizer, conscientemente, que ambos já falam MUUUUITO alto. E lembrando que eu moro em casa... _

Apenas 1 dia, eu toquei com o plexi, que também é de 50W, com o volume no talo (pra testar), e soube depois que teve vizinho que mora bem longe de mim (uns 50m ou mais) que quase chama a polícia porque não conseguia ver TV... kkkkkkkkkkkkk

O que eu falei do 2204 no post anterior, foi sobre o que acontece com o meu.

E o de 18W, pra ficar com um MASSA, tem que ter um volume razoável, aí já viu...

Realmente valvulado só funciona 100% bem se for incomodando gente, a menos que seja usado em lugares com isolamento acústico (estúdios etc.) ou com essa intenção (shows).

Pra tocar sem incomodar ninguém, tem que ser um amp com potência bastante reduzida, que satura com volumes realmente baixos. E ainda assim você tem que se contentar com o que o zekkez falou, som magriiiinho.... hehehe

Abração!
Visitante
« Responder #29 : 14 de Junho de 2013, as 17:57:52 »

Duas observações:

- O Vox AC 4 soa mais magro pois, além de buscar o tal do "Chime" (drive característico nos médio agudos), também tem um gabinete (combo) bem mais compacto.
- O gabinete do Class 5, que também usa um Celestion 10', é muito maior. Mais alto e mais largo. Suspeito que isso faça a diferença.
- O Vox é closed back, construção que deveria ajudar na reprodução dos graves.  O Marshall é semi-closed.
  Imprimir  

Ir para: