Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 18:37:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Chave para ligar captadores  (Lida 15621 vezes)
angelos
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 4


Gosto de brincar de guitarrista e fazer por mim.


WWW
« : 05 de Junho de 2013, as 15:24:10 »

Caros guitarplayers,

Como mencionei em outro tópico, estou prestes a substituir os captadores HSH de minha guitarra.

Como não sou profissional e busco um instrumento versátil, vou fazer alguns mods, como incluir chave push-pull no volume pra "splitar" os humbuckers e sunstituir o potenciometro de tone por um duplo, onde instalarei o circuito PTB (Passive Treble and Bass).

Resumindo, a configuração atual é: HSH, com chave normal de 5 posições, um volume e um tone.
A nova será: HSH + volume master + split (push-pull no volume) + PTB no lugar do Tone + chave de 5 posições normal.

Até aqui, nenhuma novidade. (ainda aguardo a chegada das peças que comprei pelo e-bay)

O escopo deste tópico é o que vem a seguir:

Em algumas andanças pela internet encontrei alguns links que falavam sobre ligação dos captadores do braço e da ponte juntos, o que daria uma sonoridade diferente, mas com meu cabeção eu não guardei os links e não consigo mais encontra-los.  Toma na Cabeça
Anyway, andei quebrando minha cabeça pensando como fazer essa ligação e me veio um estalo de instalar uma DPDT ou SPDT pra ligar constantemente o captador do braço, ficando da seguinte forma:

[t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|Posição|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|Chave OFF|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|Chave ON|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|1[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|Bridge[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|B+N[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|2[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|B+M[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|B+M+N[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|3[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|Middle[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|M+N[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|4[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|M+N[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|M+N[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|5[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|Neck[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|N[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[/table]

Assim, a chave me seria útil apenas nas posições 1 e 2, mantendo ligado o captador do braço, não surtindo nenhum efeito útil nas 3, 4 e 5. Quanto a isso, tudo tranquilo.

Na posição 1, quando o humbucker estiver pleno, eu teria um som mais ou menos como o de uma les paul (HH) na posição do meio; e quando estiver em split, disseram que lembra algo próximo às tele. Pago pra ver;
Na posição 2 não sei bem o que esperar com os humbuckers completos; mas em split soaria (quase) como uma strato SSS com o mod 'Blend', onde os 3 captadores atuam juntos;
A posição 3 torna-se igual à posição 4;
As posições 4 e 5 não se alteram.

Assim, a guitarra passaria de 5 "vozes" pra 11 "vozes" (5 normais + 4 ao splitar + 2 ao ligar essa chave).

Pensando um pouco, desenhei um esquema simplificado (não incluí os potenciômetros nem os demais fios dos captadores pra facilitar a visualização), e gostaria de saber a opinião de vocês se está certo ou fiz besteira.



Obrigado desde já.
« Última modificação: 05 de Junho de 2013, as 18:24:54 por angelos » Registrado

"Fazer bom design é fácil.
Fazer um grande design requer um grande cliente."
(Michael Osborne)
EddieTavares
Visitante
« Responder #1 : 05 de Junho de 2013, as 16:39:56 »

É mais comum misturar nas posições 2 e 4 os humbuckers ? ? ?, da pra usar a própria chave de 5 posições.

Registrado
angelos
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 4


Gosto de brincar de guitarrista e fazer por mim.


WWW
« Responder #2 : 05 de Junho de 2013, as 18:23:52 »

É mais comum misturar nas posições 2 e 4 os humbuckers ? ? ?, da pra usar a própria chave de 5 posições.

Mas nas posições 2 e 4 eu quero os humbuckers (ponte e braço, respectivamente) misturados com o single do meio. Quanto a estar em split ou não, isso já é com o potenciômetro push-pull do volume.

A chave seria pra ter mais 2 configurações: uma onde se pode usar os humbuckers juntos, sem o single, e outra onde usaria os 3 captadores juntos.

Minha dúvida é se a ideia funciona ligando a chave dessa maneira.
Registrado

"Fazer bom design é fácil.
Fazer um grande design requer um grande cliente."
(Michael Osborne)
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #3 : 05 de Junho de 2013, as 18:45:04 »

Saudações,

A chave deve ligar o captador do braço junto com o da ponte e não na saída como no seu esquema; daí você teria os três na posição 2 e 4; e braço e ponte nas posições 1 ou 5. O captador do meio permanece sozinho na posição 3.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
felixmeirelles
Visitante
« Responder #4 : 05 de Junho de 2013, as 19:58:19 »

Essa sua ligação da DPDT angelos vai deixar os 2 captadores em paralelo, quando a chave estiver acionada e o captador da ponte estiver acionado. Isso não é split!  Undecided (para o split vai precisar de outra DPDT)
Um problema sério no seu arranjo é que o fio que liga a saída na DPDT irá funcionar como antena quando a chave estiver desligada, isso não é nada bom.

Outra coisa é que para ficar realmente bom um esquema braço+ponte teria que ter um controle individual de volume para cada captador, isso faz toda diferença.

Mas seguindo a sua linha de pensamento podemos interceptar o sinal antes, evitando a "antena" (quando o captador do braço for ativado na chave 5 posições é bom a DPDT está ligada, para evitar a "antena"):
|Posição|   |Chave OFF|   |Chave ON|
|1            |Bridge            |B+N
|2            |B+M             |B+M+N
|3            |Middle            |M+N
|4            |M+N(com antena)|M+N (OK!)
|5            |Neck(com antena)|N (OK!)



Outro ponto é a qualidade da chave Pushpull DPDT ou DPDT que tem que ser da melhor qualidade, uma falha nesse esquema significa a total inoperância da guitarra até a substituição da chave.

 Azn


Splitando os captadores com outra DPDT (Seymour 4 fios):
« Última modificação: 05 de Junho de 2013, as 20:33:52 por felixmeirelles » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #5 : 05 de Junho de 2013, as 20:37:48 »

Saudações,

Basta uma chave spdt que liga/desliga o verde com o azul. Funciona e não dá problema de antena.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
felixmeirelles
Visitante
« Responder #6 : 05 de Junho de 2013, as 20:43:58 »

Victor na verdade se ligar a verde com a azul e uma SPDT quando a chave estiver deligada terá 2 antenas, uma no neck outra no bridge.

Dependendo da chave, do tamanho do fio, e da blindagem do instrumento, uma antena dessa é terrível, principalmente com captadores de alto ganho/alta resistência.


Dando uma melhorada evitando antena na DPDT do Split:
« Última modificação: 05 de Junho de 2013, as 21:03:01 por felixmeirelles » Registrado
angelos
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 4


Gosto de brincar de guitarrista e fazer por mim.


WWW
« Responder #7 : 05 de Junho de 2013, as 22:42:27 »

A chave deve ligar o captador do braço junto com o da ponte e não na saída como no seu esquema; daí você teria os três na posição 2 e 4; e braço e ponte nas posições 1 ou 5. O captador do meio permanece sozinho na posição 3.

Obrigado, Victor.


Essa sua ligação da DPDT angelos vai deixar os 2 captadores em paralelo, quando a chave estiver acionada e o captador da ponte estiver acionado. Isso não é split!  Undecided (para o split vai precisar de outra DPDT)

Eu sei. Não coloquei isso no desenho pra simplificar a visualização focando apenas nessa chave.
Pra o split eu comprei um potenciometro com push-pull, que vou usar no volume, parecido com esse.


Um problema sério no seu arranjo é que o fio que liga a saída na DPDT irá funcionar como antena quando a chave estiver desligada, isso não é nada bom.

Outra coisa é que para ficar realmente bom um esquema braço+ponte teria que ter um controle individual de volume para cada captador, isso faz toda diferença.

Mas seguindo a sua linha de pensamento podemos interceptar o sinal antes, evitando a "antena" (quando o captador do braço for ativado na chave 5 posições é bom a DPDT está ligada, para evitar a "antena"):

(...)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Obrigado, Felix.

Entendi o que quis dizer e o desenho, mas...

Citação de: Victor Nery
Basta uma chave spdt que liga/desliga o verde com o azul. Funciona e não dá problema de antena.

Citação de: felixmeirelles
Victor na verdade se ligar a verde com a azul e uma SPDT quando a chave estiver deligada terá 2 antenas, uma no neck outra no bridge.

... porquê funcionaria como antena? Seria por ter uma extremidade "desligada" do circuito?

Registrado

"Fazer bom design é fácil.
Fazer um grande design requer um grande cliente."
(Michael Osborne)
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #8 : 05 de Junho de 2013, as 23:23:45 »

Saudações,

Nas guitarras que eu montei esse controle (blender) não deram esse problema. O captador sempre ficará  ligado a "nada"  quando não estiver conectado à saída. Não vejo porque em uma chave de 5 posições com às vezes dois captadores ligados à "nada" (não ligados à saída ou aterrados) ela também não funcionaria como uma antena. No entanto não tenho argumentos teóricos para afirmar tal coisa mas na prática eu nunca tive esse problema. Particularmente em minha strato, eliminei a chave de 5 posições e uso apenas essas dpdts, spdts comuns e o único problema que já tive foi com a durabilidade delas (4 anos com isopropílico prolongando suas vidas até esse limite) mas nada de antenas.

Abraço
« Última modificação: 05 de Junho de 2013, as 23:25:29 por Victor Nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
felixmeirelles
Visitante
« Responder #9 : 06 de Junho de 2013, as 00:03:31 »

... porquê funcionaria como antena? Seria por ter uma extremidade "desligada" do circuito?
Isso a extremidade parcialmente desligada, porque na verdade a tal saída da guitarra na verdade é o Vivo (ou quente) é lá que tudo acontece.

Para entender esse conceito negativo de "antena" eu desenhei alguma coisa.

Nessa imagem vemos um fio parcialmente exposto com carga AC os elétrons vão e vem no fio conforme o tempo, assim como no cabo da guitarra ligado no amp.
Pode se reparar que existem no ar alguns poucos elétrons livres que passam para lá e para cá, caso acertem o fio, podem causar ruídos, mas como toda superfície condutora está trabalhando a maior parte dos ruídos é absorvida naturalmente.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Nessa nova imagem vemos a formação de uma "antena" no meio do condutor, vale reparar que o condutor possui bastante elétrons ociosos agora (não estão participando do ciclo) ...
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Agora o efeito negativo "antena" é mostrado, quando acertada por um elétron (setas verde) a antena, assim como em um jogo de sinuca, sofre uma pertubação que é imediatamente sentida no circuito, que se desestabiliza com os ruídos.
Da mesma forma, se temos muita energia no condutor, alguns elétrons podem fazer o caminho inverso e vazar do circuito, causando pertubação no ambiente e ruídos nos sistemas próximos.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Isso vale para qualquer sistema elétrico ou eletrônico, por exemplo, muita gente sem saber, teve problemas sérios em seus computadores com os antigos cabos IDE/ATA/Flats com 1 entrada e 2 saídas, muitas vezes por uma lógica errada ou comodidade, os técnicos preferiam o uso do plug/conector central para os discos rígidos primários.
Esse tipo de uso do cabo gerava uma "antena" no resto do cabo, que muitas vezes causava erros nos dados e "crashs" inexplicáveis.
Com o advento dos cabos de 80 vias, equipamentos com mais resistência a ruídos e o uso do "spread spectrum", esses problemas não ocorreram mais com os PCs.
« Última modificação: 06 de Junho de 2013, as 00:07:00 por felixmeirelles » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #10 : 06 de Junho de 2013, as 00:54:51 »

Saudações,

Félix por favor não entenda errado mas na ligação que você postou quando o captador do braço não estiver conectado à saída, ele estará ligado a nada da mesma forma. Não entendi na prática qual a diferença.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
felixmeirelles
Visitante
« Responder #11 : 06 de Junho de 2013, as 01:06:10 »

O efeito Antena só acontece se o cabo do sinal estiver em contato, na minha "armação" o efeito antena só acontece se Ativar o captador do braço com a chave Neck+ desativada.

Eu avisei isso lá em cima:
(quando o captador do braço for ativado na chave 5 posições é bom a DPDT está ligada, para evitar a "antena"):
|Posição|   |Chave OFF|   |Chave ON|
|1            |Bridge    (OK!)    |B+N (OK!)
|2            |B+M      (OK!)    |B+M+N (OK!)
|3            |Middle    (OK!)     |M+N (OK!)
|4            |M+N(com antena)|M+N (OK!)
|5            |Neck(com antena)|N (OK!)


Mas com a ligação SPDT ou na ligação do início do tópico, todas as posições com a chave desligada terão antena.
Por exemplo:
Ligação proposta pelo angelos:
|Posição|   |Chave OFF|   |Chave ON|
|1            |Bridge(com antena)|B+N (OK!)
|2            |B+M(com antena)|B+M+N (OK!)
|3            |Middle(com antena)|M+N (OK!)
|4            |M+N(com antena)|M+N (OK!)
|5            |Neck(com antena)|N (OK!)

Ligação proposta pelo Victor com SPDT:
|Posição|   |Chave OFF|   |Chave ON|
|1            |Bridge(com antena)|B+N (OK!)
|2            |B+M(com antena)|B+M+N (OK!)
|3            |Middle   (OK!)      |M+N (OK!)
|4            |M+N(com antena)|M+N (OK!)
|5            |Neck(com antena)|N (OK!)
« Última modificação: 06 de Junho de 2013, as 01:16:48 por felixmeirelles » Registrado
angelos
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 4


Gosto de brincar de guitarrista e fazer por mim.


WWW
« Responder #12 : 06 de Junho de 2013, as 21:00:23 »

Felix e Victor, muito obrigado mesmo.  

Redesenhei o esquema, agora completo e seguindo as instruções de vocês. Simplifiquei apenas o modo de desenhar a ligação do terra (deixei em símbolo) pra o desenho ficar mais fácil de entender, sem um emaranhado de fios.

Como havia explicado, pretendo usar também uma chave para split no botão do volume e o sistema PTB (com potenciômetro duplo/empilhado de 500K). Então usei o esquema fornecido pela Malagoli (já que meus caps são dessa marca) misturado ao esquema do PTB.

Segue o diagrama como ficou.


*Na imagem os nomes dos humbuckers estão trocados. O Hot é na ponte.

« Última modificação: 06 de Junho de 2013, as 21:07:49 por angelos » Registrado

"Fazer bom design é fácil.
Fazer um grande design requer um grande cliente."
(Michael Osborne)
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.061 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal