Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 06:40:27

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida: corrente de transformador apropriada  (Lida 6529 vezes)
fpohren
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12

« : 04 de Junho de 2013, as 17:26:57 »

Boa tarde.

gostaria de saber qual é a corrente recomendada do transformador para a ligação de 2 amplificadores idênticos ao que está neste link: http://www.ebay.com/itm/NEW-TDA7294-2X80W-160W-SubWoofer-2-1-Channel-Board-/110790318165?pt=US_Home_Audio_Amplifiers_Preamps&hash=item19cb9e1855

Dei uma olhada no datasheet do TDA7294 mas não consegui chegar a conclusão nenhuma.

Outra dúvida é ali na ilustração da ligação que consta neste anúncio, onde indica que o neutro dos falantes deve estar aterrado no chassi. Sei que este amplificador vai ser instalado em um lugar onde não possui terra, e inclusive o computador que ele vai ser conectado dá choque na carcaça (sim eu sei que é um veneno!). Esta ligação é comum de ser feita no chassi?

Abraço e obrigado desde já.

Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #1 : 04 de Junho de 2013, as 19:24:08 »

Antes de mais nada, resolva este negócio de "computador dando choque na carcaça". Isso é pior do que um veneno, pode ser uma sentença de morte para o computador e/ou o dono dele.

Agora vamos ao amplificador:

Você está entendendo errado.

Os falantes da parte "stereo" tem seus negativos conectados AO TERRA do circuito, que não precisa estar necessariamente conectado ao chassis. O vendedor usou símbolos diferentes para indicar o ponto de conexão do "tap central" do transformador da fonte, e para o ponto comum de conexão do(s) falantes. Na prática, eles estarão conectados entre sí e, de novo, não precisam necessariamente estar ligados ao chassis.

O subwoofer não é conectado ao terra porque provavelmente a etapa amplificadora consiste de 2 TDA em bridge.

Quanto à corrente, me arrisco a dizer que para dar esta potência toda, pelo menos uns 20/25 Ampères serão exigidos do transformador nos picos. Digo isso baseado no consumo do LM3886, que não deve ter comportamento muito diferente do TDA.

Claro que essa corrente toda só vai ser exigida para atingir a potência máxima. Se você trabalhar com o amp em volumes reduzidos, o consumo de corrente cai. Mas mesmo nesta situação, pense em pelo menos uns 10A

Outras coisas que notei:

1) não estão inclusos no pacote os dissipadores de calor dos TDA. É um ponto que merece atenção, senão você frita os circuitos integrados. Além disso, as "abas" dos integrados devem estar isoladas entre si e do chassis, então se for usar um dissipador único (gigante!) para os 4 CI's, lembre-se de usar isoladores de mica e arruelas de silicone. E pasta térmica, claro.

2) A placa só tem 6.600 uF em capacitores de filtro por rail (são 3 x 2.200uF por rail). Acho pouco para segurar a onda de um amp com estas características, principalmente nos picos em baixas frequências (graves). Em montagens com estes circuitos integrados amplificadores parrudos, eu gosto de colocar uns 15.000 uF por rail. Mas não é impossível acrescentar mais capacitores, só que você vai ter que montá-los numa plaquinha a parte, e ligar em paralelo com os que já estão lá.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
fpohren
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #2 : 04 de Junho de 2013, as 20:09:34 »

opa, obrigado pelas resposta!

- O aterramento vai ser providenciado sim, já está la na lista das prioridades;

- Sobre o Ground dos falantes ali, imaginei que fosse isso mesmo, mas estranhei justamente por estar o símbolo de ligação no chassi ali.

- atualmente tem um amplificador com potência semelhante e não utilizamos nem a metade do volume, então acho que tenque ser no mpinimo uns 20A mesmo (lembrando que serão dois amplificadores como este). Vamos utilizar dois pois são dois ambientes bem separados e de dimensões bem distintas, que precisam de controle de volume e equalização idependente para cada.

- os dissipadores tenho um monte aqui, e pretendo colocar um cooler junto. Veio no Kit que eu comprei os isoladores de mica e as arruelas de silicone

- sobre os capacitores, vou testar como está e vendo a necessidade seguirei o seu conselho.

Obrigado

Visitante
« Responder #3 : 04 de Junho de 2013, as 20:41:41 »

Que amplificador hein...

Quanto vale 1 watt em Guang Zhou ?

Esse amp deve operar em Classe XXX. Qualquer coisa menor que 100mF/rail e 20+20A no 'transformador" não vai bombar.  E, em termos de dissipador, mínimo 0,1ºC/W.

Assunto bom para o Pass Labs....
Handmaker

Obrigado

« Responder #4 : 05 de Junho de 2013, as 09:37:44 »

Guilherme, 100mF por rail? Entendí direito, 100.000 uF?  Huh?

O amp vai ficar funcionando por uns minutos depois de desligado...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
fpohren
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #5 : 05 de Junho de 2013, as 10:07:13 »

Finknk, estive olhando a placa que tenho aqui e os capacitores são de 3.300uF, e não 2.200 como os do anúncio.

abraço
Handmaker

Obrigado

« Responder #6 : 05 de Junho de 2013, as 12:17:19 »

Melhor, então.

Ainda pode ser pouco para passagens extremas, mas concordo contigo, teste antes e veja no que dá (o máximo que pode acontecer é perda de performance e alguma distorção, especialmente nos graves).

Aproveitando: como você tem um canal dedicado ao subwoofer, pense em capacitores para cortar um pouco de graves nos canais stereo. Assim você poupa os falantes, e dependendo do modelo deles, evita distorções por excesso de excursão dos cones. Isso se a placa já não tiver filtros incorporados, claro.
fpohren
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #7 : 05 de Junho de 2013, as 17:03:53 »

A placa possui esste filtro, inclusive a frequencia é ajustavel pelo primeiro potenciometro ali.

-----
Mais uma dúvida me surgiu: se por acaso eu não conectar um subwoofer, somente as demais caixas, isso pode danificar o amplificador?
« Última modificação: 07 de Junho de 2013, as 10:48:16 por fpohren » Registrado
Electric Effects
Handmaker

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383

« Responder #8 : 07 de Julho de 2013, as 10:19:08 »

Pessoal, tenho um transformador que eu retirei de um equipamento que não me lembro qual... Mas como eu fico sabendo a corrente que ele suporta? A única informação nele é que ele é primário 110/220 e secundário é 0/16V, mas ele tem uma estatura de mais ou menos 1A olhando por alto... Depois vou postar uma foto dele.
Handmaker

Obrigado

« Responder #9 : 07 de Julho de 2013, as 11:12:58 »

Para fazer direito, o ideal seria usar uma ferramenta chamada "década resistiva" (nada mais é do que um punhado de resistores e uma chave que permite combiná-los, de modo a obter o valor desejado), um voltímetro, um amperímetro (ou um multímetro, fazendo uma mediação de cada vez) e a velha e boa lei de Ohm.

Sem a década, o negócio é improvisar usando resistores fixos em série. Se o transformador não tiver um Fator Pinóquio muito grande, com  um resistor de 16 ohm irá circular uma corrente de 1 A, sob 16V.

Comece com uns 30 ohms e vá medindo tensão e corrente, e reduzindo o valor do resistor aos poucos.

Quanto você atingir a tensão de 16V, a corrente medida será a capacidade do seu transformador.

A má notícia é que os resistores deverão ser razoavelmente capazes de dissipar a potência de 16VA (não tente fazer a experiência com resistores comuns de 1/4W que eles não vão segurar a onda). Isso significa que se você tiver que compra-los, o molho vai acabar saindo mais caro que o frango.

Para fazer do jeito porco, tente enxergar a bitola do fio esmaltado do secundário, e com base em catálogos de fabricantes, tente determinar a corrente provável do transformador.
Electric Effects
Handmaker

Obrigado

« Responder #10 : 07 de Julho de 2013, as 12:25:52 »

Aqui está a foto do transformador, o secundário dele tem mais ou menos a espessura de um daqueles cabos axial de sinal de TV. Será se aguenta 1A?
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #11 : 07 de Julho de 2013, as 12:33:44 »

Será que não dá pra estimar pela bitola dos fios?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Electric Effects
Handmaker

Obrigado

« Responder #12 : 07 de Julho de 2013, as 12:51:47 »

O diâmetro do fio deve ter entre uns (0,8 a 0,9) cm ou 8 e 9 mm. Alguém sabe onde tem uma tabela com algumas referências?
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #13 : 07 de Julho de 2013, as 12:58:35 »

O diâmetro do fio deve ter entre uns (0,8 a 0,9) cm ou 8 e 9 mm. Alguém sabe onde tem uma tabela com algumas referências?

Nessas bitolas, o seu transformador deve ser esses de poste da concessionária.  Fio 0 e 00, que aguentam 160 a 200A.

Agora se for fio 0,8mm (fio 20AWG) e 0,9mm (fio 19AWG) aguentam 1,5A e 2A respectivamente (e tem de ser o diâmetro do fio do enrolamento, o esmaltado, não adianta ser a bitola do fio cabinho com capa).
« Última modificação: 07 de Julho de 2013, as 13:00:06 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Electric Effects
Handmaker

Obrigado

« Responder #14 : 07 de Julho de 2013, as 13:20:29 »

Errei nas unidades  Cheesy , é isso mesmo, então esse transformador deve aguentar uns 1,5 A pelo menos, vai dar pra adaptar ele para um projeto de pré-valvulado, agora nem preciso mais preocupar em comprar outro. Obrigado. 
  Imprimir  

Ir para: