Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 22:37:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Novo - Classic Fuzz Face - Simples e Eficiente  (Lida 20083 vezes)
carfranca
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 45



« Responder #15 : 13 de Junho de 2013, as 09:57:20 »


Nesse último, o autor fala que os negative ground tendem a ter uma oscilação do tipo 'motor de barco'...é interessante olhar..


Os negative ground, com transistores npn, não possuem oscilações. Tenho um, feito com ac187 que funciona perfeitamente. Esse "motor de barco" aparece quando se usa transistores pnp com terra negativo

Pois é, Jairo. Conforme o AUTOR do artigo: "I personally do not think that wiring up PNP transistors (Silicon or Germanium) as negative ground is one of the best ideas. The PNP transistors are simply not meant to function with a negative ground and oscillation and "motorboating" sounds are common results of wiring a Fuzz Face with PNP transistors as such."

Traduzindo: "Eu, pessoalmente, não acho que a ligação de transistores PNP (silício ou germânio) como terra negativo seja uma das melhores idéias. Os transistores PNP simplesmente não são feitos para funcionar com um terra negativo e a oscilação tipo "barco a motor" são resultados comuns de ligação de um Fuzz Face com transistores PNP como tal."
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #16 : 13 de Junho de 2013, as 11:01:47 »

De qualquer forma, existe uma diferença nos Negative Ground para os Positive Ground. E isso eu constatei na prática utilizando o software Visual Analyser com oo pedais plugados na placa de som. Dá uma olhada nesses artigos:
Estes artigos São de pessoas puristas, que não admitem fazer modificações em um fuzz PNP para usar com terra negativo.  Sei porque faz o barulho de barco e colocando um capacitor e um resistor some.

Não escrevi um artigo(mas quase), pois o documento que referenciei neste tópico fui eu que escrevi.  Foi justamente para terminar com essa coisa burra de que transistor PNP não foi feito para terra negativo. Um transistor não foi feito para trabalhar com terra positivo ou negativo.  O circuito é que manda, o sistema em que está inserido o transistor é que determina a oscilação ou não.

Vão lá e leiam o meu "artigo", montem e tirem suas conclusões.  Será que tenho que escrever em inglês para alguém acreditar?  É a sindrome do colonizado?
Lá neste texto tem até o desenho de PCB para os que tem preguiça de pensar, é só fazer e constatar.

Tenham fé no seu taco, e escrevam artigos na internet dizendo que fizeram e que realmente não fez barulho.

É lógico que é bem mais fácil fazer com AC187, pois ainda existe às pencas por aí e é NPN.

T+
« Última modificação: 13 de Junho de 2013, as 11:08:13 por Patines » Registrado
carfranca
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 45



« Responder #17 : 13 de Junho de 2013, as 12:44:31 »

Caro Patines: acho que a discussão está indo por um caminho um pouco áspero. Não se trata de acreditar ou não em artigos escritos em inglês. Se pensarmos dessa forma, chegaremos à conclusão simples de que aquilo que aprendemos nada mais é do que o conhecimento adquirido em outras culturas a repassado através dos livros e artigos em suas diversas formas. Ou você acha realmente que aprendeu eletrônica sozinho, por pura experimentação? Seria insano pensar dessa forma, não é mesmo?

Trata-se de constatação prática daquilo que se obtém como conhecimento. Como eu disse, eu fiz isso com o Visual Analyser. Se, existe diferença de efeito na polarização dos transistores PNP (e existe mesmo!) é fato consumado. Ficar com raiva não resolve. Sentir-se diminuído só porque um 'gringo' escreveu um artigo falando sobre o assunto e esse vai de encontro às suas concepções não prova que você esteja certo. Afinal, como dizia o Ulisses Guimarães: "...quando acaba a razão, começa o grito".
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #18 : 13 de Junho de 2013, as 12:45:32 »


é bem mais fácil fazer com AC187, pois ainda existe às pencas por aí e é NPN.


Falou e disse, e eu adiciono que o par precisa ser testado e casado para funcionar a contento
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #19 : 13 de Junho de 2013, as 13:59:24 »

... Ou você acha realmente que aprendeu eletrônica sozinho, por pura experimentação? Seria insano pensar dessa forma, não é mesmo?
Não aprendi eletronica sozinho, foi algo em sala de aula, lendo muito e algo trabalhando juntamente com circuitos deste tipo.  O amplificador deste tipo, do Fuzz é um circuito clássico de amplificador, que no caso do fuzz satura e quando comecei a aprender eletrônica uns 30 anos atrás já existia..    Meus professores e colegas de laboratórios, hoje até mortos ou de cabelos brancos, já diziam que se não colocar capacitores na fonte vai gerar realimentação pela fonte, que também é uma coisa bem conhecida.

Trata-se de constatação prática daquilo que se obtém como conhecimento. Como eu disse, eu fiz isso com o Visual Analyser.
Nem duvido disso..  é só gravar na placa de som que tu vai ver o barulho de barco.  É só não ficar desorientado com o barulho e colocar um capacitor e um resistor que ele some.

Se, existe diferença de efeito na polarização dos transistores PNP (e existe mesmo!) é fato consumado.
Camaradinha, um transitor NPN nas mesmas condições de polarização faz barulho idêntico!


Ficar com raiva não resolve. Sentir-se diminuído só porque um 'gringo' escreveu um artigo falando sobre o assunto e esse vai de encontro às suas concepções não prova que você esteja certo. Afinal, como dizia o Ulisses Guimarães: "...quando acaba a razão, começa o grito".
Nem fico diminuído nem com raiva.  Fico orgulhoso de perceber o que os gringos ali nem percebaram, talvez por falta de estudo(deles), sala de aula ou experimentação, ou tudo junto.  Fico na verdade abismado como a maioria das pessoas seguem essas afirmações como dogmas.

é bem mais fácil fazer com AC187, pois ainda existe às pencas por aí e é NPN.
Falou e disse, e eu adiciono que o par precisa ser testado e casado para funcionar a contento
Casando fica melhor...  mas não se surpreenda se tudo for por água abaixo num dia quente ou frio(o que é bem comum onde moro).
E cuidado pra não deixar o transistor de germãnio no sol, porque queima....  ou muda.

T+
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #20 : 13 de Junho de 2013, as 15:05:50 »

A grande questão é que o Fuzz Face assim como foi feito pela Arbiter, sem nenhum filtro na fonte (só bateria porque nem jack tinha), é realmente um circuito simples de uma época que todos os componentes custavam caro.

Alterando alguns poucos valores de componentes se tem o maetro, o Roger Mayer classic, e tantos outros.

Não acredito que os especialistas gringos citados como RG, Analog Guru, desconheçam que com uma boa polarização podemos fazer um Fuzz Face terra negativo.
Acho só que eles não fazem essa opção porque fugiria do escopo do Fuzz Face clássico.
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #21 : 13 de Junho de 2013, as 15:11:52 »


Casando fica melhor...  mas não se surpreenda se tudo for por água abaixo num dia quente ou frio(o que é bem comum onde moro).
E cuidado pra não deixar o transistor de germãnio no sol, porque queima....  ou muda.


Justamente por essas coisas que o germanio entrou em desuso geral. Fuzz de germanio é igual mulher. Uma maravilha, canta bem, te ama, mas tem uns dias de tpm que não dá nem para tocar nele... Mas aprendendo a usar dá-se sempre um jeitinho, mas é preciso saber usar e conhecer as manhas, que recompensas sonoras sempre aparecem (para quem gosta, é claro...)
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
carfranca
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 45



« Responder #22 : 13 de Junho de 2013, as 15:16:52 »

Patines:  Lips Sealed
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #23 : 13 de Junho de 2013, as 15:17:44 »

Fuzz de germanio é igual mulher. Uma maravilha, canta bem, te ama, mas tem uns dias de tpm que não dá nem para tocar nele...
Boa analogia Cheesy
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #24 : 13 de Junho de 2013, as 15:25:38 »

Pois é..  Se está escrito em inglês tá valendo?

Veja lá, o conhecimento da humanidade sendo transmitido:  http://en.wikipedia.org/wiki/Parasitic_oscillation
o texto é sobre "Parasitic oscillation"

"Similarly, impedance in the power supply can couple input to output and cause oscillation. When a common power supply is used for several stages of amplification, the supply voltage may vary with the changing current in the output stage. The power supply voltage changes will appear in the input stage as positive feedback. An example is a transistor radio which plays well with a fresh battery, but squeals or "motorboats" when the battery is old."

"Da mesma forma, a impedância da fonte de alimentação pode introduzir acoplamento entre a entrada e a saída e causar oscilação. Quando uma fonte de alimentação comum é utilizada para várias fases de amplificação, a tensão pode variar de acordo com a mudança de corrente no estágio de saída. As variações de tensão na fonte de alimentação vão refletir na entrada como uma realimentação positiva. Um exemplo é um rádio à transistor, que toca bem com uma bateria nova, mas guincha ou faz "ronco de barco" quando a bateria está velha."

Bateria velha e impedância na fonte são a mesma coisa.  quanto maior a impedãncia da fonte de alimentação, maior o ronco.  Nada melhor do que um capacitor pra diminuir este ronco nos travecos!  : ->

"Several measures are used to prevent parasitic oscillation. ... Bypass capacitors may be put at power supply connections, to provide a low-impedance path for AC signals and prevent inter-stage coupling through the power supply. "

"Várias medidas são usadas para evitar oscilação parasitárias. ..... capacitores de desacoplamento podem ser colocados nas conexões de fonte de alimentação, para fornecer um caminho de baixa impedância para sinais AC e evitar acoplamento inter-estágio através da fonte de alimentação."

T+
« Última modificação: 13 de Junho de 2013, as 15:49:04 por Patines » Registrado
Lucas C.
Visitante
« Responder #25 : 13 de Junho de 2013, as 16:26:51 »

Pronto, atualizei o layout. Agora pode ser impresso normalmente, porque quando é passado para a placa (imprime a lazer e passa o ferro) acaba por espelhar a imagem. Assim, eu tinha esquecido de espelhar o bicho para imprimir.
Agora tá certo.
http://www.4shared.com/office/rO1PpjqD/Classic_Fuzz_Face_-_Lucas_Cout.html
« Última modificação: 13 de Junho de 2013, as 17:30:28 por Lucas C. » Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #26 : 13 de Junho de 2013, as 16:39:51 »

   Shocked
Que sutileza !
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #27 : 13 de Junho de 2013, as 16:41:11 »

Rapaz,

Pelo que ví não tem nada errado não.

Abraços.
Registrado
Lucas C.
Visitante
« Responder #28 : 13 de Junho de 2013, as 17:00:39 »

Rapaz,

Pelo que ví não tem nada errado não.

Abraços.

Plautz,
se você olhar de novo, vai ver que o layout está igual tanto para impressão como olhando do lado contrario da placa (está como marca d'água).
http://www.4shared.com/office/COE4goLq/Fuzz_Face__2_.html
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #29 : 13 de Junho de 2013, as 17:14:54 »

Lucas,

Mil perdões, mas acho que estou ficando maluco então.

No pdf que você indicou, vejamos a trilha na parte mais baixa da placa.

Olhando a montagem, ao final da página 1, da esquerda para direita, ela é o GND, que vai ao emissor do transistor, depois ao negativo de C1 e finalmente ao terminal 1 do potenciômetro de Fuzz.

Agora olhando tanto a placa no início da página 1 quanto as placas na página 2, elas estão com a mesma disposição desta trilha.

Ao imprimir, ela sairá desta forma, claro.

Quando for realizar a transferência térmica, ela será girada 180º, tendo o GND ido para direita e a ilha do potenciômetro de Fuzz para a esquerda.

Entretanto, após corroer e furar, ela será novamente girada em 180º para inserção dos componentes, de modo que se você olhar contra a luz irá ver as trilhas como na imagem no fim da página 1.

Agora, para desenhar a caneta, fazer silk ou fotolito para uso com tinta curável (tipo fastpcb), aí está errado mesmo.

Repito: para transferência térmica está certo.

Abraços.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal