Quem entendo de montar fuzz face, aproveita pra me tirar uma dúvida.
Qual a diferença dele com positive e negative ground, no geral? Claro que eu sei que um usa terra positivo e outro usa terra negativo. \o/
Quero saber se tem diferença no som final do pedal, ou em mais alguma outra coisa...
Abraços.
Pelo que eu sei, os circuitos que utilizam transístores PNP possuem equivalentes NPN, mas o sentido de cada corrente elétrica que passa pelo circuito é contrária. Por isso a inversão da fonte, dos capacitores eletrolíticos e dos diodos, se houverem.
Uma PCI de um circuito PNP é a mesma de um circuito NPN, é só inverter a polaridade da fonte e dos eletrolíticos.
Há uma maneira de inverter a polaridade de uma fonte para um circuito, seja ele PNP ou NPN, que é basicamente inverter parcialmente o esquema elétrico. Observando a imagem abaixo
é possível perceber que parte do que era ligada no ground(terra) é ligada na fonte e o que era ligado na fonte é conectado ao ground. Dessa forma, é possível utilizar a mesma fonte de um pedal de polaridade antes inversa a este.
No entanto, observando a parte que era igada no ground, podemos ver que esta não é mais ligada à blindagem, e da mesma forma, a blindagem é ligada à alimentação do circuito, e isso é uma das causas do chamado
motorboarding, que é uma oscilação presente nesse tipo de circuito adaptado. Por isso, é preferível montar FuzzFace NPN com terra negativo e NPN com terra positivo.
Espero não ter cometido nenhum engano e não ter sido extenso.