Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 20:08:13

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Relógio digital valvulado  (Lida 9705 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #15 : 28 de Maio de 2013, as 16:46:18 »

Eu não entendo nada de alemão, mas pelas fotos e esquemas, toda lógica do relógio foi construída com válvulas (inclusive a obtenção do sinal de clock de 100Hz da rede). Se pra um relógio (que não precisa de programação) precisou de um montão de válvulas e ficou grande como uma mesa, fico imaginando agora como eram os computadores valvulados (meu professor dizia que ocupava alguns andares e que quando ligado caia a energia da cidade).  Muito ninja !!

Atenção ! Pra quem for montar, precisa fazer uma modificação: a frequência da rede na Alemanha é 50Hz, portanto ele obtém 100Hz de clock e passa por contadores pra dividir por 100 (acho que dois divisores por 10) pra conseguir 1Hz, aqui que é 60Hz na rede, teriamos 120Hz, então tem que dividir por 12 e por 10 pra conseguir 1Hz. Só um aviso para as dezenas de colegas do handmades que vão montar isso  he he he.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #16 : 28 de Maio de 2013, as 17:15:22 »

Ele apresenta os dígitos em binário....
Esse seu post me fez lembrar um "ditado"...
"Existem 10 tipos de pessoas. As que sabem binarios e as que não sabem..."
« Última modificação: 28 de Maio de 2013, as 18:22:48 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #17 : 28 de Maio de 2013, as 17:44:12 »

Atenção ! Pra quem for montar, precisa fazer uma modificação: a frequência da rede na Alemanha é 50Hz, portanto ele obtém 100Hz de clock e passa por contadores pra dividir por 100 (acho que dois divisores por 10) pra conseguir 1Hz, aqui que é 60Hz na rede, teriamos 120Hz, então tem que dividir por 12 e por 10 pra conseguir 1Hz. Só um aviso para as dezenas de colegas do handmades que vão montar isso  he he he.

Aqui tem um cristalzinho que tu liga no PIC lá dentro ele já divide e já faz a multiplexação e......

T+
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #18 : 28 de Maio de 2013, as 18:00:22 »

Aqui tem um cristalzinho que tu liga no PIC lá dentro ele já divide e já faz a multiplexação e......

T+

É exatamente isso que eu fiz no meu relógio que eu postei na página anterior  Legal!

Eu uso um cristal de 4MHz, e no PIC eu gero uma interrupção por estouro do timer1 a cada 0,5s, a rotina de interrupção incrementa um dos contadores (registros de memória) e a cada 1s ele muda os leds acesos (na verdade por multiplexação eles piscam rapidamente de forma a parecerem acesos).   A precisão com o cristal é bem melhor do que com a frequência da rede.
Um video dele funcionando no escuro:

http://youtu.be/nPKc2dOZwhw

A camera consegue pegar o flickering da multiplexação por causa da frequência de varredura dela, mas ao vivo (nossos olhos) não se percebe o flickering.

« Última modificação: 28 de Maio de 2013, as 18:57:32 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #19 : 28 de Maio de 2013, as 18:56:13 »

Essas válvulas numérias você tem Eduardo?

O nome é Nixie. Tenho sim.

Válvulas Nixie Tubes

Escolha o modelo que quiser! Prometi para minha esposa fazer um para a gente com a IN18 e 6 dígitos.
« Última modificação: 01 de Junho de 2013, as 12:03:52 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: