Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Fevereiro de 2025, as 09:13:29

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto - LED piscando junto com metrônomo  (Lida 8402 vezes)
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19

« : 24 de Maio de 2013, as 12:51:13 »

Pessoal,

Gostaria de saber se alguém tem um projeto em que dado um click de metrônomo como entrada um LED pisque no mesmo tempo.

Eu tenho um metrônomo da Planet Waves com saída para fones de ouvido e eu gostaria de pegar uma das duas vias dele para mandar pro fone do baterista da minha banda e a outra via para fazer com que um LED fique piscando em conjunto com o sinal e assim os demais integrantes possam acompanhar o click.
Não temos powerplay e essa seria a saída que pensei para o momento.

Andei pesquisando alguns esquemas pela internet, mas não achei um em que possamos definir os BPMs com exatidão e também não permitem andamento variável no meio da música.
Este projeto que eu estou querendo ainda teria a vantagem de poder utilizar um metrônomo para músicas com andamento variável (o que poderia ser feito numa DAW), o que não é possível com os esquemas que vi.

Sei que tem umas iluminações no mercado que através do áudio que vem de um microfone de eletreto elas piscam conforme a música.

Grato,

Ricardo
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2060

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 24 de Maio de 2013, as 14:01:33 »

Se for pra aproveitar a saída do metrônomo que você já tem, precisaria só amplificar um pouco os pulsos de áudio para pode disparar um 555 em modo monoestável que acenderia o led.

Agora se for pra fazer um metrônomo novo, eu sugiro usar um microcontrolador pois simplifica bastante o circuito, do que tentar montar com circuitos analógicos ou digitais comuns.  Se quiser os BPMs com precisão, deve usar um cristal para o clock.   

Usar o microfone de eletreto tem a desvantagem de poder captar o ruído externo e o led acender em momentos errados.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #2 : 24 de Maio de 2013, as 14:32:35 »

Eu quero só amplificar o sinal e de alguma forma fazer o LED piscar, mas ainda não sei como.

Tu tem algum exemplo de como seria este uso do 555 recebendo o sinal e jogando pro LED?
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #3 : 24 de Maio de 2013, as 14:38:51 »

Busca no Google por circuito 555 monoestavel (ou monoestable). O led simplesmente vai ligado na saida do 555.  O sinal do tic tic tic vai no trigger (disparo) do 555, ele acende o led e depois de um tempo (que é programável) ele apaga.  Toda vez que o 555 receber o tic ele acende o led.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218

Mateus 11:28

« Responder #4 : 24 de Maio de 2013, as 14:41:10 »

Ricardo,

dá uma olhada aqui:

http://www.danielandrade.net/2007/11/01/howto-make-your-own-metronome/
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #5 : 24 de Maio de 2013, as 14:43:22 »

Busca no Google por circuito 555 monoestavel (ou monoestable). O led simplesmente vai ligado na saida do 555.  O sinal do tic tic tic vai no trigger (disparo) do 555, ele acende o led e depois de um tempo (que é programável) ele apaga.  Toda vez que o 555 receber o tic ele acende o led.

A questão pra mim é que não sei calcular os resistores e capacitores que vão no projeto, pois achei a aplicação prática no datasheet dele, mas saber os valores que é bom ...
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #6 : 24 de Maio de 2013, as 14:51:54 »

Existem centenas de projetos de monoestavel com o 555 já pronto na net.

Veja o link que postei acima, tem até um video do funcionamento, talvez ajude.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #7 : 24 de Maio de 2013, as 14:52:19 »

A questão pra mim é que não sei calcular os resistores e capacitores que vão no projeto, pois achei a aplicação prática no datasheet dele, mas saber os valores que é bom ...

tempo do led aceso = 1,1 x R x C

sendo R = valor do resistor
e  C = valor do capacitor

RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #8 : 24 de Maio de 2013, as 14:56:20 »

Existem centenas de projetos de monoestavel com o 555 já pronto na net.

Veja o link que postei acima, tem até um video do funcionamento, talvez ajude.

Este seu link é muito bom, mais ainda não é o que pretendo, pois dessa forma que você mostrou eu ainda não teria como fazer o andamento variar dentro de uma música.

Pretendo fazer o click com Midi numa DAW e depois mandar o sinal da saída de fones de ouvido para o LED. Sendo assim o LED irá piscar junto do click independente do BPM.
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #9 : 24 de Maio de 2013, as 14:58:38 »

Hum, agora entendi.

-----
Você terá que partir para a sugestão do Xformer mesmo.
« Última modificação: 24 de Maio de 2013, as 15:00:27 por Marcos Câmara » Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #10 : 24 de Maio de 2013, as 15:25:57 »

Acho que este serve pra ter uma base:

http://www.technologystudent.com/elec_flsh/mono1.html
« Última modificação: 24 de Maio de 2013, as 15:34:09 por RicardoVasconcelos » Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #11 : 24 de Maio de 2013, as 15:39:27 »

Serve sim.

Mas como disse o Xformer você terá que dar uma amplificada no sinal do metrônomo para excitar o 555. Os ajustes você faz de acordo com o que ele passou. O tempo da carga (led)  é determinado pelo capacitor.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #12 : 24 de Maio de 2013, as 16:21:33 »

Se a idéia é só fazer o LED piscar com o mesmo sinal que vai para o fine de ouvido, um transitor BC239, uma pilha e dois resistores (um na entrada do transistor e outro para limitar a corrente do LED) devem dar conta do recado, não?

Lembro que eu fazia isso quando era moleque.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #13 : 24 de Maio de 2013, as 16:26:48 »

Se a idéia é só fazer o LED piscar com o mesmo sinal que vai para o fine de ouvido, um transitor BC239, uma pilha e dois resistores (um na entrada do transistor e outro para limitar a corrente do LED) devem dar conta do recado, não?

Cheguei a pensar em algo parecido, pois tinha um vizinho meu que há muito tempo atrás tinha uma caixa de som no carro com dois LEDs (um cada falante) que piscavam de acordo com a música e ele simplesmente ligou os LEDs no cabos paralelo que ia pros conectores do falante.
Dai pensei que a saída de fone não teria tensão o bastante pra acender o LED.
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #14 : 24 de Maio de 2013, as 16:34:24 »

Cheguei a pensar em algo parecido, pois tinha um vizinho meu que há muito tempo atrás tinha uma caixa de som no carro com dois LEDs (um cada falante) que piscavam de acordo com a música e ele simplesmente ligou os LEDs no cabos paralelo que ia pros conectores do falante.
Dai pensei que a saída de fone não teria tensão o bastante pra acender o LED.

Por isso o uso do transistor.

Mas será que um circuitinho simples como esse será fiel?
  Imprimir  

Ir para: