Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Setembro de 2024, as 09:31:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dimmer para ferro de solda  (Lida 12820 vezes)
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« : 24 de Maio de 2013, as 09:37:20 »

Bom pessoal , minha ideia é montar um dimmer ferro de solda que funcione da seguinte maneira:
Eu tenho um ferro de 40watts da Hikary, gostaria que o dimmer me desse a possibilidade de diminuir a potencia por meio de um potenciômetro variando em 20,30 e 40watts.

pesquisando, achei esse esquema que se aproxima do que eu quero.




Eu gostaria que fosse mais simples e barato, o mais caro ai deste esquema seria o Ci TCA780, -/+ R$18,00 sem frete.

se alguém poder me ajudar ficaria muito grato.



Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #1 : 24 de Maio de 2013, as 10:09:07 »

Existem dimmers para lâmpadas incandescentes que são mais simples, tanto o ferro de solda quanto a lâmpada são cargas resistivas, portanto pode funcionar como você deseja.
Registrado
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #2 : 24 de Maio de 2013, as 10:25:17 »

Eu montei esse Dimmer com TRIAC e fiquei satisfeito. Poucos componentes, fácil de montar e atendeu perfeitamente.
Leia todas as instruções e não terás dificuldade!
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #3 : 24 de Maio de 2013, as 14:11:10 »

Eu montei esse Dimmer com TRIAC e fiquei satisfeito. Poucos componentes, fácil de montar e atendeu perfeitamente.
Leia todas as instruções e não terás dificuldade!

Muito Obrigado, vou tentar esse.

ahh, nde eu encontro esse bastão de ferrite?

abraço
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #4 : 24 de Maio de 2013, as 14:15:35 »

ahh, nde eu encontro esse bastão de ferrite?
Qualquer radinho velho tem.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 24 de Maio de 2013, as 14:22:17 »

O Dexter deu uma boa dica que sai mais barato do que você montar o controlador pro ferro de solda. Compre um dimmer pra lâmpada comum que vai funcionar e sair mais barato.  Qualquer loja de material elétrico e iluminação tem. Capaz de custar menos de R$ 10.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-477881647-dimmer-rotativo-_JM
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 24 de Maio de 2013, as 16:36:08 »

Um jeito bem barato (e bem limitado, mas funcional) é colocar um diodo IN4004 em série com a alimentação do ferro. Potência instantaneamente reduzida para 1/4 da original. Um diodo aguenta carga de até 100W em 127V, ou 200W em 220V.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #7 : 24 de Maio de 2013, as 16:40:15 »

Um jeito bem barato (e bem limitado, mas funcional) é colocar um diodo IN4004 em série com a alimentação do ferro. Potência instantaneamente reduzida para 1/4 da original. Um diodo aguenta carga de até 100W em 127V, ou 200W em 220V.

Como num secador de cabelos? rs
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #8 : 24 de Maio de 2013, as 21:38:06 »

Sem dúvida, alguns secadores de cabelos usam este truque... Os mais chiques tem resistores com "tap" (que nem chuveiro).

Antes do advento das lâmpadas econômicas, o diodo em série era um recurso que se usava para ter "meia luz" com lâmpadas incandescentes. Eu usei bastante antes de casar, pois morava sozinho  Anjo Anjo Anjo
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #9 : 24 de Maio de 2013, as 23:34:47 »

Eu montei esse Dimmer com TRIAC e fiquei satisfeito. Poucos componentes, fácil de montar e atendeu perfeitamente.
Leia todas as instruções e não terás dificuldade!

Buenas

Montei este circuito há uns quinze anos atrás, para uma lampada incandescete de 150 W e funciona até hoje.
Não usei o indutor e no lugar diac usei uma lâmpada neon. Montei conforme algumas montagens do Adiel, embrulhado em fita durex e papel (pressa do fim de semana) e jagado dentro da caixa do interruptor. Troquei o espelho por um de tomada para antena, onde, no furo, instalei o potenciômetro.

Abraços
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #10 : 25 de Maio de 2013, as 08:53:06 »

http://www.te1.com.br/2008/12/dimmer-com-triac-tic-226/#axzz2UIvkNnTu

Esse aí de cima não tem indutor (mas tem DIAC) e eu sei que funciona.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
vitorwolff
Visitante
« Responder #11 : 31 de Maio de 2013, as 13:29:51 »

Pessoal tenho uma dúvida, tenho um dimmer aqui que era de um ventilador de teto, mas não sei como medir e se ele vai servir para ligar no meu ferro de solda de 40w.
Ele tem um triac Bt134, um capacitor cerâmico 2A473j, um diac DB3 C502, um resistor de 1/4w 22k 5% e um potenciometro de 200KB.
Alguém poderia me dar uma ideia de como testar ele e também se há algum risco de queimar o meu ferro de solda com isso.
« Última modificação: 31 de Maio de 2013, as 13:31:42 por vitorwolff » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #12 : 01 de Junho de 2013, as 15:44:27 »

Um dimmer para ventilador de teto deve aguentar até uns 100W tranquilo. O motor é bem fortinho.

Antes de tudo, observe a placa do dimmer com atenção, veja se não tem nenhum curto ou fio descascado.

Se tudo parecer OK, ligue uma lâmpada incandescente de uns 40W na saída dele, ligue a entrada dele na tomada, e gire o potenciômetro, o brilho da lâmpada deve variar. Se não variar, ou não acender, é porque o dimmer está pifado.

Se funcionar, pode ligar no seu ferro de solda tranquilamente que ele não vai queimar (mais fácil queimar o dimmer antes).

Tome as devidas precauções com isolamento, mesmo durante as experiências. Recomendo instalar tudo numa caixinha, com uma tomada para conectar o fero de solda, e um rabicho de boa qualidade para ligar à tomada. Melhor se a caixa for metálica, neste caso use preferencialmente um rabicho de 3 pinos, e aterre a caixa.

Uma dica: você pode ligar um dimmer 220V na tomada 110V que ele funciona. Já o contrário vai fritar o TRIAC e/ou o DIAC.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
vitorwolff
Visitante
« Responder #13 : 01 de Junho de 2013, as 20:34:31 »

Muito obrigado Fink, vou fazer os testes amanhã com uma lâmpada, eu usei uma caixinha de poe para colocar o circuito e duas tomadas.
O circuito esta intacto o Dimmer nunca fora usado.
Depois dou mais feedback.


EDIT:
Funcionou bem o Dimmer, antes ele tava limitando o ferro de solda de 97v até 108v, o que não era o suficiente, dai eu troquei o resistor de 2k2 para um de 10k e aumentou para 100v no mínimo e 122v no máximo, a rede aqui de casa tá entregando 128v.
« Última modificação: 02 de Junho de 2013, as 14:03:07 por vitorwolff » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal