Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 23:37:41

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fontes Reguláveis - Sumiram do Mercado?  (Lida 10185 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #15 : 20 de Junho de 2013, as 17:37:42 »

Quanto a fonte, vou repensar sobre a corrente de saida, o que achou deste esquema que citei anteriormente Xformer?

É o circuito normal de aplicação desses reguladores. O calcanhar de Aquiles (ponto fraco) dele é que você vai ter que procurar um potenciometro duplo linear que tenha as duas resistências variáveis bem casadas (i.e. que o pot numa determinada posição apresente os mesmos valores de resistência para  cada cursor) senão uma saída pode ter por ex. 10V e a outra -11V, ou seja você não terá a simetria nos dois valores de tensão de sinais opostos. Ou faz com dois potenciometros simples, de forma a ajustar individualmente cada saída.

Na minha humilde opinião, dificilmente se precisa de uma fonte ajustável simétrica. Basicamente pra fazer experimentos com circuitos com AOs, basta uma fonte simétrica fixa de -12V e +12V e 1A (então um 7812 e um 7912 resolvem a parada). E pra alimentar um amplificador de potência, geralmente é melhor ter fontes não reguladas simétricas. Então bastaria ter uma fonte simples ajustável até 30V com 3A no máximo pra fazer o resto das experiências.
« Última modificação: 20 de Junho de 2013, as 17:47:43 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Stimpy
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2

« Responder #16 : 21 de Junho de 2013, as 01:08:59 »

Eu só quis dizer que o preço na Multcomercial não era barato (pra mim podem ser caros, mas pro Stimpy podem não ser - preço é relativo pra cada pessoa). Se os preços nessas lojas forem esses, tá razoável, mas consultando os sites não tem. Além disso a Compomil tem má fama (pergunte ao companheiro Ferro Velho o que ele acha dela).

Sobre esses estágios reguladores da família LM317/LM350/LM338 funcionam todos iguais, só altera a corrente máxima que cada um pode suportar (1,5A; 3A e 5A respectivamente). O circuito é praticamente igual (mudando logicamente os diodos de retificação pra que aguentem as correntes e os capacitores de filtro). Mas o setup da tensão de saída é o mesmo circuito pra todos.  É sempre melhor usar o ci com a corrente indicada para a necessidade do que usar um com menor capacidade de corrente e adicionar um transistor de potência externo para aumentar a corrente, pois pode perder a proteção contra curto-circuito se mal dimensionado ou sem o resistor sensor de corrente.
Na verdade é muito difícil precisar de uma fonte simétrica ajustável com corrente maior do que 3A, na maioria das vezes o LM317 resolve a parada.

eu disse que era barato p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) estava pensando em fazer uma de no maximo 3A utilizando o TO-220 mesmo... no datashet informa que suporta ate 5A... o LM338K na multcomercial é caro mesmo!
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #17 : 21 de Junho de 2013, as 09:35:47 »

Acho que aqui mesmo pelo site  existe um projeto do Gramorin com uma fonte desse tipo.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Jsanches
Visitante
« Responder #18 : 24 de Junho de 2013, as 16:43:27 »

Acho que aqui mesmo pelo site  existe um projeto do Gramorin com uma fonte desse tipo.

Olá Bossman tem sim, mas ele esta fazendo correções.

Eu vi na pagina 7 do layout do Lm333 ( http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/8635/NSC/LM333K.html ), lá tem um esquema pretendo testar, caso eu encontre o lm333k aqui na cidade onde moro (já que tenho sobrando o lm350k em casa), resolvi seguir sua dica Xformer de fazer com 3A mesmo. (também já tenho um transformador de 33+33v)

Vou testar no protoboard e se der certo vou começar um post registrando minha saga detalhando a montagem. obrigado por enquanto!
  Imprimir  

Ir para: