Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 19:33:04

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fontes Reguláveis - Sumiram do Mercado?  (Lida 10165 vezes)
Rafael O Leite
Visitante
« : 19 de Maio de 2013, as 21:46:33 »

Sad Pessoal não sei se eu tô estressado demais... Mas parece que tá difícil demais achar uma fonte regulável comum... Daquelas que a gente regula voltagem e limite de corrente... Antigamente tinha em todo site de compra... hoje achei somente em um que vende produtos para laboratório e a um preço exorbitante... Alguém mais percebeu isso?

-----
http://www.mreferramentas.com.br/cat/frequencimetros/ Alguém já comprou nessa loja?
« Última modificação: 19 de Maio de 2013, as 21:59:17 por Rafael O Leite » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 19 de Maio de 2013, as 22:11:58 »

Eu já comprei lá (pessoalmente no balcão). Comprei um alicate amperímetro. Os preços deles são bons (pelo menos mais baratos que da loja em frente - a Multcomercial, que também tem fontes ajustáveis).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
gubterra
Visitante
« Responder #2 : 19 de Maio de 2013, as 22:16:10 »

também ja comprei la.. pessoalmente a fonte... e pela internet também reposição do ferro da estação de solda..... mas sinceramente essa é uma fonte que valea pena você mesmo montar, sai bem mais barato e tem projetos bons na net... abraço!
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #3 : 19 de Maio de 2013, as 22:54:25 »

Talvez você esteja procurando com o nome indevido:

http://lista.mercadolivre.com.br/fonte-ajustavel-bancada#D[R:fonte%20ajustavel,P:2,V:1,Q:5]

Tente fonte ajustável como bem lembrou o xformer
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Jsanches
Visitante
« Responder #4 : 14 de Junho de 2013, as 22:48:01 »

Boa noite!

Estou querendo muito montar uma fonte desse tipo pra usar na bancada, sera que é possível obter resultados satisfatórios?

estou pensando em:
- tensão de saida simétrica 30+30 voltes
- corrente de saida de 5A por saida
- indicador de tensão e corrente de saida

pretendo usar um dos varios circuitos disponiveis na net usando lm317 ou lm350k (ambos combinados com transistors para um "buster" de corrente)

O que acham?
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #5 : 14 de Junho de 2013, as 23:57:59 »

Boa noite!

Estou querendo muito montar uma fonte desse tipo pra usar na bancada, sera que é possível obter resultados satisfatórios?

estou pensando em:

pretendo usar um dos varios circuitos disponiveis na net usando lm317 ou lm350k (ambos combinados com transistors para um "buster" de corrente)

O que acham?

Pra 5A, use o LM338K, assim não precisa do transistor externo e simplifica sua vida. Compre aqueles voltímetros e amperímetros de painel (analógicos com ponteiro ou digitais) que sua fonte ficará 10.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ivanletronic
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 168
-Recebido: 7

« Responder #6 : 15 de Junho de 2013, as 00:00:02 »

Cara eu montei uma fonte com o LM350 com um transformador 15+15 2A, acho que faz uns 2 ou 3 anos e ela funciona bem, essa aqui: http://www.arnerobotics.com.br/eletronica/Fonte_bancada_2.htm , ela tem tensão variável de 1,5v até 25v e 2A (o LM350 suporta até 3A), ela não monitora a corrente no display (2 linhas x 16 colunas) porque não foi implementado no código, mas como é baseada no CI LM350 torna a montagem bem compacta e para a maioria das minhas montagens e montagem de pedais é suficiente. Na época ela tinha sido publicado em uma revista chamada mecatrônica fácil. O que torna mais interessante essa fonte, é que na mesma revista também tem um voltímetro com PIC16F876 com o código fonte para gravar no PIC na página do mesmo autor: http://www.arnerobotics.com.br/eletronica/voltimetro_pic.htm . Eu tinha feito um layout (montado e funcionando, que se você quiser pode dar uma melhorada no layout) com o mcu integrado na mesma placa da fonte para ser montada dento da carcaça de uma fonte de pc assim aproveitando o cooler, a chave seletora de tensão de entrada e o conector do cabo de alimentação: http://www.4shared.com/office/gZSqgz2e/VoltPIC.html
Se eu não me engano eu já tinha postado essas fotos no fórum antigo (não repare na qualidade das fotos):
http://www.4shared.com/photo/YktWRqo-/Foto0103.html , http://www.4shared.com/photo/v2OP0LCq/Foto0104.html , http://www.4shared.com/photo/VEBKysBz/Foto0105.html

Se quiser depois, eu posto umas fotos melhores.
Espero que tenha ajudado. A se infringi alguma regra do fórum, peço que me desculpem.
« Última modificação: 15 de Junho de 2013, as 00:13:26 por Ivanletronic » Registrado
Jsanches
Visitante
« Responder #7 : 15 de Junho de 2013, as 00:25:36 »

Boa noite!

estou pensando em:

O que acham?

Pra 5A, use o LM338K, assim não precisa do transistor externo e simplifica sua vida. Compre aqueles voltímetros e amperímetros de painel (analógicos com ponteiro ou digitais) que sua fonte ficará 10.

Interessante xformer  assim como há o regulador pra 1,5Amperes lm317 para tensão positiva e lm337 para negativa t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) deve haver para o lm338k que no caso regula 5A suportando até 7A de pico. vou continuar a pesquizar valeu pela liga amigo.

-----
Ivanletronic também achei muito valido a sua dica principalmente pelo voltimetro quanto a montagem em uma caixa de fonte atx eu estou pretendendo algo maior pois estou pensando em reutilizar um transformador que tirei de uma sucata de nobreak medindo 15cm x11cm com espesura do nucleo de 5,5cm. obrigado pela dica amigo.
« Última modificação: 15 de Junho de 2013, as 00:29:51 por Jsanches » Registrado
saul britto
Visitante
« Responder #8 : 16 de Junho de 2013, as 12:45:02 »

Vi um cara vendendo um lote no ML,mas parece que com problemas.
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2

« Responder #9 : 20 de Junho de 2013, as 12:43:15 »

Boa tarde pessoal,

Bem, li o tópico e vi que vocês estão precisando o mesmo que eu... encontrei esse projeto http://circuitschematicelectronics.blogspot.com.br/2011/03/lm338-adjustable-power-supply-circuit.html?m=1 , talvez possa ajudar vocês e vocês me ajudarem porque estou na duvida de qual transformador utilizar. Seria 30+30 ou 15+15? porque ai so fala de ser um transformador abaixador de 0 - 30V. Ese CI LM338 encontra na multcomercial e nao é tao caro...
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #10 : 20 de Junho de 2013, as 13:00:09 »

Boa tarde pessoal,

Bem, li o tópico e vi que vocês estão precisando o mesmo que eu... encontrei esse projeto http://circuitschematicelectronics.blogspot.com.br/2011/03/lm338-adjustable-power-supply-circuit.html?m=1 , talvez possa ajudar vocês e vocês me ajudarem porque estou na duvida de qual transformador utilizar. Seria 30+30 ou 15+15? porque ai so fala de ser um transformador abaixador de 0 - 30V. Ese CI LM338 encontra na multcomercial e nao é tao caro...

Não confie muito nesse esquema, o cara não sabe o que faz. Por ex. ele quer uma fonte regulada de 10A e usa diodos 1N4007 na retificação (que aguentam 1A !!!!). Depois usa 2 LM338 em uma configuração esquisita, de forma que usa 2 CIs a toa e não vai conseguir 10A, desperdício.

O LM338K (encapsulamento TO3 = tipo 2N3055) não é muito barato não. A última vez que comprei um, paguei 23 reais na Multcomercial. Usar o LM338T (mais barato - encapsulamento TO220) é besteira, pois ele vai ser muito limitado na tensão de entrada e na corrente de saída por conta da sua alta resistência térmica.

De qualquer forma, o transformador pra conseguir a saída em 1,25V-30V e corrente máx de 5A precisa ser de 30Vac (pode ser um pouco menos) e 8A sem center tap. E usar uma ponte retificadora de 10A pelo menos.
« Última modificação: 20 de Junho de 2013, as 13:03:51 por xformer » Registrado

Stimpy
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2

« Responder #11 : 20 de Junho de 2013, as 13:56:46 »

Boa tarde pessoal,

Não confie muito nesse esquema, o cara não sabe o que faz. Por ex. ele quer uma fonte regulada de 10A e usa diodos 1N4007 na retificação (que aguentam 1A !!!!). Depois usa 2 LM338 em uma configuração esquisita, de forma que usa 2 CIs a toa e não vai conseguir 10A, desperdício.

O LM338K (encapsulamento TO3 = tipo 2N3055) não é muito barato não. A última vez que comprei um, paguei 23 reais na Multcomercial. Usar o LM338T (mais barato - encapsulamento TO220) é besteira, pois ele vai ser muito limitado na tensão de entrada e na corrente de saída por conta da sua alta resistência térmica.

De qualquer forma, o transformador pra conseguir a saída em 1,25V-30V e corrente máx de 5A precisa ser de 30Vac (pode ser um pouco menos) e 8A sem center tap. E usar uma ponte retificadora de 10A pelo menos.

realmente esse lance dos diodos eu reparei nisso e esqueci de citar... 1n4007 pra 10A nem da.... mesmo assim obrigado por lembrar....
tem um cara vendendo com um esquema bem parecido com esse... nao sei como ele fez..
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-490007653-fonte-ajustavel-regulavel-0-a-33v-x-3a-ideal-para-projetos-_JM
mas me parece como o desse esquema que postei acima...
Visitante
« Responder #12 : 20 de Junho de 2013, as 15:33:50 »

Boa tarde!

Xformer, atualmente o lm338k está saindo barato h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) em dia, na compomil por exemplo que foi onde comprei pela ultima vez paguei R$11,29 e vi agora na loja solda fria a R$10,00

Stimpy se está pensando em uma fonte pra bancada simétrica com baixa corrente de saída tem essa no "Toni eletrônica" que ja está bem "mastigada".

http://www.te1.com.br/2012/03/circuito-fonte-alimentacao-simetrica-ajustavel-estabilizada-lm317-lm337/#axzz2WmNnR7bf

Daria até de pra aproveitar este mesmo circuito e adicionar transistores (2n3055 e MJ2955 por ex.) para aumentar corrente de saída, pois os dois reguladores empregados neste projeto não suportam mais do que 1,5Amperes.

No meu caso ainda estou garimpando no Google por projetos para começar alguns testes. fato é que pra uma fonte assim, não compensa ficar pensando muito em economia (mas também não precisa haver disperdicio) pois vai estar prensente por muito tempo na minha bancada.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #13 : 20 de Junho de 2013, as 16:17:07 »

Eu só quis dizer que o preço na Multcomercial não era barato (pra mim podem ser caros, mas pro Stimpy podem não ser - preço é relativo pra cada pessoa). Se os preços nessas lojas forem esses, tá razoável, mas consultando os sites não tem. Além disso a Compomil tem má fama (pergunte ao companheiro Ferro Velho o que ele acha dela).

Sobre esses estágios reguladores da família LM317/LM350/LM338 funcionam todos iguais, só altera a corrente máxima que cada um pode suportar (1,5A; 3A e 5A respectivamente). O circuito é praticamente igual (mudando logicamente os diodos de retificação pra que aguentem as correntes e os capacitores de filtro). Mas o setup da tensão de saída é o mesmo circuito pra todos.  É sempre melhor usar o ci com a corrente indicada para a necessidade do que usar um com menor capacidade de corrente e adicionar um transistor de potência externo para aumentar a corrente, pois pode perder a proteção contra curto-circuito se mal dimensionado ou sem o resistor sensor de corrente.
Na verdade é muito difícil precisar de uma fonte simétrica ajustável com corrente maior do que 3A, na maioria das vezes o LM317 resolve a parada.
Jsanches
Visitante
« Responder #14 : 20 de Junho de 2013, as 17:23:33 »

Eu só quis dizer que o preço na Multcomercial não era barato (pra mim podem ser caros, mas pro Stimpy podem não ser - preço é relativo pra cada pessoa). Se os preços nessas lojas forem esses, tá razoável, mas consultando os sites não tem. Além disso a Compomil tem má fama (pergunte ao companheiro Ferro Velho o que ele acha dela).

Sobre esses estágios reguladores da família LM317/LM350/LM338 funcionam todos iguais, só altera a corrente máxima que cada um pode suportar (1,5A; 3A e 5A respectivamente). O circuito é praticamente igual (mudando logicamente os diodos de retificação pra que aguentem as correntes e os capacitores de filtro). Mas o setup da tensão de saída é o mesmo circuito pra todos.  É sempre melhor usar o ci com a corrente indicada para a necessidade do que usar um com menor capacidade de corrente e adicionar um transistor de potência externo para aumentar a corrente, pois pode perder a proteção contra curto-circuito se mal dimensionado ou sem o resistor sensor de corrente.
Na verdade é muito difícil precisar de uma fonte simétrica ajustável com corrente maior do que 3A, na maioria das vezes o LM317 resolve a parada.

Hehe sofri o mesmo problema do colega Ferro Velho (ja li o post em que ele da sua opinião sobre a loja e não tiro tiro a razão dele), comprei alguns  C.I da serie 4558 (BA4558, AN4558, JRC4558...) e vieram todos eles do mesmo (nao me lembro de cabeça qual) modelo apenas separados em saquinhos por quantidade!!!  Bufando

Quanto a fonte, vou repensar sobre a corrente de saida, o que achou deste esquema que citei anteriormente Xformer?
  Imprimir  

Ir para: