Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
22 de Novembro de 2024, as 17:33:54
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Placas de Circuito Impresso
>
Método alternativo - Fast PCB
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
1
...
14
15
[
16
]
17
18
...
25
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Método alternativo - Fast PCB (Lida 202054 vezes)
deathbr
Freqüente
Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 34
Re: Método alternativo - Fast PCB
«
Responder #225 :
24 de Março de 2013, as 13:08:48 »
Citação de: gugarn em 23 de Março de 2013, as 23:27:55
Fiz hoje com o pincel. Na primeira passada dilui pouco a tinta e a camada nao ficou tão fina. Em seguida dilui bem mais e passei com um pincel bem macio. Todas as duas vezes deram certo. Apesar de realmente a tinta nao ficar tão bem espalhadinha funciona lindamente. Ou seja, nao há nenhuma necessidade da tinta ficar espalhada como uma película sem marcas para a tinta azul para revelação. Achei o método pratico pois faz pouca sujeira e gasta pouca tinta p
q
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
eu dilui bastante e mesmo assim funcionou sem problemas. Nao tenham medo de deixar marcas de pincel, mesmo assim revela tranqüilamente com precisão. Revelei uma placa com trilhas bem finas e um espaçamento bem pequeno.
O que fiquei na duvida é se posso aplicar a mascara com compressor... Jah que a mascara como vai ficar na placa imagino que nao ficaria legal ficar com as marcas e irregularidade do pincel. O que usaria para diluir?? Usei óleo de banana para a tinta para revelar a placa, mas nao sei se funcionaria com a mascara.alguem jah usou compressor com aerógrafo para a mascara??
Olá Gugarn, bom saber, qual foi o pincel utilizado???
Abs!
Freqüente
Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 223
«
Responder #226 :
24 de Março de 2013, as 13:34:21 »
O pincel que usei foi esse aqui:
20 Condor 427 - konex Brasil
-----
Acabei de fazer mais alguns testes:
Fui fazer hoje a mascara de solda e quando abri o pote da tinta estava completamente pedrada. Busquei um pouco na net (O forum do fastpcb está fora do ar) e não encontrei a melhor forma de diluir a tinta. Então coloquei óleo de banana mesmo e num é que funcionou?
Dilui em óleo de banana e não tive nenhum problema na revelação! E olha que fiz 6 placas. Amanhã posto os resultados! As placas estão agora fritando no forno!
Se houver algum problema imagino que nessas alturas seria apenas na resistência da máscara contra altas temperaturas, mas acredito que não pois o solvente e diluentes serão totalmente evaporados.
«
Última modificação: 25 de Março de 2013, as 01:27:56 por gugarn
»
Handmaker
Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383
«
Responder #227 :
30 de Março de 2013, as 00:11:14 »
Pessoal, eu acho que sou o usuário mais ineficiente nesse processo. Antigamente eu pensava que deixar uma camada bem fina era melhor, então eu deixava na centrífuga por uns 20 segundos, percebi que não é uma boa opção pois dá até umas estrias na beirada devido a pertinência de uma maior velocidade angular. Quanto tempo vocês deixam na centrífuga, o tempo que eu digo é qual o tempo de velocidade máxima da centrífuga de HD no caso está adequado? Vou tentar mais uma vez aqui...
Freqüente
Obrigado
«
Responder #228 :
30 de Março de 2013, as 18:30:36 »
Olá galera, fiz hoje pela primeira vez mas não consegui totalmente, meu secador velhinho quebrou com 6 min de secagem.
Mas prossegui, fiz a revelação na barrilha saiu até legal na hora, mas depois de um tempo só metade ficou legal e a outra encraquelou e saía com o dedo, acho que em virtude do pouco tempo de secagem.
Mephisto eu centrifuguei na mini retífica, ficou uma camada bem fina vi neste vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=85cLRvjo1PY
mais ou menos aos 21min do vídeo. Era até uma placa sua que eu estava fazendo hoje ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
http://imageshack.us/photo/my-images/18/placaym.jpg/
Handmaker
Obrigado
«
Responder #229 :
30 de Março de 2013, as 19:56:39 »
No meu caso na centrífuga, eu deixava uns 20 segundos no HD girando, e dava o que eu disse ai acima, umas estrias na berada. A rotação do meu HD deve ser maior concerteza...
Handmaker
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116
«
Responder #230 :
30 de Março de 2013, as 20:55:17 »
Eu deixo 20 segundos no HD.
Outro dia a placa voou do HD, caiu no chão, aí eu peguei e revelei assim mesmo.
A placa ficou perfeita também.
Essa tinta vai bem de qualquer jeito, hehehe
Por isso que eu acho que o pincél funciona tranquilo.
P.S.
Eu uso a EASY PCB.
Freqüente
Obrigado
«
Responder #231 :
30 de Março de 2013, as 22:59:35 »
Vox e Mephisto,
Fiz outra e deu certo
. O pior é que a minha placa também voou da centrífuga e caiu com a tinta para baixo, joguei um pouco mais de tinta e centrifuguei de novo, mesmo com sujeira
. Revelei e deu certo.
Agora, a parte do encraquelado que citei acima, acho que foi poça de barrilha enquanto secava, pois notei que era na parte que estava encraquelada, tem que evitar poças na secagem da placa após a revelação. E não esperei secar o suficiente da primeira vez, pois mesmo o encraquelado depois de seco e não saiu.
http://imageshack.us/photo/my-images/339/placapronta1.jpg/
Em breve testarei a máscara de solda, está faltando o forno
Handmaker
Obrigado
«
Responder #232 :
30 de Março de 2013, as 23:47:25 »
Citação de: deathbr em 30 de Março de 2013, as 22:59:35
Vox e Mephisto,
Fiz outra e deu certo
. O pior é que a minha placa também voou da centrífuga e caiu com a tinta para baixo, joguei um pouco mais de tinta e centrifuguei de novo, mesmo com sujeira
. Revelei e deu certo.
Agora, a parte do encraquelado que citei acima, acho que foi poça de barrilha enquanto secava, pois notei que era na parte que estava encraquelada, tem que evitar poças na secagem da placa após a revelação. E não esperei secar o suficiente da primeira vez, pois mesmo o encraquelado depois de seco e não saiu.
http://imageshack.us/photo/my-images/339/placapronta1.jpg/
Em breve testarei a máscara de solda, está faltando o forno
Por favor, tire outras fotos do tanto de barrilha que está usando também.
Freqüente
Obrigado
«
Responder #233 :
31 de Março de 2013, as 01:07:28 »
Mephisto, utilizei nesta proporção água (a quantidade deste copo acho que 300ml) e 1 colher de café rasa de barrilha. Não tirei foto na hora mas tirei uma foto agora da quantidade, mas nem utilizei essa água toda, a mistura joguei em outro recipiente em uma altura de menos de 5mm só para cobrir a placa mesmo e passei o rolo até aparecer toda a trilha. Depois deixei secar naturalmente por bastante tempo, mas não pode deixar ficar com poça de água com barrilha.
http://imageshack.us/photo/my-images/43/aguad.jpg/
Minha experiência ainda é zero, mas acho que o seu problema ou é na secagem da tinta, excesso de barrilha ou na secagem da placa após a revelação.
Espero ter ajudado!!!
Handmaker
Obrigado
«
Responder #234 :
31 de Março de 2013, as 01:26:26 »
Citação de: mephisto em 27 de Fevereiro de 2013, as 16:47:16
Nesse teste agora, olhem o tanto de barrilha que estou usando, normalmente eu uso esse tanto mesmo. Sugerem mais ou menos?
Só pode ser na secagem da tinta, e no tempo da centrifuga não sei, só sei que estou usando pouca barrilha...
No seu caso quando você joga a placa na solução, ela vai revelando ou só depois de passar um pouco o rolo de espuma?
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226
«
Responder #235 :
31 de Março de 2013, as 01:38:51 »
Citação de: gugarn em 24 de Março de 2013, as 13:34:21
Fui fazer hoje a mascara de solda e quando abri o pote da tinta estava completamente pedrada. Busquei um pouco na net (O forum do fastpcb está fora do ar) e não encontrei a melhor forma de diluir a tinta.
No fórum do Fast indicava diluir com acido acético (podendo ser também vinagre), mas era para a tinta foto sensível, talvez seja o mesmo para a mascara.
deathbr
Freqüente
Obrigado
«
Responder #236 :
31 de Março de 2013, as 01:52:15 »
Quando joguei a placa eu fiquei balançando o recipiente de um lado para o outro formando uma onda, dava para ver as trilhas marcadas, mas só sai com o rolo. Será que você não está demorando na revelação??? Acho que a centrifugação não é um fator crítico.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #237 :
31 de Março de 2013, as 01:59:30 »
Acho que é um pouco de secagem e aumentar a concentração no meu caso. Se for contar todas as tentativas que já tentei, vão ser muitas, depois vou contabilizar aqui.
-----
Olha que a barrilha que eu comprei já está acabando.
Spoiler
(clique para mostrar ou esconder)
Brincadeirinha
-----
Essa nova tentativa que beira o sucesso, coloquei o soprador térmico mais perto e adicionei mais barrilha a solução, cerca de 1/4 de uma tampinha de refrigerante, entretanto, tem essa borrada nas bordas, logo quando eu revelo e faço todo o processo, eu encho um outro recipiente com água e deixo a placa justamente para não ficar uma poça com solução e acontecer igual DeathBr falou... Só que dessa vez rompeu as beiradas, amanha posto fotos melhores.
«
Última modificação: 31 de Março de 2013, as 02:57:44 por mephisto
»
Freqüente
Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 223
«
Responder #238 :
31 de Março de 2013, as 04:59:15 »
mephisto,
Esse problema que você está tendo tem a ver com a exposição não é a quantidade de barrilha! Já morri de encher minha solução de barrilha, mas com a exposição certa você não terá problemas. Faça testes de exposição com sua lampada e seu fotolito até chegar no valor ideal. Vou relatar meu processo atual que nunca tem falhado, funcionando sem nenhum problema nem grandes cuidados:
Espalhar a tinta:
Já usei HD e achei muito perigoso! A placa saiu voando algumas vezes e nunca me sentia seguro vendo a placa girar, mesmo estando dentro de um aparato. Sem falar que para placas maiores e irregulares não dá certo! Depois foi a vez da serigrafia, que funciona muito bem, mas faz sujeira, gasta muita tinta e você tem que lavar a tela depois (apesar de ter descoberto que acetona limpa bem a tela e com uma certa facilidade). Como falei no post anterior, estou espalhando a tinta com um simples pincel! A grande vantagem é a economia. Eu diluo a tinta com óleo de banana (o mesmo usado para diluir esmaltes) até ela ficar bem líquida. Depois disso vou espalhando com um pincel até cobrir toda a placa. Bem aprendi que não precisa ter uma película bem passada e lisa para o método funcionar perfeitamente bem! As marcas do pincel não são um problema!! Feito isso eu coloco para secar em uma estufa que fiz por uns 30 minutos a 55º até deixar bem sequinha(já postei fotos em algum lugar) !
Fotolito:
Acho que esse talvez seja o grande X da questão. Depois de várias tentativas sobrepondo transparências, com laser film, papel poliester, etc, cheguei a conclusão que o mais simples e prático é imprimir em um papel vegetal. Hoje faço apenas uma impressão sem sobreposição em papel vegetal com o circuito com resolução de 600Dpi. Para imprimir uso uma impressora a laser HP 1002. Depois de muito sofrer descobri que o photoshop é péssimo em impressão!! Ou seja, imprimindo a partir do photoshop nunca eu tinha um fotolito muito opaco. Então fui ao Adobe Illustrator e minha vida mudou. o mesmo arquivo impresso pelo illustrator fica infinitamente mais preto, sem falar que o illustrator tem muito mais opções de impressão (depois posso postar minhas opções que uso após alguns testes). A sacada é que o fotolito não precisa estar absolutamente PRETO para o método funcionar, você apenas precisa saber exatamente o tempo de exposição para a opacidade do seu fotolito.
Exposição:
Para a exposição com papel vegetal eu utilizo uma lampada de 27w a no máximo uns 10cm de distancia por exatos 2 minutos! Nem mais nem menos! Com essa exposição eu tenho uma revelação perfeita, sem medo de largar na revelação (mesmo aplicando força) e com a certeza que vai sair tudo certinho! Esse tempo pode variar de acordo com a potencia de cada lampada, distancia etc. É muito importante obter esse tempo experimentalmente, mas com o papel vegetal esse tempo não pode ser muito longo, pois como o preto do fotolito não é absolutamente escuro corre o risco de começar a ficar difícil a revelação! Mas como disse, dois minutos tem funcionado muito bem para mim! Quando a placa é muito grande faço a exposição em duas partes: Primeiro exponho uma parte cobrindo com algum material opaco a outra parte e em seguida faço o inverso.
Revelação:
Faço com um rodinho de espuma. A proporção da mistura que utilizo é para cada copo de água (300ml) uma colherzinha de sobremesa rasa de barrilha. Se a exposição foi acertada, essa etapa não tem nenhum mistério funciona tranquilamente.
Gente desculpa o post grande, mas fui escrevendo e quando ví já era! Decidi postar mesmo assim. Abraços.
«
Última modificação: 31 de Março de 2013, as 12:18:47 por gugarn
»
Freqüente
Obrigado
«
Responder #239 :
31 de Março de 2013, as 11:18:12 »
Gugarn,
Valeu, excelente dicas,
Eu fiz com laser film comprei uma folha A3 que dá 2 fls A4 cortando ao meio, comprei em uma casa de material para Silk. Vou testar depois o vegetal que é bem mais em conta e comprar o spray enegrecedor que faz muita diferença, é caro mas vale a pena. Vou testar o pincel também.
Na Exposição deixo 3min, na próxima vou testar com 2min.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
1
...
14
15
[
16
]
17
18
...
25
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...