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Autor Tópico: Método alternativo - Fast PCB  (Lida 202285 vezes)
Romildo
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« Responder #150 : 27 de Dezembro de 2012, as 09:32:15 »

Fiz em Banho-Maria. Alem de acelerar a corrosão acelera tambem o descolamento da emulsão da placa (certa de 2 minutos)
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« Responder #151 : 27 de Dezembro de 2012, as 09:37:04 »

Pra adicionar mais uma impressora as que pode-se usar papel Glosy de ink-jet eu uso uma HP P1102w, a qualidade da transferencia ficou ótima.

Foto da placa no Spoiler
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
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hgamal
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« Responder #152 : 27 de Dezembro de 2012, as 09:40:12 »

Eu uso papel de revista e uma impressora samsung super barata! A guitar player com propagandas de pedais ruins, reportagens sem sentido e testes de equipamentos nacionais que (não sei porque) são sempre elogiados, produzem excelentes resultados!
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vitorwolff
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« Responder #153 : 27 de Dezembro de 2012, as 09:42:12 »

A minha impressora foi bem barata também paguei 330 reais e o toner compatível dela custa 47 reais, mas eu imprimo muita coisa, já fiz mais de 1000 impressões com esse toner novo, mas ainda não fiz muitos layouts com ele só umas duas páginas.
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biglouis
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« Responder #154 : 27 de Dezembro de 2012, as 11:29:00 »

Lembro que no fórum antigo teve um tópico grande sobre o uso de emulsão serigráfica para fazer placas, e acabou em nada, pois ninguém conseguiu resultados satisfatórios, justamente por que ela saia na hora da corrosão.

Acho que, se não for usar o método de transferência térmica, a melhor solução é a FastPCB mesmo.
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« Responder #155 : 27 de Dezembro de 2012, as 11:48:56 »

Big,

parece que dry-film tem ótimos resuktados!
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« Responder #156 : 02 de Janeiro de 2013, as 13:43:51 »

Fiz uma placa e dispensei o uso do rolo de espuma, contanto que eu reduza a concentração da barrilha é só colocar a placa dentro da solução, esperar um pouco da revelação e mexer a placa que sai naturalmente, logo em seguida coloco água num prato e deixo a placa lá dentro para tirar o excesso de barrilha e não borrar. Agora é só melhorar no aspecto do fotolito que precisa estar um pouco só mais escuro, coisa fácil de resolver. 
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Romildo
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« Responder #157 : 02 de Janeiro de 2013, as 13:58:58 »

Cheguei a fazer trabalhos ótimos com a emulsão serigráfica, porem, no momento da corrosão sempre solta a emulsão da placa.
Só da certo se o percloreto for novo. No banho acido (vinagre ou muriático) ocorre um ataque entre a emulsão e o cobre. Não fica legal.
Ainda fiz um outro teste.
Passei uma camada de goma laca na placa (que é solúvel em álcool), sequei, apliquei a emulsão, sequei e fiz e exposição.
Ai seria fácil. Era só dar um banho de álcool que onde houvesse goma laca exposta (sem emulsão) ficaria apenas o cobre para corrosão.
Mesmo se a emulsão se soltasse durante o banho corrosivo a laca ainda protegeria o cobre que não deveria ser corroído. Qual nada.
Após a revelação a emulsão solta se da placa por conta da goma ser muito lisa. Ta difícil acertar.
Pensei em colocar um aditivo na emulsão que polimerizasse contra o ataque de água.

Mas acho que vou partir pra outros métodos.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2013, as 14:37:22 por Romildo » Registrado

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« Responder #158 : 02 de Janeiro de 2013, as 14:30:41 »

Big,

parece que dry-film tem ótimos resuktados!

Eu tinha respondido essa mensagem do Haroldo, mas não imagino por que, ela foi parar no tópico do papel alumínio.

Vou postar aqui de novo.

"Tinha me esquecido disso Gamal.

Na época que começou o fastpcb, o cara que vende a resina tinha Dry Film pra vender também, mas estava tendo problemas com o envio pelos correios, pois eles chegavam danificados no destino, ai ele parou de vender.

No ebay tem pra vender em rolo, bem barato.

Nunca usei, mas parece ser bem mais interessante do que a resina."
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« Responder #159 : 02 de Janeiro de 2013, as 14:57:54 »

Fiz uma placa e dispensei o uso do rolo de espuma, contanto que eu reduza a concentração da barrilha é só colocar a placa dentro da solução, esperar um pouco da revelação e mexer a placa que sai naturalmente, logo em seguida coloco água num prato e deixo a placa lá dentro para tirar o excesso de barrilha e não borrar. Agora é só melhorar no aspecto do fotolito que precisa estar um pouco só mais escuro, coisa fácil de resolver. 

Isso sem falar que só passando o bombril de leve já sai a tinta, mais fácil até que na transferência térmica.
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« Responder #160 : 02 de Janeiro de 2013, as 15:00:45 »

Fiz uma placa e dispensei o uso do rolo de espuma, contanto que eu reduza a concentração da barrilha é só colocar a placa dentro da solução, esperar um pouco da revelação e mexer a placa que sai naturalmente, logo em seguida coloco água num prato e deixo a placa lá dentro para tirar o excesso de barrilha e não borrar. Agora é só melhorar no aspecto do fotolito que precisa estar um pouco só mais escuro, coisa fácil de resolver. 

Isso sem falar que só passando o bombril de leve já sai a tinta, mais fácil até que na transferência térmica.

Tem coisa errada aí. A tinta de fotogravação, depois de seca é bem difícil de se retirar a seco. Deve-se usar acetona para isso.
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« Responder #161 : 02 de Janeiro de 2013, as 15:14:51 »

Essa fastpcb, tirei algumas vezes com bombril e foi uma tristeza.

Muito ruim pra sair.

Eu tiro com soda.
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« Responder #162 : 02 de Janeiro de 2013, as 15:16:23 »

Big,

não se arrisque com soda cáustica não. É só derramar um pouco de acetona na placa e deixar agir por uns minutinhos, sai feito manteiga.  Cool
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« Responder #163 : 02 de Janeiro de 2013, as 15:21:28 »

Nem ligo... meto soda.  Evil
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« Última modificação: 02 de Janeiro de 2013, as 15:25:40 por biglouis » Registrado
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« Responder #164 : 02 de Janeiro de 2013, as 15:23:11 »

Mas como esse processo é na base da experiência e tentativas, me saí melhor desse jeito, está tudo bom. Até que enfim.  Grin
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