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Autor Tópico: Método alternativo - Fast PCB  (Lida 202020 vezes)
Alfredo Padrao
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« Responder #135 : 19 de Novembro de 2012, as 23:38:20 »

Pessoal parece que as coisas estão melhores pro meu lado, deixei o secador a uma distância de uns 10/12 cm da placa, por uns 13 minutos, e esqueci a lâmpada UV ligada por uns 8 minutos, e não é que deu certo  Legal!, Parece um alívio.

Qual a potência de sua lâmpada UV?
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« Responder #136 : 20 de Novembro de 2012, as 08:37:40 »

Fiz com uma plaquinha pequena e deu certo, quando fui pra placa maior não deu. Embarrassed Acho que é porque meu secador forneceu calor demais mesmo com 10 cm de distância, hoje faço de novo com a placa menor para ir pegando as manhas. Lâmpada 28W.
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« Responder #137 : 20 de Novembro de 2012, as 08:47:43 »

O problema não foi do secador. Tem alguma coisa errada na exposição à luz UV.
Qual o tipo de material do fotolito que você está usando?
Sua lâmpada está na horizontal ou vertical?
Está usando refletor na lâmpada?

Se tudo estiver nos conformes, uma exposição de 8 minutos vai comprometer a placa, pois haverá polimerização das áreas que estão protegidas da luz.
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Alfredo Padrao
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« Responder #138 : 20 de Novembro de 2012, as 10:24:57 »

Segue um vídeo do fabricante:

http://www.youtube.com/watch?v=J7T1cDK0oGY&feature=fvsr
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« Responder #139 : 20 de Novembro de 2012, as 10:50:26 »


Ví esse vídeo também, fiz outra revelação aqui e ficou boa já na placa grande, no meu caso o secador de cabelo tem que ficar numa distância de uns 15 cm, obrigado amigos pelo apoio visto que esse processo sempre é diferente a cada caso, cabe-se muitos testes, muitas frustrações, mas no final sempre é recompensante. Obrigado a todos! 

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É tão bom quando eu passo o dedo e a unha e não sai tinta.  Azn
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, as 10:56:08 por mephisto » Registrado
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« Responder #140 : 20 de Novembro de 2012, as 16:10:39 »

Prometi e cumpri.

Estão aqui as fotos de meu leyout pronto com uma camada de breu.

Essa placa foi a primeira que fiz com correções com caneta. Falei: Ficou boa....Ficou uma M&%$@!



Essa aqui estava pronta para corroer. Tambem fiz correções com a caneta.



Essas estão prontas.



Obs.: essas manchas que parecem oxidação, não são. Foi um efeito da luz que nao consegui tirar.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, as 21:51:15 por Romildo » Registrado

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« Responder #141 : 20 de Novembro de 2012, as 16:43:04 »

Parecem meus layouts do 3886 e da fonte. rs.

Ficaram boas pelo que dá pra ver nas últimas fotos.
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« Responder #142 : 20 de Novembro de 2012, as 18:09:54 »

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« Responder #143 : 20 de Novembro de 2012, as 20:08:55 »

Parecem meus layouts do 3886 e da fonte. rs.

Ficaram boas pelo que dá pra ver nas últimas fotos.

quem disse que parecem? Sao os seu sim. Eu ja tenho ele montado e funcionando, mas a placa nao ficou aquela brastemp. Pra treinar no eagle desenhei o circuito e roteei a pcb baseada na sua. Ai deu nisso.
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« Responder #144 : 30 de Novembro de 2012, as 15:52:02 »

Senhores é o seguinte. Fiz uma nova placa O preamp JCM800 Emu do Güero.

Tu correu conforme descrito, mas dessa vez pra garantir a polimerização após a revelação, passei uma demao de dicromato de potassio e expus ao sol por 10 minutos. O que era azul da emulsão ficou marrom e muito firme. Acredito que nao saia no solução de percloreto ferrico.


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« Responder #145 : 07 de Dezembro de 2012, as 12:29:24 »

Nesta usei transferência normal, couchê e usei verniz vendido na tigger! Solda muito bem!


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« Responder #146 : 26 de Dezembro de 2012, as 23:20:14 »

Pois é senhores. Estou de volta.
Fiz algumas placas pelo metodo fotografico e inicialmente os resultados foram muito satisfatorios, conforme postei anteriormente.
Porem, tem um problema grave. Enquanto a solução do percloreto ferrico for nova tudo bem, porem, com o passar do tempo, a redução do cobre vai demorando e a placa permanece mais tempo nela e começa a enrugar seguido de descolamento do layout.
Ja pesquisei varias coisas que poderiam tornar a emulsão insoluvel depoir de curada com radiação UV da lampada.
Li que o dicromato, insolubiliza a albumina (presente na clara do ovo). Fiz esse teste. funciona, mas esta nao homogeniza na emulsão que é PVA. Fiz misturando na emulsão e apenas a clara de ovo.
Tambem pesquisei sobre goma arabica como emulsão (este processo era utilizada na antiguidade para fotogravuras) tambem nao deu certo. Nao homogeniza muito bem ao PVA. Fiz misturando na emulsão e apenas a goma arabica com o dicromato.
Ainda continuo pesquisando.
Pensei usar Laca soluvel que tenho aqui. Esta dissolve-se em agua, porem, depois de curada é impermeável. Nesse caso a sensibilização fica por conta da emulsão. A goma laca é apenas um vedante.
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« Responder #147 : 27 de Dezembro de 2012, as 03:08:55 »

Meu percloreto é véião e não chega nem perto de atacar a resina.

Qual resina você ta usando?
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« Responder #148 : 27 de Dezembro de 2012, as 08:38:01 »

Uso emulsão PVA de Silkscreem Base agua e base solvente. Saturno, HB e genesis. Tenho as tres aqui.
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« Responder #149 : 27 de Dezembro de 2012, as 09:12:22 »

Romildo,

a tinta Fastpcb que é o foco do tópico, não sai na corrosão por nada. Agora essa emulsão eu nunca usei.

Mas você pode corroer suas placas com o percloreto em Banho Maria, isso acelera o processo de corrosão.
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