Boa tarde Senhores.
Vinha tentando fazer minhas placas pelo processo de transferencia termica e nao estava legal.
Quando saia "bem feita' tinha sempre que refazer algumas trilha na mão e ai... Ficavam uma M!@!@#.
Resolvi tentar esse metodo, e como ja foi dito aqui, a pratica acaba levando a perfeição.
Comecei espalhando com pincel sem centrifugar. Deu muitas bolhas que, n corrosão penetraram por baixo da placa e perdi o serviço.
Arrumei um pincel de pelo de malta. Menor quantidade de bolhas, mas ainda assim... soltaram. Menos mas soltaram.
Usando ainda o pincel, tentei reduzir as bolhas, mas ficou uma camada muito grossa. Ai usei NaOH (soda caustica) em agua morna em baixa concentração.
lendo esse topico resolvi tentar de uma forma que foi sugerida aqui. Foi a forma que deu certo.
1º - Lixei com lixa dagua a placa no tamanho do layout.
2º - lavei em agua corrente para retirar as limalhas de cobre e lixa.
3º - Sequei com soprador termico da DWT que tenho aqui, mas pode ser com secador de cabelos (desde que Dna Onça nao veja)
4º - Ja tinha a emulsão preparada (na geladeira pode ficar por 3 meses) espalhei com o DEDO INDICADOR, bem rapido pra ficar mais fina possivel.
5º - Sequei com o meu soprador a uma distancia de 40 a 50cm (se for no secador de cabelos pode ser uns 20 a 30cm) Obs.: Cuidado! se esquentar muito forma bolhas. (Ai refaça e volte ao passo 4º)
6º - Ja com a transparência preparada em uma lamina de vidro na posição correta (sem detalhes sobre a posição do layout pra nao delongar) posicionei a placa. Adesivei a mesma com durex para nao correr e perder o trabalho. (ah... o fotolito coloquei duas camadas sobrepostas pra ficar bem escuro)
7º - A exposição tem de duas formas: natural do Sol (usei 18 a 20 segundos) e com lampada alógena de 500w (2,5 a 3,0 minutos)
8º - A revelação usei barrilha (CaCO3 - Carbonato de Calcio) que vende em produtos para limpeza de piscinas. Custa 10 reais 1,0 kg. Usei uma tampinha de coca-cola para 800mL de agua (4 copinhos descartáveis de 200mL). Cuidado aqui. Essa proporção deve ser seguida. Perdi algumas placas por usar no olhometro.
Usei um rolinho de pintura de espuma de 5,0cm para remover a emulsão nao sensibilizada, esfregando com calma e constante. Ela sai naturalmente. se nao sair é por que excedeu na sensibilização. Refaça e volte ao passo 4º.
9º - Revelada a placa, lave-a muito bem com agua corrente, sem pressão e sem esfregar a mão para rtirar o excesso de barrilha.
10º - Aqui, pode-se usar o forno ou o secador. Usando o secador, vire a placa para o lado de dos componentes e assobre com o secados para aquecer a placa e "polimerizar" bem a placa para grudar no cobre. Pode usar o ferro de passar, mas cuidado. Ou no caso do forno cuidado com a temparatura. No soprador voce pode monitorar a temperatura. faça isso por uns 10 a 15 minutos.
11º - Coloque pra corroer agitando o percloreto. Eu uso um tupperware com tampa (dona onça agradece)
Pronto. Agora estou a procura de uma forma de fazer a mascara antisolda.
Soprador DWT Soprador Térmico / Pistola De Ar Quente 110v Hlp 15-500 Dwt!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213693845-soprador-termico-pistola-de-ar-quente-110v-hlp-15-500-dwt-_JM