Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Novembro de 2024, as 12:48:16

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Método alternativo - Fast PCB  (Lida 201932 vezes)
Electric Effects
Handmaker

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383

« Responder #120 : 16 de Novembro de 2012, as 13:49:46 »

Aparentemente fica seco, eu fiz uns 7 minutos com o secador um pouco mais próximo dessa vez, é importante aquecer bem a placa? Quando começa a revelação parece tudo ok, mas depois começa a borrar parece e todo o trabalho é em vão, meu secador é pequeno e estava numa distância de mais ou menos uns 8 cm, eu faço o processo todo na claridade do dia exceto os 2,5 minutos com a luz UV a 12 cm da placa. Como devo secar ela de novo dessa vez vou ter que secar por 10 minutos, descansar por 10 e mais outros 10 minutos? Estou usando somente 1/4 de uma tampinha de refrigerante para 200 ml, não parece ser muito.

-----
Só outra dúvida, é importante aquecer bem a placa com o secador?
« Última modificação: 16 de Novembro de 2012, as 16:48:30 por mephisto » Registrado
gugarn
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 223

« Responder #121 : 16 de Novembro de 2012, as 22:56:10 »

Me parece dois problemas: secagem e exposição.

Se a placa tiver bem exposta não sai de jeito nenhum. Nem com muita barrilha. Ou seja, a exposição deve sempre ser obtida experimentalmente. No seu caso eu aumentaria mais 30 segundos. Como você esta fazendo o fotolito? Se tiver bem opaco vc pode aumentar ainda mais o tempo sem medo. Mas enfim... Seque melhor. Por uns 30 minutos e depois coloque três minutos de exposição e seja feliz.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311

"Fui eu que fiz"

« Responder #122 : 16 de Novembro de 2012, as 23:08:50 »

Estranho você dizer que faz todo o processo à luz do dia e ainda assim a resina sair toda; pelo contrário não deveria sair quase nada, já que a luz do dia deveria "velar" a resina e não revelar.

Eu costumo passar a resina com as luzes do ambiente acesa; enquanto a resina está "molhada", ou seja da forma como sai do potinho, não faz muita diferença.  Após espalhar a resina então apago as luzes e começo a usar o soprador para secar ( na etapa de secagem é importante que esteja na penumbra) o ideal é que seja num quarto escuro com uma lâmpada amarela, pode ater ser vermelha.

É importante que fique bem seco, mas não é necessário que aqueça em demasia a placa (e em consequência a resina).

Volte algumas páginas neste tópico, que têm alguns links dos vídeos do próprio fabricante da resina mostrando como fazer de forma correta, assim como no forum do fabricante, onde têm que se registrar para participar, têm bastante informações, com erros e acertos dos usuários.
Electric Effects
Handmaker

Obrigado

« Responder #123 : 17 de Novembro de 2012, as 00:02:29 »

Obrigado pessoal, hoje mais a tarde eu continuo as tentativas, vou tentar por menos barrilha, secar na penumbra, uma coisa eu garanto, a camada está bem fina. Depois posto os resultados, obrigado pelo apoio.
Visitante
« Responder #124 : 17 de Novembro de 2012, as 08:58:45 »

Bom dia pessoal, A resina só sai toda devido a sua não secagem, ou uma camada grossa de tinta ela seca só na parte superficial em baixo continua Úmido! é só jogar a placa no pote de barrilha sai tudo mesmo. A camada tem que ser fina! no começo eu cometi muito esse erro depois fui me corrigindo até acertar, hoje eu faço placas de olhos fechado mas deixo uma camada bem fina seco bem a placa e revelo fica nota 10! é fácil perceber isso. Quando a camada está fina vc vai secando ela, ela vai ficando mais clara ou seja a secagem vai secando ela por inteiro. Abç
Handmaker

Obrigado

« Responder #125 : 17 de Novembro de 2012, as 09:19:40 »

Depois de passar por uns 10 minutos no secador de cabelo é preciso deixar algum tempo a placa descansando?
Visitante
« Responder #126 : 17 de Novembro de 2012, as 11:26:09 »

Depois dela bem seca eu deixo uns 20 minutos e já revelo. Abç
Handmaker

Obrigado

« Responder #127 : 19 de Novembro de 2012, as 12:42:33 »

Porque eu tenho a impressão de que quanto menos eu passo o rolinho de espuma (o meu é novo deve ser por isso, a espuma tem muitos poros), eu deixo um pouco na solução e dessa vez eu passei só uma vez o rolinho e deixei ficou melhor Legal!

-----
Digamos que está uns 60% ainda.

-----
Só não sei se a tinta vai resistir quando eu jogar na solução de percloreto, só sei que vou deixar bem quietinha...
« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, as 12:46:51 por mephisto » Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218

Mateus 11:28

« Responder #128 : 19 de Novembro de 2012, as 13:01:09 »

Eu estou usando um rolinho novinho sem problemas. Vou passando até revelar toda a placa, o que não é demorado.
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6

A vida é bela

« Responder #129 : 19 de Novembro de 2012, as 17:13:44 »

Boa tarde Senhores.

Vinha tentando fazer minhas placas pelo processo de transferencia termica e nao estava legal.
Quando saia "bem feita' tinha sempre que refazer algumas trilha na mão e ai... Ficavam uma M!@!@#.
Resolvi tentar esse metodo, e como ja foi dito aqui, a pratica acaba levando a perfeição.

Comecei espalhando com pincel sem centrifugar. Deu muitas bolhas que, n corrosão penetraram por baixo da placa e perdi o serviço.
Arrumei um pincel de pelo de malta. Menor quantidade de bolhas, mas ainda assim... soltaram. Menos mas soltaram.
Usando ainda o pincel, tentei reduzir as bolhas, mas ficou uma camada muito grossa. Ai usei NaOH (soda caustica) em agua morna em baixa concentração.
lendo esse topico resolvi tentar de uma forma que foi sugerida aqui. Foi a forma que deu certo.

1º - Lixei com lixa dagua a placa no tamanho do layout.
2º - lavei em agua corrente para retirar as limalhas de cobre e lixa.
3º - Sequei com soprador termico da DWT que tenho aqui, mas pode ser com secador de cabelos (desde que Dna Onça nao veja)
4º - Ja tinha a emulsão preparada (na geladeira pode ficar por 3 meses) espalhei com o DEDO INDICADOR, bem rapido pra ficar mais fina possivel.
5º - Sequei com o meu soprador a uma distancia de 40 a 50cm (se for no secador de cabelos pode ser uns 20 a 30cm) Obs.: Cuidado! se esquentar muito forma bolhas. (Ai refaça e volte ao passo 4º)
6º - Ja com a transparência preparada em uma lamina de vidro na posição correta (sem detalhes sobre a posição do layout pra nao delongar) posicionei a placa. Adesivei a mesma com durex para nao correr e perder o trabalho. (ah... o fotolito coloquei duas camadas sobrepostas pra ficar bem escuro)
7º - A exposição tem de duas formas: natural do Sol (usei 18 a 20 segundos) e com lampada alógena de 500w (2,5 a 3,0 minutos)
8º - A revelação usei barrilha (CaCO3 - Carbonato de Calcio) que vende em produtos para limpeza de piscinas. Custa 10 reais 1,0 kg. Usei uma tampinha de coca-cola para 800mL de agua (4 copinhos descartáveis de 200mL). Cuidado aqui. Essa proporção deve ser seguida. Perdi algumas placas por usar no olhometro.
Usei um rolinho de pintura de espuma de 5,0cm para remover a emulsão nao sensibilizada, esfregando com calma e constante. Ela sai naturalmente. se nao sair é por que excedeu na sensibilização. Refaça e volte ao passo 4º.
9º - Revelada a placa, lave-a muito bem com agua corrente, sem pressão e sem esfregar a mão para rtirar o excesso de barrilha.
10º - Aqui, pode-se usar o forno ou o secador. Usando o secador, vire a placa para o lado de dos componentes e assobre com o secados para aquecer a placa e "polimerizar" bem a placa para grudar no cobre. Pode usar o ferro de passar, mas cuidado. Ou no caso do forno cuidado com a temparatura. No soprador voce pode monitorar a temperatura. faça isso por uns 10 a 15 minutos.
11º - Coloque pra corroer agitando o percloreto. Eu uso um tupperware com tampa (dona onça agradece)

Pronto. Agora estou a procura de uma forma de fazer a mascara antisolda.

Soprador DWT Soprador Térmico / Pistola De Ar Quente 110v Hlp 15-500 Dwt!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213693845-soprador-termico-pistola-de-ar-quente-110v-hlp-15-500-dwt-_JM

« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, as 17:55:57 por Romildo » Registrado

todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem
ApAcHe*
Visitante
« Responder #130 : 19 de Novembro de 2012, as 17:15:49 »

Porque não usam uma espátula de borracha da Condor que vende em qualquer loja que trabalhe com material escolar de pintura?
Iniciante
*

Obrigado

A vida é bela

« Responder #131 : 19 de Novembro de 2012, as 17:24:28 »

Porque não usam uma espátula de borracha da Condor que vende em qualquer loja que trabalhe com material escolar de pintura?

1º era domingo (a loginha do Sr Abud nao abre nesse dia)
2º nao tinha grana
3º o dedo tava ali....
4º tive que tentar
Electric Effects
Handmaker

Obrigado

« Responder #132 : 19 de Novembro de 2012, as 17:43:20 »

Pessoal parece que as coisas estão melhores pro meu lado, deixei o secador a uma distância de uns 10/12 cm da placa, por uns 13 minutos, e esqueci a lâmpada UV ligada por uns 8 minutos, e não é que deu certo  Legal!, Parece um alívio.
Iniciante
*

Obrigado

A vida é bela

« Responder #133 : 19 de Novembro de 2012, as 17:53:07 »

Pessoal parece que as coisas estão melhores pro meu lado, deixei o secador a uma distância de uns 10/12 cm da placa, por uns 13 minutos, e esqueci a lâmpada UV ligada por uns 8 minutos, e não é que deu certo  Legal!, Parece um alívio.

Parabens! A prática leva perfeição (vi isso em algum lugar)
Electric Effects
Handmaker

Obrigado

« Responder #134 : 19 de Novembro de 2012, as 19:03:15 »

Estou terminando outra placa aqui, mas a outra parece que ficou um pouco de solução de barrilha por cima e deu uma borrada.
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: