Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
28 de Novembro de 2024, as 12:59:06
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
>
Osciloscópio digital com problema
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Osciloscópio digital com problema (Lida 12681 vezes)
saul britto
Visitante
Osciloscópio digital com problema
«
:
11 de Maio de 2013, as 19:02:54 »
Galera boa noite! To com um osciloscópio minipa digital,que tem mais funções,porém,justo a que interessa não funciona,ele acende a tela mostra todos os caractéres só não mostra o traço nem as formas de onda,já andeo vendo o circuito de entrada com outro scope analogico,percebo que tem dois CI operacionais TL071,o que me deixa encafinfado é o fato de na entrada o a senoide é perfeita,já na saida nao vejo nada e o outra coisa que me deixa com "plug" atras da orelha é o fato de a maioria dos amplificadores operacionais trabalharem com fonte simétrica e esse esta com um tensão de 5v positivos num pino e +0,6 no outro,não teria que ser -5 no pino negativo? será que alimentando eles com uma fonte simétrica por fora,daria para ver se é bronca na fonte? Meu medo é detonar os coitados! Obg. Gostaria de uma opinião dos amigos.
Muito obrigado.
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509
Re: Osciloscópio digital com problema
«
Responder #1 :
13 de Maio de 2013, as 17:51:53 »
Olhando o circuito da fonte (que deve ser chaveada), você não percebe que ela fornece uma tensões simétricas?
Os pinos de alimentação não precisam ser simétricos. Mas, medindo a saída, qual a tensão de saída? Normalmente o pino de saída, em circuitos de amplificação, são forçados a estar em torno de 0V ou metade da alimentação!
Se a fonte de alimentação negativa está com defeito, é perigoso ligar outra alimentação em paralelo! Experimente descobrir se é possível desconectar a alimentação negativa (se tiver), meça ele desconectada. Se ela voltar a funcionar, pode ser um problema nela, ou curto na linha de alimentação negativa!
Não tem jeito, para corrigir, tem que estudar mais o circuito, ou obter o esquema!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
broadcast
Visitante
«
Responder #2 :
13 de Maio de 2013, as 20:10:37 »
Meu caro, eu ja tive um problema parecido e consegui resolver.
Como você tem um segundo scope fica fácil, vamos lá.
Se voce tiver um gerador de barra é melhor; ligue os 2 canais do scope no gerador,
com o segundo scope vá varrendo os dois canais;
entrou com um sinal e 2vpp, vá no outro canal no mesmo ponto você terá
que encontrar o mesmo sinal. E assim vá seguindo o sinal até ele desaparecer ou distorcer
ou seja componente queimado ou alimentação alterada que poderá ser componente danificado ou alimentação
no setor que voce esta analizando.
Espero ter ajudado.
Broadcast
Visitante
«
Responder #3 :
16 de Maio de 2013, as 03:22:04 »
Boas dicas amigos.Já andei vendo o sinal na entrada do TL071 e ate ja troquei um deles e não mudou o quadro,Obtenho no pino de entrada uma senoide perfeita isso ja depois do atenuador,mas,na saida fica parecendo uma tempestade de areia,quando injeto uma onda quadrada ainda consigo ver sair uma coisa parecida com o sinal de entrada,mas muito distorcido,minha ideia era desligar as duas fontes e alimentar com duas tensoes por fora de +5 e -5 para ver o que aconteceria,ou,aterrar o pino negativo desligado da fonte original logico,e ver se ha mudança no quadro,em breve direi o que houve. Quanto ao gerador de barras,nao tenho mas tenho gerador de audio e RF,farei o que vc indicou amigo.
-----
Broadcast> Os dois canais estão com mesmo problema,mesmo nivel de tensao de alimentação. O sinal so chega até o pino de entrada do amplificador.
«
Última modificação: 16 de Maio de 2013, as 03:25:05 por saul britto
»
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #4 :
16 de Maio de 2013, as 09:34:54 »
Se os AOs estão soquetados, experimenta inserir os cis com o pino de saída do AO levantado (isto é, fora do soquete) e veja se a forma de onda está ok. Se estiver, então o destino do sinal do AO é que está com problema, então tem que analisar como é o cricuito pra frente.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
saul britto
Visitante
«
Responder #5 :
16 de Maio de 2013, as 14:07:06 »
Xformer os danadinhos são soldados,são dois TL071 tipo smd,mas mesmo assim acho que da pra fazer é so dessoldar os pinos correspondentes.
-----
O que me deixa com um plug atras da orelha,é o fato dos dois canais estarem com mesmo defeito,o que me faz suspeitar cada vez mais da fonte,os amigos saberiam me dizer qual a configuração mais provável para o AO num osciloscópio?, Porque ja vi muitas mas todas que vi eram sempre com fonte simétrica.
«
Última modificação: 16 de Maio de 2013, as 14:18:22 por saul britto
»
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #6 :
16 de Maio de 2013, as 18:09:36 »
Mas se você tem suspeita da fonte que alimenta os TL071, basta medir os pinos de alimentação deles. Pino 4 é o V- e o pino 7 é o V+. Pega o multímetro, liga em voltímetro DC e mede em relação ao terra. Se for simétrica, no pino 4 vai dar uma tensão negativa, e no 7 uma positiva, de preferência de mesmo valor e sinais trocados. Se não for, fonte unipolar geralmente, só o V+ é positivo e o negativo é terra.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
saul britto
Visitante
«
Responder #7 :
16 de Maio de 2013, as 19:32:22 »
Xformer: É justo aí onde acho que seja alimentação,pois ja medi, e no pino + acho 5v e no pino -B ACHO 0,6 POSITIVOS.
Tenho a impressão que a tensao de +0,6 que ta tendo no pino -B é uma tensão residual interna do CI, vou levantar o pino e ver se fica zerado a alimentaçao -B,caso ocorra; algo esta cortando essa tensão negativa,confimando-se fonte defeituosa ou algo mais adiante. Postarei os resultados.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #8 :
16 de Maio de 2013, as 19:47:39 »
Citação de: saul britto em 16 de Maio de 2013, as 19:32:22
Xformer: É justo aí onde acho que seja alimentação,pois ja medi, e no pino + acho 5v e no pino -B ACHO 0,6 POSITIVOS.
Tenho a impressão que a tensao de +0,6 que ta tendo no pino -B é uma tensão residual interna do CI, vou levantar o pino e ver se fica zerado a alimentaçao -B,caso ocorra; algo esta cortando essa tensão negativa,confimando-se fonte defeituosa ou algo mais adiante. Postarei os resultados.
Ah, não tinha lido a primeira mensagem com atenção. Então pra te ajudar, vou te dar a informação de que a tensão mínima de alimentação para o TL071 é de 7V, de forma que entre 0,6V e 5V (4,4V) está totalmente fora do parâmetro mínimo. Veja se não tem algum diodo de clipamento (proteção de entrada) com problema, geralmente eles são ligados entre as entradas e as linhas de alimentação (vai ver alguém ligou um deles invertido). Ou você tem que seguir as trilhas de alimentação e chegar nos reguladores da fonte. É difícil mesmo consertar algo sem o esquema. Já procurou em algum site ? Geralmente os aparelhos da Minipa são produtos OEM (fabricados por outro) de algum scope estrangeiro.
saul britto
Visitante
«
Responder #9 :
16 de Maio de 2013, as 19:51:16 »
Boa dica amigo,eu ja verifiquei t
b
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
se ele tem alguma ID de fabricante nas placas até agora só achei uns numeros que segundo aquela pagina que regula essas coisas nos USA não acha nada,mas caso seja necessário,desmontarei a placa do LCD que é a unica que falta verificar por esse numero.
-----
Quando ele deu esse problema ficava ligando e desligando aleatoriamente,ai olhei a fonte achei um resistor smd aberto substituí e ele funcionou mas,dessa forma,com essa informação passada por vc que ele tem como tensão minima 7 volts me animei mais,pois cada vez mais esta se encaixando a coisa toda.
-----
Esquemas ja procurei por varios sites e nada!
-----
A referencia dele é MS-320 miniscope.
«
Última modificação: 16 de Maio de 2013, as 19:57:02 por saul britto
»
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #10 :
16 de Maio de 2013, as 20:00:10 »
Citação de: saul britto em 16 de Maio de 2013, as 19:51:16
Boa dica amigo,eu ja verifiquei t
b
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
se ele tem alguma ID de fabricante nas placas até agora só achei uns numeros que segundo aquela pagina que regula essas coisas nos USA não acha nada,mas caso seja necessário,desmontarei a placa do LCD que é a unica que falta verificar por esse numero.
-----
Quando ele deu esse problema ficava ligando e desligando aleatoriamente,ai olhei a fonte achei um resistor smd aberto substituí e ele funcionou mas,dessa forma,com essa informação passada por vc que ele tem como tensão minima 7 volts me animei mais,pois cada vez mais esta se encaixando a coisa toda.
-----
Esquemas ja procurei por varios sites e nada!
-----
A referencia dele é MS-320 miniscope.
Então a fonte já deu problema. Não é comum abrir um resistor, e se ele abriu, a causa talvez não tenha sido sanada, por isso a fonte não funciona a contento. Deu pra ler o valor dele ? Não trocou por valor errado não ? Provavelmente a fonte é chaveada e as saídas dela podem não ter um regulador fixo.
saul britto
Visitante
«
Responder #11 :
16 de Maio de 2013, as 20:04:02 »
A fonte dele nao parece ser chaveada,ela tem uns reguladores tipo 7508 com dissipador,o resistor estava cristalizado de uma forma que quando toquei nele ele virou pó,arrisquei um resitor de 100 ohms e funcionou,mas nao tenho certeza do valor.
-----
O unico ponto onde vejo aparencia de fonte chaveada é no inversor,que alimenta as lampadas do do LCD.
Acho que vou tirar uma foto e postar aqui pra gente ver.
«
Última modificação: 16 de Maio de 2013, as 20:06:49 por saul britto
»
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #12 :
16 de Maio de 2013, as 20:15:05 »
Você quis dizer 7805 ou é 7508 mesmo ?
Olhei no site da Minipa e vi que é um scope portátil e funciona também com bateria de ion de lítio. Portanto a fonte principal é externa (pela lista de acessórios0. Nesse caso, dentro tem que ter um(ns) conversor(es) DC-DC interno(s) pra gerar outras tensões, a negativa inclusive. Pode ser que estes conversores estejam com problema, e não alimentam os AOs corretamente.
saul britto
Visitante
«
Responder #13 :
16 de Maio de 2013, as 20:24:23 »
É 7805 mesmo desculpe o troca dos nomes,realmente tem o lance das baterias,mas é um encaixe para pilhas de medio porte,inclusive ate tentei com pilhas mas elas nao suportaram o consumo e em poco tempo ele se desliga.
Bem na entrada tem tem um mosfet seguido de um regulador grande tipo 7508 mas com outra referencia D1138
431L583 jhc A REFERENCIA DO MOSFET ele é do tamanho de um bc548
Visitante
«
Responder #14 :
16 de Maio de 2013, as 20:24:48 »
Olá.
Antes de resolver o problema da alimentação dos operacionais, não mexa em mais nada.
O problema parece ser só esse : a fonte.
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...